sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Cobertura do Programa Flávio Azevedo no “Imersão Para Empresários”

Mais uma missão cumprida com o nosso Programa Flávio Azevedo fora do estúdio. O empreendimento da vez foi cobrir o “Imersão Para Empresários” promovido pelo escritório Dario Alves Contabilidade, nessa quinta-feira (29/01), no Casarão 43, em Rio Bonito/RJ. Gratidão ao cuidado e parceria do glorioso, Alex Dutra; craque das transmissões internas e externas. Na técnica também contamos com a fera Mateus. Um agradecimento especial ao contador, Moyses Dario Alves; pela oportunidade de demostrarmos o nosso trabalho e por confiar em nossa condução.

Promovido pelo escritório Dario Alves Contabilidade de Rio Bonito, o evento “Imersão Para Empresários” aconteceu nessa quinta-feira (29/01), no Casarão 43, espaço de festas e eventos localizado na Av. Sete de Maio, no Centro.

Foram cerca de 9h de cobertura e mais de 20 entrevistas. Os entrevistados apresentaram suas atividades, seus negócios e discorreram a respeito dos temas principais pensados no evento: “Reforma Tributária”, “Inteligência Artificial em Vendas”; “Sucessão”; “Empreendedorismo Feminino”, “Investimentos Inteligentes”; e “Gestão de Pessoas e Liderança”.

Interessados em conhecer as ideias defendidas por cada entrevistado é só acessar a Playlist do evento em meu canal no YouTube e maratonar. No link a seguir:
https://www.youtube.com/@jornalistaflavioazevedo/playlists.

Podcast, estúdio e transmissão de eventos externos, agendamento e informações, através do telefone (21) 99271 – 9239. Incremente seu evento! Vamos em frente! #flavioazevedo

Perguntas para Savarino e o show de chatice dos meus colegas

Trabalho com Comunicação há 20 anos e fico muito a vontade para dizer que a maior parte dos meus colegas jornalistas são extremamente chatos e totalmente desprovidos de criatividade para elaborar perguntas! Nessa entrevista Com Savarino, agora, jogador do Fluminense (ele vem do Botafogo), eu fiquei com a impressão que trouxeram setoristas do Botafogo para entrevistar o atleta! O jogador passou meia hora respondendo que “a respeito da sua transferência, os questionamentos deveriam ser feitos ao Botafogo”. Todavia, os caras insistiram o tempo todo em perguntar a mesma coisa.

Dizem que os atuais jornalistas têm pouca qualidade, porque são obrigados a atender as determinações do chefe de redação, que exige perguntas bestas, vazias e/ou lacradoras. Eu pensava assim, mas nos últimos anos mudei de ideia, porque eu vejo é gente que não sabe perguntar mesmo!

Por vezes dois profissionais do mesmo veículo ou canal perguntam a mesma coisa. Como assim? Isso não é normal! Esse povo fez o Ensino Médio pelo menos? Uma rapaziada que nitidamente não tem senso crítico e demonstra ter pouca inteligência. Chego pensar que combinam essa patacoada antes de começar a entrevista para zoar o plantão. Que bando!

ATENÇÃO colegas! Se você está numa entrevista coletiva, você não é obrigado a fazer perguntas! Pode ser que um colega que te antecedeu já tenha feito o questionamento que você pretendia fazer. Isso acontece sempre com aqueles que são os últimos na lista para perguntar. Penso que o sujeito se vê obrigado a perguntar, porque precisa citar o nome do veículo (propaganda do canal que atua). Aí acabam fazendo questionamentos que já foram perguntados 10 vezes.

Por favor, colegas: sejam menos chatos e mais criativos! Depois o entrevistado engrossa, responde com rispidez e impaciência, vocês ficam choramingando, mimizando e chamando o entrevistado de "grosso". Gratidão e vamos em frente! #flavioazevedo

Desenvolvimento Econômico da Região Leste Fluminense na pauta com Vinícius Farah

Durante o Conlestech, evento que chega a sua 8ª edição e foi promovido no município de Maricá, nessa quarta-feira (28/01), um dos participantes do evento foi o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah. O evento é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) e foi realizado em parceria com a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Políticas de Desenvolvimento Regional e Articulação.

Na saída do evento, a nossa reportagem dialogou com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah; a respeito do Conlestech. O secretário aproveitou a oportunidade para confirmar a realização do Fórum de Desenvolvimento Econômico para o próximo dia 02/03 e anunciou que os municípios receberão um novo Guia de Desenvolvimento para auxiliar os gestores municipais a alcançar o Desenvolvimento Econômico. Vamos em frente! #flavioazevedo

Lona na Lua avança em Cachoeiras de Macacu e já gera impactos sociais e econômicos

Enquanto o espaço que receberá a estrutura do Lona na Lua segue em processo de adequação, os impactos do projeto já começam a se concretizar em Cachoeiras de Macacu, tanto no campo social quanto na geração de emprego e renda no município.

As obras de implantação avançam e, nesta semana, o local recebeu os primeiros contêineres que irão compor a estrutura do equipamento cultural. A chegada dos módulos marca uma nova etapa do cronograma e reforça o andamento das intervenções necessárias para a instalação definitiva do projeto.

Paralelamente ao avanço físico da obra, o Lona na Lua já movimenta a economia local por meio da ampliação de sua equipe. Um dos profissionais recentemente incorporados é Marcelo Pimentel, que passou a atuar como assistente de produção. Para ele, a iniciativa representa uma oportunidade concreta de inserção no mercado de trabalho cultural. “O Lona na Lua abriu as portas para mim. É um projeto que acredita nas pessoas da cidade e gera oportunidades reais de trabalho. Fazer parte disso tem sido muito importante para a minha trajetória profissional”, afirma.
No campo social, o projeto dá continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, com a manutenção das oficinas artísticas, que já atenderam centenas de crianças. As atividades têm contribuído para o desenvolvimento emocional, criativo e para a socialização dos participantes, incluindo crianças com necessidades específicas.

Além das oficinas, o Lona na Lua mantém, ao longo do ano, uma intensa programação de circulação artística pelo município. Os espetáculos produzidos pelo coletivo são realizados em escolas da rede municipal e espaços públicos, ampliando o acesso à cultura e levando a arte a públicos diversos. Só no ano passado, as apresentações alcançaram mais de 3 mil crianças e jovens. A iniciativa contribui para a democratização cultural, alcançando crianças, famílias e comunidades que muitas vezes têm pouco acesso a produções artísticas.

Mãe de um aluno de 12 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Lisiane Côrtes destaca os avanços observados ao longo da participação do filho nas atividades. “Meu filho teve uma evolução muito grande na convivência com outras crianças. Ele passou a interagir mais, a se comunicar melhor. O projeto trouxe resultados que a gente vê no dia a dia”, relata.

Quem acompanha de perto essa rotina é a equipe que atua diariamente no espaço. Auxiliar de serviços gerais no local, Eliane Cristina ressalta o impacto das atividades na vida das crianças. “A gente vê a diferença no comportamento delas. As crianças chegam animadas, criam vínculos, aprendem a respeitar o outro. É um ambiente que acolhe e transforma”, observa.
Com a união entre arte, inclusão social e geração de oportunidades, o Lona na Lua segue avançando em Cachoeiras de Macacu, consolidando-se como uma iniciativa de fortalecimento cultural e desenvolvimento local, mesmo antes da conclusão de sua estrutura física.

O projeto 'Lona na Lua: Replicando Sonhos' conta com o patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Fonte: Ascom/Lona na Lua

“Imersão Para Empresários” sacode mundo corporativo riobonitense

Promovido pelo escritório Dario Alves Contabilidade de Rio Bonito/RJ, o evento “Imersão Para Empresários” aconteceu nessa quinta-feira (29/01), no Casarão 43, espaço de festas e eventos localizado na Av. Sete de Maio, no Centro.

O Programa Flávio Azevedo cobriu o evento com Podcast montado no local para entrevistar participantes, parceiros, expositores e palestrantes. As entrevistas na íntegra estão disponíveis no nosso canal no YouTube.

Foram cerca de 9h de cobertura e mais de 20 entrevistas. Os entrevistados apresentaram suas atividades e seus negócios e expuseram sua visão a respeito dos temas pensados no “Imersão Para Empresários”, a saber, “Reforma Tributária”, “Inteligência Artificial em Vendas”; “Sucessão”; “Empreendedorismo Feminino”, “Investimentos Inteligentes”; e “Gestão de Pessoas e Liderança”.
No fim do dia entrevistamos, o contador, Moyses Dario Alves, idealizador do “Imersão Para Empresários” e anfitrião do evento; que fez um balanço da programação, e o economista da XP Empresas, Francesco Roma; o último palestrante do dia e no dialogo conosco falou um pouquinho sobre finanças.

Podcast, estúdio e transmissão de eventos externos, informações através do telefone (21) 99271 – 9239. Incremente seu evento! Vamos em frente! #flavioazevedo

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

“Janeiro Branco” na pauta do PFA com a psicóloga, Cristina Velasquez

“Imersão Para Empresários” é o tema do Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (27/01). Para tratar do evento dialogamos, hoje, com o contador e empresário, Moyses Dario Alves. Consultor, MBA em Perícia Judicial Contábil e Financeira; o entrevistado é líder da Dario Alves Contabilidade. Nesse papo ele revela detalhes da programação e as expectativas para o evento que se desenha como o mais importante da Região, nesse início de 2026, para o mundo corporativo.

Agendado para essa quinta-feira (29), no Casarão 43, no Centro da cidade, a Reforma Tributária, já em curso, é o principal tema do “Imersão Para Empresários”, que também vai abordar temas como Inteligência Artificial em Vendas; Holding Patrimonial e Sucessão; Investimentos Inteligentes; e Gestão de Pessoas e Liderança.

Inscrições ainda disponíveis no link a seguir: https://imersao.darioalves.com Vamos em frente! #flavioazevedo

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Rise Liderança Feminina entrevista Sabrina Pientznauer e Fernanda Novis

No próximo sábado (31/01) Rio Bonito recebe, no Hotel Bristol, o Rise Experience – A Skin de uma Mulher de Sucesso. Informações e inscrições através do telefone (21) 98767 – 8465. A liderança do evento é das empreendedoras, Mariana Moraes, Natalia Prado e Tessa Restier.

O último evento promovido por elas foi o Rise Liderança Feminina. Aconteceu no H Niterói, no último dia 25 de outubro. No espaço montamos um Podcast para dialogar com as participantes e conhecer um pouco de suas histórias e seus negócios. Nesse recorte saímos um pouco do papo corporativo e do empreendedorismo e o dialogo transitou a respeito dos temas saúde, alimentação e autocuidado com as empresárias Sabrina Pientznauer (Espaço Recicle Cursos) e Fernanda Novis (Novis.Com Informática e Eletrônicos).

A entrevista completa você confere na janela a seguir:
Podcast, estúdio e transmissão de eventos externos, informações através do telefone (21) 99271 – 9239. Vamos em frente! #flavioazevedo


Rio Bonito terá “Imersão Para Empresários” nessa quinta-feira

“Imersão Para Empresários” é o tema do Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (27/01). Para tratar do evento dialogamos, hoje, com o contador e empresário, Moyses Dario Alves. Consultor, MBA em Perícia Judicial Contábil e Financeira; o entrevistado é líder da Dario Alves Contabilidade. Nesse papo ele revela detalhes da programação e as expectativas para o evento que se desenha como o mais importante da Região, nesse início de 2026, para o mundo corporativo.

Agendado para essa quinta-feira (29), no Casarão 43, no Centro da cidade, a Reforma Tributária, já em curso, é o principal tema do “Imersão Para Empresários”, que também vai abordar temas como Inteligência Artificial em Vendas; Holding Patrimonial e Sucessão; Investimentos Inteligentes; e Gestão de Pessoas e Liderança.

Inscrições ainda disponíveis no link a seguir: https://imersao.darioalves.com Vamos em frente! #flavioazevedo

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Ballet é assunto no Podvoar Podcast - Episódio 42

O 42º episódio do Podvoar Podcast foi ao ar nessa segunda-feira (26/01) com as bailarinas, Thaiany e Valessa Muniz Menezes. Em pauta o Balett, forma de dança que tem 500 anos de história. Thaiany e Valessa comandam no município de Itaboraí, o Espaço de Dança Muniz Menezes. Localizado no bairro, Rio Várzea (Rua Miguel da Silva, nº 46); o espaço é referência no segmento.

Ao vivo em todas as plataformas da Voar Telecom (Facebook, Instagram, TikTok e YouTube). Vamos em frente! #flavioazevedo

Rise Liderança Feminina entrevista Clara Albuquerque e Vanessa Nunes

No próximo sábado (31/01) Rio Bonito recebe, no Hotel Bristol, o Rise Experience – A Skin de uma Mulher de Sucesso. Informações e inscrições através do telefone (21) 98767 – 8465. A liderança do evento é das empreendedoras, Mariana Moraes, Natalia Prado e Tessa Restier.

O último evento promovido por elas foi o Rise Liderança Feminina. Aconteceu no H Niterói, no último dia 25 de outubro. No espaço montamos um Podcast para dialogar com as participantes e conhecer um pouco de suas histórias e seus negócios. Nesse recorte, onde falamos de Inteligência Artificial, suas utilidades e efeitos na sociedade e no ambiente corporativo, duas profissionais de Comunicação desse ambiente pós-moderno: Clara Albuquerque (EvolutAi) e Vanessa Nunes (Leste Valley).

A entrevista completa você confere na janela abaixo:
Podcast, estúdio e transmissão de eventos externos, informações através do telefone (21) 99271 – 9239. Vamos em frente! #flavioazevedo


Secretaria de Agricultura de Rio Bonito na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (26/01) recebe o Secretário Municipal de Agricultura de Rio Bonito, Eduardo Marmo. Em pauta as realizações da pasta ao longo de 2025 e o planejamento de 2026. Vamos em frente! #flavioazevedo


Rise Liderança Feminina entrevista Patrícia Serrano

No próximo sábado (31/01) Rio Bonito recebe, no Hotel Bristol, o Rise Experience – A Skin de uma Mulher de Sucesso. As inscrições estão disponíveis. A liderança do evento é das empreendedoras, Mariana Moraes, Natalia Prado e Tessa Restier. Informações e inscrições através do telefone (21) 98767 – 8465.

O último evento promovido por elas foi o Rise Liderança Feminina. Aconteceu no H Niterói, no último dia 25 de outubro. No espaço montamos um Podcast para dialogar com as participantes e conhecer um pouco de suas histórias e seus negócios. Nesse recorte entrevistamos Patrícia Serrano, criadora e líder da Patrícia Serrano Festas, negócio especializado em festas e eventos, atendendo todo Rio de Janeiro.

Detalhe: a entrevistada confirma Rio Bonito como “a cidade dos casamentos”. Não é lenda urbana. Por conta das boas casas de festa que o município dispõe e dos bons profissionais que atendem o segmento, Rio Bonito tem sido o destino das festas de pessoas de outros centros.

A entrevista completa você confere na janela a seguir:
Podcast, estúdio e transmissão de eventos externos, informações através do telefone (21) 99271 – 9239. Vamos em frente! #flavioazevedo


domingo, 25 de janeiro de 2026

Holding Patrimonial e Sucessão é pauta no “Imersão Para Empresários”

O evento “Imersão Para Empresários”, promovido na próxima quinta-feira (29/01), no Casarão 43, destaca a “Reforma Tributária” como pauta principal. Todavia, outro tema também promete atrair a atenção dos participantes: Holding Patrimonial e Sucessão.

A Holding Patrimonial é uma empresa criada para centralizar, gerir e proteger bens (imóveis, veículos, aplicações financeiras) de uma pessoa ou família, transferindo-os da pessoa física para uma pessoa jurídica. O instrumento facilita o planejamento sucessório, reduz impostos sobre aluguéis e oferece blindagem contra riscos pessoais.

A promoção do “Imersão Para Empresários” é do contador e empresário, Moyses Dario Alves; líder do escritório Dario Alves Contabilidade, em Rio Bonito/RJ. Também será assunto no evento, Inteligência Artificial em Vendas; Investimentos Inteligentes; e Gestão de Pessoas e Liderança.

Uma seleção de profissionais, referência em suas áreas, estará participando do evento e compartilhando informações a respeito dos temas abordados. Inscrições no link a seguir: https://imersao.darioalves.com Vamos em frente! #flavioazevedo

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Conlestech propõe integração e desenvolvimento da Região Leste Fluminense

Com o objetivo de “construir pontes para integrar e desenvolver a Região Leste Fluminense, a Prefeitura Municipal de Maricá e o Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste); promovem, na próxima quarta-feira (28/01), o Conlestech. O Cine Henfil, no Centro de Maricá, recebe o evento, onde são aguardadas autoridades, instituições, associações e órgãos identificados com práticas inovadoras. A abertura do Conlestech está agendada para 9h. O término previsto para 17h.

A coordenação é da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional e Articulação com o Conleste (Sedracon). O Conlestech é gratuito e as vagas são limitadas. Interessados em participar devem se inscrever previamente por meio do formulário disponível em:

https://docs.google.com/forms/d/159dqZKsCvaHupi_uj_0s4rSgtqIhTGJ2wi5-WELaoXI/viewform?edit_requested=true

O Conlestech contará com painéis voltados à inovação e à tecnologia. Pela manhã, o evento terá abertura institucional, seguida do painel “Desenvolvimento Regional do Leste Fluminense e as Compras Públicas de Inovação”, além de uma exposição do ecossistema regional de inovação.

Para o período da tarde estão previstas a solenidade de formação da Câmara Técnica de Turismo do Conleste, o painel “Projetos e Contratações Públicas para Soluções Inovadoras Integradas aos Municípios” e uma sessão de negócios organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promovendo a conexão entre startups e empresas públicas de Maricá.

O Conlestech foi criado em 2021 com o propósito de fomentar a Economia do Conhecimento, modernizar a gestão pública municipal, gerar oportunidades de negócios e estimular o desenvolvimento regional. O programa aposta em soluções inovadoras aplicadas à gestão pública, no estímulo a startups e govtechs (governo + tecnologia), na qualificação de gestores públicos e no aumento da produtividade local.

Em Maricá já se vive o clima do Conlestech. Em dezembro (11/12), o município promoveu o pré-lançamento do evento. A iniciativa marcou o início das ações preparatórias para o próximo dia 28/01. Vamos em frente! #flavioazevedo

“Janeiro Branco” e Saúde Mental com Natália Prevot na pauta do Programa Flávio Azevedo

Para pensar e refletir a respeito da campanha “Janeiro Branco”, em 2026 com o tema “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”; o Programa Flávio Azevedo recebe, nessa terça-feira (13/01), a empresária, assessora parlamentar e coordenadora do Programa Mulheres Mil, Natália Prevot.

“Mais de um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no planeta”. É o que apontam instituições que estudam o tema “Saúde Mental”, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o propósito de abordar o assunto e trazer conscientização sobre Saúde Mental, em 2023 foi instituída a campanha “Janeiro Branco”, esse ano (2026) com o tema: “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”, que objetiva apontar a necessidade de lidar com as pressões diárias de forma mais equilibrada.

Desde 2023 o Programa Flávio Azevedo recebe profissionais de variados segmentos, sobretudo no mês de janeiro, para produzir reflexões a respeito do tema e oferecer conteúdo sobre “Saúde Mental”, seguramente a área da Saúde mais complexa e que recebe menor atenção da sociedade. Vamos em frente! #flavioazevedo

Entrevista completa disponível no link  a seguir:


Rise Liderança Feminina entrevista Regina Rosa e Viviane Costa

No próximo dia 31 de janeiro Rio Bonito recebe o Rise Experience – A Skin de uma Mulher de Sucesso. As inscrições já estão disponíveis aos interessados. A liderança do evento é das empreendedoras, Mariana Moraes, Natalia Prado e Tessa Restier. Informações e inscrições através do telefone (21) 98767 – 8465.

O último evento foi o Rise Liderança Feminina. Aconteceu no H Niterói, no último dia 25 de outubro. No espaço montamos um Podcast para dialogar com as participantes. Nesse recorte entrevistamos a líder do Recanto da Vida Saudável, Regina Rosa; e a psicanalista, Viviane Costa.

A entrevista completa você confere também em nosso canal no YouTube, no link a seguir:
Podcast, estúdio e transmissão de eventos externos, informações através do telefone (21) 99271 – 9239. Vamos em frente! #flavioazevedo

“Janeiro Branco” na pauta do PFA com Dr. Nogueira

Para pensar e refletir a respeito da campanha “Janeiro Branco”, em 2026 com o tema “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”; o Programa Flávio Azevedo recebe, nessa sexta-feira (23/01), o médico, João Jorge Cabral Nogueira.

“Mais de um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no planeta”. É o que apontam instituições que estudam o tema “Saúde Mental”, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o propósito de abordar o assunto e trazer conscientização sobre Saúde Mental, em 2023 foi instituída a campanha “Janeiro Branco”, esse ano (2026) com o tema: “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”, que objetiva apontar a necessidade de lidar com as pressões diárias de forma mais equilibrada.

Desde 2023 o Programa Flávio Azevedo recebe profissionais de variados segmentos, sobretudo no mês de janeiro, para produzir reflexões a respeito do tema e oferecer conteúdo sobre “Saúde Mental”, seguramente a área da Saúde mais complexa e que recebe menor atenção da sociedade. Vamos em frente! #flavioazevedo

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Janeiro Branco” na pauta do PFA com Júlio Bastos

Para pensar e refletir a respeito da campanha “Janeiro Branco”, em 2026 com o tema “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”; o Programa Flávio Azevedo recebe, nessa quinta-feira (22/01), o terapeuta, Júlio Bastos.

“Mais de um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no planeta”. É o que apontam instituições que estudam o tema “Saúde Mental”, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o propósito de abordar o assunto e trazer conscientização sobre Saúde Mental, em 2023 foi instituída a campanha “Janeiro Branco”, esse ano (2026) com o tema: “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”, que objetiva apontar a necessidade de lidar com as pressões diárias de forma mais equilibrada.

Desde 2023 o Programa Flávio Azevedo recebe profissionais de variados segmentos, sobretudo no mês de janeiro, para produzir reflexões a respeito do tema e oferecer conteúdo sobre “Saúde Mental”, seguramente a área da Saúde mais complexa e que recebe menor atenção da sociedade. Vamos em frente! #flavioazevedo

Reforma Tributária é principal pauta do evento “Imersão Para Empresários”

A “Reforma Tributária” é a principal pauta do evento “Imersão Para Empresários” que acontece em Rio Bonito/RJ no próximo dia 29/01. A organização fica por conta do contador e empresário, Moyses Dario Alves; líder do escritório Dario Alves Contabilidade, em Rio Bonito/RJ. Recebe o evento o Casarão 43, no Centro. Além da Reforma Tributária, também está na pauta Inteligência Artificial em Vendas; Holding Patrimonial e Sucessão; Investimentos Inteligentes; e Gestão de Pessoas e Liderança.

Uma seleção de profissionais, referência em suas áreas, estará participando do evento e compartilhando informações a respeito dos principais temas abordados. Inscrições no link a seguir: https://imersao.darioalves.com Vamos em frente! #flavioazevedo

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

“Janeiro Branco” na pauta do PFA com Luciana Figueiredo

Para pensar e refletir a respeito da campanha “Janeiro Branco”, em 2026 com o tema “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”; o Programa Flávio Azevedo recebe, nessa quarta-feira (21/01), a professora, escritora, palestrante, psicoterapeuta, psicopedagoga, analista de data e supervisão e idealizadora do Programa Navegação Emocional, Essência Pessoal, Renovação Interior e Autoconhecimento (NERA), Luciana Figueiredo.

“Mais de um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no planeta”. É o que apontam instituições que estudam o tema “Saúde Mental”, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o propósito de abordar o assunto e trazer conscientização sobre Saúde Mental, em 2023 foi instituída a campanha “Janeiro Branco”, esse ano (2026) com o tema: “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”, que objetiva apontar a necessidade de lidar com as pressões diárias de forma mais equilibrada.

Desde 2023 o Programa Flávio Azevedo recebe profissionais de variados segmentos, sobretudo no mês de janeiro, para produzir reflexões a respeito do tema e oferecer conteúdo sobre “Saúde Mental”, seguramente a área da Saúde mais complexa e que recebe menor atenção da sociedade. Vamos em frente! #flavioazevedo

Prefeito de Tanguá Rodrigo Medeiros anuncia inicio das obras de pavimentação da Estrada da Posse

A Prefeitura Municipal de Tanguá anuncia para o próximo sábado (24/01), o início das obras de pavimentação da Estrada da Posse, uma das principais artérias do território tanguaense. A obra é considerada pelo prefeito, Rodrigo Medeiros; um marco para Tanguá, sobretudo para os usuários da estrada. Uma solenidade está agendada para marcar o início das ações, a partir das 10h30min, próximo ao bar do Silvestre. Tanto os visitantes que buscam Tomascar, principal ponto Turístico do município; quanto os produtores rurais que usam a estrada para escoar os seus produtos, serão diretamente beneficiados com a melhoria.

Na manhã do último dia 14/01, durante sessão extraordinária na Câmara Municipal de Vereadores, sessão que empossou o vereador, Luiz Carlos Tostes Padilha (Playboy); o prefeito comentou a conquista e discorreu a respeito das controversas situações que impediram essa realização, que é um sonho antigo dos moradores de Posse dos Coutinhos e localidades adjacentes que transitam pela chamada Estrada da Posse. São cerca de 9k a distância entre o Centro de Tanguá e a Posse. Cerca de R$ 24 milhões serão investidos.

Na oportunidade o prefeito também anunciou outras realizações, como a pavimentação da estrada do minério, que liga o Centro de Tanguá a Lagoa Azul; a pavimentação da estrada que começa na Escola Municipal Visconde de Itaboraí (a margem da Rodovia BR – 101), corta a localidade de Ipitangas e termina no bairro Pinhão; entre outras realizações.

A Segurança Pública também foi assunto. O chefe do Executivo aproveitou a ocasião para discorrer os percalços que tem “atrapalhado” investimentos e ações da Prefeitura Municipal no sentido de ampliar os esforços para deflagrar movimentos que tranquilizem o cidadão e enfrentem o crime organizado, inclusive, com aquisição de armamento para Guarda Municipal. A questão da água no município também foi abordada pelo prefeito e outros projetos em tramitação antes de serem licitados. Vamos em frente! #flavioazevedo

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Doce Mel Confeitaria na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (20/01) recebe os empresários, Rauana e Jordan Moura; proprietários da Doce Mel Confeitaria. Em pauta a história dos empreendedores, o nascimento de uma das empresas de maior sucesso do segmento em Rio Bonito e as perspectivas futuras. Vamos em frente! #flavioazevedo


segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Rise Liderança Feminina entrevista maquiadora Patrícia Tinoco

No próximo dia 31 de janeiro Rio Bonito recebe pela primeira vez o Rise Liderança Feminina. As inscrições já estão disponíveis aos interessados. A liderança do evento é das empreendedoras, Mariana Moraes, Natalia Prado e Tessa Restier. Informações e inscrições através do telefone (21) 98767 – 8465.

O último encontro do Rise aconteceu no H Niterói, no último dia 25 de outubro. No espaço montamos um Podcast para dialogar com as participantes. Nesse recorte entrevistamos a maquiadora, Patrícia Tinoco.

A entrevista completa você confere no nosso canal no YouTube, no link a seguir:
Podcast, estúdio e transmissão de eventos externos, informações através do telefone (21) 99271 – 9239. Vamos em frente! #flavioazevedo

“Janeiro Branco” na pauta do PFA com integrantes da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade de RB

Para pensar e refletir a respeito da campanha “Janeiro Branco”, em 2026 com o tema “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”; o Programa Flávio Azevedo recebe, nessa segunda-feira (19/01), a equipe da Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade de Rio Bonito (Ayla Bragança, Mauricea Alves, Alan Santos e Juliana Felix).

“Mais de um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no planeta”. É o que apontam instituições que estudam o tema “Saúde Mental”, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o propósito de abordar o assunto e trazer conscientização sobre Saúde Mental, em 2023 foi instituída a campanha “Janeiro Branco”, esse ano (2026) com o tema: “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”, que objetiva apontar a necessidade de lidar com as pressões diárias de forma mais equilibrada.

Desde 2023 o Programa Flávio Azevedo recebe profissionais de variados segmentos, sobretudo no mês de janeiro, para produzir reflexões a respeito do tema e oferecer conteúdo sobre “Saúde Mental”, seguramente a área da Saúde mais complexa e que recebe menor atenção da sociedade. Vamos em frente! #flavioazevedo

E a Taxa de Incêndio? “Que absurdo é esse”?

Então, os riobonitenses estão incomodados e surpresos com a chamada Taxa de Incêndio. Trata-se de um TRIBUTO ESTADUAL cobrado dos domicílios nos municípios que contam com representatividade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) ou estejam distantes 35 km das sedes dos municípios em que o serviço esteja instalado. Fico com a impressão de que esse tributo já deveria ser cobrado dos riobonitenses desde que o município passou a contar com o Destacamento dos Bombeiros, salvo engano em 2011.

Todos nós concordamos que é muito bom contar com a presença do CBMERJ no território. Os políticos, inclusive, usam a chegada de qualquer representatividade dos Bombeiros no município como conquistas em prol do povo. Todavia, nem os representantes estaduais nem os municipais explicam ao pagador de impostos que a Taxa de Incêndio vem junto com a conquista.

O que eu não sei esclarecer ainda – está em processo de apuração – é "por que a cobrança só começou acontecer em 2026?”. É intrigante, porque há pelo menos 15 anos o município conta a presença do Corpo de Bombeiros Militar no território e o governo do estado nunca cobrou a tal Taxa de Incêndio.

A respeito da Taxa de Incêndio, o que já consegui apurar é que os valores variam de acordo com o tamanho e o tipo do imóvel. O CBMERJ também informa que os recursos arrecadados são destinados à compra de viaturas e equipamentos de prevenção e combate a incêndios, além de materiais para socorro e emergência e para a capacitação e atualização dos bombeiros.

Outra informação importante é que aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, além de igrejas e templos de qualquer culto, podem ter direito à isenção da taxa. No entanto, o benefício não é automático. É necessário apresentar a documentação exigida em um dos postos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom) para comprovar o direito à isenção.

A corporação alerta também para o risco de golpes (boletos falsos, por exemplo) e afirma ser necessário conferir todos os dados antes de efetuar o pagamento, que deve ser feito exclusivamente em nome do Funesbom. A seguir o link do Funesbom para quem quiser acessar https://www.funesbom.rj.gov.br/

A Taxa de Incêndio não é novidade! A sua criação aconteceu em 29/12/1980 (Decreto 3.586). Também não é novidade que juristas e instituições afirmem ser essa cobrança “inconstitucional”. Inclusive, em 2023, o Tribunal de Justiça do RJ reconheceu essa inconstitucionalidade acompanhando decisão de 2021 do Supremo Tribunal Federal (STF) que também decidiu pela inconstitucionalidade da cobrança. À época, o entendimento dos ministros do STF era de que o serviço deve ser cobrado como imposto e não através de taxa. O assunto, porém, seguem em debate no STF e tem como relator o ministro Dias Toffoli.

Vamos em frente! #flavioazevedo

Viagem do Rock Moto Fest em Tanguá

Tanguá recebeu nesse fim de semana (16 a 18/01), o Viagem do Rock Moto Fest, evento que ofereceu muito Rock, contou com a presença de diversos motoclubes e bandas identificadas com os motociclistas. Na sexta-feira (16), abriu os trabalhos às 18h a banda Strategya. Na sequência banda Interceptor V8 (21h). A banda Helena de Troia Rock, ás 23h. Vamos em frente! #flavioazevedo

2026 da “Maso Promoções Esportivas” na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (16/01) recebe o CEO da Maso Promoções Esportivas, Mauricio de Souza. Em pauta as realizações da Maso em 2025 e o planejamento de 2026. O ano começa com a Champions Rio Bonito Kids, que chega a sua 6ª edição e vai contar com a participação de 42 equipes representando 12 municípios nas categorias Sub-09, Sub-11, Sub-13 e Sub-15. Vamos em frente! #flavioazevedo


Política em Tanguá e Rio Bonito na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (15/01) pauta informações do ambiente político de Rio Bonito e Tanguá. Posse do vereador, Luiz Carlos Tostes Padilha na Câmara Municipal de Tanguá, substituindo o cassado Delson Franco. A posse ocorreu na manhã de ontem. Participou da sessão de posse o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros; que fez uma série de anúncios a respeito de obras que serão iniciadas em 2026 e também discorreu a respeito da Segurança Pública.

Em Rio Bonito, a pauta é o evento dessa quinta, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito/RJ; que recebeu evento promovido pela Prefeitura de Rio Bonito, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), direcionado a empresários. O propósito foi oferecer esclarecimentos a respeito do Programa de Estágio para Jovens. O facilitador Roosevelt Monteiro trouxe explicações a respeito do funcionamento do programa, os benefícios para as empresas, os incentivos fiscais e como sua empresa pode se encaixar na formação de novos profissionais. Vamos em frente! #flavioazevedo

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Para pensar e refletir a respeito da campanha “Janeiro Branco”, em 2026 com o tema “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”; o Programa Flávio Azevedo recebe, nessa terça-feira (13/01), a empresária, assessora parlamentar e coordenadora do Programa Mulheres Mil, Natália Prevot.

“Mais de um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no planeta”. É o que apontam instituições que estudam o tema “Saúde Mental”, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o propósito de abordar o assunto e trazer conscientização sobre Saúde Mental, em 2023 foi instituída a campanha “Janeiro Branco”, esse ano (2026) com o tema: “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”, que objetiva apontar a necessidade de lidar com as pressões diárias de forma mais equilibrada.

Desde 2023 o Programa Flávio Azevedo recebe profissionais de variados segmentos, sobretudo no mês de janeiro, para produzir reflexões a respeito do tema e oferecer conteúdo sobre “Saúde Mental”, seguramente a área da Saúde mais complexa e que recebe menor atenção da sociedade. Vamos em frente! #flavioazevedo

Lideranças do programa Territórios Empreendedores do SEBRAE reunidos em Rio Bonito

Manhã dessa quarta-feira (14/01), mais um encontro dos integrantes do programa Territórios Empreendedores, dessa vez em Rio Bonito/RJ. Recebeu o grupo o Hotel Bristol. Dessa vez o propósito foi organizar o fórum de apresentação do resultado de oito meses de trabalho construído, com apoio e condução do SEBRAE, por representantes de seis municípios (Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, Maricá, São Gonçalo e Niterói) da Região Leste Fluminense.

Agendado para o Teatro Municipal de Niterói, no próximo dia 12 de março, o evento que esse grupo planeja vai apresentar os resultados alcançados, apontar os próximos passos do que começou como Territórios Empreendedores, mas se tornará, em breve, uma Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) com foco principal em três eixos: Infraestrutura, Educação e Ambiente de Negócios.

Foi muito bom rever as amizades plantadas nesses meses de muito trabalho e reflexão! Vamos em frente! #flavioazevedo

Viagem do Rock Moto Fest agita Tanguá nesse fim de semana

Tanguá recebe nesse fim de semana (16 a 18/01), o Viagem do Rock Moto Fest, evento que promete oferecer muito Rock, presença de diversos motoclubes e bandas identificadas com os motociclistas. Na sexta-feira (16), abre os trabalhos às 18h a banda Strategya. Na sequência banda Interceptor V8 (21h). A banda Helena de Troia Rock, ás 23h, finaliza o primeiro dia.

No dia seguinte, sábado (17), seis bandas sobem ao palco que será montado no Centro de Referência da Juventude, no bairro Vila Côrtes (Av. Prefeito João Batista Cafaro). A partir das 14h tocam Red Plush, Moto Rock V8 (16h), Zona Rock (18h), Thunderock (20h), Rock Sound Machine (22h) e MotoRoad (00h).

O último dia, domingo (18), o Viagem do Rock Moto Fest será dedicado aos amantes da causa animal e aos Pets. A partir das 10h haverá apresentação dos Cães de Guarda e Proteção. O evento se encerra às 12h. Vamos em frente! #flavioazevedo

Programa de Estágio Para Jovens é pauta do Café com Empresários em Rio Bonito

Atenção você que é do mundo corporativo! Nessa quinta-feira (15/01), a partir das 9h, a Prefeitura de Rio Bonito, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), convida os empresários do município para um encontro especial que vai pautar o Programa de Estágio para Jovens. A programação conta com palestra explicativa a respeito do funcionamento do programa, os benefícios para as empresas, os incentivos fiscais e como sua empresa pode se encaixar na formação de novos profissionais. Recebe o evento a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito, no Centro da cidade (Rua Deocleciano Guimarães, N ° 15).

Sua participação significa o fortalecimento do seu negócio, da sua atividade e ainda contribui para o desenvolvimento de Rio Bonito formando mão de obra para o mercado de trabalho. Vamos em frente! #flavioazevedo

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Nova crise hídrica em Rio Bonito deixa 2026 com cara de “Ano Velho”

E a falta d’água em Rio Bonito? Vamos falar a respeito desse complexo problema que atinge todos os municípios da Região Leste Fluminense, inclusive Rio Bonito/RJ; território que outrora tinha entre suas caraterísticas a abundancia de água. Nas redes sociais as queixas são muitas e o tempo de desabastecimento reclamado pelo usuário varia. Em algumas localidades os moradores denunciam “uma semana sem água”, noutras “10 dias sem cair água”, noutros pontos “falta água há quatro dias” e por aí vai.

A empresa Águas do Rio, responsável pela captação, tratamento e distribuição de água; elenca uma série de desculpas para justificar a crise hídrica. A situação assusta, mas não é novidade. Todo verão e estações quentes o episódio se repete. Apesar do desmatamento histórico, do evidente desperdício dos usuários e a ausência de ações ambientais por parte de todos os atores responsáveis pela crise, várias vertentes riobonitenses não são aproveitadas pela empresa que explora o serviço. Certamente algum tecnicismo descabido é usado para justificar o desperdício.

Nessa terça-feira (13/01), a nossa reportagem percorreu localidades periféricas, mas bem próximas ao Centro de Rio Bonito. O objetivo foi mostrar três mananciais, que apesar da estiagem seguem jorrando, e que poderiam ser aproveitados para reforçar a oferta de água tratada para os clientes da empresa Águas do Rio. Existem outros, mas visitamos somente três: Serra do Sambê, Cachoeira dos Bagres e o Rio da Serra (Jacuba).

Se você gostou desse conteúdo, por favor, deixe seu like, comentário, compartilhe e vamos em frente! #flavioazevedo

“Janeiro Branco” na pauta do PFA com os psicanalistas Elizangela Souza, Juliana Paixão e Alex Barros

Para pensar e refletir a respeito da campanha “Janeiro Branco”, em 2026 com o tema “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”; o Programa Flávio Azevedo recebe, nessa terça-feira (13/01), os psicanalistas, Elizangela Souza, Juliana Paixão e Alex Barros.

“Mais de um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no planeta”. É o que apontam instituições que estudam o tema “Saúde Mental”, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o propósito de abordar o assunto e trazer conscientização sobre Saúde Mental, em 2023 foi instituída a campanha “Janeiro Branco”, esse ano (2026) com o tema: “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”, que objetiva apontar a necessidade de lidar com as pressões diárias de forma mais equilibrada.

Desde 2023 o Programa Flávio Azevedo recebe profissionais de variados segmentos, sobretudo no mês de janeiro, para produzir reflexões a respeito do tema e oferecer conteúdo sobre “Saúde Mental”, seguramente a área da Saúde mais complexa e que recebe menor atenção da sociedade. Vamos em frente! #flavioazevedo

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Episódio 40 do Podvoar Podcast recebe missionário Alex Ribeiro

O 40º episódio do Podvoar Podcast, o primeiro da temporada 2026, foi ao ar nessa segunda-feira (12/01), recebendo o missionário, Alex Ribeiro; líder do Projeto Compaixão, promovido no Norte do Togo, país localizado no Oeste da África. Motivado pela frase “juntos, levando o amor através de ações”, Alex Ribeiro e sua esposa, Giselle; evangelizam usando o Esporte como ferramenta de atração para o cristianismo.

No território togolês convivem Cristãos (católicos e protestantes), Muçulmanos e as Tradicionais Religiões Africanas, especialmente o Vodu, o que resulta em sincretismo. Entre outras coisas vamos saber como é evangelizar e trabalhar nesse cenário, assim como o impacto da Cultura local, os costumes e mentalidade.

Ao vivo em todas as plataformas da Voar Telecom (Facebook, Instagram, TikTok e YouTube). Vamos em frente! #flavioazevedo

“Imersão Para Empresários” na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (12/01) recebe o contador e empresário, Moyses Dario Alves. Em pauta o evento “Imersão Para Empresários” que será promovido em Rio Bonito no próximo dia 29 de janeiro. O evento vai trazer informações técnicas a respeito de temas em debate no mundo corporativo: Reforma Tributária; Inteligência Artificial em Vendas; Holding Patrimonial e Sucessão; Investimentos Inteligentes; e Gestão de Pessoas e Liderança. Vamos em frente! #flavioazevedo

sábado, 10 de janeiro de 2026

Poço das Andorinhas um dos principais mananciais de Rio Bonito

Nessa quinta-feira (08/01), minhas aventura sobre Bike subiu a serra de Lavras para alcançar um dos atrativos naturais mais queridos de Rio Bonito: o Poço das Andorinhas ou “Poção”, como dizem alguns. Essas águas desembocam no Rio Bacaxá, onde está instalada a captação das águas que abastecem Rio Bonito. Aproveito a oportunidade para lembrar aos que visitam o Poço das Andorinhas e nossos pontos turísticos: “leve seu lixo de volta”. Vamos em frente! #flavioazevedo

Mulheres Mil abre inscrições para cursos de Confeitaria e Cuidador Infantil

Mais oportunidade de qualificação para você de Rio Bonito! Estão abertas as inscrições para o Projeto Mulheres Mil, que tem a pretensão de auxiliar mulheres a realizar o sonho de alcançar uma nova profissão.

Curso de Confeitaria, ministrado na Congregação Nossa Senhora de Belém, em Boa Esperança, 2º Distrito de Rio Bonito/RJ; com a professora, Carla Pontes. Aulas de segunda a sexta, das 18h às 22h.

Curso de Cuidador Infantil, ministrado no Núcleo Social Irmã Dulce, nas dependências da Capela de Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), no Centro de Rio Bonito; com a professora, Victória Sacramento. Aulas de segunda a sexta, das 18h às 22h.

As vagas são limitadas. Garanta sua inscrição e integre o Programa Mulheres Mil, instrumento que acredita no poder da mulher e na força da Educação.

Inscrições no link a Seguir:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZDjxJdIfSS5l0SuHEcWjFYrDo_Zaayx8j0njxpMqVryOHEg/viewform?usp=header

Mais informações através do telefone (21) 96752 – 6509 (WhatsApp). Vamos em frente! #flavioazevedo

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Cavalgada agita Segundo Distrito de Rio Bonito no próximo fim de semana

Quase tudo pronto para Cavalgada que está sendo planejada e organizada pelo Centro de Treinamento de Equinos Moreira e lideranças da comitiva Os Pés de Pano. O evento está agendado para o próximo dia 18/01 (domingo). Concentração no bairro Parque Andréa, em Rio Bonito/RJ, no bar de Marquinhos. Saída às 11h para o Campo de Mario, na localidade da Prainha, no bar de Fernando e Fernanda.

A organização promete animadíssimo forró, a partir de 15h, com Maicon Diniz (Os Ferinhas), DJ Betinho e Loreno do Pizeiro. Na oportunidade será comemorado o aniversário de Kaio.

Se você também é amante de Cavalgadas, não perca a oportunidade de participar dessa festa que a organização promete que será incrível. Pegue seu melhor chapéu, junte-se aos cavaleiros e amazonas e chegue “traiado” para mais essa Cavalgada.
Médicos e fisioterapeutas afirmam que a Cavalgada é considerada uma das atividades físicas que mais fazem bem à saúde por oferecer importantes benefícios físicos e emocionais. A Cavalgada fortalece o tônus muscular e tem baixo impacto nas articulações e coluna, o que beneficia a postura e a coordenação. Além disso, a atividade melhora a circulação sanguínea, respiração e alivia o estresse. Está cientificamente comprovado que a Cavalgada pode auxiliar o tratamento da ansiedade, depressão, fobias, traumas, síndrome do pânico, sendo importante ferramenta para equilibrar a Saúde Mental.

Uma hora de cavalgada queima cerca de 400 calorias.

Fisioterapeutas asseguram que cavalgar movimenta o corpo para frente e para trás, para direita e para esquerda, para cima e para baixo. A repetição desses movimentos estimula o sistema nervoso profundo e reforça as noções de equilíbrio, distância e lateralidade. Vamos em frente! #flavioazevedo

“Janeiro Branco” na pauta do PFA com o psicólogo Railel Azevedo

Para pensar e refletir a respeito da campanha “Janeiro Branco”, em 2026 com o tema “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”; o Programa Flávio Azevedo recebe, nessa sexta-feira (09/01), o psicólogo, Railel Azevedo.

“Mais de um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no planeta”. É o que apontam instituições que estudam o tema “Saúde Mental”, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o propósito de abordar o assunto e trazer conscientização sobre Saúde Mental, em 2023 foi instituída a campanha “Janeiro Branco”, esse ano (2026) com o tema: “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”, que objetiva apontar a necessidade de lidar com as pressões diárias de forma mais equilibrada.

Desde 2023 o Programa Flávio Azevedo recebe profissionais de variados segmentos, sobretudo no mês de janeiro, para produzir reflexões a respeito do tema e oferecer conteúdo sobre “Saúde Mental”, seguramente a área da Saúde mais complexa e que recebe menor atenção da sociedade. Vamos em frente! #flavioazevedo

Patrulha Maria da Penha de olho em quem agride mulheres

Em 31 de julho de 2011, eu recebia no meu programa dominical, na extinta Rádio Sambê, o delegado titular da Delegacia de Rio Bonito (119ª DP), Paulo Henrique da Silva Pinto. Entre os temas abordados, o delegado fez uma revelação que há época não era tão presente no noticiário: a quantidade de mulheres agredidas por seus parceiros, maridos, noivos, namorados, ficantes e afins. “É uma realidade do país que não é diferente em Rio Bonito”, disse o delegado.

Durante a entrevista Dr. Paulo Henrique fez dois apelos: para as mulheres, que continuassem denunciando as agressões. Para os homens, que fossem homens de verdade, parassem de agredir as companheiras e se necessário que buscassem algum tratamento ou terapia, “porque não é possível a quantidade de ocorrências dessa natureza que chegam diariamente à delegacia”, afirmou.

Cerca de 15 anos depois o cenário não mudou. Pelo contrário. A impressão que se tem, através dos noticiários e dos testemunhos de pessoas que atuam nos órgãos de Segurança Pública, é que as agressões aumentaram. Especialistas no assunto dizem que não houve aumento de agressão, o que aumentou foi o número de denúncias, porque as mulheres gradativamente foram tendo coragem de denunciar as agressões de que sempre foram vítimas.

A violência doméstica, ao contrário do que muitos pensam, não existe somente nas periferias e nos bairros e localidades vulneráveis. Ela também está presente entre as famílias abastadas. Aliás, não são poucos os homens de posição social e/ou econômica de destaque, que agridem suas esposas e usam sua influência e posição para silenciar a mulher, por vezes dependente financeira do agressor.

A partir desses cenários as forças de Segurança criaram as “Patrulhas Maria da Penha”. No município de Rio Bonito a Guarda Municipal também está equipada com a “Patrulha Maria da Penha” e seus integrantes têm trabalhado bastante, uma vez que aquele cenário de 2011, apresentado pelo delegado, Paulo Henrique da Silva Pinto; segue igual.

Para falar com a “Patrulha Maria da Penha” o telefone exclusivo para ligações e atendimentos emergenciais: (21) 97175 – 2358, que atende tanto ligações quanto mensagens via WhatsApp. O canal também pode ser utilizado para denunciar o descumprimento de medida protetiva e atendimentos as mulheres que possuem Medida Protetiva de Urgência (MPU).

O pedido de MPU normalmente está vinculado à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), por entender que violência doméstica e familiar contra a mulher é uma violação dos direitos humanos e que exige respostas imediatas e protetivas, sem necessidade de um processo criminal longo, garantindo não só a segurança física, mas também a autonomia e dignidade da vítima.

Canais de denúncia (Geral):
Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher)
Ligue 190 (Polícia Militar)
Procure a Delegacia da Mulher (DEAM) ou o CREAS da sua cidade.

Vamos em frente! #flavioazevedo

“Janeiro Branco” na pauta do PFA com o neurocientista Roziane Ignacio

“Mais de um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no planeta”. É o que apontam instituições que estudam o tema “Saúde Mental”, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o propósito de abordar o assunto e trazer conscientização sobre Saúde Mental, em 2023 foi instituída a campanha “Janeiro Branco”, esse ano (2026) com o tema: “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”, que objetiva apontar a necessidade de lidar com as pressões diárias de forma mais equilibrada.

Desde 2023 o Programa Flávio Azevedo recebe profissionais de variados segmentos, sobretudo no mês de janeiro, para produzir reflexões a respeito do tema e oferecer conteúdo sobre “Saúde Mental”, seguramente a área da Saúde mais complexa e que recebe menor atenção da sociedade.

Para pensar e refletir a respeito da campanha “Janeiro Branco”, da temática “Saúde Mental” e as nuances que envolvem o tema: “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”; o Programa Flávio Azevedo recebe, nessa quinta-feira (08/01), a professora, neurocientista educacional, neuropsicopedagoga e terapeuta, Roziane Ignacio. Vamos em frente! #flavioazevedo

Rio Bonito cria Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade

Ao lado do amigo, Davi Melo Dias; numa das reuniões do programa Territórios Empreendedores, do SEBRAE.

A uma boa notícia a criação da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade em Rio Bonito. A pasta chega com alguns anos de atraso e deixa qualquer pessoa de mentalidade moderna com a perspectiva de que finalmente deixaremos para trás a lógica do “papel de pão” na administração pública. Fico ainda mais satisfeito quando as publicações a respeito informam que vai comandar a pasta, o arquiteto, Davi Melo Dias; um jovem talento de Rio Bonito que integra a gestão do prefeito, Marcos Abrahão; desde o início da gestão.

Nos últimos meses, ao lado de outros riobonitenses, eu participei do programa Territórios Empreendedores que foi capitaneado pelo SEBRAE. O propósito foi aglutinar representantes de seis municípios (Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, Maricá, São Gonçalo e Niterói) para juntos criarem uma identidade regional para o Território Leste Fluminense. Um dos representantes de Rio Bonito por lá era Davi Melo Dias, agora, a frente da Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade; temas muito abordados na elaboração das estratégias do Territórios Empreendedores.

Mas afinal de contas, porque é importante contar com uma Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade? O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao abordar o assunto, fala de oferecer conforto e longevidade ao ser humano. Já a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) ao tratar desses assuntos ressalta a demanda por água, energia e alimentos que sobra até 2030 pelos seguintes fatores: expansão populacional, longevidade das pessoas e aumento do poder aquisitivo de grande parte da população mundial.

Essa realidade também preocupa e mobiliza gigantes do mundo corporativo. Por exemplo, a Ascenty, a maior empresa de Data Centers e Conectividade da América Latina. Uma das suas filosofias é a impossibilidade de pensar tecnologia sem pensar em sustentabilidade. “Não só podem andar juntas, como precisam”, diz o site de apresentação da Ascenty. A empresa também garante: “não dá para falar em inovação sem olhar para o impacto e pensar no caminho verde”.

Penso que a partir da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade, um conjunto de ações podem ser deflagradas mirando o uso responsável e sustentável, sobretudo dos recursos naturais. Quem não entendeu nada que escrevi até aqui, por favor: pense na água que falta na sua caixa d’água para você se refrescar naqueles dias de calor infernal... Pensou? Então, o calor infernal e a água que falta estão intimamente ligadas às iniciativas de equilíbrio e fomento consciente que poderão surgir a partir da Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade. Vamos em frente! #flavioazevedo

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

“Janeiro Branco” na pauta do PFA com o músico Vagner Marins

“Mais de um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no planeta”. É o que apontam instituições que estudam o tema “Saúde Mental”, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o propósito de abordar o assunto e trazer conscientização sobre Saúde Mental, em 2023 foi instituída a campanha “Janeiro Branco”, esse ano (2026) com o tema: “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”, que objetiva apontar a necessidade de lidar com as pressões diárias de forma mais equilibrada.

Desde 2023 o Programa Flávio Azevedo recebe profissionais de variados segmentos, sobretudo no mês de janeiro, para produzir reflexões a respeito do tema e oferecer conteúdo sobre “Saúde Mental”, seguramente a área da Saúde mais complexa e que recebe menor atenção da sociedade.

Para pensar e refletir a respeito da campanha “Janeiro Branco”, da temática “Saúde Mental” e as nuances que envolvem o tema: “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”; o Programa Flávio Azevedo recebe, nessa terça-feira (06/01), o músico, Vagner Marins, o Vaguinho Carteiro; atual secretário municipal de Cultura de Rio Bonito/RJ. Vamos em frente! #flavioazevedo

Lona na Lua consolida atuação cultural em três municípios em 2025

Com arte, educação e inclusão como pilares, o Lona na Lua encerra o ano de 2025 celebrando resultados expressivos e o fortalecimento de sua atuação sociocultural na região. Presente nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Tanguá e Rio Bonito, o coletivo desenvolveu ao longo de doze meses uma série de atividades voltadas para crianças e jovens, promovendo acesso gratuito à cultura, estímulo à criatividade e oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo.

O mês de dezembro marcou o encerramento de mais uma temporada de atividades da Associação Cultural e Social Lona na Lua, consolidando um ano de resultados expressivos e reconhecimento institucional. Para a coordenadora de projetos Zaira Miranda, 2025 representou um período de avanços importantes. “O ano de 2025 foi incrível. Estamos muito focados na expansão de territórios da instituição. E em 2026 teremos grandes novidades”, destacou.
Encontro com a prefeita de Araruama, Daniela Soares.
As perspectivas de crescimento ganharam força no início de dezembro. No dia 3, o diretor do Lona, Zeca Novais, foi recebido pela prefeita de Araruama, Daniela Soares, em um encontro que sinalizou o interesse do município em conhecer e, possivelmente, receber as ações do coletivo no próximo ano. A reunião contou ainda com a presença de Luciano Mattos, ex-procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e apoiador da Lona na Lua, reforçando o alinhamento institucional em torno da iniciativa.

Em 2025, a Lona na Lua também ampliou sua visibilidade nacional por meio da parceria com o Criança Esperança, iniciativa da TV Globo em parceria com a Unesco. Pela quinta vez, a instituição foi contemplada pelo programa e esteve presente nas comemorações dos 40 anos do Criança Esperança, incluindo a participação no lançamento do livro “Criança Esperança: 40 anos transformando sonhos em futuros”. Nesta edição, o projeto idealizado pela Lona na Lua levou jovens artistas formados pela instituição a circularem por diversas escolas de Rio Bonito, com apresentações de espetáculos infantis voltados ao incentivo à leitura. A ação, intitulada “Novos Leitores: Replicando Histórias”, beneficiou centenas de alunos da rede local.
Ainda dentro das celebrações pelos 60 anos da TV Globo, a Lona na Lua representou o Criança Esperança no programa “Globo Comunidade”. No dia 27 de abril, músicos da banda Lona na Lua se apresentaram nos estúdios da emissora, levando ao público talentos formados pelo projeto e ampliando a visibilidade da produção cultural desenvolvida no interior do estado.

A parceria com a TV Globo se estendeu também à área de formação institucional. Pelo terceiro ano consecutivo, a Lona na Lua recebeu o Programa de Transição de Coordenadores da emissora, no qual profissionais de diferentes áreas utilizaram a metodologia da organização como referência em liderança e gestão de pessoas. Executivos e coordenadores da Globo visitaram a unidade de Tanguá, acompanharam apresentações dos alunos e participaram de uma palestra com Zeca Novais sobre liderança e protagonismo sociocultural. Ao todo, mais de 300 lideranças participaram da iniciativa, que já tem continuidade prevista para 2026.
Como desdobramento dessa parceria, jovens artistas do Lona na Lua também tiveram a oportunidade de viajar a São Paulo, atendendo convites da emissora. Em maio, o grupo se apresentou para o setor de Telecom e Serviços da Globo, e, em junho, esteve no Teatro Claro Mais, durante o evento “Conexão OPEC, Dados e Performance”, levando suas apresentações a centenas de colaboradores.

O calendário cultural de 2025 incluiu ainda a participação da Lona na Lua em eventos de grande projeção nacional. No mês de agosto, o projeto marcou presença com apresentações artísticas na 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (SP) e no Rio Innovation Week, onde o fundador e diretor Zeca Novais também participou como palestrante do painel “Confiança é o novo capital: filantropia baseada na confiança como força inovadora”.

Arte como transformação social
Durante 2025, mais de mil alunos foram atendidos pelo Lona por meio de oficinas artísticas de teatro, música, dança, escrita criativa, circo, entre outras. As ações tiveram como objetivo principal o desenvolvimento integral dos participantes, utilizando a arte como ferramenta de expressão, aprendizagem e fortalecimento dos vínculos sociais, especialmente em territórios com menor acesso a equipamentos culturais.

As oficinas realizadas pelo Lona na Lua contribuíram para ampliar repertórios culturais, incentivar o trabalho em grupo, estimular a autonomia e fortalecer a autoestima das crianças e dos jovens atendidos. Para além da formação artística, o projeto teve papel fundamental na promoção do convívio social, do respeito à diversidade e da valorização das identidades locais.
Além das oficinas, o ano foi marcado pela realização de diversos espetáculos abertos ao público, que ampliaram o alcance do projeto e fortaleceram o diálogo com a comunidade. Entre as montagens apresentadas estiveram produções como “Auto da Compadecida”, “Clássicos”, entre outras encenações, que circularam pelos municípios atendidos e reuniram milhares de espectadores. As apresentações se tornaram importantes momentos de encontro cultural, valorizando o protagonismo das crianças e dos jovens participantes e aproximando o público da produção artística local.

Expansão de territórios
O ano também foi marcado pelo reconhecimento institucional do trabalho desenvolvido. A atuação consistente nos três municípios abriu diálogo com novas cidades interessadas em receber o projeto. Para 2026, existe a possibilidade de implantação de uma nova unidade no município de Araruama, após manifestação de interesse da prefeita Daniela Soares, o que reforça a credibilidade e o alcance social da iniciativa.
O diretor e idealizador do Lona na Lua, Zeca Novais; e a jornaista e apresentadora, Sandra Annenberg.
Para o fundador e diretor Zeca Novais, o reconhecimento do trabalho só é possível por conta dos patrocinadores. “A ENEL e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, que em parceria com as Prefeituras de Tanguá e Cachoeiras de Macacu foram fundamentais para que o Lona na Lua vivesse tantos momentos especiais em 2025. Também é importante destacar a força das leis de incentivo à cultura, que são ferramentas muito poderosas de inclusão social, o apoio do Criança Esperança, que é um grande parceiro, assim como o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, grande entusiasta na história do nosso movimento. Acreditamos na arte que transforma vidas e em 2026 transformaremos muito mais”.

Fonte: Ascom/Lona na Lua