sábado, 4 de maio de 2024

Tombo de bike voltando da Cachoeira Secreta

Como ficou a bike e o aspecto da mesa quebrada para o leitor conferir.

Passado o Dia Municipal do Ciclista, celebrado em Rio Bonito/RJ ontem (03/05), eu gostaria de trazer um relato e um agradecimento sincero a Papai do Céu. Ainda sinto dores por conta do tombo, mas quando penso que poderia ser muito pior agradeço a Deus o livramento.

Vou contar detalhadamente o que aconteceu.

Na última quinta-feira (02/05) eu pedalei até a Cachoeira Secreta, em Lavras de Gaviões, território de Silva Jardim/RJ. É um dos meus destinos favoritos (caminhando ou pedalando).
A Cachoeira Secreta e seus encantos.
Depois de curtir a beleza do trajeto, o cenário verde que Morro Gramado nos oferece e a imponência da Cachoeira Secreta, bebi água, comi uma paçoca, uma mariola e regressei. Da minha casa (Serra do Sambê) até a Cachoeira Secreta, passando por Capivari, de bicicleta, são 26 km contados no aplicativo Strava. Retornando da Secreta até a localidade de Capivari, onde tem uma simpática igrejinha Batista, são cerca de 3 km de descida. Na última ladeira, a mais acentuada, a roda dianteira da bicicleta bateu num buraco profundo, encoberto por pedras e a mesa (o suporte do guidom) quebrou.

Por ser uma descida acentuada, o peso do corpo está depositado no guidom, onde estão os freios e direção do veículo. Com a quebra do guidom, ou seja, sem direção; a roda da frente dobrou, a bike tombou e eu voei estrada abaixo. Parecia que eu estava de skate, mas a prancha era meu peito e abdome.

Quando o corpo parou de escorregar morro abaixo, deitado naquele chão quente, empoeirado e cheio de barro da estrada acidentada, eu me lembrei dos protocolos de saúde que na condição de técnico de Enfermagem e socorrista conheço bem. Ficar quieto sem se mexer.
A igrejinha batista em Capivari/SJ
O sol estava bem quente. Devia ser 9h30min. Fiquei ali, naquela posição, sem me mexer, por cerca de cinco minutos. Procurava algum indicativo de que algo ruim poderia ter acontecido com meu corpo. Ao perceber que a cervical estava inteira e que nenhum membro se partiu (não havia dor, nem dormência), eu me virei de barriga para cima. Não enxergava muito bem, porque a vista estava escura, o que chamamos de “teto preto”. Retirei o capacete e também tirei a mochila das costas para usá-la como travesseiro. E ali fiquei. No sol. Esperando o “teto preto” passar.

Acredito que tenha ficado naquela posição por cerca de 10 ou 15 minutos. Votei a enxergar novamente (o teto clareou). Ao olhar para trás, há cerca de dois metros estava a bike. Vi a mesa do guidom partida e entendi o que aconteceu. Enxergando melhor, consegui me arrastar até uma sombra, na beira da estrada, onde eu devo ter ficado mais uns 10 ou 15 minutos deitado.

O corpo estava ferido, mas o cérebro estava ótimo! Eu só pensava na minha mãe, esposa e amigos; que sempre me repreendem por andar sozinho. Mas outra vez eu estava só. Voltei a olhar a bicicleta, pensei que o pior poderia ter acontecido e agradeci a Papai do Céu por estar vivo e sem nenhum osso partido. Desconforto somente as escoriações.
Morro Gramado e seu cenário verde deslumbrante.
Com dificuldade eu levantei, coloquei a mochila, o capacete e me lembrei dos óculos de sol, que estava inteiro e sem nenhum arranhão cinco metros mais abaixo. Do alto da arvore duas corujinhas me observavam. Pareciam que também me repreendiam por andar sozinho.

Levantei a bike, vi a mesa partida, algo que eu nunca vi nos meus 40 anos de ciclista. Andei cerca de 1km até a próxima moradia, onde parei e pedi ajuda. A sede era grande, mas como eu sei que acidentado não deve ingerir nada antes de ser examinado, eu preferi segurar a sede. Já eram quase 11horas.

O caseiro da propriedade em que parei, no Sítio Alvorada, permitiu que por lá eu deixasse a bicicleta. Enviou mensagem a um sitiante vizinho, que rapidamente veio, de moto, me resgatar. Esse moço, Alef, me deixou no ESF de Imbaú, onde fui examinado pela médica, Mariana; e recebi os primeiros socorros (limpeza) da enfermeira, Marilsa. Gratidão! A melhor notícia que recebi é que podia beber água. E na surrada mochila que se acidentou comigo tinha uma garrafa d’água geladinha. Sorvi aquela água como se fosse uma espoja.

Ainda sem internet para fazer contato com minha família, vi que o ônibus Rio Ita, linha “Rio Bonito” vinha na minha direção. Entrei e vim embora. Cheguei a minha casa às 14h30m. Depois do ônibus fui regatado pelo taxista e amigo, Joel Jeferson.
Uma das quedas da Cachoeira Secreta.
Tomei banho, dormi um pouco, mas a boca acordou amarga e estava com náuseas. Fazia ânsia de vomito, mas nada saia. Não tinha comido nada, havia bebido pouca água... Vomitar o que? Não conseguia tomar analgésico para aliviar as dores por conta da náusea. E não aliviando o mal estar, o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) foi meu próximo destino. Na emergência fui atendido pela clínica, Michele; e pelo cirurgião, Anselmo Ximenes; que voltou a investigar alguma possibilidade de lesão interna. Não achou nada, graças a Deus!

Medicado com analgésico (dor) e antiemético (enjoo e náusea), voltei para casa, dormi bastante e no dia seguinte estava pronto para retomar minhas atividades.

Encerro esse registro agradecendo aos que me atenderam e, sobretudo, a mão divina que me protegeu do pior. Na foto, a imagem da mesa partida. A bike, que chamo de Antonella, também recebeu os devidos reparos e já está pronta para nova atividade. Gratidão e vamos em frente! #flavioazevedo

terça-feira, 30 de abril de 2024

John Kennedy, Fluminense, presepada, imprensa e torcida

Depois de mais uma presepada do John Kennedy, que seguirá afastado do elenco profissional do Fluminense, enquanto os demais aventureiros (Alexander, Kauã Elas e Arthur) foram reintegrados, penso que vale mais uma reflexão, dessa vez num campo diferente do que tem sido abordado ao se tratar desse tema.

Que tal falarmos da imprensa, que é tão ou mais presepeira que o JK? Disso eu não vejo ninguém falando! Sou da opinião de que a imprensa presepeira é culpada por esses arroubos de irresponsabilidade dos jovens jogadores de Futebol.

Quando o sujeito aparece, para mexer com o brio do torcedor bobo, aqueles que tem uma amêndoa do lugar do cérebro, a imprensa logo endeusa o sujeito como se fosse o novo Pelé. E não é que o torcedor acredita?

Menos caríssimos jornalistas!

Quando JK apareceu logo criaram o rótulo “caçador de urubu”, por conta de dois gols num FlaxFlu. O deslumbre começou aí. Culpa da mídia que diviniza o sujeito, atrai os olhares das “cocotas” e o restante da conversa nós já conhecemos.

Outra coisa: quando surgiu a oportunidade de vender o cara, um monte de boca aberta (da torcida e da imprensa) disse que seria vendido a “preço de banana” etc. “Estão querendo se livrar da nossa joia".

Todavia, agora, os mesmos passadores de pano estão bufando com mais uma molecagem desse rapaz que é um bom peladeiro. Sim, “peladeiro” porque profissional ele não é. É o típico sujeito que destrói na pelada, mas que sucumbe diante de qualquer responsabilidade que precise assumir.

E não me venham falar de Romário e suas aventuras com as cocotas, porque JK está anos luz de distância do, hoje, senador da República. Romário trocava folga e viagens para o Brasil por gols. JK tem que comer muito feijão com farinha para chegar nesse nível.

Uma pena que tenha tomado esse caminho, porque é um sujeito promissor, mas essa é a realidade! ST e vamos em frente! #flavioazevedo

Fala Rio Bonito Podcast - EP 023 - Programação dos 178 anos de Rio Bonito

O 23º episódio do Fala Rio Bonito Podcast foi ao ar nessa terça-feira (30/04), dialogando a respeito da programação que está sendo preparada para comemorar os 178 anos de emancipação politico administrativa de Rio Bonito/RJ. Tratam do tema o prefeito, Leandro Peixe Rio Bonito; e o secretário municipal de Comunicação, Bruno Martins. Vamos em frente! #flavioazevedo

Comunicação e Expressão

Nesse domingo (28/04) celebrou-se o Dia Mundial da Educação, conforme decidido em Dakar há exatos 24 anos, no Fórum Mundial de Educação. Na ocasião, lideranças de centenas de países, reunidos por lá para pensar Educação, escolheram a data. Sou ferrenho defensor da Educação e das revoluções que ela propõe. Todavia, atualmente eu entendo que precisamos colocar a Comunicação na mesma prateleira da Educação.

Não pense você que estou legislando em causa própria por conta da minha formação (sou jornalista). A questão é que há alguns anos eu comecei a perceber que está cada vez mais difícil se comunicar com as pessoas. O pior é que dentro desse cenário, a principal fragilidade está no quesito “Ouvir”. Vejo muita gente querendo falar, mas poucos desses faladores querem ouvir.

A Publicidade e o Jornalismo são os segmentos que mais sofrem com a falência da Comunicação. É comum, nos comentários de uma postagem publicitária que contém todas as informações, um sujeito perguntar algo que está inserido no anúncio em letras garrafais. Penso ainda que a deficiência na Comunicação também está fincada em dois fatores: pressa e preguiça, sendo essa mais determinante que aquela. É mais cômodo perguntar o que já foi informado do que perder alguns segundos lendo o conteúdo da publicidade ou da notícia.

Sai também aniquilada, por conta da deficiência na Comunicação, a reflexão. A pressa e a preguiça impedem que o sujeito pare, pense, analise e reflita. Inclusive, parte da sociedade entende o reflexivo como um chato de galocha, mala, detalhista, entre outros rótulos dados aos que privilegiam a reflexão.

Há quem aposte na pouca inteligência. Outros culpam a praticidade do Dr. Google e do mestre YouTube, principais fontes de consulta e pesquisa de muita gente apressada e preguiçosa, sobretudo aqueles quem se recusam a pensar e refletir.

Em resumo, precisamos falar mais de Comunicação, porque governos estão sendo enterrados pela deficiência na Comunicação. Empresas estão falindo pela Comunicação ineficaz. Pilantras estão conseguindo se vender como virtuosos por conta da Comunicação eficiente; e boas pessoas são preteridas para cargos e funções por causa da Comunicação deficiente.

Em ano eleitoral isso fica ainda mais patente. Opções ruins, por terem Comunicação eficiente, são abraçadas pelo eleitorado, que também tem Comunicação deficiente, sobretudo no ouvir. Do outro lado, pela deficiência na Comunicação, boas opções acabam ignoradas.

Há décadas está assim e deve permanecer por muito tempo. Saiba que apenas 3% de um total de 100% de pessoas conseguem terminar o que começaram a ler. Ou seja, se você chegou até aqui está inserido nos 3%. Parabéns! Vamos em frente! #flavioazevedo

Educação e Política na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (29/04) está no ar. Hoje, recebendo o secretário municipal de Educação de Tanguá, Luciano Lucio. Em pauta temas como Educação e o efeito dela na sociedade, Política, Eleições Municipais, Pesquisas Eleitorais e a percepção das pessoas para pesquisas e resultados, entre outros temas. Vamos em frente! #flavioazevedo

Tudo em liquidação na “O Mais Barato” em Rio Bonito

Está construindo, reformando ou se planejando para construir ou reformar? Não perca a “Liquidação Fecha Loja” da O Mais Barato RB Material de Construção (antiga Disensa). Em Rio Bonito, localizada na Rua XV de Novembro, nº 423, no Centro.

Informações nos telefones (21) 2734 – 1790 e (21) 99854 – 7973. Materiais de primeira aguardando você com preços muito atrativos. Vamos em frente! #flavioazevedo

Emoções e Saúde Mental na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (26/04) recebeu o médico, João Jorge Cabral Nogueira. Em pauta temas como emoções, saúde mental e assuntos correlatos. Vamos em frente! #flavioazevedo

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Espetáculo 'Crisálida' encerra temporada de sucesso

No dia 18 de abril chegou ao fim a temporada de ‘Crisálida’. A última parada foi no Lona na Lua - unidade Rio Bonito e teve como público-alvo alunos da instituição.

O espetáculo de dança, que é um solo da bailarina Sarah Rocha, com coreografias de Clebio Holanda, percorreu quatro cidades durante dois meses, alcançando centenas de pessoas, entre elas alunos de escolas públicas e de instituições sem fins lucrativos.

Além de Rio Bonito, as cidades de Tanguá, Valença e Araruama já haviam recebido a obra em espaços culturais locais. Em Valença, o Centro Cultural Juliana Maia recebeu o projeto e em Araruama o Ponto de Cultura Gene Insanno abriu as portas para a ação. Em Tanguá, a filial do Lona na Lua foi o local escolhido para duas apresentações.

Para a assistente de produção, Gabriele Rangel, o projeto cumpriu o seu principal objetivo de democratizar o acesso à cultura. “A obra retrata as lutas diárias das mulheres por direitos, e sobretudo, por respeito. Levar um espetáculo de dança com tanta sensibilidade a espaços espalhados por diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro é uma alegria. A sensação é de missão cumprida.”

O projeto ‘Crisálida’ é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

Vandalismo no Hortifruti e promoção da Saúde na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (25/04) está no ar, hoje, pautando o ato de vandalismo com as verduras do Hortifruti Ferreira durante a madrugada de ontem para essa quinta-feira. Também em pauta a parceria do Projeto Saúde com o Programa de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito/RJ. Vamos em frente! #flavioazevedo

Lindonas Cabelos na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (19/04) está no ar. Hoje, recebendo a empresária e empreendedora, Eliane Motta; proprietária da Lindonas Cabelos. Em pauta a história da empreendedora, a história da Lindonas Cabelos, dicas de beleza para os cabelos, técnica box braid; transição capilar, entre outros temas. Vamos em frente! #flavioazevedo