segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Ambulatório Loyola em Rio Bonito busca humanizar e otimizar atendimentos aos usuários

Fomos recebidos pela coordenadora do Ambulatório Loyola, Marluce Walviesse.

Diante das queixas e reclamações, sobretudo em rede social, direcionadas a rede municipal de Saúde de Rio Bonito/RJ, eu decidi produzir um conjunto de reportagens que apresentem ao riobonitense os equipamentos, serviços e programas disponíveis ao cidadão na referida rede. O que é fato? O que é fake? O que é exagero? É o que vamos conferir nessa série.

Na manhã do dia 24 de agosto, nossa reportagem visitou o complexo de Saúde da Mangueirinha para conhecer melhor seu principal equipamento: o Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior, coordenado pela administradora, Marluce Walviesse. Cerca de dois meses a frente do ambulatório, Marluce explica que prioriza o paciente e a humanização do atendimento, por entender ser esse o principal serviço ambulatorial da rede municipal de Saúde.
– Por vários aspectos precisamos nos aproximar do usuário. Algumas perguntas que sempre fizemos quando pensamos a prestação de serviço público só podem ser respondidas se estivermos próximos do usuário e/ou conhecendo e entendendo as suas demandas. Só é possível caminhar em direção a excelência identificando os cenários que entendemos serem complexos, em alguns momentos sofrem influência da Política, mas independente dessas variáveis o objetivo nosso tem que ser sempre prestar melhor serviço ao usuário – explica a coordenadora ao iniciar a apresentação das suas ideias para o Ambulatório Loyola.

Responsável por coordenar o andamento dos serviços e uma equipe que conta com cerca de 70 profissionais, sendo 30 desses, da área médica, Marluce trabalha com gráficos, agenda, números, “porque o sucesso que buscamos só será alcançado com Ciência”. Com vasta experiência administrativa em empresas privadas, inclusive, na área de Saúde, Marluce colocou para si alguns desafios que considera importante para alcançar os seus objetivos no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior.
– Os números e os gráficos servirão para respondermos perguntas a respeito da nossa prestação de serviço. Entre esses questionamentos estão “por que o usuário falta ou por que ele não retorna para seguir o tratamento?”. A maior parte chega encaminhada pelo Estratégia de Saúde da Família (ESF). Conseguir a vaga é sempre trabalhoso, mas cerca de 30% deles não comparecem e/ou não retornam. Essa falta nos preocupa, porque tira a vaga de outro usuário – comenta Marluce, acrescentando que quando esse paciente precisa retornar para reavaliação ou acompanhamento do médico essa “evasão” é ainda maior.

O Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior oferece ao usuário mais de 15 especialidades: Geriatria, Obstetrícia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Urologia, Gastrologia, Neurologia, Dermatologia e Nutrição. O usuário também entra no Loyola, Hepatologia, Endocrinologia, Pneumologia, Mastologia, Angiologia, Alergista, Neuropediatria e Clínica Geral. Os serviços de RX, Ultrassonografia, Biópsia e Preventivos, também são oferecidos no ambulatório e contam com a coordenação de Marluce Walviesse.

Programas como Planejamento Familiar, Saúde do Homem, Controle da Tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis; e o serviço de Farmácia; também funcionam no prédio do Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior, mas sob coordenação específica. A coordenadora ressalta a importância do trabalho em conjunto com os ESFs, com as demais coordenações e com sua equipe, para alcançar os objetivos planejados.
– Precisamos atender bem a partir da recepção. Para isso, tanto o acolhimento quanto a estrutura física, por exemplo, o layoute da recepção, devem estar voltados à esse fim. Aos poucos vamos fazendo as mudanças que entendemos importantes para humanizar e otimizar o atendimento. É sempre bom lembrar que o usuário chega ao serviço médico com medos, dúvidas, incertezas e tudo isso minimiza quando ele é bem recebido – analisa Marluce, que conclui a conversa com uma frase: “a estrela do Loyola é o usuário! Precisamos sempre ter isso em mente!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário