domingo, 9 de janeiro de 2022

Conhecendo a Campanha “Janeiro Roxo”

A Campanha “Janeiro Roxo” tem como principal objetivo chamar atenção da sociedade para Hanseníase, doença milenar, crônica e curável; com esclarecimentos e orientações a respeito da patologia, seus sinais, sintomas e tratamentos. A Hanseníase não tratada causa incapacidades físicas, principalmente nas mãos, nos pés e nos olhos. Como toda e qualquer doença, quanto mais rápido é diagnostica maiores são as chances de evitar sequelas. 

Dados do Ministério da Saúde informam que no Brasil a cada ano surgem cerca de 30 mil novos casos de Hanseníase. O país ocupa a 2ª posição no mundo em maior número de casos ficando atrás somente da Índia. Os números são preocupantes porque a doença atinge principalmente a população mais pobre. O Ministério da Saúde alerta para importância de ter atenção ao corpo e as visitas regulares ao médico.

Em 2022, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu “Precisamos Falar Sobre Hanseníase” como tema da campanha “Janeiro Roxo”. Ainda segundo a SBD, a Hanseníase ainda é uma doença negligenciada e cercada de estigmas e preconceitos. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário