terça-feira, 19 de março de 2013

Carpinteiro e Marceneiro, hoje é o seu dia!


Flávio Azevedo

Jesus tem o poder de transformar um coração sem formas e sentimentos numa peça belíssima, amável e útil.
Hoje, 19 de março, nós comemoramos o “Dia do Carpinteiro” e o “Dia do Marceneiro”, ofícios bem semelhantes. Ao falar do carpinteiro, não podemos esquecer que segundo a Bíblia, esse era o ofício de Jesus. Se levarmos em conta que o Filho de Deus foi crucificado aos 33 anos e teve um ministério curto (apenas três anos), certamente nos perguntaremos o que ele fez nos 30 anos que antecederam o seu ministério. Bom, Jesus não era um “playboy”. Durante o tempo em que a sua vida não é comentada pelos evangelhos, Ele trabalhava na carpintaria do seu pai (José).

Em dois momentos o texto sagrado confirma Jesus como carpinteiro. Em S. Marcos, no capítulo 6, versos 3, o texto diz assim: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele”. Aqui está um dos motivos de Jesus não ter sido aceito pelos judeus como o “Messias”: o fato dEle não ser um nobre, mas um simples carpinteiro.

Em outro texto, S. Mateus 11 – 28 a 30, o próprio Jesus, durante um sermão, Ele usa uma metáfora sobre o cristianismo fazendo alusão ao seu ofício: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu JUGO (peça produzida pelo carpinteiro), e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu JUGO é suave e o meu fardo é leve”.

As profissões

A carpintaria é o ambiente do carpinteiro. Ali ele executa as suas atividades em madeira, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, naval, entre outros. É uma profissão que exige esforço físico, habilidade e trabalhos ao ar livre. O carpinteiro precisa ter noções de geometria e um amplo conhecimento da madeira em seu estado natural (madeira maciça), o que o diferencia do marceneiro. O carpinteiro constrói ou reforma telhados, escadas, assoalhos, forros, portas, janelas, móveis, ornamentos etc.

A Marcenaria consiste em transformar a madeira num objeto decorativo. A profissão começa na carpintaria, mas acabou tornando-se um setor específico e virou uma profissão que trabalha principalmente com laminados industrializados (madeira), compensado, aglomerado, MDF, melamínico, folhas de madeira, entre outras. O marceneiro precisa ter criatividade, saber desenhar em perspectiva e possuir habilidade de artesão, embora a profissão também se estenda ao fabrico de móveis. É um ofício que está muito mais ligado ao trabalho artesanal. O marceneiro que se dedica exclusivamente a produção de móveis, sobretudo de MDF e aglomerado, é o moveleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário