quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Rio Bonito realiza 21 dias de ativismo pelo “Fim da violência contra as mulheres”

O Programa Ser H (Serviço de Educação e Responsabilização do Homem), da Secretaria de Estado da Mulher, realizou no último dia 27/11 (quinta-feira), no plenário da Câmara Municipal de Rio Bonito, importante ação em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que é parte da agenda dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A iniciativa, reconhecida por estimular reflexões sobre masculinidades e o enfrentamento de padrões que reforçam a violência de gênero, tem como foco a prevenção, a responsabilização e o cuidado, contribuindo para a formação de homens mais conscientes, responsáveis e comprometidos com o respeito às mulheres.

Durante o evento, o coordenador do Programa Ser H, Paulo Sarcon, ministrou a palestra “Como se constrói a violência contra as mulheres”, trazendo uma abordagem didática e sensível sobre os processos de socialização de meninos e homens. Em sua fala, destacou como esses processos, muitas vezes naturalizados, acabam reforçando comportamentos violentos e contribuem para a perpetuação das desigualdades.
Sarcon enfatizou que a violência é aprendida — e, portanto, a não violência também pode ser aprendida e cultivada. Ao longo da palestra, mobilizou os participantes, especialmente os homens, a refletirem sobre seu papel social e a se tornarem aliados na prevenção e no enfrentamento às violências contra meninas e mulheres.

A ação integra o conjunto de estratégias da Secretaria de Estado da Mulher para ampliar o diálogo com a população e fortalecer políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, à prevenção das violências e ao engajamento dos homens como parte da solução.

Fonte: Secom/RB

Nenhum comentário:

Postar um comentário