sexta-feira, 7 de junho de 2013

Rio Bonito realiza a Conferência Municipal das Cidades

Foto: Rogério Rodrigues
A prefeita voltou a falar das potencialidades da cidade e garantiu que o momento econômico do país  permite uma gestão voltada ao desenvolvimento e a modernidade.
O município de Rio Bonito realizou nesta quinta-feira (06/6), a 1ª Conferência Municipal das Cidades no Espaço Ceccarelli, no Centro, abordando o tema "Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já!". A conferência municipal, que servirá como etapa preparatória da 5ª Conferência Estadual das Cidades e da 5ª Conferência Nacional das Cidades, abordou quatro eixos temáticos: saneamento, habitação, transporte e mobilidade urbana e políticas urbanas. Secretários municipais, vereadores, representantes de Movimentos Populares, entidades profissionais acadêmicas e de pesquisas, Organizações não Governamentais (Ongs), empresários e trabalhadores em geral participaram do evento.

A Conferência Municipal das Cidades é um espaço de interação entre representantes do poder público local e da sociedade organizada para debater questões fundamentais do desenvolvimento da cidade. O objetivo da conferência é ampliar o debate acerca dos desafios de transformar os municípios em espaços mais justos e assegurar o direito à cidadania.

“A Conferência das Cidades é uma oportunidade para a população debater e avaliar as ações, programas e projetos eleitos como prioridade, que atendam às necessidades das políticas locais de desenvolvimento urbano. As questões debatidas aqui tem que expressar a vontade popular. Além de produzir esse documento, temos, acima de tudo, cobrar para que seja colocado em prática”, afirmou a prefeita Solange Almeida.

Políticas Locais

Durante a Conferência Municipal das Cidades aconteceram palestras sobre Habitação, Saneamento, Políticas Urbanas, Transporte e Mobilidade, com a participação de representantes das secretarias de Estado de Habitação e de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Governo do Estado.
“Essa é a primeira das três etapas da Conferência das Cidades. Vamos debater as demandas locais com o objetivo de propor ideias e soluções democráticas para os problemas da cidade, com vistas a otimizar os resultados do encontro. ”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Alexandre Daher.

Ministério das Cidades

Nas reuniões municipais serão eleitos delegados que irão participar da Conferência Estadual, que acontece em setembro, de onde sairão os delegados para a etapa nacional. Na Conferência Nacional, programada para novembro, em Brasília, deverão ser aprovadas as propostas de ação, programas e projetos que o Ministério das Cidades vai priorizar nos municípios entre 2014 e 2016, abrangendo áreas como a formalização de convênios e disponibilidade de recursos federais para habitação, saneamento e mobilidade urbana.

Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário