sexta-feira, 4 de março de 2022

Dia do Turismo Ecológico

Em 1º de Março celebramos o Dia do Turismo Ecológico ou simplesmente “Ecoturismo”. Segundo o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), “Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de consciência ambiental a partir da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar da população”.

Também tem como propósito promover, nas cidades, a sustentabilidade dos patrimônios naturais e culturais. Outro objetivo importante é promover interação entre os turistas e o Meio Ambiente para que esse encontro tenha impacto ambiental mínimo de modo que ambos os atores inseridos nesse cenário saiam favorecidos.

Mas o que é Património Natural e Patrimônio Cultural?

Podemos classificar como Patrimônio Natural os monumentos naturais constituídos por formações físicas e biológicas ou por grupos de tais formações com valor universal excepcional do ponto de vista estético ou científico. As formas geológicas e fisiológicas e as zonas estritamente delimitadas que constituem habitat de espécies animais e vegetais ameaçadas, com valor universal excepcional a partir do viés da ciência ou da conservação, também estão nesse escopo; assim como os locais de interesse naturais ou zonas naturais estritamente delimitadas, com valor universal excepcional do ponto de vista da ciência, conservação ou beleza natural.

Já na classificação de Património Cultural estão inseridos os monumentos, obras arquitetônicas, de escultura ou de pintura monumentais, elementos de estruturas de carácter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos com valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência.

Também podemos mencionar os “Conjuntos”, que são grupos de construções isoladas ou reunidos, que, em virtude da sua arquitetura, unidade ou integração na paisagem têm valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência.

Por último e não menos importante, nós temos os locais de interesse: obras do homem, ou obras conjugadas do homem e da natureza, e as zonas, incluindo os locais de interesse arqueológico, com um valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.

Vamos em frente! #flavioazevedo #turismodenatureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário