quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

População reclama falta d’água em Tanguá

Atendendo apelo de moradores do município de Tanguá/RJ, que reclamam “falta d’água” em todo território do município (problema antigo), a nossa reportagem, nessa terça-feira (06/01), visitou a barragem no Salto D´Água de Braçanã, onde está a captação que abastece Tanguá. O reservatório está cheio. Contudo, a população segue afirmando que o desabastecimento persiste. A “falta d’água” em Tanguá não é novidade e sempre atinge o município nos períodos de estiagem e nas estações quentes.

Nossa reportagem visitou ainda, o início do Rio Caceribu, num ponto que chamo de “Encontro dos Rios”, porque nesse trecho se juntam as águas dos rios, Tanguá e Caceribu Pequeno. Atores da administração pública tanguaense informam existir a ideia de represar o Caceribu em algum ponto do seu curso para equilibrar o abastecimento hídrico do município. Além da água captada na barragem do Salto D´Água de Braçanã, localizada no município vizinho de Rio Bonito; o abastecimento seria reforçado pela água extraída do Caceribu.

Mesmo em tempo de estiagem água existe. O que precisa acontecer, talvez, é maior interesse em trazer soluções por parte da empresa Águas do Rio, responsável pela captação, tratamento e distribuição da água; e mobilização apartidária da sociedade e da classe política tanguaense. Esses atores ainda não entenderam que a falta d’água atinge pessoas da situação e da oposição.

Falatório, desinformação, troca de acusações e inercia dos envolvidos; não resolverão o problema que tende a crescer, porque enquanto o número de habitantes e moradias segue sendo ampliado em Tanguá, a oferta de água segue diminuindo por questões climáticas e gerenciais. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário