quinta-feira, 1 de agosto de 2024

O Hospital Regional Darcy Vargas precisa se livrar da Emergência

Da série boas lembranças chega um texto a respeito do HOSPITAL REGIONAL DARCY VARGAS, que eu escrevi em 2012. Para quem não era vivo nessa época, vale destacar que essa pendenga entre, Prefeitura, HRDV e usuários; se arrasta há pelo menos 20 anos. Vamos ao que escrevi:

“Desde 2007 o presidente do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), o advogado Luis Gustavo Martins, vinha dizendo que a Prefeitura Municipal deveria assumir em definitivo a gestão do serviço de EMERGÊNCIA (PRONTO SOCORRO), uma obrigação dela. Em janeiro de 2009, o caso parou no Ministério Público e foi determinado que o município criasse o seu serviço. Em setembro de 2010, Rio Bonito ganha uma UPA 24h. Em outubro seguinte, o presidente do HRDV, em entrevista a este jornalista, disse que “o PRONTO SOCORRO do HRDV será desativado gradativamente, porque o hospital vai virar uma unidade de Alta Complexidade”. Diante desse cenário, eu francamente não entendo a histeria que toma conta de algumas pessoas mediante ao iminente encerramento das atividades do PRONTO SOCORRO do HRDV”.

O falatório a respeito do HRDV, sobretudo o serviço de emergência, está na pauta política em Rio Bonito há muitos anos. O caminho lógico é esse que está sendo apontado desde 2007: “fecha a emergência do HRDV, que vai para UPA; e o HRDV fica dedicado a alta complexidade.

Desde 2007, o que falta é a Prefeitura ter três posicionamentos:

1 – Coragem de tomar essa iniciativa (a transferência da Emergência do HRDV para UPA, iniciativa sugerida pelo MP em 2009);

2 – Ter peito de mandar a oposição pamerda quando começar latir, como latiu em 2010, 2011 e 2012… À época, diante dos latidos oportunistas e oposicionistas, quem governava colocou o rabo entre as pernas e não concluiu o planejamento (fechar o Pronto Socorro do HRDV e investir na UPA). Vale salientar que o rabo entre as pernas e o recuo só trouxeram prejuízos, porque quem governava perdeu a eleição e o planejamento técnico (transferência da Emergência do HRDV para UPA) não foi concluído;

3 – Ignorar o mimimi do usuário que desanda a choramingar sempre que alguém mexe em sua zona de conforto e fazer o que é preciso.

Fica a dica! Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário