sábado, 19 de fevereiro de 2011

Desfaçatez e falta de vergonha!

Por Flávio Azevedo - Reflexões

Na última semana, por volta das 22h, vários amigos me telefonaram informando que determinado ponto da Serra do Sambê estava em chamas. No dia 11 de fevereiro (sexta-feira), o portal G1, noticiava que desde o início da noite anterior, o Morro da Prainha, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio estava em Chamas (foto). As chamas destruíram a vegetação na Serra da Grota Funda, local de difícil acesso.

No último domingo (13), um balão de cerca de 20 metros incendiou uma área de 40 mil m², do Parque Estadual da Serra da Tiririca, situado na divisa entre Niterói e Maricá (foto). Na última terça-feira (15), o jornal O Dia trazia a foto de um incêndio no Campo de aviação de Saquarema. O fogareu foi fotografado por uma internauta. Segundo ela, a fumaça invadiu bairros próximos e as chamas não puderam ser controladas porque o carro de combate a incêndios estaria quebrado.

Mas não é só a nossa vegetação que está em chamas. O fogo da desfaçatez e da falta de vergonha está destruindo outros campos. No dia 11 de fevereiro, por exemplo, nós acompanhamos a prisão de 30 policiais. Eles foram presos na “Operação Guilhotina”, deflagrada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Polícia Federal (foto). Usando o linguajar dos filmes, os presos eram “agentes duplos”, ou seja, estavam a serviço da LEI e do CRIME.

As chamas do cinismo e do descaramento também estão incontroláveis no setor político. Em Casimiro de Abreu, vereadores estão numa queda de braço que parece não ter fim com o prefeito Antônio Marcos (PSC). Em Tanguá, o cenário político também está azedo entre vereadores e o prefeito Carlos Pereira (PP). Em Itaboraí, o presidente da Câmara, Lucas Borges (PMDB), tem contra ele sete vereadores. Eles, incusive, foram ao Ministério Público (MP) denunciar supostas irregularidades nos atos administrativos do presidente. Em Maricá, onde a relação entre Legislativo e Executivo também não é boa, até um atentado teria acontecido contra um parlamentar.

O incêndio da falta de respeito com o povo também chegou a Rio Bonito. Aliás, parafraseando aquele ex-presidente, “nunca na história” dessa cidade, nós presenciamos uma bagunça tão grande no Legislativo. Eu não sei de que lado você está, mas essa história de duas Câmaras é no mínimo patética.

Rio Bonito, não é segredo para ninguém, é uma cidade dividida em três grupos políticos (o prefeito José Luiz Antunes, a ex-prefeita Solange Almeida e o deputado estadual Marcos Abrahão). Confesso aos senhores que fico horrorizado com a “Guerra Fria” que esse instalou entre esses grupos. Aliás, poucos vereadores perceberam que estão sendo usados. Se você discorda, basta lembrar que no próximo ano (2012) nós teremos eleições municipais, quando estarão em jogo, além da chefia do Executivo, as 10 cadeiras do Legislativo. O grupo que sair vencedor dessa ridícula disputa pela presidência da Câmara, teoricamente sai fortalecido.

Vale destacar que esse fortalecimento se resume a duas palavras: PODER E DINHEIRO. Poder, porque um presidente da Câmara habilidoso consegue aniquilar ou estimular toda e qualquer intenção política do Executivo, sobretudo se ele pretende fazer obras em todo canto do município.

Penso que o leitor não acredita mais em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, gnomos, duendes e outros seres míticos. Por isso, é lógico que você sabe que, hoje, para ganhar uma eleição é preciso ter dinheiro. Entretanto, como tem gente – e não são poucos – que ainda acredita na história da Branca de Neve, sempre surge uma tradicional e imbecil pergunta: “porque tem que ter dinheiro para ser eleito?”.
Bem, tem que ter dinheiro – que nem sempre é de origem ilícita – para que o candidato possa pagar pelos sacos de cimento, telhas, areia, entre outros produtos que saem das lojas de material de construção, que o político dá o eleitor pidão. Aliás, as cerâmicas também precisam receber pelos tijolos doados.

O político também precisa pagar a conta da farmácia (que não é pequena), que é construída com a distribuição de remédios aqui e acolá. Os proprietários de açougue e supermercado querem receber pela carne e pela cerveja, que são consumidos nos incontáveis churrascos que rolam durante a campanha. Não podemos esquecer que dos postos de combustíveis, onde o eleitor abastece o carro gratuitamente por estar com o adesivo deste ou daquele candidato. Contudo, essas empresas precisam honrar compromissos e, por isso, querem receber pelo produto que venderam. A auto-escola, por mais que seja de um amigo, também tem os seus encargos, e o político, em algum momento, terá que pagar pelas Carteiras de Motorista que distribuiu.

Por fim chegam os três dias que antecedem e definem a eleição. Nesses dias, o candidato tem que ter, em mãos, dinheiro vivo. De posse dessa grana e acompanhado de assessores, simpatizantes e apaniguados, o candidato vai às localidades mais pobres distribuindo dinheiro em busca do voto.

E aquela visita estratégica durante os meses de campanha eleitoral? A pessoa chega e pergunta se você gosta de trabalhar no dia da eleição. Você pode até não ter interesse, mas mediante aos R$ 50,00 que lhe é oferecido para vestir uma camisa com a cor referente a determinado candidato, você acaba aceitando. Ou seja, é por isso, que para alguém disputar uma eleição com chances de vitória é preciso ter dinheiro.
E o que nós fazemos? Entramos na dança e vedemos o nosso voto!

Diante desse cenário, onde não existem inocentes, as palavras de Rui Barbosa (foto) ditas há cerca de 100 anos nunca foram tão atuais. “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Rui Barbosa também disse: "A injustiça, senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo, a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade [...] promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas".

Enquanto a Justiça não se decide, Câmara de Rio Bonito inicia reuniões com dois presidentes

Por Flávio Azevedo

Esta semana, quem esteve na Câmara de Vereadores de Rio Bonito, a fim de acompanhar a abertura dos trabalhos legislativos de 2011, certamente pôde testemunhar um fato histórico da vida política do município. Dois presidentes, duas mesas diretoras, duas sessões simultâneas. No plenário, as sessões de terça e quinta-feira, foram presididas por Humberto Belgues (PSDB), que nas duas ocasiões estava acompanhado dos vereadores Fernando Soares (PMN) e Saulo Borges (PTB).

Enquanto isso, também na terça e quinta-feira, na sala de reuniões, ao lado do plenário, sete vereadores fizeram outras duas sessões, ambas presididas pelo vereador Marcus Botelho (PR), que contou com as presenças dos vereadores Aliézio Mendonça (PP), Caneco (PR), Marcinho Bocão (DEM), Maninho (PPS), Rita de Cássia (PP) e Neném de Boa Esperança (PTN). Na sessão de quinta-feira o vereador Aliézio Mendonça não compareceu. O vereador Maninho justificou a falta do colega informando que ele tinha uma consulta médica marcada na hora da sessão.

As duas sessões foram abertas conforme o protocolo, com a chamada dos parlamentares, a leitura do texto bíblico e a leitura da Ata. Na sessão de terça-feira, o fato inusitado – as duas sessões – causava um misto de admiração e estranheza. Já na porta da Prefeitura Municipal, em tom e ironia, as pessoas que chegavam perguntavam uma para a outra: “você vai a qual sessão? Na de Humberto ou na de Botelho?”

Dois amigos, que juntos chegaram à Câmara, quando viram que duas reuniões aconteciam simultaneamente, ficaram indecisos quanto a qual iriam acompanhar. Eles ficaram alguns minutos assistindo a sessão presidida por Marcus Botelho, depois entraram no plenário para assistir a reunião que Humberto presidia. Em tom de confidência, mas que não passou em branco ao ouvido do repórter, um disse para o outro: “aqui está melhor, porque tem ar refrigerado! Na outra está um calor infernal! Eu não sei como eles (os vereadores), com aquela roupa quente (terno) estão conseguindo ficar lá”, disse.

Os funcionários da Casa acompanham a situação de maneiras diferentes. Alguns demonstram preocupação com os rumos da política municipal. Outros já aproveitam para fazer graça. Um servidor mais espirituoso comentou: “por conta dessa confusão, o nosso pagamento demorou a sair, mas como agora tem duas Câmaras, tomara que nós tenhamos direito a dois pagamentos!”.

Na quinta-feira, enquanto chegava para a sessão, o advogado Marcos Stanley, que presta assessoria jurídica ao grupo de Marcos Botelho perguntou a um servidor da Câmara: “vocês já receberam o pagamento?”. O funcionário respondeu: “já, mas esse foi o de Humberto, agora estamos esperando o pagamento de Botelho”, brincou.
Um público composto por simpatizantes e correligionários de ambos os lados é como podemos definir a platéia que assistia às sessões de terça e quinta-feira. O entra e sai era constante. Todos queriam saber o que estava sendo dito em uma e outra reunião.

Discursos acalorados


Os vereadores de ambos os lados aproveitaram a oportunidade para defender as suas ideias e para ‘espetar’ os adversários políticos. O vereador Aliézio Mendonça disse que “ali do outro lado estão reunidos três vereadores que não deveriam nem estar ali, porque estão em minoria, mas vamos confiar na Justiça”. Já o vereador Caneco, ressaltou que tudo isso faz parte de um país de regime democrático, mas alfinetou: “com sete vereadores é possível deliberar e fazer a sessão, com três, porém, não é possível. A Justiça pode demorar, mas não vai falhar”. O vereador Marcus Botelho comentou que “estamos reunidos aqui nesta sala, para darmos a conotação de anormalidade, mas tudo isso porque somos normais e aqui está a democracia e transparência”.

Pelo outro grupo, na terça-feira, o vereador Saulo Borges disse que retornava do recesso “satisfeito por rever os amigos e desgostoso por ver essas cadeiras vazias. A eleição do vereador Humberto à presidência dessa Casa é uma escada, e, hoje, o senhor (vereador Humberto) subiu mais um degrau, porque a Justiça, ao liberar o recurso que estava depositado em conta judicial, ofereceu mais uma prova que esse grupo tem razão”, disse o parlamentar, que criticou o prefeito José Luiz Antunes por não ter depositado o duodécimo na conta da Câmara. “Ele nunca interferiu nesta Casa, mas quando decidiu fazer foi um desastre”, alfinetou.

O ex-presidente da Casa, vereador Fernando Soares, voltou a dizer que os trâmites que definiram a eleição de Humberto foram legais: “eu tenho a consciência tranqüila e as decisões que tomei foram em benefício da população e do funcionalismo municipal”.

O vereador Humberto Belgues lamentou a situação política da Câmara e disse que “sete vereadores fizeram uma eleição que não tem validade”. Acrescentou que os colegas estão confundindo a cabeça da população, e comentou que “eles abriram uma conta no próprio nome deles para receber o repasse” da prefeitura, mas que é preciso esperar a decisão da Justiça. Antes de encerrar a sessão, Humberto fez o sorteio dos gabinetes que foram construídos para os vereadores. A confusão só não foi maior na Câmara, porque na pauta da reunião não havia nenhuma mensagem do Executivo para ser votada.

Ministério Público

No último dia 13 (domingo), em resposta a ação que os sete vereadores impetraram no Ministério Público (MP), a promotora Marcele Navega ofereceu um parecer optando pelo cancelamento das duas eleições. No processo que elegeu o vereador Humberto Belgues, ocorrida no dia 14 de dezembro de 2010, o MP entende a eleição como irregular e questiona, sobretudo, a convocação dos suplentes (Jorge Brandão e Damião do Basílio), que contribuíram para eleger Humberto. “...o presidente em exercício convocou os suplentes sem observar o processo de cassação ou afastamento dos vereadores, elegendo assim o novo presidente da Câmara...”, diz o parecer do MP.

Já a eleição de Marcus Botelho, que aconteceu no dia 25 de janeiro, o MP entende como sendo irregular, por ter sido realizada, segundo o parecer da promotora, “na sala do vice-prefeito Matheus Neto, sem nenhuma publicidade e possibilidade de acesso a população”.

A partir de agora, os vereadores e a população esperam pela decisão da Justiça.

Obras do 2º Bloco do Centro Administrativo da Prefeitura de Rio Bonito começam no mês de março

Por Flávio Azevedo

Considerado um dos principais projetos do terceiro mandato do prefeito José Luiz Antunes (DEM), a construção do segundo bloco do Centro Administrativo Municipal de Rio Bonito, localizado na Praça Cruzeiro, onde funcionava a antiga Nacional Diesel (Nadisa), será iniciada, segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Eleilton Figueiredo, no início do próximo mês. A obra, orçada em cerca de R$ 2,5 milhões, foi licitada no último dia 11. A área total que será construída é de 3.303,32 m².

A previsão é que o novo prédio esteja pronto em 10 meses. Ele terá três pavimentos e vai abrigar as secretarias municipais de Educação e Cultura, Administração, Chefia de Gabinete, Planejamento, Procuradoria Geral e a Controladoria Geral, além dos setores de Licitação e Compras, que vão funcionar no primeiro e segundo pavimentos. Com a transferência todo o 2º pavimento do prédio da Prefeitura Municipal, no centro, será desocupado.

O 3º pavimento vai ser inteiramente destinado à Secretaria de Educação e Cultura (Semec), que vai contar com instalações mais confortáveis e apropriadas para o Departamento de Cultura, um auditório de 133m² e uma Pinacoteca de 130m², de acordo com o secretário.
– Todos nós sabemos que o Centro da cidade está afogado e precisa expandir. Aqui nesse ponto, por exemplo, além do primeiro galpão do Centro Administrativo, nós já temos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), daqui a alguns meses a Delegacia Legal, que está sendo concluída no outro lado da BR–101 e o segundo bloco do Centro Administrativo, que vai alavancar o movimento de pessoas neste trecho da cidade – analisa Eleílton.

Para o secretário, o volume de pessoas que vai circular nesse ponto da cidade vai estimular o crescimento econômico naquele trecho. “Um restaurante, uma copiadora, um caixa eletrônico, são coisas que certamente serão necessárias com o crescimento que estamos prevendo para essa parte da cidade”, ponderou Eleilton.

Outras obras


Além da construção do segundo pavimento do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, o secretário (foto) também falou sobre algumas obras que estão em andamento, como as de urbanização das 90 Casas Populares, do Parque Andréa. O local vai ganhar pavimentação em paralelepípedo, drenagem, rede de esgoto, meio fio e calçada. Os investimentos são da ordem de R$ 1,5 milhão. “Além dessas 90 moradias, outras 27 casas estão sendo construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A nossa expectativa é entregarmos 117 casas para a população nos próximos meses”, frisou o secretário.

A pavimentação da Estrada Porfírio Hernesto de Mendonça (Estrada de Rio Vermelho) e da localidade do Bambu, em Nova Cidade, no 2º Distrito, antigas reivindicações dessas comunidades, já estão concluídas. Em Rio Vermelho, foram recuperados 2,5km de asfalto. Já no Bambu, a localidade ganhou além da pavimentação asfáltica, drenagem e calçadas. As ruas Gualberto Bicudo e Dário Félix, no Boqueirão, também receberam pavimentação em paralelo.

A recuperação da Rua Monteiro Lobato, no Centro – trecho que se inicia na Rua Pedro Colares até a BR–101 –, e da Estrada Velha da Posse (Mangueira) que vai ganhar pavimentação e drenagem também foram mencionadas pelo secretário. A pavimentação do bairro Vista Alegre, em Boa Esperança, que também ganhará obras de drenagem e meio-fio, também foram apontadas como as próximas a serem executadas.

Outras obras

A conclusão do Colégio da entrada da Caixa D’Água, no Centro, e as reformas das Escolas Municipais Claudionor José da Rosa, em Tomascar; Dário Alonso, na Colina da Primavera; Governador Roberto Silveira, na Vertente; e do Jardim de Infância Barãozinho, que funciona em prédio anexo ao Colégio Estadual Barão do Rio Branco, no Centro, também foram apontadas pelo secretário, que também destacou a construção da ponte de Cachoeira dos Bagres. Orçada em R$ 650 mil, as obras já estão em andamento.

Ainda segundo o secretário, o município conseguiu que o Governo do Estado recuperasse a ponte da RJ–120, principal acesso dos moradores e produtores rurais de Braçanã. As obras estão em andamento. O ginásio poliesportivo Satiro Narciso de Oliveira, no Parque Andréa, foi totalmente reformado. No local o município investiu de recurso próprio, R$ 200 mil. Também foi iniciada a construção da Casa da Criança. O termino das obras que está previsto para o segundo semestre de 2011.

Cerca de 1,4 milhão de títulos eleitorais podem ser cancelados


Os títulos de 1.472.174 eleitores brasileiros podem ser cancelados, conforme levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São pessoas que não votaram nas últimas três eleições e nem justificaram o porquê do não comparecimento as urnas. O Rio de Janeiro é o segundo estado do país com maior número de faltosos em risco: 140.339. Os fluminenses só perdem para os paulistas, com 350.816 eleitores faltosos.
O TSE alerta que ainda o eleitor tem até o dia 14 de abril para comparecer aos Cartórios Eleitorais e regularizar a situação. De acordo com a legislação eleitoral a multa por ausência não justificada é de R$ 3,50.

Em Rio Bonito o número de eleitores nesta situação é de 293. Em Niterói, 3.275; em São Gonçalo, 7.580; Maricá, 704 e Itaboraí, 1.439. Na cidade do Rio de Janeiro, 70.578 eleitores. O terceiro município fluminense com maior número de faltosos é Nova Iguaçu, com 6.270. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) informou que para o eleitor regularizar a situação, deve levar o título mais um documento de identidade.

Já está disponível no site do TSE (www.tse.jus.br), na opção “Serviços ao eleitor”, uma consulta que permite ao eleitor verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento. Os títulos começarão a ser cancelados a partir do dia 2 de maio.
Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.

A atualização cadastral ocorre sempre no ano posterior às eleições. Em 2009, por exemplo, foram cancelados, em todo país, 551.456 de documentos daqueles eleitores que completaram, nas eleições municipais de 2008, três eleições sem votar ou justificar a ausência. Em 2007, foram 1.640.317 títulos cancelados. Em 2006, ano posterior ao referendo realizado em 2005, a Justiça Eleitoral retirou dos seus cadastros 569.899 títulos eleitorais. Já em 2005 foram cancelados 1.081.721 documentos, após o registro das ausências ao pleito de 2004.

Penalidades

Quem não regularizar a situação a tempo de evitar o cancelamento do registro, poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado. Quem detém a prerrogativa do voto facultativo não precisa se submeter às regras.

Mato Alto lidera a Copa Poeira do Sambê

Por Flávio Azevedo

A Copa Poeira do Sambê continua amanhã (domingo, 13), com quatro partidas. No campo de Reinaldo, às 14h, jogam AA e Hermano Ramos. Já às 16h, o confronto é entre o Caxito e Santa Rita. No campo de Zé Carlos, o torcedor confere as partidas Sambê x Colina e Mato Alto x Azarão, às 14h e 16h, respectivamente. O Amigos folga nesta rodada.

No último domingo (13), o Hermano Ramos não reeditou a boa atuação da primeira rodada e foi derrotado por 3x0 pelo Caxito. Já o Mato Alto, venceu o Amigos por 4x3 e é o único invicto da competição. O Azarão folgou na rodada da última edição.

O Sambê, que vinha de derrota, conseguiu a reabilitação com uma goleada de 4x1 sobre AA. O destaque da partida foi o jogador Célio. Apesar do 46 anos, ele correu, marcou, fez dois gols e terminou a partida como o melhor em campo, ao lado do lateral direito Tico. Completaram a goleada os jogadores Adriel e Elinho. O tento de honra do AA foi feito por Forrozinho.

A partida mais pegada aconteceu entre Santa Rita e Colina. Além da vitória de 3x2 do Santa Rita, cinco jogadores foram expulsos. Segundo o árbitro Márcio Luis Sardinha, os atletas Rodrigo e Toró (Santa Rita) foram para o chuveiro mais cedo por tomarem o segundo cartão. Já os jogadores Douglas (Santa Rita), Jorge e Sérgio (Colina), foram expulsos por ofensas ao árbitro.

Para o Santa Rita marcaram Alex, Juninho e Zico. Já para o Colina os gols foram assinalados por Joedson e Rogério.

Tabela depois da 2ª Rodada

Amanhã (20/02) tem voleibol de areia no Verão Esportivo 2011

Por Flávio Azevedo

O voleibol de areia é a grande atração da terceira etapa do Verão Esportivo 2011. As partidas serão realizadas amanhã (domingo, 20), a partir das 9h, na quadra de areia da Praça do Green Valley. As equipes devem ser compostas por quatro atletas. O bairro já recebeu as etapas iniciais do evento, que envolveram “Corrida Rústica” e “Futevôlei”, na primeira etapa; e “Passeio Ciclístico” e “Handebol de Areia”, na segunda etapa.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), organizadora do evento, a última etapa do Verão Esportivo 2011 será realizada no dia 27 de fevereiro com “Futebol de Areia”, modalidade que promete ser muito concorrida. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, no bairro Praça Cruzeiro.

Segundo informações da Semel, no último domingo (13), cerca de 250 pessoas participaram do “Passeio Ciclístico”, evento que antecipou as partidas de “Handebol de Areia”. O passeio começou na Praça Fonseca Portela, de onde os ciclistas saíram por volta das 8h30min. O grupo pedalou até a Cidade Nova, entrou na Rua José Augusto Correia, que margeia o Colégio Estadual Desembargador Augusto Coelho da Costa Júnior (Colégio Bela Vista), pegou a Av. Manuel Duarte e seguiu em direção ao bairro Green Valley.

Foram premiados: o proprietário da bicicleta mais enfeitada e equipada; o ciclista mais novo e o mais velho; e aqueles que estavam mais fantasiados e equipados, além do ciclista com a bicicleta mais antiga. A Semel sorteou três bicicletas, que foram ganhas por Fabiano Duarte, Lauander Gomes e Wesley Motta.

Handebol de Areia


Os atletas não se intimidaram com o sol forte e entraram com muita disposição para disputar a etapa do “Handebol de Areia”. Na primeira colocação ficou a equipe da Academia Pró-Phisico, composta pelos jogadores Alan, Cláudio, Edson, Leonardo, Luis Gustavo (Popó) e Tiago. O quinteto venceu a equipe da ECH, formada por Albes, Álvaro, Eduardo, Vinicius, Filepe e Lucas.

Já a terceira colocação ficou com a equipe formada por Rafael, Arthur, Everton, Lucas, Lenilson, Pablo e Pedro, da Academia Boa Forma. A quarta colocação ficou com os atletas do projeto Bom de Bola. São eles: Carlos, Maicon, Michel, Luis Felipe, Walace, Tiago e Edson.

Premiados

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A cultura e o Big Brother

Por Flávio Azevedo - Reflexões

A internet está cheia de coisas... Boas e ruins! Considero coisas boas, textos escritos por profissionais considerados ícones do jornalismo. Na rede também encontramos artigos científicos que podem ser utilizados como referência para inúmeros assuntos. Alguns desses textos, porém – geralmente, os mais verdadeiros e sinceros –, não têm a confirmação de serem de autoria dos tais figurões da grande mídia. Arnaldo Jabor, por exemplo, em várias oportunidades condenou os tais “textos apócrifos”. Recentemente, na Rádio CBN, ao falar sobre uma dessas crônicas, ele disse: “não é meu!”.

Eu não tenho o costume de ler coisas na internet. Nos últimos dias, porém, a minha caixa de e-mail ficou abarrotada com um texto que teria sido escrito por Luiz Fernando Veríssimo (foto). São reflexões sobre o Big Brother Brasil. Veríssimo nunca confirmou a autoria do artigo, mas as reflexões são muito oportunas e merecem a nossa leitura.

“Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço... A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve o seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... Todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...

Veja como Pedro Bial (foto) tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido”. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses os nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados.

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.
Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram a chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás, pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.
E aí vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a “entender o comportamento humano”. Ah, tenha dó!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani (foto) da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a R$ 0,30, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam R$ 8,7 milhões. Eu vou repetir: R$ 8,7 milhões a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se ela fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa. Ir ao cinema, estudar, ouvir boa música, cuidar das flores e jardins, telefonar para um amigo, visitar os avós, pescar, brincar com as crianças, namorar ou simplesmente dormir”.


Dizer mais o que? Assino em baixo e fico por aqui!

Traficante do Complexo do Alemão preso em Rio Bonito

Por Lívia Louzada/jornal Folha da Terra

Da esqueda para direita: Jhon Leno Santos, Antônio Carlos Barbosa, Adriano de Souza (Popeyes), Adriano Ferreira Santos, Alex dos Santos, Jaciley Barbosa (Leley).

Policiais da 2ª CIA da Polícia Militar de Tanguá prenderam na manhã do último dia 11 de fevereiro, no bairro Flor dos Cambucás (Rato Molhado), Terceiro Distrito de Rio Bonito, seis homens que estavam com 70 sacolés de cocaína, 29 pedras de crack, 13 trouxinhas de maconha, R$ 49, e cinco celulares. A prisão foi feita após os policiais receberem uma denúncia anônima. Os seis elementos foram presos enquanto dormiam, em duas casas.

De acordo com o sargento Peixoto, e os cabos Leandro e Andrade, que efetuaram a prisão, os traficantes não reagiram. Após a prisão, eles foram encaminhados para a 119ª Delegacia de Polícia de Rio Bonito. “Chegamos no Rato Molhado por volta das 6h, e encontramos dois bandidos em uma casa, e quatro na outra”, contou o cabo Leandro.

Foram presos, os moradores de Basílio, Jaciley Conceição Barbosa, de 22 anos, e Adriano Ferreira dos Santos, de 38 anos, além de Jhon Leno Gaivoto Santos, de 21, morador do Parque das Acácias; Antônio Carlos Rosa da Conceição Barbosa, de 20 anos, do Rato Molhado; Alex Lopes dos Santos, 24 anos, morador de Campo Grande e Adriano Gomes de Souza, 36 anos, mais conhecido como Popeyes, morador de Madureira.

De acordo com informações, Popeyes (foto) e Alex fariam parte da facção criminosa Comando Vermelho, e já teriam passagens pela polícia. Popeyes por assalto a mão armada (157), e Alex por furto (artigo 155) e tráfico de drogas (artigo 12). Ainda de acordo com as informações, o traficante Popeyes seria do Complexo do Alemão, na Penha, e teria fugido do local depois da ocupação da Polícia, com a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em novembro de 2011.

Os seis homens foram autuados por tráfico de drogas e levados para a Polínter de Araruama.

Apesar do impasse entre vereadores de RB, o prédio da Câmara está em obras

Por Flávio Azevedo

Apesar do impasse no Poder Legislativo de Rio Bonito, que até o fechamento dessa edição continuava com duas Mesas Diretoras – uma presidida pelo vereador Humberto Belgues (PSDB), e outra por Marcus Botelho (PR) – o prédio da Câmara está em obras. Estão sendo construídos 10 gabinetes para atender aos parlamentares. “O objetivo é dar conforto aos vereadores, condições de trabalho para cada parlamentar e criar os tão sonhados gabinetes que sempre foi uma reivindicação dos colegas”, explica o presidente Humberto Belgues (eleito no dia 14 de dezembro), que alugou o último andar do edifício Luanda, no Centro da cidade, para abrigar o setor administrativo da Casa.
– O poder Legislativo é dividido em dois setores fundamentais: o administrativo e o político, que precisam funcionar de maneira independente. No espaço onde se respira política nós precisamos estar concentrados nela. Já no setor administrativo, como acontece com qualquer empresa, o pensamento tem que ser direcionado para o gerenciamento da Casa – acrescenta Humberto.

Sem se preocupar com a disputa interna pela presidência, o parlamentar garante que os gabinetes estarão prontos na próxima semana. “Quem comparecer a primeira sessão ordinária de 2011, na próxima terça-feira (15) – e estamos esperando muita gente! –, verá que os gabinetes ficaram muito bons”.

Os vereadores que fazem parte do grupo de Marcus Botelho (eleito no dia 25 de janeiro de 2011) questionam a legalidade desses atos administrativos e continuam alegando que o Projeto de Resolução, que definiu a data da eleição que elegeu Humberto foi fraudado. O grupo, composto pela maioria, continua tentando provar na Justiça que está com a razão.

Questionado pela nossa reportagem se a oposição dos colegas não o incomoda, e se ele não fica receoso quanto a decisão do Judiciário, que nos próximos dias vai definir quem deverá administrar a Casa durante o biênio (2011/2012), Humberto Belgues se mostra tranquilo e confiante. Ele destaca que “não houve fraude no Projeto de Resolução” e ressalta que “os colegas cometeram um erro que teve como consequência a perda do prazo para registrar a chapa que concorreria com a dele”.

Os gabinetes


O antigo setor administrativo da Câmara, que funcionava no terceiro andar do prédio onde também está instalada a sede do Poder Executivo, vai ganhar 10 gabinetes, com cerca de 10m² cada. A distribuição dos novos espaços será feita através de sorteio.

De acordo com Humberto, apenas o gabinete da vereadora Rita de Cássia (PP) já está definido, porque ela ficará com o único que tem banheiro. Cada sala terá ar refrigerado, computador, impressora e serviço de telefonia móvel. “Vamos oferecer toda estrutura necessária para que o vereador consiga desenvolver as suas atividades parlamentares com dignidade”, pontua o presidente em exercício.

Novo Centro Administrativo

Outra novidade é o Centro Administrativo da Câmara, que já está funcionando no quarto andar do edifício Luanda, no Centro. “Geralmente se alugava um local para os gabinetes, mas sempre alguém ficava insatisfeito com a distância ou com as dimensões das salas. Fazendo os gabinetes na própria Câmara, nós não teremos esses problemas e ainda estaremos contribuindo para melhorar o acesso da população aos vereadores”, disse Humberto.

No Centro Administrativo ficarão os setores de controladoria, procuradoria, arquivo, tesouraria, protocolo, o gabinete da presidência e tudo que envolve o setor administrativo da Casa. “Isso dará melhor condição de trabalho aos servidores, que terão mais conforto e espaço para desempenhar as suas funções”, frisa Humberto.

Impasse gera confusão

Nas ruas, as pessoas estão confusas sobre o que está acontecendo na Câmara. Outras, nem sabem das disputas internas da Casa. Questionado sobre o que achava da situação envolvendo os vereadores, o funcionário público Gerson Pereira da Silva, 44 anos, morador do Centro, respondeu com duas perguntas: “antigamente o vereador não tinha salário. Naquele tempo, será que isso acontecia? Se esse tempo voltasse, será que esses homens, tão preocupados com o município, continuariam sendo vereadores?”, questionou.

O imbróglio no Legislativo, que até agora tem dois presidentes, também deixou confuso o prefeito José Luiz Antunes (DEM), que pediu o auxílio da Justiça para saber como fazer o repasse mensal da Câmara, que gira em torno de R$ 280 mil mensais. Como a Prefeitura não fez o repasse, os funcionários da Câmara estão sendo prejudicados, já que até o fechamento desta edição eles ainda não haviam recebido o pagamento referente ao mês de janeiro.

Como o assunto é polêmico, encontrar algum servidor disposto a dar alguma declaração não foi fácil. Depois de garantir que teria a identidade preservada, um deles decidiu falar e disse que o seu sentimento era o de todos os funcionários da Casa. “Eu tenho contas que já venceram, cheques na rua para cobrir e não sei como vai ser a minha vida se essa situação não se resolver. No Natal sempre se compra uma coisinha a mais, o início do ano tem IPTU, IPVA, material escolar... Está difícil”, lamentou o servidor.

Outro funcionário que também pediu para não ser identificado definiu a situação usando um provérbio popular: “da briga do rochedo com o mar, quem apanha é o marisco! Essa é a nossa situação!”, comentou.

Segundo o vereador Humberto Belgues, todos estão sofrendo com a falta de pagamento. Ele destacou ainda, que sem o repasse, as obras da Câmara não estarão concluídas conforme planejado. “Mas nós vamos superar essa situação. Eu sei que o judiciário vai agir com Justiça, e ela estará ao meu lado”.

Participe do Pré-Carnavalesco de Rio Bonito


No próximo dia 25 (sexta-feira), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) promove na Praça Astério Alves de Mendonça, no Centro, o Pré-Carnavalesco, quando serão escolhidos o Rei Momo, a Rainha e a primeira e segunda princesa. Inscrições na própria Secretaria. Os interessados não precisam ter vínculo com os blocos que vão participar do carnaval 2011.

O Rei Momo e a Rainha receberão um prêmio de R$ 800,00 cada. Já a primeira e segunda princesa receberão R$ 400,00 e R$ 200,00, respectivamente. Em 2011, o segundo e o terceiro colocado na disputa pelo posto de Rei Momo, também serão premiados. Eles receberão R$ 400,00 e R$ 200,00, cada.

Show de gols na 1ª rodada da Copa Poeira do Sambê 2011

Por Flávio Azevedo

Uma goleada do Hermano Ramos sobre o Santa Rita (8x3), no último domingo (6) foi o destaque da 1ª rodada da Copa Poeira do Sambê, localidade que sedia a competição. Hoje a Copa continua com mais quatro jogos. Sempre com rodada dupla, o campo de Reinaldo recebe Mato Alto x Amigos (14h) e Sambê x AA (16h). Já no campo de Zé Carlos, o confronto é entre Colina x Santa Rita e Hermano Ramos x Caxito, às 14h e 16h, respectivamente. O Azarão folga e volta a campo na 3ª rodada para enfrentar o Mato Alto.

O destaque desta segunda rodada fica por conta da partida entre Hermano Ramos e Caxito, que folgou na primeira rodada, mas está com uma equipe muito forte. O Hermano Ramos goleou o adversário na primeira rodada e quer confirmar o favoritismo.
Apesar do sol forte do último domingo, os artilheiros não economizaram. Naldinho, com três gols; e Anderson e Wesley, com dois, deram a vitória elástica ao Hermano Ramos. Popó fechou o placar. Já na partida entre Mato Alto e Colina, destaque para o atleta Leonardo, que desequilibrou ao marcar os três gols da sua equipe diante do Colina.

Duas partidas terminaram com o placar de 1x0. Nos jogos entre AA x Amigos, o gol foi do artilheiro Forrozinho. Já no confronto entre Azarão x Sambê, Jhonatan deu a vitória ao Azarão.

De acordo com o regulamento da competição, a primeira fase do campeonato será disputada por pontos corridos. As equipes jogarão entre si e os quatro melhores disputarão as semifinais, sendo o 1º contra o 4º e o 2º contra o 3º. Na grande final, serão premiados com troféus, além dos três primeiros colocados da Copa, o artilheiro, o goleiro menos vazado e o melhor jogador da competição.

Corrida Rústica e Futevôlei na primeira etapa do Verão Esportivo 2011

Flávio Azevedo

Depois das etapas de “Corrida Rústica” e “Futevôlei”, que aconteceram no último dia 6 de fevereiro, na Praça do Green Valley, o Verão Esportivo 2011 continua, amanhã (domingo, 13), com provas de “Ciclismo” e “Handebol de Areia”. O evento começa às 8h, com um “Passeio Ciclístico” que sairá da Praça da Fonseca Portela, no Centro. A chegada será na Praça do Green Valley, onde acontecerão os jogos de Handebol na quadra de areia do local.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) vai premiar a bicicleta mais enfeitada e equipada. Também receberão prêmio, o ciclista mais novo, o mais velho e aqueles que estiverem mais enfeitados e mais equipados.

De acordo com a Semel, responsável pela organização do “Verão Esportivo 2011”, 45 pessoas participaram da “Corrida Rústica” do último domingo. Já na etapa de “Futevôlei”, 9 duplas disputaram o título da competição.

Na “Corrida Rústica”, modalidade feminina, que contou com a participação de 14 corredoras. As cinco melhores colocadas foram Ariane Rodrigues (1ª), Lenilda Machado (2ª), Ivone Campos (3ª), Solange da Silva (4ª) e Fernanda Bezz (5ª). Já na categoria masculina, que contou com 31 competidores, os melhores colocados foram Gustavo Luis da Silva (1º), José Cláudio Silva (2º), Gilberto Alves (3º), Vencerlau Machado (4º) e Luis Carlos Barbosa Siqueira (5º).

Na etapa de “Futevôlei, esporte que vem crescendo bastante em Rio Bonito, a dupla formada por Guilherme e Emerson (foto)se sagrou campeã da competição. Na grande final eles venceram João Paulo (Padeiro) e Breno. Na terceira colocação ficou a dupla formada por Jeferson (Bambu) e Fantico.

De acordo com o secretário Ronen Antunes, o objetivo do “Verão Esportivo 2011” é incentivar a saudável prática de esportes e estimular a prática daqueles que não são muito divulgados. “Quando se fala de esporte, geralmente as pessoas no futebol, que é a paixão do brasileiro. Porém, também existem inúmeras atividades esportivas que nós precisamos estimular”, comentou Ronen.

O Verão esportivo 2011 vai acontecer durante todos os domingos de fevereiro, sempre na Praça do Green Valley, a partir das 9h. No próximo dia 20 será realizada a etapa de “Vôlei de Areia”. Já no dia 27, a etapa mais aguardada, o “Futebol de Areia”.

Convocação de concursados e novos concursos estão suspensos

Por Flávio Azevedo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou, esta semana, que o orçamento federal de 2011sofrerá um corte de R$ 50 bilhões, o que equivale a 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Um dos principais reflexos da contenção de gastos será a suspensão da contratação de aprovados em concursos e da realização de concursos que estavam previstos para 2011. Estavam previstos para esse ano, cerca de 15 mil vagas. Segundo o ministro, os cortes não vão afetar os R$ 170,8 bilhões previstos para investimentos, entre eles R$ 40,15 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e programas sociais. As estatais também vão ficar de fora do pacote de contenção de gastos.

A contenção de gastos serve para o governo tentar conter o aumento da inflação. Dessa maneira, será possível diminuir a taxa de juros, atualmente em 11,25% ao ano. Outro objetivo é cumprir a meta de superávit primário (economia para pagar juros da dívida pública), de R$ 117,9 bilhões neste ano. “Estamos revertendo todos os estímulos que fizemos para a economia brasileira entre 2009 e 2010 por conta da crise financeira internacional. Nos últimos anos, o governo concedeu subsídios e aumentou seus gastos. Isso foi bem sucedido, pois o País saiu rapidamente da crise. Hoje, está com a economia crescendo, com demanda forte. E já estamos retirando esses incentivos”, declarou Mantega.

Confirmados

Apesar do anuncio da suspensão dos concursos públicos e a nomeação dos aprovados nos últimos concursos, quatro empresas do governo garantiram a realização de concursos esse ano: Banco do Brasil, Correios, Infraero e Petrobras. Só para os Correios está prevista a abertura de 8,5 mil vagas em cargos de nível médio e superior.

A Infraero confirmou a realização de dois concursos. Um vai oferecer 99 vagas, e outro para formar cadastro de reserva. A Infraero informou que o corte anunciado pelo Ministério do Planejamento não afetará o concurso previsto por não utilizar o orçamento da União para fazer o pagamento dos funcionários.

O Banco do Brasil, que já realizou duas seleções no ano, fará um terceiro concurso, também para cadastro de reserva. A direção do banco justifica a manutenção dos planos por ter orçamento próprio, já que é sociedade de economia mista (tem patrimônio público e privado, sendo que o governo é majoritário). De acordo com a assessoria do banco, foi firmado acordo com o sindicato da categoria para contratação de cerca de 2 mil funcionários até o fim de 2011.

A Petrobras ainda não definiu o número de vagas, mas garantiu que os concursos acontecerão. A estatal, que também é gerenciada no sistema de economia mista, informou que também não está sujeita às restrições do orçamento. A empresa tem três concursos em andamento – dois realizados no ano passado e um para 839 vagas que acabou de fechar as inscrições e cuja prova está marcada para o dia 27 de fevereiro.

Segundo a Petrobras, as provas estão mantidas e as nomeações ocorrerão de acordo com as necessidades das unidades da companhia. De acordo a estatal, foram admitidos, até o momento, 1.865 aprovados do processo seletivo de 2009 e 818 da seleção realizada em 2010.

A Caixa Econômica Federal não prevê novos concursos para 2011, mas tem três seleções em andamento.

Em espera

Os dois concursos mais esperados do ano são para a Polícia Federal (PF) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que esperam autorização orçamentária para realizar seleções para o total de 3.852 vagas. Por meio da assessoria de imprensa, a PF informou que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, definirá com o Planejamento as prioridades do ministério. A PF lembra que a Copa em 2014 e as Olimpíadas de 2016 demandarão aumento da segurança no país. A expectativa é que a programação não seja alterada e outros concursos sejam abertos. O INSS também aguarda orientação do Planejamento.

O ministério do Planejamento informou que não interfere no Legislativo e Judiciário em relação à contratação de pessoal. Sendo assim, os concursos programados para a Câmara, tribunais, ministérios públicos, defensorias e procuradorias não são afetados pelo corte. Os cargos militares das Forças Armadas também estão fora do contingenciamento. Estão sujeitas às restrições, somente os cargos civis.

Prefeitos do Conleste visitam obras do Comperj


Na companhia do diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, os prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento doLeste Fluminense (Conleste) visitaram, na tarde de segunda-feira (7/2), as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí.

O Conleste reúne os municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Maricá, Rio Bonito, Silva Jardim, Tanguá, Teresópolis e Araruama.

Durante a visita, além de conhecerem parte do terreno onde estásendo implantado o Comperj, os prefeitos tiveram informações sobre o estágioatual do empreendimento. As obras de terraplenagem foram concluídas e as obras de construção e montagem das principais unidades de refino foram iniciadas, com destaque para as unidades de destilação atmosférica e a vácuo, coqueamento retardado e hidrocraqueamento.

O empreendimento

O Comperj tem o início de operação da primeira fase da Refinaria previsto para o final de 2013, com capacidade de processamento de 165 mil barris de petróleo por dia. Na segunda fase da Refinaria, prevista para 2018, será atingida a capacidade total de 330 mil barris de petróleo por dia. As Unidades Petroquímicas têm início de operação previsto para 2017 e produzirão produtos petroquímicos, tais como: eteno, propeno, benzeno, para-xileno, polietilenos e polipropileno. Serão produzidos pela Refinaria: diesel, GLP, querosene, nafta, coque e enxofre, a fim de suprir o mercado nacional e fornecer matéria-prima para as Unidades Petroquímicas.

Estima-se que o empreendimento vai gerar um total de mais de 200mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

José Padilha descarta filmar 'Tropa de Elite 3'


O diretor José Padilha descartou nesta sexta-feira (11) a possibilidade de rodar uma terceira sequência do filme "Tropa de elite", durante a sessão Panorama no Festival de Berlim. "Já contei tudo o que queria dizer sobre a violência", afirmou o cineasta em entrevista coletiva realizada após a exibição do filme na capital alemã.

De acordo com o diretor, a segunda parte "se complementa muito bem com a primeira, explora a corrupção dentro da Polícia brasileira de outro ponto de vista, porque aqui ficam visíveis as manipulações políticas. Se o primeiro filme descrevia as relações entre a Polícia e os traficantes, a sequência vai além e conta as relações entre policiais e políticos, e como os políticos manipulam a Polícia para conseguir seus interesses", argumentou Padilha.

No entanto, Padilha considera que "não tem imaginação", porque "de uma forma ou de outra, tudo o que está neste filme aconteceu na vida real": "o que você vê é o que acontece nas ruas das grandes cidades brasileiras".

Sobre a corrupção, Padilha afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "fracassou completamente" na luta contra esta praga social, apesar de ter conquistado vários sucessos no âmbito econômico e alcançou o apoio majoritário do povo.

O diretor brasileiro também teve a oportunidade de mostrar-se satisfeito por voltar ao Festival de Berlim, onde recebeu um Urso de Ouro em 2008. "Amo Berlim. Amo este festival e estava ansioso por projetar aqui meu filme", assinalou Padilha, que assegurou que o Festival de Berlim é "o melhor de todos os eventos" porque permite a entrada de espectadores normais e não só público especializado e jornalistas.

Fonte: G1

Delegado vai investigar suposta ameaça contra parlamentares em Maricá


O delegado titular da 82ª DP (Maricá) Marcelo Maia (foto) confirmou que vai investigar a denúncia encaminhada na última sexta-feira pelo presidente da Câmara, Luciano Rangel Júnior (PSB), de que uma autoridade política da cidade seria assassinada naquele fim de semana, conforme noticiou a Coluna Informe, na edição desta terça-feira.

O vereador também enviou ofício à delegacia pedindo proteção policial para todos os 11 parlamentares do município. Ele contou ter recebido a informação da 4ª Companhia da Polícia Militar da cidade, que teria tomado conhecimento da ameaça por meio de denúncia anônima. “Na noite da última sexta-feira me encontrei com o tenente Toledo, comandante da 4ª Companhia e ele me informou que no fim de semana um político da cidade seria assassinado. É uma ameaça genérica. Não foi dito quem seria assassinado nem quem mataria. Pedi para a Polícia Civil investigar”, contou Rangel.

O delegado disse que no mesmo dia pediu ajuda à PM para reforçar o policiamento no centro da cidade e nas proximidades da residência dos vereadores. “Agora vou ouvir os demais parlamentares e se for necessário, instaurar um inquérito”, informou Marcelo Maia.

O comandante do 12º BPM (Niterói) – onde a 4ª Companhia é vinculada – tenente coronel Paulo Henrique, declarou que acredita que a ameaça não passe de um boato e que irá aguardar o andamento das investigações da Polícia Civil para reforçar a segurança na Câmara Municipal. O efetivo da PM em Marica é de 100 homens.

O prefeito Washington Siqueira, o Quaquá, viajou nesta terça-feira para Brasília (DF) para visitar ministérios em busca de recursos para o município. Através de sua assessoria, disse que já tem sua equipe de seguranças, mas pediu para o seu secretariado ficar alerta. Ele retorna nesta quinta-feira à cidade.

Em 16 de agosto de 2008 o carro de Luciano Rangel fora alvejado com seis tiros no bairro de São José do Imbassaí, onde participava de reunião. Na ocasião, pedira a um amigo para comprar bebidas e este usara o carro do parlamentar. O amigo nada sofreu. Rangel acredita que os tiros eram para ele.

Senador Francisco Dornelles será presidente de comissão que vai elaborar reforma política


O senador Francisco Dornelles (PP/RJ) será o presidente da comissão especial que vai discutir e elaborar um projeto de reforma política. Além de Dornelles, a comissão terá 11 membros, como os ex-presidentes Itamar Franco (PPS-MG) e Fernando Collor (PTB-AL) e os ex-governadores Aécio neves (PSDB-MG) e Roberto Requião (PMDB-PR).

De acordo com o ato que instituiu a comissão, os senadores terão 45 dias para analisar as matérias em tramitação sobre o tema no Congresso Nacional, fazer audiências públicas sobre o assunto com especialistas e, por fim, elaborar e apresentar um projeto de reforma política. Após apresentado, o projeto será submetido à análise dos demais congressistas para ser votado.

Reflexões: Esse projeto de Reforma Política pode ser considerado um nat-morto! Colocaram no comando um dos sujeitos que mais sabe se beneficiar das sacanagens que reinam nos bastidores políticos do Brasil. Alguém consegue acreditar que o senhor Francisco Dornelles vai matar a "galinha dos ovos de ouro"?

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Convocação de concursados e novos concursos estão suspensos

Por Flávio Azevedo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou, esta semana, que o orçamento federal de 2011 será de R$ 50 bilhões, o que equivale a 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Um dos principais reflexos da contenção de gastos será a suspensão da contratação de aprovados em concursos e da realização de concursos que estavam previstos para 2011. Estavam previstos para esse ano, cerca de 15 mil vagas.

Segundo o ministro, os cortes não vão afetar os R$ 170,8 bilhões previstos para investimentos, entre eles R$ 40,15 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e programas sociais. As estatais também vão ficar de fora do pacote de contenção de gastos.

A contenção de gastos serve para o governo tentar conter o aumento da inflação. Dessa maneira, será possível diminuir a taxa de juros, atualmente em 11,25% ao ano. Outro objetivo é cumprir a meta de superávit primário (economia para pagar juros da dívida pública), de R$ 117,9 bilhões neste ano. “Estamos revertendo todos os estímulos que fizemos para a economia brasileira entre 2009 e 2010 por conta da crise financeira internacional. Nos últimos anos, o governo concedeu subsídios e aumentou seus gastos. Isso foi bem sucedido, pois o País saiu rapidamente da crise. Hoje, está com a economia crescendo, com demanda forte. E já estamos retirando esses incentivos”, declarou Mantega.

Durante o governo Lula, houve dois grandes cortes no Orçamento, que, juntos, somaram cerca de R$ 22,3 bilhões. O primeiro foi de R$ 14,3 bilhões. em 2003. O segundo totalizou cerca de R$ 8 bilhões no ano passado.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sarney diz que comissão para elaborar reforma política será instalada. Você acredita?


O presidente do Senado, José Sarney, afirmou no último dia 7 de fevereiro (2011) que até a próxima semana deve ser instalada uma comissão para elaborar o projeto de reforma política. Ele disse ainda que vai acompanhar pessoalmente os trabalhos, que incluem análise de projetos sobre o tema em tramitação no Congresso e a realização de audiências públicas sobre o assunto.

"Há um empenho muito grande. Em geral, quando se fala em reforma política, discute-se, apresenta-se e não se acompanha. Quero acompanhar diariamente esse assunto porque eu acho que é o mais necessário que nós temos para melhorar a participação política no processo nacional", disse à Agência Senado.

Reflexão: será que essa reforma política realmente sai do papel? Nunca é demais lembrar, que, caso ela seja implantada, velhas raposas como o senhor José Sarney ficariam fora do jogo político. Entrentanto, não adianta a política ser reformada, se o eleitor continua votando baseado no "toma lá, dá cá"!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Vamos falar da enfermagem?

Por Flávio Azevedo - Reflexões

A menina de um ano já tinha recebido alta. Só faltava retirar o esparadrapo que imobilizava a mão direita, onde ela havia tomado soro. De acordo com o pai, David Jeferson Bahia, a auxiliar de enfermagem foi tirar o esparadrapo da mão da menina com auxílio de uma tesoura. O pai pediu que ela tivesse cuidado, mas apesar do alerta, a profissional cortou a ponta do dedinho da mão direita da criança (foto 1). Em depoimento à polícia, a auxiliar de enfermagem, que foi afastada das suas funções, disse que estava com dificuldades para cortar o esparadrapo e por isso usou uma tesoura.

Já no dia quatro de dezembro do ano passado, o país se comoveu com a história da estudante Stephane dos Santos Teixeira, de 12 anos (foto 2), que morreu após receber vaselina líquida no lugar de soro fisológico. O episódio aconteceu no Hospital Municipal São Luiz Gonzaga, em São Paulo. Foram injetados cerca de 50 ml do produto na criança. A auxiliar de enfermagem admitiu ter confundido os frascos, que além de estarem guardados no mesmo lugar, eram idênticos.

No início desse mês, uma enfermeira (foto 3)teria injetado suplemento alimentar na veia de um garoto, segundo denunciou a família da criança, à polícia de São Paulo. O alimento deveria ter sido administrado numa sonda que vai direto para o estômago. O menino de quatro anos sobreviveu. O caso aconteceu no Hospital São Luiz, no Morumbi, também em São Paulo. A criança estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

O serviço de enfermagem é dividido em três categorias: auxiliar e técnico de enfermagem, e enfermeiro. O auxiliar precisa ter concluído o ensino fundamental e um curso técnico de 900 horas, que o capacita para trocar roupa de cama, cuidar da alimentação e da higiene do paciente, verificar a pressão arterial e aplicar injeções.

Já o técnico em enfermagem tem que ter ensino médio e curso técnico de 1,8 mil horas. É ele quem administra medicamentos que precisam ser infundidos com técnicas mais evasivas – como a aplicação de soro. O trabalho dessas duas categorias é supervisionado pelo enfermeiro, que tem que ter formação superior. Todos os procedimentos da enfermagem são de atribuição do enfermeiro. Nos últimos anos, por exemplo, esse profissional ganhou pertinências que eram executadas exclusivamente pelos médicos. Por exemplo, a realização de exame preventivo.

A reportagem que falou sobre a criança do dedinho decepado – Jornal Hoje, da TV Globo, da última segunda-feira (24) – noticiou que em 2010 foram registrados 250 casos de erros envolvendo profissionais de enfermagem, só em São Paulo, um problema que deve ser alvo da atenção das nossas autoridades. Porém, eu fiquei muito irritado quando o “cara de pau” do presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de São Paulo, o senhor, Cláudio Alves Porto, apareceu dizendo que “a formação profissional da enfermagem está muito fraca”. Segundo ele, “a gente vê claramente a deficiência na formação intelectual, na competência técnica destes profissionais”.

Diante dessa declaração, algumas perguntas reflexivas são importantes. Primeira: “o que Coren e o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) estão fazendo pela enfermagem, além de cobrar anuidades absurdas que custam quase o salário do mês desses profissionais?”. Segunda: o que os sindicatos fazem pela categoria, para que os profissionais de enfermagem tenham remuneração adequada e condizente com a responsabilidade da profissão, que trabalha com VIDA, a mercadoria mais valiosa da terra?”.

Terceira: “esses conselheiros – e alguns patrões – têm consciência, de que 90% dos profissionais de enfermagem trabalham em três, quatro lugares, para conseguir sustentar as suas famílias, porque o salário que recebem é ridículo?”. Quarta: “os conselheiros do Coren e do Cofen estão sabendo, que a carga horária de algumas instituições (12/36) precisa ser mudada com urgência, e o que estão fazendo sobre isso?”. Quinta: “as pessoas que lidam com esses profissionais tem conhecimento, que não são poucas as ocasiões, em que o profissional de enfermagem, só consegue dormir, na condução que o leva de um emprego para o outro?”. Sexta: “como o profissional vai se qualificar, se recebe salários ridículos que mal da comer?”.

Bem, feitas essas reflexões – têm outras, mas por enquanto ficamos nessas –, nós iremos questionar os profissionais de enfermagem, que infelizmente, continuam inertes e passivos diante da exploração a que são submetidos. Primeiro: “você sabia que sem a enfermagem um hospital não funciona?”. Segundo: por que a enfermagem é tão desunida?”. Terceiro: “por que o próprio profissional desvaloriza a profissão através de práticas e costumes duvidosos?”.

Quarto: “você sabia que a preguiça, as fofocas, o hábito de entregar colegas, coisas comuns à categoria – sobretudo no serviço público – são fatores que contribuem para que o patrão não valorize a enfermagem?”. Quinto: “você sabia que se for mais econômico e menos relapso, essa postura do contratante pode ser recompensada com valorização profissional?”. Sexto: “você sabia que os profissionais de enfermagem, exceto alguns de nível superior, são os que menos se valorizam?”.

Se profissionais de enfermagem, empregadores, Conselhos e Sindicatos colocassem em prática as 12 reflexões feitas nesse texto, notícias negativas sobre a enfermagem desapareceriam da mídia!