
Manhã dessa terça-feira (16/12), eu estou acompanhando a sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Tanguá/RJ. Entre os assuntos tratados pelos parlamentares, destaque para o abastecimento de água do município. Trataram do tema os vereadores, Rafael Maçulo, Léo Do Jipe e Uállafe De Oliveira.
Gostei da abordagem do vereador Léo do Jipe, que frisou a importância de reflorestar as nascentes. Perfeito vereador! Esse é um dos caminhos. Combater o desmatamento também é primordial!
Vale ressaltar que as águas que abastecem Tanguá nascem nas serras de Rio Bonito, mais precisamente no sertão de Braçanã. A água que nasce lá em cima é território de Rio Bonito, mas serve Tanguá.
 |
| Vereador Rafael Maçulo durante sua explanação. |
Fica muito nítida a necessidade de um olhar regional para o tema, sobretudo quando o vereador Rafael Maçulo revela que a Águas do Rio, empresa que administra o tratamento e cuida do abastecimento, informa ao vereador que o plano dela é puxar água que abastece Rio Bonito para complementar o abastecimento de Tanguá. A Águas do Rio, segundo o vereador, vai puxar água da rede que abastece o 3º Distrito de Rio Bonito (Basílio), água essa que vem da estação de tratamento próximo a Fazenda Mega Sena.
 |
| Vereador Léo do Jipe defendeu, entre outras ações, o reflorestamento das nascentes |
Eu entendo que o abastecimento de água aos tanguaenses precisa ser normalizado (todo período de estiagem o problema se repete), mas essa informação de levar água que abastece Rio Bonito para Tanguá me preocupa. Fico preocupado porque a água tratada por lá não dá conta de atender o território riobonitense a contento, sobretudo nos meses de clima quente. A conferir! Vamos em frente! #flavioazevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário