terça-feira, 1 de julho de 2025

Fábio está na prateleira dos “melhores goleiro” da história do Fluminense

Outro recado que a vitória do Fluminense diante da Inter de Milão, nessa segunda-feira (30/06), manda ao torcedor, sobretudo para imprensa esportiva, é o goleiro Fábio; alvo constante do que tem sido chamado de “etarismo”, que é o preconceito ou discriminação por conta da idade. Sim, constantemente Fábio é chamado de “velho”, mesmo com suas atuações que demostram que ele está em plena forma.

Nascido em Nobres/MS, no próximo dia 30/09 o goleiro, Fábio Deivson Lopes Maciel; completará 45 anos. O numeral da idade assusta menos que as defesas que fez e faz ao longo da sua extensa carreira. Compactuo com todos aqueles que dizem ser “injustiça” esse ótimo profissional não ter tido uma carreira na Seleção Brasileira. Desculpem os arqueiros que defenderam o Brasil nos últimos 25 anos, mas nenhum foi melhor que o Fábio. No mínimo iguais. Mas o que aconteceu? É que Fabio construiu boa parte da carreira no Cruzeiro, clube que não é europeu nem está no eixo Rio/São Paulo. Sim, não é a primeira vez que um atleta é preterido por conta da Geografia.

Quando eu comecei torcer pelo Fluminense lá nos anos 80, o goleiro era Paulo Victor. Ótimo goleiro! Eu me lembro dele sendo convocado para Seleção Brasileira. Depois do Paulo Victor, o goleiro que mais me impressionou sob as metas tricolores foi Diego Cavalieri. Que arqueiro! Todavia, sem medo de errar eu garanto que Fabio é o melhor goleiro que vi atuando com a armadura tricolor nos meus 50 anos de vida.
Se por um lado eu fico feliz por estar vendo um atleta desse porte defendendo o gol do meu Fluminense, por outro eu fico aflito quando lembro que a carreira dele está perto do fim. Dias atrás a mídia esportiva registrou que Fabio ultrapassou o excelente goleiro italiano, Gianluigi Buffon; com mais partidas sem tomar gol. Todavia, na condição de torcedor eu quero mais. Torço para que Fabio supere o lendário Peter Shilton, goleiro inglês conhecido como o arqueiro mais longevo do futebol. Shilton se aposentou aos 47 anos.

Siga Fabio! Siga pegando muito, porque na história do clube das “três cores que traduzem tradição”, seguramente você está na prateleira de Félix e Castilho. Vamos em frente! #flavioazevedo

Educação Municipal de Rio Bonito e seus desafios na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (01/07) está no ar. Hoje, recebendo a secretária municipal de Educação de Rio Bonito, Mônica Magrini; e o subsecretário de Educação, Sergio Magalhães. Em pauta os planos e gestão da Educação de Rio Bonito para os próximos quatro anos. Vamos em frente! #flavioazevedo


Thiago Silva é monstro

A vitória do Fluminense diante da Inter de Milão, nessa segunda-feira (30/06), obriga o brasileiro, sobretudo a imprensa esportiva, a engolir alguns recados. Um dos recados é que o zagueiro, Thiago Silva; não pode ficar de fora do grupo da Seleção Brasileira que vai disputar a Copa do Mundo ano que vem. Alô Carlo Ancelotti! A sua defesa precisa ter Thiago Silva e os demais!

Fosse Thiago Silva um atleta de outra nacionalidade, a mídia brasileira estaria endeusando esse o defensor todos os dias. Por se manter jogando em alto nível aos 40 anos e pela liderança que exerce dentro de campo, inclusive, sugerindo situações ao treinador. Que jogador!
O italiano, Franchino Baresi, ou Franco Baresi; sem dúvidas foi o maior defensor que eu vi em ação. Era atleta do Milan e um jogador formidável. Eu era adolescente. Não perdia uma transmissão do Campeonato Italiano. Era aos domingos, na TV Bandeirantes. A divertida narração do saudoso Silvio Luiz e seus bordões era um espetáculo a parte. Um dos meus propósitos de estar ali assistindo o Italiano era ver Franco Baresi em ação. Ele era fenomenal.

Peço desculpas ao Baresi, mas Thiago Silva joga mais que ele. Aliás, fazer boas atuações nos estrelados times europeus é uma coisa, mas Thiago Silva é espetacular jogando num time mediano e nas condições insalubres do Futebol brasileiro. Me perdoe Baresi, mas Thiago Silva lhe roubou o título de “maior defensor que vi jogar”. Não é a toa que ganhou o apelido de “Monstro”. Vamos em frente! #flavioazevedo