sexta-feira, 4 de março de 2022

Rio flexibiliza uso de máscara e deixa a critério dos municípios

O uso de máscara no estado do Rio de Janeiro passa a depender do entendimento de cada município. Decreto nesse sentido foi publicado nesta quinta-feira (03/03) pelo governador Cláudio Castro. Entre os motivos que levaram a decisão do governador estão as melhoras sucessivas do cenário epidemiológico da Covid-19 no estado, por exemplo, a diminuição da taxa de incidência de casos graves e óbitos, a redução da positividade dos exames, assim como redução da demanda por leitos de internação.

Também foi levado em consideração a elevada cobertura vacinal no estado, assim como o avanço da vacinação para todas as faixas etárias maiores de 5 anos de idade nos 92 municípios fluminenses. A portaria explicita ainda a responsabilidade dos municípios na suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras. “Fica facultado aos Poderes Executivos Municipais a flexibilização das medidas sanitárias no tocante ao uso obrigatório de máscara de proteção respiratória mediante ato próprio”, diz artigo do documento.

Porém, nos locais em que a Secretaria de Estado de Saúde determinar a permanência do uso de máscara, permanecerá em vigor as penalidades previstas na legislação estadual.

Nota: como em toda sociedade democrática, a coisa está caminhando para uma lógica natural, mas de difícil compreensão por parte de determinadas lideranças e segmentos. O uso da máscara caberá ao cidadão. Quem preferir seguir usando com ou sem obrigatoriedade, está ok. Quem já não usava com sem obrigatoriedade, está ok também. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário