
Na companhia do diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, os prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento doLeste Fluminense (Conleste) visitaram, na tarde de segunda-feira (7/2), as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí.
O Conleste reúne os municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Maricá, Rio Bonito, Silva Jardim, Tanguá, Teresópolis e Araruama.
Durante a visita, além de conhecerem parte do terreno onde estásendo implantado o Comperj, os prefeitos tiveram informações sobre o estágioatual do empreendimento. As obras de terraplenagem foram concluídas e as obras de construção e montagem das principais unidades de refino foram iniciadas, com destaque para as unidades de destilação atmosférica e a vácuo, coqueamento retardado e hidrocraqueamento.
O empreendimento
O Comperj tem o início de operação da primeira fase da Refinaria previsto para o final de 2013, com capacidade de processamento de 165 mil barris de petróleo por dia. Na segunda fase da Refinaria, prevista para 2018, será atingida a capacidade total de 330 mil barris de petróleo por dia. As Unidades Petroquímicas têm início de operação previsto para 2017 e produzirão produtos petroquímicos, tais como: eteno, propeno, benzeno, para-xileno, polietilenos e polipropileno. Serão produzidos pela Refinaria: diesel, GLP, querosene, nafta, coque e enxofre, a fim de suprir o mercado nacional e fornecer matéria-prima para as Unidades Petroquímicas.
Estima-se que o empreendimento vai gerar um total de mais de 200mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário