segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Centro de Saúde do Coração Rio Bonito zera fila de espera para Eletrocardiograma e diminui de outros exames

A coordenadora administrativa do Centro de Saúde do Coração de Rio Bonito, Tamires Oliveira; e o jornalista, Flávio Azevedo.

Diante das queixas e reclamações, sobretudo em rede social, direcionadas a rede municipal de Saúde de Rio Bonito/RJ, eu decidi produzir um conjunto de reportagens que apresentem ao riobonitense os equipamentos, serviços e programas disponíveis ao cidadão na referida rede. O que é fato? O que é fake? O que é exagero? É o que vamos conferir nessa série.

Na manhã do dia 10 de agosto, a reportagem visitou o complexo de Saúde da Mangueirinha que tem como principal equipamento o Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior. No Centro de Saúde do Coração, que funciona em cima da sede do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), a coordenadora administrativa do espaço, Tamires Oliveira; apresentou o setor.

O Centro de Saúde do Coração Funciona de segunda a sexta-feira e tem nos exames cardiológicos e o atendimento dos cardiologistas suas principais ações. “Recebemos os pacientes que nos são encaminhados pelos postos de Saúde dos bairros (Estratégia de Saúde da Família), Estamos zerando as filas e a espera por exames importantes como o Ecocardiograma Transtoráxico de Carótidas e Vertebrais”, explica a coordenadora, que lidera uma equipe de 20 profissionais, sendo quatro deles médicos cardiologistas.

Indicado para avaliação dos vasos cervicais após suspeita de quadro isquêmico cerebral ou quando o médico ausculta um sopro sobre a artéria carótida, sinalizando uma possível alteração no fluxo de sangue, o Ecocardiograma Transtoráxico de Carótidas e Vertebrais é bem específico e olhado com carinho pela coordenadora.
– Eu fiz esse exame na rede privada, inclusive, não encontramos com facilidade até nos consultórios particulares, não é barato, mas temos aqui no Centro de Saúde do Coração. Por se tratar de um exame bem específico, que precisa ser feito por um médico, com qualificação específica, não é fácil ter esse exame, mas estamos conseguindo e o melhor: acabou a demanda reprimida que resultava numa longa espera – explica Tamires.

A coordenadora do Centro de Saúde do Coração comemora o fato de ter zerado a fila do Eletrocardiograma e explica as razões. “Zerar a fila Eletrocardiograma foi um desafio e o fato de ser um exame que pode ser realizado por um profissional técnico nos ajudou a alcançar esse objetivo. Hoje, quando o paciente chega, logicamente trazendo o pedido de Eletrocardiograma, ele faz o exame na hora”, comemora Tamires, acrescentando que o Centro de Saúde do Coração tem realizado cerca de 800 Eletrocardiogramas por mês.

Outro exame oferecido no Centro de Saúde do Coração é a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, o MAPA, que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais e também durante o sono. Também é muito prescrito pelos cardiologistas, o Holter, um Eletrocardiograma contínuo que verifica o ritmo cardíaco do paciente por 24h. o objetivo desse exame é identificar distúrbios do ritmo cardíaco durante as atividades diárias da pessoa.

Por último e não menos importante está o Teste Ergométrico. Feito em esteira rolante, o exame avalia com amplitude o funcionamento cardiovascular do paciente quando este é submetido ao esforço físico crescente. Durante o exame o cardiologista observa sintomas, a frequência cardíaca, a pressão arterial e o Eletrocardiograma desse paciente antes, durante e após o esforço. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário