sábado, 27 de abril de 2013

Combate a Hipertensão foi tema de evento em Rio Bonito


Denilson Santos
Rogério Rodrigues

A campanha foi realizada na Praca Fonseca Portela, no Centro de Rio Bonito.
Inimiga silenciosa. Assim é conhecida a hipertensão arterial, doença que atinge cerca de 35% da população brasileira, com idade acima dos 40 anos e uma média de 4% das crianças e adolescentes, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Com o objetivo de diminuir esse índice da doença, a Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Saúde, realizou um evento alusivo ao Dia Nacional de Combate Hipertensão Arterial, comemorado nesta sexta-feira (26/4), na
Praça Fonseca Portela, no Centro, das 9 às 13 horas. Com o tema “Eu Sou 12 por 8”, a campanha visa fazer um alertar a população a respeito dos perigos causados pela hipertensão, que é uma das doenças cardiovasculares mais comuns e um grave fator de risco para outras doenças do coração.

O evento contou com a participação de vários profissionais da área de saúde, como nutricionistas e técnicos de enfermagem, que fizeram a aferição da pressão, orientação nutricional, medição do abdômen, distribuição de folhetos explicativos sobre alimentação saudável, tabagismo, além de um “aulão” de educação física, com a participação de grupos da terceira idade.
– A hipertensão arterial ou pressão alta é caracterizada quando a
pressão arterial apresenta níveis elevados, associados a alterações no
metabolismo, nos hormônios e nas musculaturas cardíaca e vascular. Por
isso, o diagnóstico não pode ser feito em apenas um momento – explica a Coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), Kelly Coelho Araújo, que mantém atendimentos diários de combate a doença no Centro do Coração, na Mangueirinha, das 8 às 16 horas.

Principais Cuidados

Quem não mantém hábitos alimentares saudáveis, ingere muito sal, não faz atividades físicas, ingere muita bebida alcoólica, é diabético ou tem histórico de familiares hipertensos, tem mais propensão a desenvolver a doença. Mesmo as pessoas que possuem pressão arterial controlada têm 50% a mais de chance de desenvolver o problema após os 55 anos.

Vida Saudável

A pressão alta é a porta de entrada de vários outros males. Infarto do coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal e impotência sexual são apenas algumas das complicações decorrentes da hipertensão. Quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até
16 anos e seis meses. Um estilo de vida saudável, com atividade física regular, controle do peso, alimentação equilibrada, medições de uso constante, e acompanhamento médico periódico são importantíssimos para que a pressão arterial esteja sempre controlada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário