Texto: Flávio Azevedo
Foto: Newton Almeida
A última sexta-feira (27/01) é mais um daqueles dias que ficarão na história negativa de Rio Bonito. As imagens (foto e filmagem) de um guarda municipal com o uniforme sujo de sangue arrastando um jovem algemado deve ser uma das que mais circularam na Internet e nas Redes Socais nas últimas 24horas. A cena gerou indignação e revolta aos internautas e entre as pessoas que acompanharam o entrevero entre um guarda e um funcionário de uma empresa de Internet.
De acordo com o diretor da Guarda Municipal de Rio Bonito (GMRB), o policial militar licenciado, Márcio Soares, houve uma desavença entre o Guarda Nepomuceno, e o funcionário de uma empresa de Internet, Eden Paixão (24 anos). Segundo ele, o entrevero teve início nos cones que impedem o trânsito na Av. Castelo Branco (rua dos bancos), no lado da Praça Fonseca Portela. “O nosso guarda pediu que o rapaz não estacionasse naquele local. Ele puxou o carro mais para frente, mas ainda em local indevido. Depois de nova abordagem, o guarda teria sido desacatado”, contou Soares.
Segundo fontes, já existiria uma rusga antiga entre ambos. O diretor da GM não confirmou essa versão, mas também não negou em entrevista que concedeu por telefone na tarde de hoje (28/01). “Nós lamentamos profundamente o que aconteceu, repudiamos qualquer tipo de violência e o caso foi registrado na 119ª DP”. Soares também informou que Nepomuceno está afastado das ruas e além da investigação que será feita pela Polícia Civil, também haverá um processo administrativo para apurar a sua ação.
Entrou de gaiato
Preocupado com a repercussão do fato, o guarda municipal Ubiratan Vargas (ao fundo de camisa branca) disse em entrevista na tarde de hoje, que está sendo acusado “injustamente de agressor”. Ele revelou que estava em outro local e apenas deu apoio ao colega de farda quando viu o tumulto. “Eu não sei o que provocou a desavença. O colega diz que ele jogou o carro em cima dele; o rapaz, que já estava sangrando, disse que levou uma estocada do colega, mas eu só cheguei para ajudar. Eu não posso dizer mais nada, porque eu não vi o que aconteceu”, contou Vargas.
– Infelizmente, eu acabei me envolvendo, mas apenas para apoiar o colega. Eu nem sei direito o que aconteceu. Só vi o rapaz correndo, o guarda atrás dele e a população atrás do guarda. O problema é que como eu apareço nas fotos e filmagens, muitos estão depositando a agressão na minha conta. Eu tenho oito anos de serviços prestados à Guarda Municipal, não tenho histórico de violência no meu histórico e estou, inclusive, muito sentido com o que houve com o rapaz, que é uma pessoa que conheço – declarou Vargas.
Segundo Vargas, ele tem recebido muitos telefonemas de amigos e familiares que estão preocupados com ele. “Muita gente me ligando perguntando o que eu fiz, o que deu na minha cabeça, querendo saber o que aconteceu e isso me preocupa, porque o meu histórico é de bons serviços. Eu já ajudei recuperar carro roubado; e outra vez eu ajudei a prender um cidadão que colocava “chupa cabra” nos caixas eletrônicos dos bancos”, ponderou Vargas, para quem esse foi um caso isolado e não representa a postura de todos os guardas.
A nossa reportagem ainda não conseguiu fazer contato com Eden ou com Nepomuceno para reportar aos nossos leitores a opinião deles sobre o ocorrido.
Reflexão
Na verdade, não me preocupa saber quem tem razão, porque a nossa reflexão não específicamente sobre esse fato, mas sobre um conjunto de desmandos que há anos acontecem em nossa cidade sem que ninguém tome providências. Esse não é o primeiro fato que acontece entre guardas e munícipes (e a culpa sempre acaba sendo de ambos). Mas continuo acreditando que Rio Bonito precisa de um gestor com perfil de síndico (eu sei que isso não é fácil, mas é o que precisamos). Ou seja, alguém que se preocupa com irregularidades menores, fatos que parecem simples e corriqueiros, mas que na sua essência servem de base para corrigir irregularidades maiores e episódios desagradáveis.
A Guarda Municipal de Rio Bonito precisa de uma estrutura hierárquica, com funções específicas, como acontece com a polícia. A truculência, infelizmente, em alguns momentos se faz necessária. MAS A MAIOR PARTE DO TEMPO, UMA GUARDA MUNICIPAL PRECISA ATUAR NA PREVENÇÃO. PRECISA TER UMA POSTURA PEDAGÓGICA. Em nossa cidade, porém, isso significa “tirar leite de pedra”, PORQUE NÓS RIOBONITENSES SOMOS CARENTES DE EDUCAÇÃO, RESPEITO E BOM SENSO.
Para chegar a essas e outras conclusões, não precisamos ouvir duas, três ou 15 partes. Basta analisar os acontecimentos dessa natureza que aconteceram na cidade nos seus últimos 50 anos. Não descartamos a possibilidade de que tenha acontecido o desacato, que é inadimissível; mas também é flagrante a truculência do guarda, ato que também é inadimissível.
Concluindo, para agredidos e agressores, o que temos a dizer é que GENTILEZA GERA GENTILEZA, o que certamente faltou em ambas as partes! Truculência de um... Desacato do outro... Simplesmente retratam uma flagrante realidade do nosso país: “o respeito ao ser humano tem passado distante das nossas relações”. Para comprovarmos isso, basta lermos as postagens nas redes sociais sobre o assunto!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
logo com Edem so deus eli nao e disto;;
ResponderExcluirvai ver o que o garda feis ///??
Na minha opinião tudo isso poderia ter sido evitado, se a guarda municipal tivesse poder de multa, não que eu esteja concordando com a atitude do guarda.
ResponderExcluirEu conheço o rapaz da GIGA LINE...meu filho trabalhou com ele, e sei que se trata de um rapaz super calmo e do bem...
ExcluirRealmente,alguns desses guardas se prevalecem de sua autoridade...e ultrapassam seus limite.
Isso é ridículo, Eden é inocente. Independente de qualquer desacato isso não dá direito ao guarda de agredí-lo, e mesmo se o Nepomuceno pudesse multar, ele trocaria a tonfa pela caneta? DUVIDO. E vc Vargas? Se conhece o Éden sabe que ele jamais mereceria uma agressão dessas, menino trabalhador e honesto. Espero que este guarda seja punido com expulsão da corporação, para que sirva de exemplo!!
ResponderExcluirSE UM DESPREPARADO DESTE ESTA NA RUA ALGUEM É MAIS INCOMPETENTE QUE ELE FAÇA ISTO COMIGO SR GUARDA MUNICIPAL E FICARAR APONSENTADO POR INVALIDEZ.
ResponderExcluirPoxa.. lamentável.. Eden é um rapaz super tranquilo.. O conheço há mtos anos.. Nunca soube de nenhuma confusão sequer em que ele tenha se metido.. Mas a verdade.. É que alguns guardas municipais de nossa cidade.. Se prevalecem de uma fardinha.. Pra quererem agir como Policiais.. coisa que eles não são.. Esse guarda devia responder um processo!! Isso siim.. Humilhar desse jeito um cidadão trabalhador!! E mtos deles também, ao invés de trabalharem, ficam batendo papo na rua, ja e cansei de ter que entrar na frente dos carros com minha filha pra tentar atravessar a rua no centro de Rio Bonito!! Falta mto preparo a eles!!!
ResponderExcluirLamentável é atitude desses Guardas, todos os dias!
ResponderExcluirCom Raríssimas exceções, são todos sem educação!
SEM EDUCAÇÃO SÃO VCS, QUE GOSTAM DESSA CIDADE ZONIADA DO JEITO QUE ESTÁ.
ExcluirESSE FLAVIO AZEVEDO Ñ ESCREVEU NADA A RESPEITO DE OS GUARDAS ALEX E SOUZA ARRISCAREM SUAS VIDAS AO PRENDEREM DOIS HOMENS ARMADOS LÁ NA RODVIARIA, AÍ VEM AQUI
ABRIR MARGEM P/ TODOS MALHAREM A GUARDA,MAS O QUE VCS Ñ SABEM É QUE OS GUARDAS TÊM QUE "MATAR 1 LEÃO POR DIA" TRABALHANDO NESSA MERDA DESSE TRANSITO SEM LEI ONDE CADA 1 FAZ O QUE QUER, SENDO DESACATADOS A TODO INSTANTE POR CIDADÃOS MUITO MAU EDUCADOS, CLARO QUE EXISTE AS RARAS EXCEÇÕES, MAS NO GERAL ESSA M... DE POPULAÇÃO ACHA QUE O GUARDA ESTÁ ALI P/ SE HUMILHAR,SER HUMILHADO . VCS Ñ SABEM O QUE ESSE TAL DE EDEN VEM FAZENDO A DIAS XINGANDO , DESACATANDO , HUNILHANDO OS COLEGAS ,XINGOU ATÉ O SUB COM. , AGORA VCS VÊ DIZER CUITADINHO DELE MAS NIGUE FALA OQUE ELE VINHA FAZENDO.
Meu caro Luciano, que o senhor digníssimo guarda (seu herói) fizesse a coisa certa sem agredir o Éden, a partir do momento que ele o agrediu perdeu qualquer razão. Nós quem pagamos o salario dessa porcaria de guarda, merecemos o minimo de respeito. Nenhuma ação que qualquer cidadão venha a ter, pode gerar tal reação em nenhum força seja municipal, estadual, nacional... Isso só ocorre porque são todos despreparados. Hoje qualquer barrigudo ou psicopata pode ser guarda ou policial. Não há preparo nenhum, nem físico nem psicológico. Lógico, mas não são direcionados recursos para isto. Aí está a questão: boa índole e caráter não se ensina, não se compra. Nasce com a pessoa!! E este guarda meu querido Luciano não chegou nem perto de ter essas qualidades!!!
ExcluirPrezado Luciano, tenho certeza que os Guardas Municipais precisam matar 1, 2, 3 ou até 10 leões por dia. Também sei que a nossa Guarda é PATRIMONIAL e não Municipal. Sei também, que nós cidadãos somos espaçosos, mal educados, desrespeitosos e em várias oportunidades destratamos esses servidores.
ExcluirQuanto a prisão que você se referiu, parabéns...! Mas deixo um alerta: o dia que uma ação dessas der errado, os guardas envolvidos ouvirão o seguinte dos seus superiores: “não podemos fazer nada porque essa não é a sua atribuição!”. Pense nisso!
Sendo assim, não vejo vantagem nessa prisão, simplesmente por não ser essa a função desses profissionais, como também não é função deles estar no trânsito. A propósito, eu penso que esse tipo de propaganda provoca comentários debochados do tipo: “esses caras pensam que são policiais!”.
De qualquer forma, um abraço, obrigado por acompanhar o meu Blog e opine sempre que quiser!
O GUARDA Ñ É MEU HERÓI , É MEU COLEGA DE PROFIÇÃO (TAMBÉM SOU GUARDA) E AMIGO PESSOAL. TENTE VER A FICHA DELE QUE VAI COMPROVAR QUE ELE NUNCA PASSOU POR UMA CITUAÇÃO DESSAS, É DE COMPORTAMENTO EXEMPLAR , CALMO , UM CARA FAMÍLIA AMIGO MESMO. VOU TE DIZER UMA COISA P/ CHEGAR AO PONTO QUE CHEGOU O "COITADINHO" DO TAL EDEN DEVE TER O AGREDIDO MUITO C/ PRALAVRAS DE BAIXOS CALÃO , COMO JÁ VINHA FAZENDO C/ OUTROS COLEGAS, E ELE DEVE TER SE SENTIDO MUITO HUMILHADO, ISSO NIGUÉM PRESTA A ATENÇÃO POR QUE PARECE QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO TEM PROBLEMAS PESSOAIS C/ A GUARDA MUNICIPAL, QUANDO VÊM UM CIDADÃO DESACATANDO UM GUARDA NA RUA NINGUÉM VEM PUSTAR EM BLOG NENHUM, ELES RIEM E DEBOCHAM . AÍ O GUARDA QUE É UM SER HUMANO CANSADO DE SER HUMILHADO PASSA DO PONTO NUMA CITUAÇÃO DESSAS,TEM UMA REPERCURSÃO GIGANTESCA COMO ESTÁ TENDO E VCS VEEM POSTAR QUE O GUARDA AGREDIU UM TRABALHADOR, OGUARDA TAMBÉM É UM TRABALHADOR QUE SAI DE SUA CASA PELA MANHÃ , TEM FAMILIA , TEM DIREITOS E DEVERES COMO TODO MUNDO. MAS MOITOS IGNORANTES ACHAM QUE O GUARDA SÓ TEM DEVERES .
ExcluirNINGUÉM VEM POSTAR AQUI NO BLOG QUE A LEI DE CRIAÇÃO DO AGENTE DE TRANSITO QUE TIRARIA OS GUARDAS DO TRAN. , OU OS QUALIFICARIA P/ TRABALHAREM NESSA PORCARIA DE TRANSITO C/ A DEVIDA ALTORIDADE, JÁ PASSOU POR VOTAÇÃO NA CAMARA E NEGADA DUAS VEZES SE Ñ ME ENGANO. NÓS TRABALHAMOS NO TRÂNSITO TIRANDO LEITE DE PEDRA , SENDO COBRADOS A Ñ DEIXAR-MOS CARROS PARAREM EM FILA DUPLA ,Ñ DEIXAR ESTACIONAREM EM QUALQUER LUGAR , Ñ DEIXAR MOTOS PARAREM NAS VAGAS DE CARRO... MAS VAI LÁ NO CENTRO AGORA E COMPROVE UMA COISA : TEM CARROS EM FILA DUPLA , EM CIMA DA CAUÇADA, EM CIMA DA FAIXA DE PEDRESTRE, EM ESQUINAS,TEM MOTOS PARADAS EM TODO LUGAR... AÍ A CULPA DISSO CAI NA CONTA DE QUEM????? NUNCA A CULPA É FDP QUE FAZ AS BANDALHAS, MAS SEMPRE DO GUARDA , POR QUE SERÁ???
Luciano, que tal cair na real? Amigo, guarda municipal atravessando velhinha no sinal não é, e, nunca será notícia. Sabe por quê? Simplesmente porque É ISSO QUE ESPERAMOS DELE.
ExcluirVocê já viu alguma professora ser notícia porque está dando aula? É claro que não, exatamente pelo fato de ser essa a obrigação dela! O amigo também não verá notícias dizendo que tal médico operou x pacientes num dia... É o que se espera dele!
Entretanto, se essa professora jogar o apagador no aluno e o médico esquecer uma pinça no interior do paciente, certamente eles estarão no noticiário!
O amigo já leu alguma vez uma manchete assim? PAI TRABALHA TODOS OS DIAS PARA SUSTENTAR A FAMÍLIA! Onde está a novidade? Agora, veja essa: PAI É ACUSADO DE ENGRAVIDAR FILHA ADOLESCENTE. Viu a diferença? Agora... Seja sincero: num primeiro momento, você se interessaria em ler qual dessas notícias?
MAS EU VOU TE DAR DUAS DICAS: já que as ações positivas da guarda municipal não estão tendo a visibilidade que merecem, que tal contratar uma assessoria de imprensa? Vocês também podem criar um blog (não tem custos), onde os acontecimentos que nós – de acordo com você – estamos deixando de noticiar poderiam ser publicados!
Outra sugestão: Que tal você levar essas queixas na próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS)? O encontro acontece no dia 06/02 (segunda-feira), às 10h, na Câmara Municipal. Geralmente, o povo critica muito a guarda nessas reuniões. Penso que vocês poderiam inverter o jogo. Se organizem e compareçam no CCS, para externar o sofrimento de vocês! Eu sou diretor de Assuntos Comunitários do CCS e garanto que a fala não será negada a vocês! Pense nisso!
Sinceramente, penso que esse debate aqui no Blog só serve para aguçar a curiosidade dos curiosos (deve ter uma galera acompanhando o nosso debate). No CCS, porém, estaríamos discutindo num fórum legítimo essa questão da falta de respeito aos guardas em nossas ruas! Pense nisso, faça planos e compareça com os seus colegas, porque o CCS é de todos!