Foto Ilustrativa - Maria Fumaça de São Lourenço/MG. |
Na oportunidade Cássia explicou que a VLI Multimodal tem pronto em mãos o projeto de instalação de uma Ciclovia no traçado da ferrovia. Segundo ela, os primeiros entendimentos a respeito desse equipamento começaram em 2019. Ela explica que já existe publicação no Diário Oficial da União (DOU) e, hoje, o município precisa apenas se apropriar da minuta do contrato conforme exigência do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT).
– A minuta desse projeto de Ciclovia está pronta, precisando apenas que a Prefeitura formalize o interesse junto ao DNIT e comece a buscar recursos para construir o equipamento. Algumas condicionantes devem ser analisadas pela Procuradoria Geral do Município, mas a parte burocrática está pronta dependendo, agora, da busca pelos recursos necessários para a construção da Ciclovia – explicou Cássia.
A respeito do Trem Turístico, um dos principais objetivos do RBC&VB, Cássia Costa alerta que é preciso ter cuidado para que esse projeto não afete o que já foi aprovado em relação a Ciclovia, projeto que está pronto para ser executado. Ela também revelou que o contrato de concessão da rodovia está em fase de renovação, sendo que alguns trechos que não reúnem interesse comercial deverão ser devolvidos ao DNIT.
Outra novidade apresentada pela gerente de Relações Institucionais e Comunicação da VLI é relacionada a revitalização da estação ferroviária, no Centro de Rio Bonito, um sonho antigo do riobonitense, que fica incomodado com aquele espaço degradado que acaba sendo um cartão postal negativo do município.
– Trabalhamos internamente esse interesse do município e essa demanda foi tratada diretamente com o DNIT e com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Conseguimos devolver a estação de Rio Bonito para o DNIT em dezembro, agora, esperamos que essa devolução seja publicada no DOU, porque a publicação é a confirmação de que a estação não faz mais parte do arrendamento negociado entre Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e DNIT – explicou Cássia, acrescentando que “agora, o município precisa apresentar ofício afirmando ter interesse no equipamento e já enviar um projeto do que pretende fazer na estação”.
Em resumo ficou definida três frentes de trabalho e planejamento para o incentivo ao Turismo em Rio Bonito a partir da ferrovia que corta o município. A construção da Ciclovia, o projeto que foi anunciado pela Prefeitura indicava que o equipamento ligaria o Centro da cidade até o Basílio; a revitalização da Estação Ferroviária, onde seria instalada a Biblioteca Municipal e uma sala de espera para os passageiros do serviço de Táxi; e o Trem Turístico, projeto que está começando do zero, mas que é reconhecido pela iniciativa pública e privada como um dos pilares do fomento ao Turismo no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário