terça-feira, 9 de agosto de 2022

Dia do Montanhista é celebrado no mês de Agosto

Uma das minhas visitas a Pedra do Navio, na Serra do Sambê, em Rio Bonito/RJ.

Esse texto é uma homenagem a você montanhista, que tem seu dia celebrado em 05 de agosto. Seja profissionalmente ou por lazer, o montanhista tem a paixão de percorrer e subir montanhas. Desde que comecei fazer trilhas, caminhar em meio a natureza, subir montanhas e percorrer serras, no auge do cansaço quem está comigo sempre faz uma pergunta básica: “quem inventou esse negócios de subir morro?”. Para esses e para você que também ficou curioso, um pouco da história desse Esporte, que é praticado há mais de 200 anos.

Essa atividade tem seu primeiro registro em agosto de 1786, quando o cume do Mont Blanc, uma montanha europeia onde está o limite de três países França, Itália e Suíça. A ideia de conquistar o ponto mais alto dos alpes começou em 1760, quando Horace Bénedict de Saussure se encantou com a sua beleza e ofereceu um prêmio para quem encontrasse uma forma de chegar até lá. Saussure queria provar que no cume fazia 1000 graus negativos de temperatura.
Minha visita ao Pico do Caledônia em Nova Friburgo. Apontando para o famoso "Três Picos".
Alguns aventureiros destemidos fizeram centenas de tentativas, mas voltaram sem alcançar o objetivo por questões climáticas e/ou pelo misticismo que envolvia a montanha, vista como um lugar perigoso e assustador, habitado por monstros e espíritos maus.

Até que em 8 de agosto de 1786, o camponês Jacques Balmat e o médico Michel Gabriel Paccard conseguiram realizar a façanha e pisar pela primeira vez no ponto mais alto dos Alpes. Balmat foi o grande responsável por essa conquista. O camponês saiu para procurar minerais e “Chamois” (cabra montanhesa) e não conseguiu retornar para a casa antes do cair da noite sendo obrigado a pernoitar na montanha. O infortúnio lhe rendeu o prêmio, a fama e o título de conquistador do Mont Blanc quando mais tarde se juntou a Paccard numa expedição até o topo.

Além disso, em 1987, Balmat guiou Saussure até o cume do Mont Blanc.

Até essa conquista, poucas pessoas tiveram o interesse de subir montanhas. Fazer isso por lazer então nem pensar. Após a conquista do Mont Blanc que houve uma revolução na forma de enxergar essa atividade e outros “Alpes” (por isso o nome alpinista), na Europa e outros continentes foram alcançados, disseminando assim por todo o mundo o montanhismo moderno.

Mas atenção! O Alpinismo não deve ser confundido com o Montanhismo, embora nos tempos modernos essa definição tenha se tornado genérico. O Montanhismo é o termo que define qualquer ascensão em qualquer montanha. Já o Alpinismo, inicialmente, surge da atividade desportiva de alto nível realizada na cordilheira centro Europeia conhecida por “Alpes”. Assim como a subida, por exemplo, a Cordilheira dos Andes é chamada por muitos de “Andinismo”.

Mais recentemente surgiu o Marumbinismo, desportistas que exploram a cordilheira de montanhas conhecida como “Marumbi”, na Serra do Mar. Inclusive, essa informação me deixou com vontade de criar os “Sambenistas” e o “Sambenismo”, aqueles iguais a mim que gostam de percorrer os caminhos da cordilheira de montanhas da Serra do Sambê.
Vale acrescentar, porém, que para alcançar picos muito elevados requer consideráveis conhecimentos, técnicos, físicos, psicológicos, de material e equipamento, e saber as características (fauna, flora, clima) da região explorada. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário