domingo, 20 de outubro de 2024

A falta de tempo é desculpa para o desinteresse

O grande problema do Brasil para inúmeras questões é o desinteresse, razão de inúmeras situações comportamentais e culturais que deveriam ser mudadas e não o são porque não existe estímulo e conscientização.

Talvez a desculpa mais utilizada para qualquer coisa nos dias atuais é a falta de tempo e/ou distância do indivíduo para algum lugar ou alguma coisa. O riobonitense em especial é muito dado a desculpas, geralmente para justificar desinteresse.

Darei exemplos:

Há alguns anos fiz uma reportagem sobre as pessoas que não fazem Boletim de Ocorrência quando são roubadas ou assaltadas. Os entrevistados foram unanimes em dizer “não faço BO porque a delegacia é longe”. Todavia, quando a 119ª DP funcionava no Centro da Cidade, onde atualmente está instalada a 3ª Companhia de Polícia Militar, ninguém fazia o BO também. Ou seja, a “distância” é apenas desculpa.

Quando as lives e redes sociais não existiam, os críticos dos vereadores diziam que as sessões legislativas deveriam ser transmitidas de alguma forma “porque todo mundo assistiria, afinal, o povo não tem tempo de ir a Câmara”. Atualmente as sessões são transmitidas. Geralmente têm meia dúzia de pessoas assistindo. Uma ou duas no plenário e três ou quatro on-line. Ou seja, os argumentos usados para justificar a ausência do povo na Câmara são desculpas para o desinteresse.

Fui diretor de Comunicação do Conselho Comunitário de Segurança de Rio Bonito no ano de 2011. As reuniões inicialmente eram realizadas pela manhã. A presença de pessoas era diminuta, “porque o povo estava trabalhando nesse horário e não podia comparecer”. Mudamos as reuniões para o horário noturno. Não deu ninguém. Fizemos as reuniões a tarde, ninguém também. Tivemos a ideia de promover a reuniões em caráter itinerante (nos bairros)... Também não foi ninguém. Ou seja, a história do horário é desculpa para o desinteresse.

A “falta de tempo” pode não ser a sua desculpa. Talvez você esteja inserido na minoria que realmente “não tem tempo”, mas a maior parte das pessoas é sim desinteressada. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário