quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia de Leir Moraes

Flávio Azevedo

Uma foto antiga, creio que de 2008, durante uma das visitas que fiz a casa do poeta.
Na manhã dessa quinta-feira (04/10), Dia Municipal da Cultura, eu tive o privilégio de fazer uma entrevista ao vivo, para o Programa “Flávio Azevedo”, com o ícone da Cultura riobonitense. O grande mestre, amigo, fonte de inspiração e aniversariante do dia, Leir Moraes (completando 77 anos). Deixamos o estúdio da Rádio Sambê FM (98,7) e fomos até a casa do poeta, no bairro Caixa D’Água, de onde conversamos com ele e transmitimos, via telefone, um papo que durou cerca de 20 minutos.

Falamos sobre a carreira de Leir; do seu simbolismo para o setor cultural de Rio Bonito, quiçá, do país; refletimos a respeito do setor cultural de Rio Bonito, que nos últimos anos teve perdas materiais e institucionais importantes, como a Secretaria Municipal de Cultura e a Biblioteca Municipal; comentamos as obras do escritor, entre elas “Bola de Gude” (traduzido para o Alemão) e “Pé-de-Moleque”; e tive o privilégio de ser elogiado pelo “professor” Leir.

O grande mestre acompanhou o início da minha carreira no jornal Folha da Terra, sempre me incentivou e não cansa de repetir que “apesar da formação, Flávio Azevedo é jornalista por coçação”. Obrigado Leir Moraes! Espero contar com a sua orientação e inspiração ainda por muitos anos! Um grande beijo!

Um comentário:

  1. Sim, ele tem todos esses atributos citados pelo Flávio, e antes de poeta, advogado, escritor... existe um ser humano de destreza sem igual, para mim e tantos outros que tiveram a oportunidade de conviver de perto com ele sem saber desses adjetivos e habilidades, pois éramos crianças ainda, se destacou e ficou imortalizado em nossas memórias apenas como Tio Leir.
    .....e a brasília branca recheada de adesivos sempre tinha lugar para mais um moleque rumo ao Gauchão.
    Bons tempos.

    ResponderExcluir