domingo, 21 de agosto de 2022

A Benzetacil não dói tanto como dizem!

Fui alcançado por uma amigdalite! Ela conseguiu ultrapassar as minhas defesas naturais, ações preventivas e depois de vários anos a doença se instalou. Na UPA de Rio Bonito/RJ, onde fui muito bem atendido na noite dessa segunda-feira (15/08), eu tive a opção de ficar me aborrecendo com antibiótico por sete dias de seis em seis horas ou tomar unicamente uma Benzatacil, medicamento conhecido pela dor que causa e pela sua eficácia (eu nunca havia tomado).

Bem, a ideia de escrever esse texto é exatamente para falar dela, a Benzatacil, um dos medicamentos mais temidos pelos pacientes nos cerca de 15 anos que atuei como técnico de Enfermagem. Até o profissional de Enfermagem, quando vê “Benzetacil” na prescrição médica, se compadece do paciente.

Na UPA, na sala de medicação, a colega da Enfermagem me pergunta se eu tinha alergia a anestésico. Eu entendi o que ela queria e pedi que não colocasse anestésico na minha Benzatacil, porque eu não colocava quando administrava esse medicamento nos meus pacientes (convicções minhas).

Enquanto conversava com a colega, eu me organizava mentalmente para sentir a dor mais horrorosa do mundo (testemunho dos pacientes). O caso é que estou até agora esperando a tal dor pavorosa que me diziam acompanhar a Benzetacil e tenho aqui três alternativas: ou a colega tem mãos de fada, ou esse papo de “dor horrível” que me diziam é uma crendice similar a “manga com leite faz mal” (certamente a Amoxilina é mais lucrativa para os laboratórios), ou esse povo que reclama é muito Nutella mesmo.

A partir do momento que tomei a Benzetacil passei a lamentar o tempo que propaguei esse papo furado de “dor horrível”. Ela é dolorida sim, mas a Dipirona, também intramuscular, aplicada do outro lado, doeu igual (e ninguém demoniza a Dipirona). Então vamos cortar esse papo de “dor insuportável” e passemos a valorizar a Benzilpenicilina Benzatina, porque ela é eficiente e está disponível na rede pública. Nunca mais quero tomar outro antibiótico! Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário