terça-feira, 6 de maio de 2014

Polo Cederj realiza V Semana Acadêmica

Flávio Azevedo

Começa nessa terça-feira (06/05), a V Semana Acadêmica do Polo Regional Cederj de Rio Bonito. Até o próximo sábado (10/05), alunos, professores e convidados estarão debatendo “Cidadania no Brasil: Direitos e Deveres em Questão”, o tema do evento. O Cederj funciona em prédio anexo ao Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça, na Mangueirinha. Os participantes estão sendo aguardados pelos organizadores do evento a partir das 18h30min.

Na abertura do evento, nessa terça-feira (06/05), o tema é “Autismo, conquistando direitos”. A preletora é a ativista e autora da lei 12.764, que institui a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com o transtorno do espectro autista, Berenice Piana. De acordo com o coordenador do Polo Cederj, Charlles da Fonseca Lucas, o objetivo é abordar temas atuais, que falem de cidadania e traga para o debate os aspectos sociais que envolvem a cidadania.

A programação continua amanhã (07/05), com o tema “Falando de Ética”, assunto que será abordado pelo professor Leonardo Saraiva Págio, da Universidade Federal Fluminense (UFF). No dia seguinte (quinta/08), a escravidão será pensada pelo professor Gilciano Menezes Costa, também da UFF, que vai palestrar sobre  “A movimentação populacional escrava em Itaboraí no im do século XVIII e no decorrer do XIX”. Já no dia 09/05, o tema da palestra é “ECA – Mitos e Verdades”, assunto que será abordado pela Conselheira Tutelar de Itaboraí, Patrícia Brum.

No sábado a coordenação do Cederj preparou uma vasta programação que está agendada para ter início às 8h e terminar somente às 17h. Entre as muitas atividades do dia está o lançamento dos livros, “Vida e Obra de Norbert Elias nos Planos Filosófico e Huministico: automodelagem, nacionalidade e formação intelectual”; e “Segurança Pública – Onde está a Polícia que Nós Queremos?”. Ambas as obras são de autoria do professor Charlles da Fonseca Lucas, coordenador do Polo Cederj de Rio Bonito.

A programação continua com a professora Soraia Escovedo, que vai abordar o tema “O Mediador em Sala de Aula e a Aprendizagem: O que fazer?”. “Dinamizando Aulas e Apresentações com Audacity-editor de áudio e software livre” é o tema do professor Paulo César Rodrigues. A professora da Unirio/Cederj, Joziane Oliveira, trata do tema “Libras na Educação Infantil”. O professor Vitor Uchôa, da UFF/Cederj aborda “O Deficiente Visual na EAD”. Já a professora Waldinéia Teles Pereira, da UFF, discorre sobre “Relações Étnico Raciais, desde a Educação Infantil”.

No início da tarde, o tema “Aplicações Web: interligando dois mundos”, é o assunto do professor Willian Teixeira, que também vai apresentar o Sistema da Biblioteca Online do Polo Regional Cederj de Rio Bonito. Em seguida, a professora Daiane Magalhães, da Unirio aborda o tema “Pedagogo: onde este profissional atua?”; e a professora Luisa Passos também da Unirio trata do tema “Classes Hospitalares e sua relevância para a Educação em Itaboraí”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário