O programa da edição 2024 do Dia dos Pais levou Lorena e eu para o Parque Nacional da Tijuca, onde está plantada a maior floresta urbana do planeta, orgulho dos cariocas e dos brasileiros. Entre as atividades pai e filha figurou uma visita a Vista Chinesa, um mirante em estilo chinês no bairro Alto da Boa Vista. O local é um dos icônicos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. O monumento está localizado na Floresta da Tijuca.
O ano era 1861, as florestas da Tijuca e das Paineiras, por decisão do imperador D. Pedro II, tornaram-se áreas protegidas. A partir dessa determinação iniciou-se um penoso processo de desapropriação de chácaras e fazendas. O propósito era reflorestar as montanhas degradadas e permitir sua regeneração natural. Todavia, os conhecidos desdobramentos políticos da época paralisaram o projeto, que só foi retomado em 1940.
A frente do novo projeto de recuperação e reflorestamento, o milionário e mecenas, Raymundo Ottoni de Castro Maya. O novo projeto incluiu a abertura dos restaurantes, Esquilos, Floresta e Cascatinha, assim como a consolidação das vias internas, os recantos e os projetos paisagísticos assinados por Roberto Burle Marx.
Em 1961, o Maciço da Tijuca (Paineiras, Corcovado, Tijuca, Gávea Pequena, Trapicheiro, Andaraí, Três Rios e Covanca) foi transformado em Parque Nacional, recebendo o nome de Parque Nacional do Rio de Janeiro, com 33 km². Em 04 de julho de 2004, um Decreto Federal ampliou os limites do Parque para 39,51 km², incorporando o Parque Lage, Serra dos Pretos Forros e Morro da Covanca.
Lorena e eu percorremos 7,5 km desse maciço verde. Não fossem os helicópteros sobrevoando e o asfalto sob nossos pés, eu pensaria estar caminhando pelas trilhas da nossa Serra do Sambê, em Rio Bonito. O espaço natural é extremamente agradável. Ouvimos o canto de vários pássaros enquanto caminhávamos. O sabiá foi o mais familiar. Macacos caminharam conosco parte do trajeto. Esperavam ganhar comida que não tínhamos.
Em resumo, esse foi o Dia dos Pais mais interessante que passei com Lorena. Aliás, se você que lê essa publicação é pai programe-se para ter uma experiência dessas com seus filhos. Eu te garanto, vale a pena! Vamos em frente! #flavioazevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário