Além do tradicional Jantar Natalino, a noite desse sábado (20/12), em Tanguá/RJ; foi marcada pelo cortejo da Folia de Reis; uma das manifestações cristãs mais antigas e tradicionais que tem raízes na história de Tanguá desde que esse território era o 5º Distrito de Itaboraí.
Manifestação cultural e religiosa brasileira, com importante influência europeia, a Folia de Reis, também chamado de “Reisado”, conta a história da visita dos Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) ao Menino Jesus, ocorrendo entre o Natal (24 de Dezembro) e o Dia de Reis (06 de Janeiro).
Os integrantes formam uma comitiva e são chamados de “foliões”. O cortejo é formado pelos liderados (Capitão/Embaixador), os músicos (se apresentam com instrumentos artesanais), o "Palhaço" (protetor da bandeira e animador) e os "Reis" (representantes dos magos).
Eles visitam casas e comércios, cantando e tocando seus instrumentos (geralmente viola, acordeão, tambores) e abençoando os locais com sua bandeira, que representa a Estrela de Davi, luz que orientou os Reis Magos até onde estava o recém-nascido Jesus.
Durante a visita os foliões podem receber oferendas (qualquer presente, pode ser bebidas, comidas e até dinheiro) dos donos das casas e estabelecimentos comerciais.
Trata-se de uma jornada de fé, música e alegria, que visa celebrar o nascimento de Jesus, o que torna a Folia de Reis uma manifestação cultural cristã que começou ser promovida no período colonial. Vamos em frente! #flavioazevedo


Nenhum comentário:
Postar um comentário