Flávio Azevedo
O Saci Pererê é um ser mítico e fruto do sincretismo religioso brasileiro. |
O dia 31 de outubro foi colocado, por iniciativa do deputado Chico Alencar, como o Dia do Saci. O objetivo foi fazer uma contraposição ao Dia das Bruxas que é celebrado pelos povos de ascendência Celta. Sobre o Saci, figura folclórica muito conhecida no Brasil, sobretudo por conta das histórias de Monteiro Lobato, podemos afirmar que trata-se de um ser mitológico que recebe influência de vários povos e crenças, sendo resultado do sincretismo religioso que domina a Cultura e a crendice brasileiras.
Conta a lenda que o Saci Pererê é a alma ou espectro de um negrinho que perdeu uma das pernas lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias atuais. O Saci, porém, herdou da cultura africana, o pito, uma espécie de cachimbo. Já da mitologia europeia, ele herdou o píleo, um gorrinho vermelho semelhante ao que é usado pelo lendário Trasco.
Se você não conhece o Trasgo, ele é um ser encantado do folclore europeu, especialmente de Portugal. Rebeldes e de pequena estatura, os trasgos usam gorros vermelhos e possuem poderes sobrenaturais, uma espécie de duendes ou gnomos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário