A missão dos diretores do Rio Bonito Convention & Visitors Bureau (RBC&VB) desse domingo (17/01), substituindo uma visita técnica interestadual, foi acompanhar o vice-presidente da Associação Carioca de Turismo de Aventura (ACTA), Renato Teixeira; que está mapeando espaços que receberão um roteiro de Cicloturismo na Região Caminhos da Mata. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Turismo. Inicialmente o percurso começa em Niterói e termina em Casimiro de Abreu. Conhecedor das ações de apoio ao Turismo do RBC&VB, Teixeira fez contato com a diretoria da associação para contribuir na construção do trajeto.
Durante todo dia o grupo percorreu 124 Km. A atividade teve seu início em Tomascar e terminou em Aldeia Velha. O grupo passou por Braçanã (em toda sua extensão), Patis, Gaviões, Pirineus, Bananeiras e Aldeia Velha. O trajeto é composto por cenários belíssimos construídos pela Natureza. Vales, rios, cachoeiras, pedreiras, montanhas, uma riqueza que certamente deixará o visitante apaixonado.
No fim do percurso, na travessia de Maratuã para Aldeia Velha (trilha), a nossa reportagem conversou com o vice-presidente do RBC&VB, Janderson Muniz; com o vice-presidente da ACTA, Renato Teixeira; e com Anderson Barreto, um dos diretores do RBC&VB. Na pauta as caraterísticas do percurso, o roteiro de Cicloturismo que está sendo preparado e as possibilidades turísticas e econômicas que surgirão através da iniciativa. O apoio e deslocamento ficou por conta do empresário, Mauro Brito; também diretor do RBC&VB e apaixonado pela arte da fotografia com destaque para a vida dos pássaros e vida silvestre.
O Cicloturismo é uma prática comum em países da Europa e está cada vez mais em alta no Brasil, país repleto de paisagens que podem ser consumidas sobre duas rodas. O território brasileiro já conta com roteiros que cruzam estados, fazem percursos históricos, oferece trechos de vista para o mar, cortando chapadas e montanhas, e que atravessam rios e cachoeiras.
Entre os percursos mais procurados do Brasil para o Cicloturismo estão o “Caminho da Fé”, que passa por dois estados, São Paulo e Minas Gerais. É considerado o “Caminho de Santiago” brasileiro. Outro que desperta muito interesse está em Santa Catarina na Região conhecida como “Vale Europeu”, que oferece um trajeto de 300 quilômetros. Esse é construído em circuito, ou seja, começa e termina no município de Timbó. Já o trajeto “Estrada Real” passa por municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, conta com rotas variadas, sendo o “Caminho Velho” o mais consumido por percorrer o belíssimo litoral Sul do Rio de Janeiro e as antigas regiões de extração de ouro das Minas Gerais.
Inspirados nesses e outros roteiros que anualmente atraem milhares de turistas e visitantes, de olho no impacto que a atividade gera na Economia desses territórios e confiantes no fortalecimento de setores como hospedagem, gastronomia e prestação de serviço; a diretoria do RBCVB apoia a iniciativa do governo do estado (criar o roteiro), se junta a ACTA e a partir dessa ideia desenha outras possibilidades, também de espectro regional, que acrescente o deslocamento a cavalo, veículo e até caminhando. Vamos em frente! #flavioazevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário