terça-feira, 16 de abril de 2013

Líderes religiosos como Marco Feliciano confirmam a existência da intolerância religiosa no Brasil


Flávio Azevedo

Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Congresso Nacional, o pastor Marco Feliciano está na mídia por conta de várias declarações polêmicas.
Em um vídeo que circula na internet, repleto de críticas à Igreja Católica, o deputado e pastor evangélico, Marco Feliciano (PSC-SP) afirma que os católicos adoram Satanás e que têm o corpo "entregue à prostituição" e "a todas as misérias dessa vida". Na pregação, cuja data não é informada, Feliciano chama a religião católica de "morta e fajuta" e critica o hábito de usar crucifixos de Jesus no pescoço, comum entre os católicos.
– Eu conheço o Deus de Paulo (São Paulo). Não é o Deus dessa religião morta e fajuta em que você está. Se há algum católico entre nós aqui, o que eu duvido muito, mas, se tiver, deixa eu explicar uma coisa. Primeiro: você não pode sentir aquilo que nós sentimos sem experimentar o Deus que nós sentimos. 'Não, pastor, não, pastor, mas eu sou carismático. Eu até aprendi a falar em línguas, colocaram uma fita no rádio e eu decorei.' Esse avivamento é o avivamento de Satanás – grita, com raiva, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

Essas e outras declarações do deputado e pastor Marco Feliciano e de outros líderes religiosos me motivou a opinar sobre esse assunto. Acrescento, porém, que eu sou evangélico de formação e gosto sim, para o horror de alguns políticos locais, de pensar e refletir antes de externar a minha opinião. O grande problema da sociedade moderna é o uso do “ENLATADO”. Ou seja, por preguiça de pensar, as pessoas aceitam ser representadas por qualquer um. Estamos falando de uma sociedade que assimila qualquer pensamento ou ensinamento sem fazer nenhuma avaliação prévia.

E, pior, as pessoas estão compactuando com qualquer asneira que ouvem. Dizem “sim” para tudo quanto é sandice que se apresenta como verdade. Fica muito nítido que a intolerância religiosa domina o Brasil, e não é de hoje. Ainda na década de 90, mais precisamente em 12/10/1995, o bispo Sérgio Von Elder, da Igreja Universal do Reino de Deus, escandalizou a todos nós ao chutar desrespeitosamente a imagem de Nossa Senhora (Dia da Padroeira do Brasil).

Tudo isso me faz lembrar a declaração, ainda hoje polêmica, do pensador Karl Marx, quando escreveu que “a religião é o ópio do povo!”. E ele tinha razão! Ele falava de um catolicismo que trucidava aqueles que discordavam dos seus dogmas. Entretanto, enquanto o catolicismo evolui, boa parte das igrejas evangélicas, regride, manipula, lava o cérebro do fiel com conteúdos que, sinceramente, eu não sei em que Bíblia eles leem.

Ao Marco Feliciano e a todos os religiosos, eu ofereço o conceito de religião que é preconizado pelo profeta Isaías, ainda no velho testamento (Isaías 58:6-12).  

Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.
Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniqüamente;
E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

Como, porém, algumas pessoas têm “birra” com o Velho Testamento, penso ser necessário meditar no que escreveu, no Novo Testamento, o apóstolo Tiago. Trata-se de um texto ainda melhor de ser compreendido. Diz assim: Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. (Tiago 1:26-27).

Creio que muitas igrejas e muitos religiosos, diante desses conceitos apresentados por Isaías e Tiago, estão bem distantes do que é a "verdadeira religião". Sendo assim, penso que eu não preciso escrever mais nada, mas fica a dica!

Um comentário:

  1. Pow ele falou que Deus matou Os Mamonas, perdeu a razão total ele se acha o próprio Deus.

    http://andersonpara10.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir