sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Rio Bonito cria Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade

Ao lado do amigo, Davi Melo Dias; numa das reuniões do programa Territórios Empreendedores, do SEBRAE.

A uma boa notícia a criação da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade em Rio Bonito. A pasta chega com alguns anos de atraso e deixa qualquer pessoa de mentalidade moderna com a perspectiva de que finalmente deixaremos para trás a lógica do “papel de pão” na administração pública. Fico ainda mais satisfeito quando as publicações a respeito informam que vai comandar a pasta, o arquiteto, Davi Melo Dias; um jovem talento de Rio Bonito que integra a gestão do prefeito, Marcos Abrahão; desde o início da gestão.

Nos últimos meses, ao lado de outros riobonitenses, eu participei do programa Territórios Empreendedores que foi capitaneado pelo SEBRAE. O propósito foi aglutinar representantes de seis municípios (Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, Maricá, São Gonçalo e Niterói) para juntos criarem uma identidade regional para o Território Leste Fluminense. Um dos representantes de Rio Bonito por lá era Davi Melo Dias, agora, a frente da Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade; temas muito abordados na elaboração das estratégias do Territórios Empreendedores.

Mas afinal de contas, porque é importante contar com uma Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade? O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao abordar o assunto, fala de oferecer conforto e longevidade ao ser humano. Já a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) ao tratar desses assuntos ressalta a demanda por água, energia e alimentos que sobra até 2030 pelos seguintes fatores: expansão populacional, longevidade das pessoas e aumento do poder aquisitivo de grande parte da população mundial.

Essa realidade também preocupa e mobiliza gigantes do mundo corporativo. Por exemplo, a Ascenty, a maior empresa de Data Centers e Conectividade da América Latina. Uma das suas filosofias é a impossibilidade de pensar tecnologia sem pensar em sustentabilidade. “Não só podem andar juntas, como precisam”, diz o site de apresentação da Ascenty. A empresa também garante: “não dá para falar em inovação sem olhar para o impacto e pensar no caminho verde”.

Penso que a partir da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade, um conjunto de ações podem ser deflagradas mirando o uso responsável e sustentável, sobretudo dos recursos naturais. Quem não entendeu nada que escrevi até aqui, por favor: pense na água que falta na sua caixa d’água para você se refrescar naqueles dias de calor infernal... Pensou? Então, o calor infernal e a água que falta estão intimamente ligadas às iniciativas de equilíbrio e fomento consciente que poderão surgir a partir da Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário