quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Sociedade Musical e Dramática Riobonitense propõe Roda de Conversa com Virgínia Borges

A coautora do livro "Se tens um dom, Seja", Virgínia Borges.

A Sociedade Musical e Dramática Riobonitense promoveu nessa terça-feira (05/09), às 18h, uma roda de conversa com a professora e coautora do livro “Se tens um dom, Seja”, Virgínia Borges; escrito em conjunto com o poeta e escritor, Bruno Black. A obra é uma coletânea de textos construídos entre Bruno e outros coautores oriundos da periferia.

Representante de Rio Bonito no livro, Virgínia Borges; contou aos presentes como nasceu essa “parceria”, que acabou sendo o título do texto “Par Seria”. Proposta bem própria da coautora, que gosta de brincar com as palavras para sugerir pela semântica ou pela etimologia da palavra a infinidade de possibilidades que a língua portuguesa permite.

Par Seria
Posso te pedir um favor?
Pode viver meus problemas só por hoje?
Numa parceria de coragem
Sem anúncio, nada de fachada
Sem demagogia ou politicagem, aceita minha dor?

Onde o vazio enche de fato
Porque PAR SERIA
Uma história de amor

Se me amas?
Se borbulhas empatia
Segura minha mão e andemos
No percurso simples de fazer o que se diz
No pertencimento matriz

No final e no início
O que nos move é a vida
Para que nossa existência não fique
POR UM TRIZ

Virgínia Borges e Bruno Black

E quem é Bruno Black? É um dos artistas mais produtivos da cena carioca nos últimos 10 anos, tendo como madrinha artística a cantora, Zélia Duncan; que conheceu o poeta e escritor através do projeto Favelivro, aberto poeticamente pelo próprio Bruno Black.
O poeta e escritor, Bruno Black.
Poeta, escritor infantil, produtor cultural, agente literário, educador social, ativista sociocultural e apresentador dos Programas “Xexelento da Peri” e “Tô Com Bruno Black”.

Morador da Comunidade do Fumacê em Realengo, Zona Oeste do Rio, o artista vive de seus livros e de sua arte. Largou tudo na vida pra viver da poesia e investiu tudo que tem em si. Além de todo o sucesso, Bruno faz turnês pelas cidades brasileiras desde 2015 (SP, MG, RJ, BA, PR, ES) e já lançou 15 obras literárias até o momento nas principais Bienais Literárias do Brasil e em feiras internacionais (virtuais) e nacionais (presenciais).

Seu lema: “Se tens um dom, seja!”, tem salvo vidas e dado liberdade às pessoas pra viverem pelos e através de seus dons. O sucesso foi tão grande que se transformou numa série de Antologias anuais com o mesmo título, publicadas pela Editora Conejo.

Uma de suas obras literárias entitulada “Tarja Preta” fala sobre saúde mental, se tornou um Best Seller! Seu  livro  infantil –  homenageando seu cachorro, Euclides – é um sucesso de venda. Para esse ano – 2023 – mais 7 livros já estão em fase final para lançamento, tanto solos quanto com seus fãs, além do primeiro livro da sua comunidade.

Ganhou vários prêmios, inclusive, em 2022, foi homenageado pela CAERJ (Câmara da Industria e comercio do RJ) no Theatro Municipal. É uma das principais atrações de “Ler Festival do Autor”, onde tem um Sarau que conquista quase 800 pessoas diariamente com foco em alunos de escolas públicas ou periféricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário