terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Última caminhada de 2024 do grupo Caminhada Urbana

Nessa segunda-feira (30/12), integrantes do grupo Caminhada Urbana promoveu a última caminhada de 2024, que aconteceu em modo noturno e de forma mista. Além do tradicional percurso na Bela Vista, os 29 caminhantes dessa pegada percorreram a trilha da Pousada e Restaurante AmanheSer da Terra, um caminho manejado, mas escorregadio.

Terminada a primeira parte do trajeto planejado, os mais audazes ainda reuniram força e animação para um banho na piscina do espaço. O líder do grupo, Grazianne Cardoso; frisou as inúmeras atividades promovidas durante o ano de 2024 e ressaltou que no Ano Novo haverá muito mais.

Vamos em frente! #flavioazevedo #lovetrekking #esporteésaude #visiteriobonito #turismodenatureza

Atenção Ciclistas de Tanguá e Região!

Se você curte Ciclismo, é amante de Cicloturismo, gosta de pedalar, curte conhecer territórios e pensa valer a pena uma boa diversão, o seu lugar é no 3º Rachão da Sport Bike Tanguá/RJ, empreendimento promovido pelo ciclista e amigo, Alex Queiroz. Quem esteve nas edições anteriores garante que o Rachão é excelente opção de atividade recreativa e boa dose de aventura e desafio.

O 3º Rachão da Sport Bike Tanguá está agendado para acontecer no dia 26/01/2025 prometendo emoção e animação para os participantes. Quer ter história para contar na roda dos ciclistas e amigos? Quer protagonizar ‘furadas’ e momentos que se eternizam no folclore esportivo? É só participar do 3º Rachão da Sport Bike Tanguá.

Inscrições e informações nas redes sociais da Sport Bike Tanguá ou com o próprio Alex Queiroz. Vamos em frente! #flavioazevedo #flavioazevedo #voudebike #esporteésaude

A prática esportiva pode ser o segredo para um Ano Novo feliz e saudável

Uma das maneiras do “ano novo” ser realmente inédito e muito mais feliz é focarmos nossa atenção em práticas saudáveis. A atividade física, sobretudo no modo outdoor (ar livre e contato com a natureza) é determinante para equilibrar principalmente a Saúde Mental, tema da campanha de conscientização “Janeiro Branco. Caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar, entre outras; são práticas recreativas que movimentam o organismo e que por terem um percentual de ludicidade acabam sendo reconstrutoras. 

Feliz Ano Novo! Que o ano de 2025 seja de realizações para todos nós! Deixo para nossa reflexão a palavra de ordem do líder do Projeto Saúde, Gleiciomar dos Santos; “SAIA DO SOFÁ!”. Vamos em frente! #flavioazevedo #voudebike #esporteésaude

Ordem Pública e formação de guardas municipais na pauta do PFA

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (26/12) está no ar. Hoje, recebendo o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública de Rio Bonito, Rogério Góes; o comandante da Guarda Civil Municipal de Tanguá, Weslei Leonardo Lopes; e o Coordenador de Defesa Civil de Rio Bonito, Jair Martins. Em pauta a solenidade de formatura da turma de agentes de segurança pública que atuarão como guardas civis municipais de Rio Bonito/RJ. A solenidade acontece na manhã dessa sexta-feira (27), na Escola Municipal Professor Honesto Almeida Carvalho. Vamos em frente! #flavioazevedo


Parlamentar Estadual Juvenil de Tanguá é pauta no Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (24/12) está no ar. Hoje, recebendo o parlamentar estadual juvenil, Thiago Sá Celestino; representante de Tanguá/RJ no projeto Parlamento Estadual Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em pauta temas como política, comportamento, Educação, entre outros assuntos. Vamos em frente! #flavioazevedo


segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

A Enel e seu eterno desserviço prestado a população

Um dos desafios da gestão municipal que inicia em janeiro de 2025 é o relacionamento com a Enel, empresa que vende energia elétrica. Há anos que os munícipes vêm penando com o desserviço dessa concessionária. É muito nítido que a Enel está sempre atenta a cobrar a energia que consumimos e demonstra muito pouco interesse em prestar serviço, sobretudo quando o assunto é a interrupção no fornecimento.

O quadro se agrava nessa época do ano, período de chuvas e ventos e/ou temporais, quadro climático que podemos classificar como “corriqueiro”, porque ocorre todos os anos. Todavia, ano após ano, desde a época da Ampla, a concessionária se comporta como se a situação climática fosse uma grande novidade.

Do bairro Praça Cruzeiro, por exemplo, chega um pedido de socorro a respeito de uma árvore prestes a cair sobre uma moradia. A casa está localizada na Rua Domício da Gama, em frente a GR Refrigeração. Moradores relatam que a Defesa Civil até esteve por lá, o Corpo de Bombeiros também foi acionado, mas só podem cortar a árvore se a Enel desligar a energia. Aí é que a porca torce o rabo! Ligações em cima de ligações, protocolos e mais protocolos... E nada da equipe Enel aparecer. Isso está rolando o fim de semana todo.

Na manhã dessa segunda-feira (23/12) um morador do 2º Distrito de Rio Bonito reclama falta de energia elétrica desde a última sexta-feira (21) na estrada do Cavalo Russo. De acordo com ele, um cabo foi arrebentado por um galho que caiu por conta da ventania. Vários telefonemas foram feitos para o Serviço de Atendimento ao Cliente da Enel e nenhuma prestação de serviço aconteceu até agora. Quem passa pelo trecho está com medo porque o fio segue energizado e caído na beira da estrada levando risco aos transeuntes.

Em ambas as situações a desculpa é sempre a mesma: a Enel orienta os moradores a chamar os Bombeiros ou a Defesa Civil. Todavia, para a atuação desses profissionais é necessário que a equipe da Enel venha até o local desligar a energia. E nessa briga do mar com o rochedo quem apanha é o marisco, no caso o cliente Enel que verdadeiramente não tem a quem recorrer.

Confesso que cansei de escrever a respeito desse e de outros temas. Sobre a Enel, por exemplo, o primeiro texto abordando exatamente essas questões foi redigido há mais de 10 anos. E a desgraça que ocorreu em fevereiro de 2016 no bairro Mangueira? Kely Barbosa e seu filho de nove morreram eletrocutados. Eles trafegavam pela estrada depois de um temporal. A noite escura não permitiu que eles enxergassem o cabo energizado caído na estrada e foram eletrocutados.

A única mudança é que na época dessa triste ocorrência a empresa prestadora do desserviço era Ampla. Hoje é Enel. O desserviço, porém, continua e o descaso com o cliente é rigorosamente igual (há quem diga que a velha Ampla era menos pior que a Enel).

Desde que comecei a falar e escrever a respeito desse assunto, três governos passaram pela Prefeitura de Rio Bonito. Nenhum deles conseguiu cobrar do estado, poder concedente e/ou da concessionária, sequer uma equipe de manutenção para atuar exclusivamente no município. Segundo informações, a única equipe de manutenção fica parqueada em São Gonçalo e tem que dar conta de São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá, antes de chegar a Rio Bonito. Como diria o saudoso comediante Lilico: “é bonito isso? Pra cá com esse negócio!”.

É desafiador ou não é? Boa sorte a gestão Marcos Abrahão! Vamos em frente! #flavioazevedo

sábado, 21 de dezembro de 2024

Lona na Lua se apresenta na Globo, em São Paulo

Na última terça-feira (17/12), o Lona na Lua marcou presença nos Estúdios Globo, em São Paulo.

Alunos das unidades de Rio Bonito e Tanguá se apresentaram no evento de encerramento do ano do time de profissionais da emissora, levando música, circo, teatro e dança em uma tarde marcada por muita emoção na capital paulista.

Para o coordenador de projetos, Wallace Silva, este convite é resultado de um desdobramento de parcerias anteriores com o time Globo. “Durante todo o ano de 2024, recebemos profissionais da Globo em nossa lona, por conta do evento Programa de Transição de Coordenadores. Sinto que eles curtiram o nosso trabalho, e por isso esse convite tão especial chegou. Seguiremos trabalhando para que novas propostas venham até nós. Estamos muito felizes.”

A programação da ação contou com a banda Lona na Lua, além da intervenção artística Bloco na Rua e o espetáculo Os Mistérios da Floresta. Ao final do ciclo de apresentações, foi apresentada uma palestra com o diretor e fundador do Lona na Lua, Zeca Novais, sobre os conceitos liderança e protagonismo sociocultural.

Ficha técnica:

Roteiro e Direção: Zeca Novais
Músicos: Weslley Gregório, Giovanna Amolinário, Luiz Felipe, Sophie Marins, Yasmin Pessanha e Felipe Barreto
Elenco: Gabriele Rangel, Wallace Silva, Pedro Trindade, Sarah Rocha, Jéssica Vieira, Lucas Fernandes, Pedro Lucas, Pedro Fernando,  Sophia Gouvêa, Alice Alves, Vitória Gonçalves, Sarah Felinto, Everton Marins, Emanuelle Ponciano, Pedro Gabriel, Guilherme Zaniboni e Kaleb Justino
Figurino: Clebio Holanda
Produção: Fabienne de Castro, Zaira Machado e Fátima Novais
Motorista: Leandro dos Reis

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Blend Rio Restaurante e Lanchonete é pauta no Programa Flávio Azevedo - 2ª Parte

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (17/12) está no ar. Hoje, recebendo os empresários e empreendedores, Carol do Rosário Rodrigues e Douglas Belchior Rodrigues; que comandam o Blend Rio Restaurante e Lanchonete, um dos principais estabelecimentos do setor gastronômico de Rio Bonito. Em pauta a história do casal, do empreendimento, projetos futuros, empreendedorismo, treinamento, entre outros temas. Vamos em frente! #flavioazevedo


Blend Rio Restaurante e Lanchonete é pauta no Programa Flávio Azevedo - 1ª Parte

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (17/12) está no ar. Hoje, recebendo os empresários e empreendedores, Carol do Rosário Rodrigues e Douglas Belchior Rodrigues; que comandam o Blend Rio Restaurante e Lanchonete, um dos principais estabelecimentos do setor gastronômico de Rio Bonito. Em pauta a história do casal, do empreendimento, projetos futuros, empreendedorismo, treinamento, entre outros temas. Vamos em frente! #flavioazevedo


Ataques a “liberdade de expressão” põe em risco todas as liberdades

Sou identificado com a lógica da direita, sobretudo quando a conversa é Economia. Todavia, consigo enxergar que os anos de chumbo realmente foram "anos de chumbo". Jornais foram fechados, jornalistas foram perseguidos e mortos. À época, divergir da "caserna" resultava em prisão e muitos foram aniquilados por isso. É história e não deveria se repetir. Com preocupação eu vejo no Brasil de hoje movimentos políticos similares aos que ocorreram nos anos 1960. A narrativa da época era que “precisavam frear o comunismo”.

Atualmente vejo novamente perseguição, mas promovida por identificados com a ideologia de esquerda. Assim como nos anos 1960, eu estou vendo narrativas enxergadas como fatos, suposições tratadas como acontecimentos, suspeitas julgadas como ato consumado...

O mais grave é o ataque às liberdades, sendo a principal vítima a liberdade de expressão, que está sim em risco. As redes do grupo Meta, por exemplo, já estão sendo controladas e não é de agora. Como já escrevi acima, nos anos 60, a narrativa para justificar a perseguição era "combater comunistas". Hoje, usa-se também narrativa do "combater os fascistas e impedir discurso de ódio".

Eu sei que é uma discussão pra mais de metro e não tenho nenhuma pretensão de convencer ou atacar ninguém que diverge do meu entendimento e opinião. Desejo apenas introduzir mais uma opinião aproveitando o pouco de "liberdade" que ainda temos.

Para o amigo leitor entender a gravidade dos fatos, a última vez que postei, no Facebook e no Instagram, uma reflexão similar a essa (sou sempre respeitoso com as opiniões diferentes), a Meta deflagrou uma série de verificações em meus perfis sob o argumento de que "eu era um robô". O tempo todo eu era questionado, certamente por um robô, se "realmente eu queria postar aquele conteúdo e se eu não me preocupava com futuras sanções as minhas contas nas redes sociais".

Na condição de profissional de Comunicação muito me preocupa os taques as liberdades, a censura que gradativamente vai sendo imposta a opiniões e pensamentos divergentes (como vimos no passado) e o uso de narrativas para justificar movimentos jurídicos a meu ver nada razoáveis. Com incredulidade vejo colegas jornalistas apoiando regulação de redes sociais, censura e ações afins... Parece que realmente vivemos tempos estranhos. Vamos em frente! #flavioazevedo

Meus 50 anos completos em dezembro de 2024

Um registro especial para os registros de uma reunião também especial, o encontro que celebrou os meus 50 anos completos em 12/12, mas celebrados em 13/12. Recebi os convidados no restaurante do Bristol Easy Hotel - Rio Bonito. Os registros fotográficos foram feitos pelo obturador do meu amigo, Junior Moraes Fotógrafo.
A esposa, Simone Lemos. Te amo!
Planejou, organizou e assinou a programação a minha querida, Simone Lemos. Vamos em frente! #flavioazevedo
Minha família: filha Lorena, mamãe, Selma Braga; irmão, James Azevedo; e o sobrinho Sávio.

Minha família a partir da esposa, Simone Lemos. O filho, Heitor Palmeira; a filha, Yasmin Lemos; e a nora, Karan.
Os amigos de trilha, Wagner, Graziane, Lúcio, Reinaldo, Edgar, Anderson, Olione e Janderson.
As amigas de trilha, Chélida, Valéria, Jacilene, Vera, Rosimere, Simone, Jandra, Cláudia e Camila.

sábado, 14 de dezembro de 2024

Treinão Noturno sob chuva e muita disposição

Noite desse sábado (14/12), o Parque Natural Vale Verde, no bairro Green Valley, em Rio Bonito/RJ, recebeu atletas para a “Fast Night Run” o Treinão-RB Noturno. A corrida noturna era tão intrigante que a chuva também decidiu participar, mas os corredores não desanimaram e seguiram pelo trajeto chamado pelos atletas locais como “Voltinha de Cachoeira dos Bagres”.

Os corredores partiram do Parque Natural Vale Verde, rumaram para Via Verde e entraram no acesso a Cachoeira dos Bagres que passa pela água mineral Serra do Sambê e retornaram pelo outro acesso a localidade.
Atletas, organizadores da corrida e colaboradores estão de parabéns. A “Fast Night Run” foi o último evento do grupo Corredores de Rio Bonito. O próximo Treinão-RB e primeiro evento esportivo de 2025 organizado pelo grupo já tem data para acontecer: 19/01. O Treinão-RB acontece todo terceiro domingo de cada mês em lugares diferentes. Vamos em frente! #flavioazevedo

Equilíbrio da saúde física, mental e espiritual rejuvenesce

O dia seguinte do meu aniversário de 50 anos, hoje, 13/12, foi pedalando. Mais 34 km depositados na conta da minha saúde. Você pode ter a idade que for, mas se cultivar, atividade física, boas noites de sono, alimentação saudável, beber água em abundância, manter constante contato com a natureza, estar sempre com mental positivo, se afastar do “lixo” dos outros e tiver maturidade para saber tratar os seus lixos; sua vida será mais leve, saudável e agradável. Vamos em frente! #flavioazevedo #voudebike #esporteésaude


Programa Flávio Azevedo de aniversário pensa temas do país

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (12/12) está no ar. Hoje, comemorando com os ouvintes o meu 50º aniversário. Aproveitei a oportunidade para refletir sobre temas nacionais (política e usos e custumes). Gratidão a todos pelas centenas de mensagens carinhosas que estou recebendo desde ontem. Vamos em frente! #flavioazevedo


quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Flávio Azevedo – 50 Anos

Quando eu era moleque e escutava alguém dizer que tinha “50 anos” eu ficava imaginando tanta coisa! Pensava que estava diante de “idoso”, mas o que chamava mesmo a minha atenção era a quantidade de coisas que aquele “idoso” teria vivido... Nesse dia 12/12/2024 eu chego aos meus 50 anos. Nesse meio século de vida eu realmente vi e vivi muita coisa, mas não me considero “idoso” (embora esteja caminhando nessa direção).

Quando se completa mais um ano de vida, a única coisa que se pode fazer é agradecer. Ser grato a Papai do Céu pela vida, pela saúde, pela proteção diária, pelos talentos e dons a mim confiados, pela família, pelos amigos e pelas experiências, boas e ruins, que moldaram meu caráter.

Ao meu Deus o único pedido que faço é que renove automaticamente o contrato de proteção que eu tenho com Ele. Nos últimos anos eu tenho usado bastante esse contrato e tem valido muito a pena o investimento.

Aos que estão a minha volta eu tenho poucos pedidos: que sigam sendo meus amigos, que entendam meus erros, minhas falhas e que tenham paciência comigo, porque ninguém é perfeito!

Que venham mais 50 anos e que eu nunca perca de vista o sentido da frase “a vida é muito curta para ser pequena”! Aliás, sendo a vida tão curta, porque diminui-la ainda mais com coisas pequenas? Por isso que, ali atrás, eu decidi curtir a caminhada em vez de focar unicamente no destino da jornada. Vamos em frente! #flavioazevedo

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

O Carnaval e o Empreendedorismo na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (09/12) está no ar. Hoje, recebendo a presidente do projeto Mulheres Vencedoras, Fabiana Babo; e o mestre do samba, João Batista Carmo; da Escola Unidos do Cruzeiro, bairro Praça Cruzeiro, em Rio Bonito/RJ. Em pauta reflexões a respeito do empreendedorismo feminino e as oportunidades de empreender a partir da cultura do Carnaval. Vamos em frente! #flavioazevedo


A Moça do Avião

A “Moça do Avião”, como ficou conhecida, Jeniffer Castro; talvez seja o rosto mais visto do Brasil nos últimos dias. A decisão de não dar o seu lugar na janela da aeronave a uma criança, também deve estar entre os assuntos mais comentados na imprensa e redes sociais do país.

O que não está sendo comentado como deveria, sobretudo pela imprensa, há alguns anos empenhada em promover o coitadismo e o vitimismo, é a questão da criança que abriu o berreiro, porque queria sentar na janela “da moça”.

Já ficou claro que a exposição da “Moça do Avião” não foi feita pela mãe da criança chorona, mas por alguém que se compadeceu com o chororo do “pequeno tirano”.

Sim minha gente, “O Pequeno Tirano” é um livro excelente escrito pela psicóloga tcheca, Jirina Prekop; onde ela aborda a importância dos cuidados e limites que a criança necessita para se desenvolver de maneira saudável e segura na sociedade.

Está muito nítido, que “O pequeno tirano: Os limites que a criança precisa”, nome completo do livro, precisa ser leitura obrigatória para muitas famílias. Parece que a obra também deveria ser distribuída nos aviões.

Já pensou se o governo imprimisse esse livro em larga escala para distribuir gratuitamente aos brasileiros, sobretudo aqueles que ficam tocados com pirraça e chororô? Por razões óbvias seria uma ótima iniciativa! Vamos em frente! #flavioazevedo

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Casa abandonada em Cordeiro atrai pela imponente arquitetura

Quem passa pela antiga estrada (hoje, trilha) que liga Rio Bonito a Tanguá, por Cordeiro, localidade próxima ao Salto D’Água de Braçanã, geralmente é atraído pela imponente arquitetura de uma moradia abandonada. Distante 12 km do Centro de Rio Bonito e seis quilômetros do Centro de Tanguá, a velha casa integra a série de reportagens que gosto de fazer mostrando residências abandonadas.

O fato de a casa estar abandonada não significa que a propriedade não tenha dono. A antiga moradia pode não interessar mais ao proprietário, mas é nítido pelas demais casas na propriedade e o gado pastando na campina, que o local tem comando.

Quantas histórias boas e ruins essas paredes poderiam contar se pudessem falar? Quantos negócios, confraternizações, reuniões e festividades teria testemunhado a velha casa? Vamos em frente! #flavioazevedo

domingo, 8 de dezembro de 2024

Boa noite tricolores!

O colombiano, Kevin Serna; comemora o gol contra o Palmeiras.

Acabou o martírio! O nosso Fluminense conseguiu a duras penas se manter na elite do Futebol Brasileiro. A verdade é que a instituição Fluminense não merece cair para uma divisão de acesso! O torcedor não merece que o Fluminense caia! Thiago Silva e Thiago Santos não merecem essa queda no currículo, assim como o goleiro Fábio (que atleta!), o Árias, o Cano e outros jogadores que deram sangue pelo Fluminense. O criticado e cornetado, Lima; não merece ter essa marca na carreira! Ganso também não.

Agora, a diretoria, a começar do presidente, Mário Bitencourt; merece muito o descenso! Terminada a competição nós já podemos criticar sem o peso de estarmos sendo negativos! Como fez burrada a nossa diretoria ao longo de 2024! Acrescento que o técnico, Fernando Diniz; merece a queda para segunda divisão. Marcelo, o lateral em quem ninguém pode tocar, merecia muito que o time caísse, assim como o mascarado JK, que viverá o resto da vida sentado na história do gol do título da Libertadores.

Tomara que a faxina comece já e seja profunda!
Thiago Silva liderou o time na partida contra o Palmeiras. 
Muito obrigado, Felipe Melo, Renato Augusto, Gabriel Pires, Manoel, Samuel Xavier, Diogo Barbosa, entre outros. Já deu! Gratidão e sejam felizes onde parar a barca de despejo que espero que parta do Fluminense o mais rápido possível!

Vale ressaltar que o Fluminense venceu o Palmeiras (1x0) nesse domingo (08/12), porque o treinador colocou em campo um time forte, com saúde e juventude. Ganso me assombra com sua técnica refinada (é um dos melhores que vi com a bola nos pés), mas Futebol, hoje, é força, empenho, mental forte e vigor. O botafogo está mostrando que além de bons atletas todo elenco esbanja saúde e energia.

O time tic-taca do ex-treinador, Fernando Diniz; fez apresentações inesquecíveis. Goleou, nos impressionou, mas aquilo foi fora da curva. O Fluminense da segunda metade de 2022 e do ano de 2023 foi um cometa. Passou e só volta não se sabe quando. A vida real no Futebol é muita transpiração e concentração.
O técnico, Mano Menezes; é nome importante na permanência do Fluminense na elite do Brasileirão.
Entre essas reflexões um bloco deve ser dedicado ao técnico, Mano Menezes; chamado pelos amigos dele de “louco” por ter aceitado dirigir o virtual rebaixado Fluminense. Mano não está entre os técnicos meus preferidos, mas me parece ser o melhor profissional para reformulação que o Fluminense precisa fazer. Para exorcizar o “dinizismo” que quase nos rebaixou, nada melhor que um gauchão sério, com pinta de mal humorado e que parece não se incomodar com decisões difíceis! Pode ser mantido em 2025 a não ser que saia para ser substituído por alguém melhor. Se a diretoria vai contratar alguém igual ou pior é melhor manter Mano Menezes.

Saudações tricolores, vamos em frente e feliz Ano Novo! #flavioazevedo

Botafogo vence o São Paulo e se sagra campeão Brasileiro 2024

Se a conquista da Taça Libertadores, no último dia 30/11, já tornava “histórico” o ano do Botafogo, nesse domingo (08/12), na última rodada do Brasileirão, diante de um estádio Nilton Santos tomado de torcedores, o alvinegro venceu o São Paulo (2x1), sagrou-se Campeão Brasileiro pela terceira vez na sua história gloriosa e torna o ano de 2024 do botafoguense “inesquecível”. Os gols da vitória foram marcados por Savarino e Gregore. Para o tricolor paulista marcou, William Gomes.

O Botafogo terminou o Brasileirão com 79 pontos, seis a mais que o vice-campeão Palmeiras. O time somou 59 gols marcados, o terceiro melhor ataque da competição, e sofreu 29 gols, sendo a melhor defesa. Ao conquistar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro no mesmo ano, o Botafogo igualou a marca do Santos de Pelé em 1962 e 1963 e do Flamengo em 2019.

Luiz Henrique, o camisa 7 do Botafogo, número imortalizado por Garrincha, recebeu o prêmio de melhor jogador do Campeonato Brasileiro.
O dono do botafogo, John Textor; beija a taça de Campeão Brasileiro.
O time, agora, volta suas atenções para a Copa Intercontinental que está sendo disputada em Doha, no Catar. Já na próxima quarta-feira (11) o Botafogo volta a campo para enfrentar o Pachuca, do México. A partida é válida pelas quartas de final da competição. O vencedor do confronto, na semifinal, pega o Al Ain, dos Emirados Árabes. Passando também por esse adversário, o adversário será o Real Madrid.

Com a conquista do título brasileiro de 2024, o Botafogo também garantiu a participação na Supercopa em 2025. O adversário na disputa pela taça será o Flamengo, campeão da Copa do Brasil. O jogo será no dia 2 de fevereiro, no Mangueirão, em Belém.

Por conta da conquista da Libertadores, além da edição de 2024 do Mundial de Clubes, o botafogo também vai disputar a Recopa Sul-Americana de 2025. O adversário será o Racing, que venceu o Cruzeiro na final da copa Sul-Americana. Vamos em frente! #flavioazevedo

Fluminense vence Palmeiras e escapa do rebaixamento a série B

Uma das partidas que mais despertou apreensão no torcedor na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, disputada nesse domingo (08/12), foi entre Palmeiras e Fluminense, disputada no Allianz Parque. O Palmeiras ainda tinha expectativa de ser campeão Brasileiro e o Fluminense lutava desesperadamente contra o rebaixamento à Série B. O único gol do jogo foi marcado pelo colombiano, Kevin Serna. Além de se garantir na série A de 2025, o tricolor ainda garantiu vaga na Copa Sul-Americana de 2025.

Vale ressaltar que o Palmeiras, agora, vice-campeão Brasileiro, não jogou bem. Já o Fluminense fez partida bem consistente. As vaias da torcida no apito final mostram que o palmeirense entendeu que o time não foi bem. Já o Fluminense se sentiu à vontade no Allianz Parque para buscar sua permanência na elite do futebol brasileiro.

Abel Ferreira fez mudanças, lançou nomes como Dudu e Rony, pressionou o Fluminense, mas os cariocas não sofreram como aconteceu em jogos anteriores. O tricolor levava perigo em contra-ataques e quase ampliou o placar com Keno, já no fim do jogo. O único lampejo do Palmeiras foi um golaço de Vanderlan, anulado porque Dudu estava em posição irregular no início da jogada.

Depois do “alívio”, com a garantia de estar presente no Brasileirão 2025, o Fluminense se organiza para a temporada do próximo ano de olho no super mundial que será disputado nos Estados Unidos. A aposta do torcedor é que o elenco tricolor passe por uma “faxina” e seja bem reforçado para que em 2025 não passe pelo sufoco que passou em 2024, depois de conquistar a inédita Taça Libertadores em 2023. Vamos em frente! #flavioazevedo

Flamengo promove festa em dia de despedida de Gabigol

Sem mais inspirações na última rodada do Brasileirão, disputada nesse domingo (08/12), o Flamengo empatou com o Vitória (2x2). O resultado, de derrota ou triunfo, não mudaria a colocação dos cariocas na tabela. A emoção só existiu porque a partida foi o último jogo de Gabriel Barbosa (Gabigol) com a camisa do Flamengo. Os rubro-negros compareceram. Mais de 67 mil torcedores lotaram o Maracanã.

O Vitória tentou ser um visitante indigesto e esteve duas vezes à frente do placar. Alerrandro e Janderson marcaram para os baianos. Gabigol e Ayrton Lucas garantiram a reação e o marcador empatado.

O Flamengo termina o Campeonato Brasileiro em terceiro lugar, com 70 pontos. Já o Vitória, que esteve boa parte do campeonato ameaçado de rebaixamento, encerra a competição na 11ª posição com 47 pontos.
A despedida não aconteceu com triunfo do Flamengo, mas a última partida com a camisa rubro-negra aconteceu com ‘gol de Gabigol’, que fez partida discreta, mas deixou sua marca aos 13 minutos do segundo tempo, depois de receber ótimo passe de Pulgar. Foi substituído aos 35 minutos. Gabriel abraçou todos os jogadores na saída de campo, ouviu gritos de "fica Gabigol", mas confirmou que não seguirá no Flamengo em 2025. Ele deixa o time carioca na condição de ídolo, contabiliza inúmeras conquistas, um cartel de 307 partidas e 161 gols.

O clube baiano também teve o que comemorar ao terminar o jogo. O atacante Alerrandro fez mais uma gol e terminou o Brasileirão como goleador do campeonato (15 gols) ao lado de Yuri Alberto, do Corinthians. Ainda no gramado, Alerrandro recebeu o troféu de artilheiro da Série A e comemorou. Vamos em frente! #flavioazevedo

Vasco da Gama vence Cuiabá e termina em 10º no Brasileirão 2024

Jogando na Arena Pantanal nesse domingo (08/12), última partida da edição 2024 do Campeonato Brasileiro, o Vasco venceu o Cuiabá (2x1). Os gols da equipe carioca foram marcados por Vegetti. O mandante marcou com Derik. O time do Centro-Oeste termina o Brasileirão em último lugar. O Vasco termina na 10ª posição, com vaga na edição 2025 da Copa Sul-Americana. Já o Cuiabá, ano que vem, vai disputar a Série B.

O Vasco foi comandado por Philippe Coutinho. No primeiro gol ele lançou para Puma, que arrumou para Vegetti fuzilar o goleiro Mateus Pasinato, aos 16 minutos do primeiro tempo. A vitória vascaína veio, de novo, dos pés de Vegetti. O argentino recebeu lindo lançamento de Mateus Carvalho e chutou forte para desempatar e dar números finais a partida.

Com 12 gols na competição, Vegetti (foto) se consolida como artilheiro do Vasco e um dos principais atacantes do país. O argentino fez análise sincera ao fim da partida. Lembrou que, diante de tantas turbulências, o ano foi até bom, mas é pouco para o tamanho do Vasco. Vamos em frente! #flavioazevedo

Sorteio de Natal Viva Assistencial de 2024

Sorteio principal da Viva Assistencial, nesse sábado (07/12), no Esporte Clube Fluminense, na confraternização para os associados da Viva. Vamos em frente! #flavioazevedo


Recado de Papai Noel...

Durante o lançamento da temporada natalina do Supermercado Armazém Rio, nessa sexta-feira (06/12), Papai Noel deixa recado para o cliente do estabelecimento e para população de Rio Bonito/RJ. Confere aí! Vamos em frente! #flavioazevedo


Papai Noel abre temporada natalina do Supermercado Armazém Rio

Tarde dessa sexta-feira (06/12), Papai Noel a postos nas instalações do Supermercado Armazém Rio, que abre nessa oportunidade, de maneira oficial, a temporada natalina do estabelecimento. A programação conta com sorteios, distribuição de guloseimas e muita animação. Vamos em frente! #flavioazevedo


Saúde na pauta do Programa Flávio Azevedo com Dr. Nogueira

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (06/12) está no ar. Hoje, recebendo o médico, João Jorge Cabral Nogueira. Em pauta Saúde Mental e reflexões a respeito desse complexo tema. Vamos em frente! #flavioazevedo


Presidente do Parlamento Estadual Juvenil é pauta no Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (05/12) está no ar. Hoje, recebendo a parlamentar estadual juvenil, Thayllane Nascimento; uma das representantes de Rio Bonito na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Entre seus feitos Thay, como é conhecida, foi eleita presidente da Mesa Diretora do "Parlamento Estadual Juvenil" que chegou a sua 15ª edição e foi promovido pela Alerj entre os dias 25 e 29 de novembro. Vamos em frente! #flavioazevedo


quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Parlamentar estadual juvenil de Rio Bonito, Raquel Cristini; convidada do PFA

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (04/12) está no ar. Hoje, recebendo a parlamentar estadual juvenil, Raquel Cristini Peroba; uma das representantes de Rio Bonito na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O projeto "Parlamento Estadual Juvenil" chegou a sua 15ª edição e foi promovido pela Alerj entre os dias 25 e 29 de novembro. Vamos em frente! #flavioazevedo


O Flamengo vai entregar...

O Flamengo acaba de vencer o Criciúma (3x0), em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Falta uma rodada para terminar a competição. Nos últimos dias a grande discussão era a possibilidade de o Flamengo entregar o jogo para o Criciúma para prejudicar o Fluminense, que luta com o Criciúma para não cair para série B. Esse tipo de assunto está sempre presente nas mesas de debate e conversa de botequim onde o assunto é Futebol.

Aos torcedores que acham engraçado torcer contra o clube adversário por conta dessa bobagem de rivalidade eu preciso novamente ser estraga prazer. Desculpem informar, mas o Futebol é um negócio e essa parada de rivalidade só existe na cabeça do torcedor e do torcedor bobo. Vamos lá!

Eu entendo que no Brasil o Futebol é uma espécie de Commodities. Considero que o Futebol tem peso igual ouro, carne, soja, petróleo, entre outros. Tanto é assim que o Brasil movimenta milhões exportando e importante atletas.

A partir dessas premissas vamos combinar que o Futebol é um negócio que movimenta milhões, impacta a Economia e gera empregos. Isso significa dizer que estádio cheio representa um faturamento incalculável.

Além disso, as primeiras colocações do Campeonato Brasileirão vale excelente premiação. O campeão leva R$ 48,1 milhões, o vice-campeão R$ 45,7 milhões, o terceiro colocado, posição do Flamengo, hoje, receberá R$ 43,3 milhões. Quanto pior a colocação na tabela menor premiação. Feitas essas considerações, você acha mesmo que o Flamengo vai abrir mão de alguns milhões para rebaixar um rival? Isso pode existir na cabeça do torcedor que por ser apaixonado não usa o cérebro.

Além disso, não é lucrativo para o Futebol Carioca ter os seus times na segunda divisão. Será que o torcedor tem ideia do montante de dinheiro que uma partida de futebol movimenta? E não estou faltando somente de bilheteria… Gente, do churrasquinho de gato, aos bares e lanchonetes dentro e fora o estádio, os ambulantes, Transporte... A grana que um jogo de Futebol movimenta é absurda.

Num campeonato de turno e returno, a ausência de um dos grandes cariocas significa menos seis clássicos no Brasileirão. Se um clássico representa um faturamento fabuloso, imagine seis!

O Fluminense cair, time que está ameaçado na atual edição do Brasileirão, significa menos dois FlaxFlu, menos dois Botafogo x Fluminense e menos dois Vasco x Fluminense. Alguém tem noção de quanto representa a falta dessas seis partidas para o negócio Futebol? O torcedor e sua lógica de rivalidade é o único que consegue ver lucro nisso. Para o negócio Futebol é péssimo!

É possível que em décadas passadas o dirigente/torcedor tenha feito isso. Hoje, quando qualquer R$ 1,00 faz falta e faturar melhor significa montar times competitivos para disputar competições que pagam polpudas premiações, essa prática não cabe mais.

Não escrevo esse texto para acabar com a zoeira entre coleguinhas, mas para você perceber que o Futebol na cabeça do dirigente tem modus operandi totalmente diferente da cabeça do torcedor. Vamos em frente! #flavioazevedo

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

O sequestro da prerrogativa de legislar no Brasil

Se você almeja ser deputado e planeja concorrer ao cargo nas próximas eleições (2026), por favor, tenha duas coisas em mente: se a ideia é colocar uma grana no bolso pode valer a pena. Mas se você pensa tão somente em legislar e trabalhar pelo país, esqueça!

É que no Brasil o poder Legislativo (leia-se Senado Federal e Câmara dos Deputados), não consegue mais legislar. Essa prerrogativa, de legislar, há algum tempo foi usurpada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Veja bem! Eu não escrevi “Poder Judiciário”. Eu escrevi STF.

É nítido que em todo planeta existe um despertar da linha ideológica de direita. Também é nítido que para enfrentar esse crescimento, lideranças políticas, artistas e intelectuais, de esquerda, se organizam para frear essa expansão da direita.

Não me incomoda nem um pouco as disputas entre esquerda e direita nas arenas criadas para esses embates. Ou seja, quando essa luta acontece nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Legislativas ou no Congresso Nacional; é natural e salutar os conflitos entre os espectros ideológicos e a maioria prevalece. Conceitualmente isso é democracia.
Todavia, no Brasil, e não é de agora, o Supremo Tribunal Federal, que deveria simplesmente ser guardião da Constituição Federal, usurpou a prerrogativa de legislar e seus 11 ministros, que em nada representam o povo (não receberam votos para ocupar seus cargos), estão estabelecendo seus pensamentos e visão de mundo como regra geral.

Curiosamente, a imprensa, outrora chamada “quarto poder”, por razões ideológicas e/ou financeiras perdeu de vista a função precípua de noticiar, registrar, informar; e passou a induzir, influenciar e até cancelar quem enxerga a vida fora de suas lentes ideológicas.

Num tempo em que muito se fala de “golpe” está aí um “golpe” que você não verá nas manchetes dos grandes veículos de informação do Brasil: ninguém vai noticiar que por aqui se instalou um regime ditatorial com base nos exageros da Suprema Corte, no rabo preso dos políticos e na conivência oportunista da velha imprensa.

Falando em velha imprensa, um período desse texto precisa ser dedicado a ela. É nítido que a velha mídia está enciumada com o crescimento e concorrência das plataformas digitais, das redes sociais e com o surgimento de comunicadores que não podem ser controlados, principalmente por não terem patrão. Não é segredo que jornalistas de TV, Rádio, Revistas e jornais não são livres. Geralmente devem manipular a notícia de acordo com a vontade do patrão e não ao sabor dos fatos. Por isso a velha imprensa apoia a regulamentação das redes sociais, não enxerga problema quando o direito inalienável a liberdade de expressão é ferido e por aí vai.

Mas voltando aos pré-candidatos, seja deputado federal ou estadual; ou pré-candidato a senador; esse é o cenário que aguarda aqueles que forem vitoriosos em 2026. Vamos em frente? #flavioazevedo