segunda-feira, 26 de maio de 2014

O lazer vai tomar conta de Rio Bonito e Rio Bonito vai tomar conta do lazer

Flávio Azevedo 
Atenção desportistas riobonitenses! A chegada do Programa Esporte e Lazer das Cidades (PELC) a Rio Bonito é a mais recente notícia esportiva do município. O programa é capitaneado pelo governo Federal, através do Ministério do Esporte. A chegada do PELC representa um investimento da ordem de R$ 900 mil e o projeto promete ser um divisor de águas no estímulo ao Esporte no município. De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer (Semel), Ronaldo Oliveira, o município contará com a parceria do projeto por quase dois anos.
– Esta conquista é um marco para o desenvolvimento do Esporte e do Lazer em nosso município. O programa vai atender cerca de 2,5 mil pessoas de todas as faixas etárias e vai contribuir para que o Esporte e o Lazer sejam olhados como política público e direito de todos – comenta o secretário, acrescentando que “depois de muita luta e trabalho conseguimos trazer um programa de esporte e lazer federal para a nossa população”.

Segundo informações da Semel, seis núcleos serão criados em diferentes bairros. Nesses espaços serão oferecidas, integralmente, oficinas de esporte, teatro, dança, artesanato, música e lutas para todas as faixas etárias. O objetivo é que através do Esporte e da Cultura as áreas de vulnerabilidade social do município sejam alcançadas e os moradores desses lugares tenham opção de lazer e atividade. O secretário agradeceu o empenho de toda equipe da Semel e destacou a Secretaria de Projetos como peça “fundamental” para a implantação do PELC em Rio Bonito.

O PELC

O Programa foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), com a proposta de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer para todas as idades e para pessoas com necessidades especiais. Estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias é outra expectativa do governo federal com a implantação do PELC.

Na sua essência, o programa deve nortear ações voltadas para públicos diferenciados nos seis núcleos que oferecerão as atividades. Estimular a gestão participativa entre os envolvidos; orientar entidades convenentes para estruturar e conduzir políticas públicas de lazer e esporte recreativo; e promover a formação continuada de agentes sociais de lazer e esporte recreativo; também são propostas do PELC.

Como filosofia do PELC está a implantação e o desenvolvimento de Núcleos de Esporte Recreativo e de Lazer que garantam o direito ao acesso de qualidade a políticas públicas de lazer e de esporte, em sua dimensão recreativa, para as diversas faixas etárias, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência. Estimular a formação continuada de gestores, agentes sociais, lideranças comunitárias, pesquisadores, legisladores e demais parceiros do PELC é outra proposta do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário