sexta-feira, 4 de março de 2022

Não discuta com “burros”, a fábula que retrata a vida real.

O burro disse ao tigre que a grama era azul. O tigre respondeu que não, a grama era verde. A discussão aqueceu e os dois quase saíram no tapa. Para decidir quem tinha razão o caso foi levado à corte do leão, o Rei da Selva.

Antes de chegar a clareira da floresta, onde estava o trono do leão, o burro já começou a gritar: “alteza, é verdade que a grama é azul?”. O leão sem pestanejar concordou com o burro. “Claro que a grama é azul”. Animado com a declaração do Rei Leão, o burro disparou: “mas o tigre discorda de mim o tempo, me contradiz e me incomoda dizendo que a grama é verde. Alteza, por favor, castigue o tigre".

Diante de um burro exultante, o Rei Leão majestosamente determinou que o tigre fosse punido com cinco anos de silêncio. Cheio de alegria o burro saiu trotando, pulando e cantando alegremente que a grama era azul.

Sem entender nada, o tigre aceitou sua punição, mas questionou o Rei: “Majestade, por que me castigou? Vossa majestade e eu sabemos que a grama é verde!”.

Novamente com ar solene, o Rei Leão respondeu: “sim, é verdade que a grama e verde". Ainda mais confuso o tigre perguntou: “desculpe a minha ousadia majestade, mas porque então eu fui punido?”. Ao que o leão respondeu:
– A sua sentença não tem nada a ver com a questão da grama ser azul ou verde, o castigo que recebes é porque uma criatura corajosa e inteligente igual você, um tigre, está perdendo tempo discutindo com um burro e ainda vem me incomodar com essa causa absurda.

MORAL DA HISTÓRIA: a pior perda de tempo é discutir com gente tola e com quem não se importa com a verdade. Pessoas que preferem acreditar em suas crenças e ilusões. A verdade é que jamais devemos perder tempo com debates e discussões que não fazem sentido. Alguns indivíduos, por mais evidências e provas que lhes sejam apresentadas, eles preferem acreditar na mentira, porque lhes convém ou simplesmente porque não têm capacidade de compreender a realidade dos fatos. Alguns, por serem egoístas, estarem cegos de ódio e ressentimento, querem unicamente ter razão mesmo sabendo que não tem. Enfim, quando a ignorância grita, a inteligência cala, porque sua paz e tranquilidade valem muito mais.

Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário