terça-feira, 1 de setembro de 2015

Psicopatas... Eles estão por aí!

Flávio Azevedo 
Quando me preparava para ser técnico de enfermagem, eu estudei uma matéria chamada Psiquiatria. Entre muitas doenças e transtornos mentais, nós aprendemos sobre os psicopatas. Há quem relacione o termo “psico” a ´palavra grega “psique”, usado para falar sobre alma e espírito. Já o termo “pata” deriva de “patia” que significa “mórbido”, “padecimento”, “moléstia”. O psicopata (espírito doente) tem marcas muito próprias: desvio de caráter, ausência de sentimentos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, narcisismo, egocentrismo, falta de remorso e/ou culpa para atos cruéis e inflexibilidade diante de castigos e punições.

A Psiquiatria aponta que os psicopatas geralmente são do sexo masculino, mas a doença também atinge as mulheres. A favor do psicopata está o fato de que a sociedade entende a postura antissocial como o principal sintoma do psicopata, o que não é verdade. Disfunções cerebrais (biológicas) ou traumas; predisposição genética; e experiências mal resolvidas (sobretudo na infância); são as origens da doença. Nos homens, o transtorno é sempre mais evidente que nas mulheres, que por serem indivíduos mais passivos e discretos, a doença acaba passando despercebida.

O cinema e a ficção se encarregaram de confundir ainda mais o entendimento popular sobre os psicopatas, que sempre são associados ao temido “serial killers”. Curiosamente, os estudiosos da Psiquiatria afirmam que um número muito pequeno de psicopatas manifesta comportamento violento e/ou assassino. Mas todos eles são manipuladores, fingem ter sentimentos genuínos em relação às pessoas, conquistam com facilidade a simpatia dos outros e, por vezes, alcançam cargos relevantes onde exercem poder. Os psicopatas também são impulsivos e destemidos, características que os impede de ouvir conselhos e refletir sobre os seus atos condenáveis.

A história humana está repleta de psicopatas, entre eles podemos destacar Herodes, Nero, Calígula, Hitler, entre outros. Com o advento das novas tecnologias, os psicopatas encontraram novas formas de atormentar suas vitimar pessoas. O escritor, poeta, filósofo e professor, Heribaldo de Assis; comenta que eles se apropriam das ferramentas de comunicação, do espaço virtual (internet), para cometer diversos crimes e “Bulliyng Virtual”.

Ainda segundo Heribaldo, entre as manifestações do psicopata estão “fazer print de conversa alheia para expor”; “se apropriar de fotos intimas das pessoas e torná-las públicas”; e “manipular seguidores virtuais para que eles cometam crimes e persigam pessoas”. O escritor destaca o risco que consiste proteger os psicopatas e destaca que essas pessoas devem ser enxergadas como doentes e não como pessoas admiráveis e exemplo a serem seguidos. Ele acrescenta que “o psicopata deve ser identificado e tratado, para o bem da sociedade, para o bem da humanidade e para o bem da paz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário