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O prefeito, Leandro Netto, o Peixe; durante o evento. |
O prefeito de Rio Bonito, Leandro Pereira Netto, o Peixe; é sempre acusado por seus críticos de ignorar a administração do município e “só falar de Turismo”. Na condição de alguém que milita nessa área, eu sempre me perguntei: “mas o que a Prefeitura de Rio Bonito fez pelo Turismo nos últimos anos?”. É sempre bom salientar que os investimentos no Turismo não partem da iniciativa pública, ou seja, da Prefeitura. Quem constrói e investe no Turismo é o empreendedor, o empresário, ou seja, a iniciativa privada.
Curiosamente, nos últimos anos, antes mesmo de Peixe assumir o mandato (2021), nós temos vários empresários acreditando no potencial turístico de Rio Bonito. O setor de hospedagem ganhou equipamentos importantes, o segmento gastronômico foi reforçado em localidades diferentes do município, propriedades rurais foram organizadas para receber visitantes e o próprio riobonitense, sobretudo a partir dos anos pandêmicos, passou a valorizar as trilhas, cachoeiras e mirantes do território.
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Juliana Ventura do Sebrae entregando o Plano Municipal de Turismo ao secretário de Cultura e Turismo de Rio Bonito, Janderson Muniz. |
O Plano Municipal de Turismo tem como finalidade definir ações para o Turismo local por meio de atos estratégicos no curto, médio e longo prazo. Ele é construído em sintonia com outros planos e foca também nas políticas do setor no âmbito estadual e federal. Outra consideração a ser entendida: o Plano Municipal de Turismo é uma diretriz que reúne orientações para o desenvolvimento da atividade turística no município.
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Empreendedores como o empresário, Dalmo Malheiros; marcaram presença no II Encontro de Turismo Rural e Aventura de Rio Bonito. |
Rio Bonito há alguns anos conta com uma Secretaria Municipal de Turismo, mas nunca contou com norteadores, legislação, planejamento e outros pilares importantes para profissionalizar a prática do Turismo no seu território. Responsabilidades, atribuições, controle, roteirização, identidade, mapeamento, vulnerabilidades e potencialidades; serão identificados e construídos, agora, a partir do Plano Municipal de Turismo. Ou seja, o trabalho de profissionalização do setor começa agora.
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Recebi Juliana Ventura, do Sebrae, no palco do II Encontro de Turismo Rural e Aventura de Rio Bonito. |
A partir da elaboração e entrega do Plano Municipal de Turismo o trabalho na termina. Pelo contrário. Ele segue, mas noutra fase, agora, com esse norteador em mãos, tendo sempre como principais atores o Conselho Municipal de Turismo, instituições como Convention & Visitors Bureau (CVB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e principalmente os grandes e pequenos empreendedores que atuam nas 52 atividades impactadas pelo Turismo.
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Roberta Dias; representante do Sebrae, responsável pela construção do Plano Municipal de Turismo de Rio Bonito apresentando o que foi construído. |
Fotos: Luiz Osvaldo Jr.
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