sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O TRÂNSITO segundo Roberto Da Matta

Por Flávio Azevedo - Reflexões

Uma da mentes mais brilhantes do Brasil, o antropólogo Roberto Da Matta (foto) é uma figura que tem conceitos admiráveis sobre o nosso país e seu povo. Conheci as suas reflexões quando cheguei à universidade. O meu primeiro contato com ele foi através do livro “O que faz o brasil, Brasil?”, obra que, em minha opinião, deveria ser lida por todo brasileiro. Para tentar nos entender, ele viveu com índios, mas também analisou as aldeias dos homens brancos, ou seja, as cidades, de onde tirou conceitos que quando lemos deveríamos ficar com vergonha.

Recentemente, ele foi convidado pelo governo do Espírito Santo para coordenar uma pesquisa sobre educação no trânsito. O antropólogo saiu da experiência com um novo livro. A obra, que também deveria ser indispensável a todo brasileiro, recebeu o título de “Fé em Deus e pé na tábua: como e por que você enlouquece dirigindo no Brasil”. O livro foi lançado pela editora Rocco, no último mês de outubro.

Para tentar compreender a epidemia de 40 mil mortes que acontecem anualmente no trânsito brasileiro, o antropólogo foi até as raízes sociais do país. Ele concluiu que o nosso terrível comportamento nas ruas é fruto de uma sociedade que além de ainda não ter aprendido ser igualitária, não conseguiu se libertar de seus traços aristocráticos. “O trânsito reproduz valores de uma sociedade onde alguns podem mais que muitos”.

– Você olha para os lados e só vê uma pessoa em cada carro. É um absurdo! Vivemos esse delírio de que ser dono de um carro é o coroamento do sucesso individual. No fundo, estamos retomando a ideia do nobre carregado por escravos numa cadeirinha, como acontecia no Brasil colonial – afirma o antropólogo.

Em entrevista a Revista Trip, em setembro de 2009, Roberto Da Matta, que já escreveu sobre carnaval, futebol e jogo do bicho, disse que começou a refletir sobre o trânsito quando estudou em Harvard, em 1963. Como acontece com todo brasileiro que visita países de primeiro mundo, ele também ficou fascinado quando descobriu que cada vez que ele colocava o pé na faixa de pedestres, os carros paravam. “As pessoas precisam parar de falar de economia e olhar o trânsito para entender o comportamento de qualquer país, sobretudo o Brasil”, frisou Da Matta na entrevista que concedeu ao jornalista Ricardo Calil.

O ditado popular “fé em Deus e pé na tábua”, que dá nome ao livro, segundo o antropólogo, revela muito do estilo que nós, brasileiros, expressamos no trânsito. “Temos a crença de que somos protegidos por uma força superior, que nada vai nos acontecer de mal. E, se acontecer, existe uma vida após a morte”, destaca.
– Temos também o nosso lado moderno, amante da pressa e de correr riscos. Até as nossas músicas populares legitimam a nossa irresponsabilidade ao dirigir. Veja, por exemplo, o que escreveram Roberto e Erasmo, na música “As curvas da estrada de Santos”: “Eu sou terrível”, “120... 150... 200 km por hora”, que invocam o risco e a aceleração como partes de uma conquista amorosa – analisou.

Na novela "Insensato Coração" a atriz Natália do Valle interpreta uma mãe que protege o filho mau caráter, vivido pelo ator Gabriel Braga Nunes

Estudando o comportamento dos motoristas, Da Matta percebeu que o nosso comportamento no trânsito reproduz valores de uma sociedade que ainda está atrelada a um passado aristocrático e anacrônico. “Em casa, nos ensinam que somos únicos, especiais. Aprendemos que as nossas vontades sempre são atendidas. Tudo é possível por meio da mamãe (foto acima). Esse indivíduo vai para a rua sem entender que naquele espaço todos são juridicamente iguais”.

– É doentio, desumano e vergonhoso, notar que 40 mil pessoas morrem por ano no trânsito de um país que se diz cordial, hospitaleiro e carnavalesco. No Brasil, porém, você se sente superior ao pedestre porque tem um carro. Ou superior a outro motorista porque tem um carro mais moderno ou mais caro – pondera.
O antropólogo revelou descobertas que fez conversando com motoristas de Vitória/ES, mas fica muito nítido que o pensamento do motorista capixaba é compartilhado por 99,9% dos brasileiros.

– A maioria dizia: “Eu bebi, eu sei beber e consigo dirigir assim”. E se outro tiver bebido? “Aí não, né?” Ou seja, o bêbado, o barbeiro, é sempre o outro. O motorista não consegue entender que ele não é diferente de outro motorista ou do pedestre. Esquece que ele não tem um salvo-conduto para transgredir as leis – disse.
Nesse ponto, Da Matta faz um comentário revelador, verdadeiro e que deveria nos deixar cheios de vergonha: “no Brasil, obedecer à lei é visto como uma babaquice, um sintoma de inferioridade”. Ele acredita que esse comportamento é herança de uma sociedade aristocrática e patrimonialista, onde ainda impera o “Você sabe com quem está falando?”.

Questionado sobre quais seriam as soluções para esse nosso comportamento bárbaro, egoísta e infantil, ele diz que deveria se falar mais de igualdade. “O nosso lema sempre foi “os incomodados que se mudem”, mas precisamos mudar isso. Não adianta ter um Código de Trânsito melhor que o sueco, ter tecnologia americana e bulevares franceses, se não temos suecos, americanos e franceses para honrá-los e segui-los. O motorista é brasileiro e não obedece às leis”, concluiu.

Depois das incontestáveis reflexões de Roberto Da Matta, nós iremos dizer mais o que?

Queda de braço pela presidência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Rio Bonito continua

Por Flávio Azevedo

A composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Bonito para o biênio 2011/2012 continua envolta em polêmicas. O novo capítulo dessa interminável novela aconteceu na tarde da última terça-feira (25), quando em sessão extraordinária, sete vereadores – maioria absoluta – elegeram Marcus Botelho (PR) como novo presidente da Casa. A eleição de Botelho não foi reconhecida pelo vereador Humberto Belgues (PSDB), eleito no dia 14 de dezembro de 2010 – também num processo que gerou polêmica. Por outro lado, os vereadores que participaram da sessão da última terça, não reconhecem Humberto como presidente do Legislativo municipal.

Além do vereador Marcus Botelho, foram eleitos para a nova Mesa Diretora, os vereadores Carlos André Barreto de Pina, o Maninho (PPS) – vice-presidente – Rita de Cássia (PP) – 1ª secretaria – e Márcio da Cunha Mendonça, o Marcinho Bocão (DEM) – 2º secretário. O grupo encabeçado por Botelho ainda conta com o apoio dos vereadores Caneco (PR), Neném de Boa Esperança (PTN) e Aliézio Mendonça (PP).

A reunião


Convocada no último dia 18 (sexta-feira), em documento publicado pela FOLHA, a sessão extraordinária da última terça-feira teve início às 14h15min, na sala do vice-prefeito Matheus Neto (DEM), na sede da Prefeitura. Os parlamentares não conseguiram utilizar as dependências da Câmara, que funciona no mesmo prédio, porque ela está em obras (foto abaixo). Cerca de 10 policiais militares que estavam em quatro viaturas faziam a segurança do prédio. Eles teriam sido convocados pelo vereador Humberto Belgues para fazer a segurança do setor administrativo do prédio.

Na ausência do presidente Fernando Soares (PMN), o vereador Marcus Botelho abriu a sessão como vice-presidente, deu inicio aos trabalhos e convocou o vereador Aliézio Mendonça – o parlamentar mais velho da Casa – para presidir a sessão, que transcorreu num clima de apreensão, sob forte calor, aplausos e palavras de ordem como “democracia!”. A sessão também foi acompanhada por policiais militares. Cerca de 50 pessoas, entre correligionários, simpatizantes, vereadores e a imprensa, acompanharam a sessão que durou cerca de uma hora.

O vereador Marcus Botelho foi eleito por unanimidade com sete votos. Após ser declarado como novo presidente, a reunião foi interrompida por cerca de 15min para a confecção da Ata, lida em seguida pela primeira secretária, Rita de Cássia. Concluída a leitura, o novo presidente pediu que a secretária informasse ao poder Executivo, a composição da nova Mesa Diretora da Câmara.

Agradecimento


As primeiras palavras de Botelho (foto), como presidente, foram de agradecimento. Ele destacou a formação do seu grupo de sustentação e ressaltou a firmeza dos colegas que permaneceram ao seu lado. O parlamentar ainda enalteceu individualmente cada companheiro “que perseveraram por muitos dias para que a ordem se restabelecesse no cenário político do Legislativo da nossa cidade. Estamos, hoje, cumprindo o nosso dever cívico e moral, de maneira clara e transparente”.

O vereador agradeceu a firmeza dos colegas ao longo desse período conturbado e destacou a cooperação e a importância de cada um.
– Obrigado ao vereador Aliézio Mendonça, um baluarte do saber jurídico e legislativo. Ao vereador Abner (Neném), o responsável por eu estar aqui hoje como presidente. Dele começou tudo... Da sua vontade. Ao vereador Carlos André (Maninho), companheiro de três mandatos, sempre juntos com a mesma firmeza e convicção. A vereadora Rita, sempre conselheira e equilibrada. Ao vereador Marcinho (Bocão), obrigado pela sua luta, vontade, garra e convicção. Ao vereador Carlos Cordeiro (Caneco), sempre guerreiro e otimista – ressaltou.

Terminada a sessão, abordado por este jornalista, o vereador Marcus Botelho preferiu não dar nenhuma declaração a nossa reportagem.

Humberto espera decisão da Justiça


Já o vereador Humberto Belgues (foto), que estava na Câmara – no terceiro piso do prédio da Prefeitura –, enquanto a sessão transcorria no primeiro andar, disse à nossa reportagem que não vê legitimidade na eleição de Marcus Botelho. Ele classificou a sua eleição como “exercício arbitrário das próprias razões” e declarou que “sou presidente até que a Justiça diga o contrário, decisão que eu acatarei”.
– Essa eleição não tem nenhum fundamento legal. É ilegítima. Eles têm duas ações na Justiça, de quem se espera a solução para esses conflitos, mas por vontade própria, sem esperar a decisão judicial, eles tomaram essa iniciativa. Não há nenhuma possibilidade jurídica de se fazer nova eleição, que já foi feita dia 14 de dezembro de 2010. Inclusive, eles mesmos já provocaram o Judiciário em relação a isso. Tem que se esperar a decisão do Judiciário para que se possa dirimir este conflito – ponderou Humberto, reiterando que “todas as ações que foram feitas por eles até agora, são ilícitas, nulas, ilegais e sem nenhuma legitimidade”.

Repercussão

Nas ruas de Rio Bonito, pouca gente – com exceção daqueles que acompanham a política local – está sabendo do barril de pólvora que se tornou a Câmara Municipal. O auxiliar de serviços gerais Anderson Araújo, 37 anos, morador da Serra do Sambê, disse que trabalha em Niterói, sai cedo e chega tarde e não tem tempo para acompanhar a política local. “Isso pode até representar desinteresse da minha parte, mas eles (os vereadores), apesar dessa confusão, estão com a vida ganha. Eu, porém, preciso ralar noite e dia, inclusive, nos fins de semana, quando faço bico como garçom, para poder sustentar a minha família”, disse Araújo.

Já a dona de casa Ronilda Freire, de 43 anos, moradora de Praça Cruzeiro, comentou que “enquanto os vereadores estão brigando entre si nós estamos largados pelas autoridades”.
– No bairro Cajueiro (foto abaixo), onde moram as minhas sobrinhas, eles estão sempre reclamando da poeira, da falta de iluminação pública e dos mosquitos. Em 2008, a Prefeitura começou fazer uma obra por lá, mas depois da eleição a obra parou e nunca mais ninguém disse nada sobre as melhorias prometidas. Por que esses vereadores não brigam por essa situação? – alfinetou a dona de casa.

Segurança Pública abre 3 mil vagas no primeiro semestre

Por Flávio Azevedo

Com a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016, o reforço da Segurança Pública voltou a ser foco dos governos. União, estado e município já preparam editais de novos concursos, com previsão de lançamento para este semestre ainda. Deverão ser oferecidas 3.090 vagas.

A primeira a realizar processo seletivo deve ser a Polícia Civil, que deve abrir 598 vagas de nível médio e superior. Os vencimentos iniciais variam entre R$ 1.954,37 a R$ 10.690,58. Também estão sendo aguardados os editais, com 400 vagas, para o cargo de cabo auxiliar da Saúde e outros 90 postos para músicos na Polícia Militar do Rio.
Até maio, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio deverá publicar o edital da seleção com oferta de 650 vagas para a carreira de inspetor penitenciário. A função exige Nível Médio de formação e habilitação ‘B’. O salário é de R$ 3.215,31.

O concurso, porém, mais esperado é o da Polícia Federal. Com salários de até R$ 13 mil, o órgão vai abrir 1.352 vagas. As chances serão para cargos de nível médio e superior, como: papiloscopista (116 postos); agente de polícia (396); delegado (150); escrivão (362) e agente administrativo (328).

Dicas

Especialistas em concurso público dizem que para obter sucesso nos concursos das polícias Federal e Civil, não basta ser bom no exame intelectual. Os órgãos costumam pegar pesado na avaliação física, especialmente a Polícia Federal. A dica é combinar os estudos nos cursinhos com o preparo físico em alguma academia.
Para ingressar na Polícia Civil, os candidatos aprovados precisam passar apenas pelo teste de corrida. Já para a PF, além da corrida de resistência, o candidato faz provas de natação em estilo livre, barra e salto de impulsão na horizontal.
Quem tem interesse no concurso para inspetor da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) também deve se preparar para o teste de capacidade física. O exame consta de etapa única de corrida de velocidade.

Outras oportunidades


A Aeronáutica lançou edital de inscrição para realização de Exame de Admissão ao Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica. O concurso oferece 73 vagas de nível médio. As inscrições serão realizadas somente via internet, através dos sites www.fab.mil.br e www.barbacena.com.br/epcar, do dia 31 de janeiro (próxima segunda-feira), até 18 de fevereiro de 2011. A taxa de inscrição será R$ 50,00. As provas serão realizadas no dia 27 de março de 2011, das 9h às 13h, o local será divulgado pelo respectivo COMAR de cada localidade, por ocasião do deferimento da solicitação de inscrição.

Blocos se preparam para o carnaval de 2011

Por Flávio Azevedo

Faltando 45 dias para o início do carnaval, foliões, dirigentes dos blocos carnavalescos e diretores da Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Rio Bonito (Abacarb) demonstram confiança na recuperação da festa de Momo da cidade. O presidente da Abacarb, Helio Carvalho Costa, na última quarta-feira (26), durante o ensaio do bloco Acadêmicos da Fazendinha, disse que está confiante na recuperação do carnaval riobonitense, festividade que sempre foi referência na região.
– O público tem comparecido aos ensaios que estão acontecendo no Mercado Municipal numa demonstração que estão acreditando que o nosso carnaval pode voltar aos velhos tempos. Com a fundação da Abacarb, nós acreditamos que é possível termos um carnaval melhor e isso vai acontecer naturalmente de ano a ano – analisou o presidente da Abacarb, destacando que os ensaios estão acontecendo sempre nas quartas-feiras e nos sábados, a partir das 21h.

O presidente da Abacarb também falou sobre o atraso no repasse da subvenção para os blocos, que tem gerado desconforto. De acordo com ele, o recurso ainda não foi repassado às agremiações, porque a entidade está com algumas pendências documentais. “Tudo será resolvido nos próximos dias e os blocos receberão os valores para que possam se preparar para o carnaval”.

Ainda segundo os diretores da Abacarb, nas quartas-feiras, cerca de 150 pessoas comparecem ao Mercado Municipal para acompanhar os ensaios. Já no sábado, cerca de 300 pessoas passam pelo local para prestigiar os blocos que estão se preparando para os desfiles que acontecerão nos dias 5 e 6 de março, sábado e domingo, respectivamente.

Ensaios

Na última quarta-feira (26), o bloco Acadêmicos da Fazendinha recebeu os foliões no Mercado Municipal com muita animação. A agremiação vem com o enredo “Com amor infinito a Fazendinha trás de volta os carnavais para Rio Bonito”, autoria do compositor e interprete Bené. O presidente do bloco, Alessandro da Motta, revelou que o carnaval da Fazendinha está praticamente pronto. “Faltam apenas detalhes. Nós viremos para a avenida com cerca de 200 ou 250 componentes. Com todo respeito aos demais blocos, estamos vindo para ganhar esse carnaval”, disse Alessandro, revelando que o bloco vai investir cerca de R$ 30 mil reais no carnaval de 2011.

O presidente também convidou os riobonitenses para acompanhar a Fazendinha no carnaval. Os ensaios acontecem no campo do Cruzeiro, toda quarta-feira, a partir das 20h, e domingos a partir das 16h. “Quem quiser participar do nosso desfile pode procurar o nosso barracão, instalado logo no início do bairro das Paineiras. Nós estamos de braços abertos para receber os foliões riobonitenses”, disse Alessandro.

No dia 29 de janeiro (sábado), quem ensaia no Mercado Municipal é o Unidos do Com Dor. Já na próxima quarta-feira (2 de fevereiro), a animação fica por conta do Unidos do Boqueirão. No próximo sábado (5 de fevereiro), o local recebe os foliões do bloco Saideira do Bosque Clube. Amanhã (domingo, 30), o bloco Cidade Nova vai escolher o enredo de 2011, na sede do Lions Clube, a partir das 16h.

Abacarb

Um projeto defendido há alguns anos pelo poder público municipal, mas que ainda não havia encontrado o apoio das agremiações carnavalescas do município, a Abacarb teve atenção especial do secretário Ronen Antunes. A diretoria da entidade é composta pelo presidente, Helio Carvalho Costa; o vice-presidente, Gustavo Adolfo Rocha; 1º secretário, Jorge Raimundo Rocha; 2º secretário, Antolin Martinez; tesoureiro, José Alberto; presidente do Conselho Fiscal, Alan Macharet e conselheiro, Ivan de Jesus. Foi convidado para ser o presidente de honra da entidade, o juiz de direito Mauro Prevot, líder do Grupo de Serenata Lua Branca.

Copa Poeira do Sambê começa dia 6 de fevereiro

Por Flávio Azevedo


No próximo dia 6 de fevereiro a bola rola para a 3ª edição da Copa Poeira do Sambê, que será disputada por Azarão, Santa Rita, Hermano Ramos, Sambê, Amigos do Sambê, Colina, AA, Mato Alto e Caxito. A Copa é organizada pelo desportista Josiel Muniz. As partidas acontecerão no campo de Reinaldinho e Zé Carlos, na localidade do Sambê. Em cada praça esportiva acontecerão duas partidas, sempre às 14h e 16h.
– A primeira fase do campeonato será disputada por pontos corridos, as equipes jogarão entre si e os quatro melhores disputarão as semifinais, sendo o 1º contra o 4º e o 2º contra o 3º – comentou Josiel, que é conhecido no meio desportivo como Jô.

A arbitragem será de responsabilidade de Adriano Onorato (Pinico) e Márcio Luis Sardinha. “Das três copas que eu já realizei, eu estou acreditando que esta será a melhor, porque além das experiências adquiridas nas anteriores, as equipes estão preparando bons times. O Caxito, por exemplo, montou um grupo muito forte. Já o AA – atual vice-campeão – é uma equipe que tradicionalmente sempre apresenta bons times. Isso sem falar naqueles clubes que surpreendem. Serão 78 jogos e a nossa expectativa é a melhor possível!”, ponderou Jô.

O valor da inscrição, segundo o organizador, foi R$ 50,00 para cada clube. O regulamento prevê que cada clube poderá inscrever 18 atletas. Na quinta rodada, porém, abre uma janela de inscrições, quando cada equipe que quiser reforçar o seu plantel poderá inscrever mais cinco atletas.

Na grande final, serão premiados com troféus, além dos três primeiros colocados da Copa, o artilheiro, o goleiro menos vazado e o melhor jogador da competição.

A primeira rodada contará com os seguintes jogos: no campo de Reinaldo, Mato Alto x Colina e Sambê x Azarão, às 14h e 16h, respectivamente. Já no campo de Zé Carlos, os confrontos acontecem entre AA x Amigos e Hermano Ramos x Santa Rita, também às 14h e 16h, respectivamente. O Caxito folga, e só estréia na segunda rodada, contra o Hermano Ramos.

Foto: o atual campeão Rua C está de fora da edição de 2011

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Aposentados fundam novo partido político


Segunda-feira, 24 de janeiro, é comemorado o Dia do Aposentado e um dos fundadores do recém criado Partido dos Aposentados e Idosos (PAI), Luiz Adalberto da Silva, revelou que a legenda tem pretensões de lançar candidatura própria em São Gonçalo na eleições municipais de 2012. Segundo ele, a meta da sigla é disputar cargos nas cidades com elevado número populacional, onde existem uma grande quantidade de aposentados e idosos. A criação da nova sigla já foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com Luiz Adalberto, até sexta-feira, dia 28, o partido já deverá possuir CNPJ e sede própria, localizada em Goiás. “O Rio de Janeiro é um dos apoiadores do partido. Estamos com o partido todo formatado. As regionais do Rio e São Paulo nos apoiam. Vamos chegar forte já em 2012. Nossa meta é lançar candidaturas próprias e existe o interesse de concorrermos em municípios grandes como São Gonçalo, onde poderemos conseguir alianças maiores”, declarou Luiz Adalberto.

Aprovação

A criação do PAI foi bem vista pelas entidades que defendem os direitos dos aposentados e idosos. O presidente da Associação dos Aposentados de Niterói, Eldo Gomes, afirmou que a chegada do novo partido será importante em busca de mais representatividade da classe no Congresso Nacional.
“Do ponto de vista do aposentado seria muito bom para nós, os aposentados. Será mais uma forma de estarmos representados no Senado e na Câmara dos Deputados. Usaremos a política a nosso favor, lutando por nossas reivindicações. Temos que nos fortalecer e este é mais um caminho, indo junto com a confederação nacional e a regional”, ressaltou Eldo.

Por sua vez, o presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Gonçalles, disse que a categoria amadureceu e pretende brigar pelos direitos da classe que hoje estão estacionados em Brasília.
“Alcançamos uma grande capacidade de mobilização. Temos que lutar pelos principais projetos de lei que estacionaram no Congresso, como o que recupera as nossas perdas em salários mínimos, acaba com o fator previdenciário e estabelece o reajuste único no INSS”, afirmou Warley.

Fundação

O PAI foi oficialmente fundado e registrado na última quarta-feira e será composto exclusivamente por aposentados. Nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, os fundadores vão se reunir em Goiânia (GO) para definir a estrutura e eleger presidentes e diretores.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Polícia do Rio fecha boate GLS frequentada por menores

Policiais da 35ª DP (Campo Grande) fecharam, na madrugada deste domingo (23), uma boate GLS que era frequentada por menores. No local, que fica em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, havia 21 menores, que foram levados à delegacia e entregues aos responsáveis.

O homem e a mulher responsáveis pelo evento foram detidos, levados à delegacia, ouvidos e liberados em seguida. Segundo a polícia, os dois passaram a investigados depois que uma jovem foi encontrada morta, afogada, numa piscina numa casa onde eles realizavam uma festa.

Segundo o delegado adjunto Davi Rodrigues, os dois vão responder por fornecimento de bebidas a menores de idade, entre outros crimes. No local, a polícia também encontrou vários frascos de cheirinho da loló.

“Eles já estavam sendo investigados pela morte de uma menina num outro evento. Quando chegamos lá (na boate) tinha 21 menores nessa festa rave GLS, cuja idade mínima é 18 anos. Eles foram conduzidos à delegacia e entregues aos pais, mas não responderão por nada. Só os responsáveis pelo local é que vão responder”, explicou o delegado.

OBS: os promotores de eventos sempre são penalizados pela presença de menores em suas festas. Mas... Os pais dessas crianças, por que passam incólumes? Esses sim, na verdade, deveriam ser presos ou multados, por serem os verdadeiros culpados pela presença desses menores nesses eventos!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Construtoras darão 2 mil casas populares na Região Serrana


Enquanto o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana continuam aumentando — o mais recente balanço da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro registra 805 vítimas fatais, sendo 387 em Nova Friburgo, 323 em Teresópolis, 66 em Petrópolis, 22 em Sumidouro, seis em São José do Vale do Rio Preto e uma morte em Bom Jardim —, um grupo de construtoras anunciou a união de forças para viabilizar a construção de 2 mil casas populares.

As empresas MRV, RJZ/Cyrela, Gafisa, PDG, Rodobens e Rossi, que integram o programa habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal, selaram acordo com o governador do Rio, Sérgio Cabral, para a construção das unidades nos sete municípios afetados pela tragédia (incluindo Areal, que não registrou mortos), para serem doadas às vítimas das enchentes. O anúncio oficial será quinta-feira, em encontro com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio Guanabara.

A parceria prevê que o governo do estado dê os terrenos e a infraestrutura. “Na próxima semana, vamos começar os trabalhos de topografia e sondagem no terreno da Fazenda da Laje, de cerca de 2 milhões de metros quadrados. Ele fica no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, e foi desapropriado pela prefeitura”, afirmou o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, que esteve, sexta-feira, com Cabral, no encontro com os diretores das construtoras.

Segundo Pezão, a ideia é construir seis mil unidades habitacionais. “Também em Nova Friburgo, estamos em entendimentos com o proprietário de um terreno onde pretendemos erguer 800 moradias”, garantiu o vice-governador. Pezão disse ainda que vai se reunir na terça-feira com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, e o subsecretário-executivo de Obras do Estado, Hudson Braga, para tratar da construção de casas populares na Região Serrana.

Fonte: O Dia

Trágico é saber que esta não é a última!

Por Flávio Azevedo - Reflexões

É comum encontrarmos gente dizendo que nós temos má vontade com os políticos. Outros se queixam que os nossos textos e reflexões são muito incisivos e que a Prefeitura Municipal, “coitada”, é sempre apontada como culpada pelos problemas. Tem ainda aqueles alienados que quando nos encontra nas ruas comenta com o companheiro: “esse é aquele cara que só fala mal!”.

Românticos os nossos textos não são, concordamos! Por outro lado, fica muito nítido que a quantidade de gente sem discernimento é bem grande! Porém, pior que os alienados são os covardes. Eles concordam com a crítica, mas para fazer média com o criticado diz exatamente o contrario – e esses são muitos!

Classificamos os que agem dessa forma como perversos, porque como eles estão sempre ao lado do figurão dizendo “você é bom”, acabam contribuindo para que criticado continue achando que está agindo certo. Com isso, o cara cai numa espécie de “conto do vigário”, esquecendo que até Deus repreende e castiga aqueles que Ele ama.
Mas vamos ao que interessa!

Diante da hecatombe que atingiu a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro – não é a primeira e, infelizmente, não será a última – nós voltamos a dizer que a culpa é das Prefeituras, que têm em suas engrenagens um setor de chamado FISCALIZAÇÃO. Vale lembrar que as prefeituras também são responsáveis pela aprovação dos loteamentos.

Aliás, não são poucos os desafetos que nós arranjamos por conta dessas colocações!
Essa semana, porém, nós tivemos acesso a entrevista do professor de Engenharia Ambiental e Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Adacto Benedicto Ottoni (foto). A matéria chamou a nossa atenção, porque além de afirmar que o poder público ignora a existência de milhares de famílias morando em situação de risco, ele culpou as PREFEITURAS, que “não fiscalizam e permitem a ocupação irregular dos solos”. O catedrático também alertou: “não adianta culpar a natureza pela negligência do governo!”.

O professor aponta o desmatamento como principal causa dos deslizamentos de terra na Região Serrana – e em qualquer outro lugar! Ele explica que quando a parte alta dos morros é ocupada de forma irregular, a cobertura vegetal é eliminada. Segundo ele, “são as raízes das árvores que seguram o solo, mas sem a vegetação, as encostas vêm abaixo”. Ele também ressaltou que o desmatamento aumenta o risco de enchentes, já que a cobertura vegetal absorve a água das chuvas. “Essa proteção natural impede que água escorra pela superfície, levando detritos para rios e córregos”, disse Adacto, que também apontou o assoreamento dos rios como principal causa para os alagamentos.

O engenheiro ambiental também destaca que o saneamento básico precário colabora para os deslizamentos de encostas. Segundo ele, o esgoto infiltra no solo, tornando-o frágil diante de uma chuva forte. “A falta de serviços públicos nas áreas de habitação e saneamento básico anuncia esse tipo de tragédia. O lixo é outro problema. Quando ele não é recolhido, a água acumula nos morros, que infiltram o solo e o resultado nós já conhecemos”, disse.

Adacto defende o monitoramento do uso e da ocupação do solo através do que chama de georreferenciamento, que permite a identificação, por satélite, de construções urbanas irregulares. Para ele, as prefeituras devem remover as pessoas das áreas de risco, para evitar mais mortes nos próximos verões, quando segundo os pesquisadores, as chuvas serão mais fortes e torrenciais.

O professor, porém, aponta para duas tristes realidades: “não existe vontade política para resolver essa situação e as medidas tomadas até aqui são paliativas e voltadas apenas para aliviar a dor momentânea daqueles que perderam casas e familiares”. Ele conclui afirmando que “enquanto não houver um planejamento urbano a curto, médio e longo prazo, mais vidas serão perdidas nas próximas tragédias”.

Nós concordamos que as prefeituras têm poucos recursos (deveriam ter melhor gerenciamento); reconhecemos que o governo federal nunca investiu em Habitação (agora que tem o programa Minha Casa Minha Vida); e defendemos a ideia de que o governo do Estado sempre esteve na mão de políticos perversos que governaram o território fazendo concessões com todo o tipo de ilegalidades.

Contudo, as Prefeituras têm maior parcela de culpa, porque as áreas de risco, as comunidades pobres e os bolsões de miséria sempre foram – e continuam sendo – o curral eleitoral dos assistencialistas de plantão. Eles dizem que estão investindo no social, mas é balela! O que fazem, na verdade, é contribuir para que os menos esclarecidos continuem sendo explorados, se mantenham alienados – sem conhecer os seus direitos e deveres – e através do voto inconsciente permitam que esse monte de tralha, que contamina a política brasileira se perpetue no poder.

Enquanto isso, deixa descer encosta e deixa morrer gente! Isso sim é trágico!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pagamento do aluguel social às vítimas das chuvas no Rio começa em fevereiro


Começa nesta sexta-feira o cadastro dos desabrigados pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro que receberão aluguel social. O governo estadual destinará, ao longo do ano, R$ 40,8 milhões para prefeituras de sete cidades.

- A perspectiva é que, em fevereiro, sete mil famílias das sete cidades afetadas recebam o aluguel social. Queremos tirar as pessoas do desconforto, da apreensão, levá-las para uma residência, com um salário digno - disse o governador do Rio, Sérgio Cabral, em Teresópolis, depois de assinar o convênio com os prefeitos das cidades atingidas pela tragédia.

O dinheiro atenderá a seis mil famílias de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, que receberão R$ 500 por mês. Em Areal, Bom Jardim, Sumidouro e São José do Vale do Preto, o aluguel social é de R$ 400 e vai beneficiar cerca de mil famílias. Um convênio entre o governo estadual e as prefeituras dos municípios foi fechado nesta quinta-feira (20 de fevereiro) e define as regras para o cadastro das famílias e o pagamento dos benefícios.

Fonte: O Dia

OBS: o cadastramento será feito a partir do dia 21 de janeiro. Beleza! Mas e o aluguel? Quando as pessoas começarão a receber esse benefício? Aqui em Rio Bonito, o governo do Estado anunciou o tal Aluguel Social para os desabrigados das chuvas de novembro de 2008, mas até hoje, ninguém recebeu nada (já estamos em 2011). Chega de fazer os outros de trouxas, porque o meu ouvido não é pinico!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Lei de Responsabilidade Educacional

Por Flávio Azevedo - Reflexões

Já que nós estamos em janeiro, mês em que os profissionais de Educação estão de férias e ao mesmo tempo se preparando para o novo ano letivo (2011), nós decidimos falar sobre a entrevista do ministro da Educação Fernando Haddad (foto), que foi publicada na edição do dia 9 de janeiro, na revista Carta Capital.

O ministro disse, entre outras coisas, que “acha pouco provável que o Plano Nacional de Educação (PNE) seja vetado no Congresso Nacional”. Além disso, ele explicou ao jornalista Fernando Vives, que as principais exigências da presidenta Dilma Rousseff tiveram três aspectos prioritários: a educação infantil, muita atenção ao ensino médio e a valorização do magistério.

De acordo com Haddad, as metas de qualidade que o Brasil adotou somente serão cumpridas se a carreira e a formação dos profissionais de Educação forem tratados com seriedade – o que não é nenhuma novidade!

O principal tema em discussão durante a entrevista foi o Plano Nacional de Educação (PNE). Criado nos anos 90, o objetivo do plano era estabelecer um conjunto de metas para o sistema educacional definindo prioridades e estratégias por um período dez anos. O primeiro PNE foi elaborado para o decênio 2001-2010, mas as metas só poderiam ser executadas se o governo seguisse a determinação de destinar 7% do Produto Interno Bruto (PIB) à Educação. Diante disso, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, vetou o PNE.

O PNE 2011-2020, porém, evoluiu consideravelmente. Por ter apenas 20 metas – o anterior tinha 295 –, especialistas e educadores acreditam que o plano a ser executado nos próximos 10 anos permite melhor fiscalização do governo e da sociedade por ser mais enxuto.

Questionado sobre essas diferenças (PNE 2011-2020 e 2001-2010), o ministro declarou que o novo PNE sintetizou as necessidades com variáveis importantes. Ele (o PNE) introduz o conceito de meta de qualidade que o primeiro não tinha – era só quantitativa; foca a questão do magistério, sobretudo a respeito de remuneração, de carreira etc. – não havia orientação nesse sentido – e contemplou decisivamente a educação profissional e a pós-graduação. Por último, mas não menos importante, o ministro aponta as metas de investimentos conforme a proporção do PIB.

Fernando Haddad assegura que essas “são novidades que consolidam uma visão sistêmica da Educação, com começo, meio e fim”. Outra grande inovação apontada por ele é que, para cada meta, há um rol de estratégias a ser considerado pelos gestores. No plano anterior, os gestores municipais e estaduais, diretores de escola etc. não sabiam o que deles era esperado.

Se existe em relação a Educação brasileira, um problema conhecido, mas que ninguém resolve, é o desencontro entre governo municipal, estadual e federal. Sobre isso, o ministro disse que foram estabelecidos prazos para que estados e municípios criassem seus os Planos de Educação. “A união vai fornecer um apoio técnico, uma vez que muitos municípios não têm capacidade avançada para isso – há municípios muito pequenos e/ou que não têm condições de fazê-lo. Então vamos criar no MEC uma secretaria específica, de nome provisório: Secretaria de Articulação de Sistemas Educacionais”.

Diante desse cenário interessante e inteiramente novo, ainda a cereja do bolo, que é a Lei de Responsabilidade Educacional (LRE), que está tramitando no Congresso Nacional e pode ser votada junto com PNE. O ministro disse que esta Lei é importante, porque “muitas vezes o governo federal fixa prazos, mas a inércia continua”. Durante a entrevista, Haddad demonstra confiança tanto na aprovação do PNE, quanto na LRE. Nós só esperamos ministro, que os nossos deputados federais – muitos deles, ex-prefeitos – não percebam que a aprovação dessas ferramentas vai dificultar, e muito, as tradicionais maracutaias e, famosa preguiça, tão comuns a coisa pública.

Concluindo, vale lembrar que a falta de atenção por parte de estados e municípios é apontada por especialistas como uma das razões do fracasso do PNE 2000-2010. Questionado sobre isso, o ministro disse que “em muitas oportunidades o recurso para a construção de uma creche, por exemplo, é repassado, mas o dinheiro fica parado durante anos porque não houve licitação”.

Na verdade, nós vamos ficando por aqui, porque quando entra em pauta o assunto licitação, e os interesses que existem por trás dessa importante ferramenta, o assunto começa a cheirar mal e não há Educação que resista.

Pilantras são presos levando caminhão de donativos da Região Serra para casa


Dois homens foram presos em flagrante e um menor de 17 anos foi apreendido, na noite do último dia 17 de janeiro (segunda-feira), em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, acusados de desviar donativos que seriam entregues às vítimas das chuvas na Região Serrana do Rio. Um deles é motorista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele utilizou um caminhão do órgão para praticar o crime.

De acordo com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), por volta das 20h, o cabo Ribeiro, lotado na unidade, estava de folga em um bar na companhia de um outro cabo da PM, no Jardim Olívia, em Campo Grande, quando viu passar o caminhão-baú da Uerj, placa LHU-0578. O PM conseguiu detectar que se tratava de um veículio carregado com donativos. Ele, no entanto, achou a movimentação estranha quando o motorista adentrou para os fundos de uma rua. Os dois policiais decidiram seguir o veículo.

O motorista Gilson Silva do Nascimento, de 48 anos, parou o veículo em frente a sua casa. No local, o irmão dele Jorge Mauro do Nascimento, 52, já o aguardava com a Fiat Fiorino branca, placa KVF-3687. Com a ajuda do menor M., eles começaram a retirar os donativos do caminhão e colocar na caminhonte. Escondidos e observando toda a movimentação, os policiais deram voz de prisão ao trio.

Segundo os PMs, os três confessaram o crime. Eles descobriram também que o caminhão-baú da Uerj teria ficado durante toda a segunda-feira na universidade, no Maracanã, sendo carregado. Antes de seguir para a Região Serrana, o motorista deveria passar no 6º BPM (Tijuca) e no 12º BPM (Niterói) para que o veículo fosse carregado com mais doações.

Os dois homens foram autuados na 35ª DP (Campo Grande) por furto qualificado, abuso de confiança e concurso de pessoas. A pena é de três a 12 anos de prisão. O menor foi levado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Fonte: O Dia

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Coordenador da Defesa Civil de Rio Bonito dá dicas de como lidar com desastres naturais

Por Flávio Azevedo

Durante o verão, por conta das fortes chuvas comuns a estação, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão em alerta. O aguaceiro que desaba acima dos níveis esperados gera transtornos, prejuízos materiais e, às vezes, a morte daqueles que vivem em áreas de risco. O coordenador da Defesa Civil de Rio Bonito, o major do Corpo de Bombeiros, Márcio Garcia, demonstra preocupação com os fatores climáticos e afirma que “a degradação do Meio Ambiente é o grande responsável pelos seguidos desastres naturais que estão acontecendo em todo mundo”.
– Não é só em Rio Bonito ou no Brasil que estão acontecendo esses fenômenos. Em todo o planeta, seja em países ricos ou pobres, desenvolvidos ou não, os desastres estão acontecendo em maiores proporções. Na verdade, tudo não passa de reações da natureza à ação destruidora do homem – analisa.

As perspectivas do coordenador são pessimistas para o futuro. De acordo com ele, por conta das mudanças climáticas, esses fenômenos, “que eram mais raros antigamente”, tendem a acontecer com maior frequência. “O que a sociedade precisa fazer é se preparar para enfrentar essa realidade. Uma das nossas constantes perguntas deveria ser: será que estou vivendo em um local seguro? Essa seria uma preocupação é importante”, frisa Garcia. Para ele, os culpados por esses eventos não são os governos (municipal, estadual e federal), mas a sociedade “que destrói o Meio Ambiente”.

Cuidados

Diante deste cenário, o coordenador da Defesa Civil de Rio Bonito, município que tem sofrido com alagamentos, enchentes, enxurradas e onde em 2008, um deslizamento de terra soterrou várias casas e causou duas mortes, dá algumas dicas do que deve ser feito por quem mora em áreas de risco.

– Se o imóvel está interditado, e a pessoa permanece, ela sabe que está pondo a vida em risco. Algumas pessoas, porém, desconhecem o perigo eminente. Já existem outros casos onde a pessoa desconfia do imóvel, do terreno... E quando isso acontece, a orientação é que esse morador faça contato com a Defesa Civil, através do 199, para que a sua casa seja vistoriada, o que acontecerá no mesmo dia – alerta.
De acordo com o coordenador, no comando da Defesa Civil de Rio Bonito há pouco mais de um ano, depois das orientações preliminares, a sua equipe tira fotos do local, faz medições e prepara um relatório. “Não é um laudo técnico, que só pode ser emitido por um engenheiro ou um geólogo, mas um relatório que especifica os aspectos da área analisada”.

Preocupação

Segundo o major Garcia, o município tem características que preocupam. Além da maior parte do solo ser fragmentado e argiloso, “a declividade das encostas e o padrão de construção de vários imóveis – geralmente sem respeitar as regras mínimas de construção – torna algumas partes das áreas habitadas vulneráveis”. Ele acrescenta que “a combinação desses três fatores sempre gera sérios problemas”.
– Entre esses eventos causados por intempéries naturais, o movimento de massa, ou deslizamento de terra, pelo seu índice de mortalidade é o mais preocupante. Por exemplo: no último dia 13 de dezembro, aqui em Rio Bonito, cerca de 200 casas foram inundadas pelas águas da chuva e não houve vítimas fatais. Já em Petrópolis, no mesmo dia, três casas que foram atingidas por um deslizamento de terra causou três mortes – comparou.

Segundo o coordenador, quem mora em área de risco deve ficar atento a sinais como inclinação das árvores, postes, muros, rachaduras nas paredes, fissuras no solo e o surgimento de mina d’água. “Quando isso acontece, o terreno está sinalizando para um eminente deslizamento”, disse Garcia, ressaltando que é importante manter o barranco plantado com alguma vegetação. “Só não é recomendado, para estas encostas, o cultivo de bananeiras, por ter raízes fracas e serem vegetais pesados, o que pode provocar o deslizamento de terra. O ideal é que estas encostas sejam plantadas por acerola, laranjeiras, limoeiros, goiabeiras, pitangueiras, que tem raízes profundas e fortes”.
A canalização do fluxo da água da chuva, através de calhas artesanais ou fabricadas é outra medida importante. A calha desvia o curso da água para uma direção diferente da casa e faz um trabalho de drenagem.

Alagamentos

Fenômeno que tem se tornado corriqueiro em Rio Bonito, o alagamento causa prejuízos materiais e pode trazer sérios danos a saúde do indivíduo. A leptospirose, por exemplo, causada pela urina do rato, é uma das doenças que atingem pessoas de localidades onde acorrem alagamentos. O major Garcia afirma que a principal dica é que as pessoas não construam suas casas às margens dos rios, porque além de ser perigoso é perigoso e ilegal. “A distância varia de acordo com o porte do rio, mas geralmente a distância recomendada é de 20 metros”, calcula.
– Mas se apesar das recomendações o cidadão mora num local desses, ele deve, quando começar a chover, observar o aumento do volume de água no rio. As pessoas que moram nessas áreas também devem preparar um kit que contenha documentos, água potável, alimento não perecível e deixá-lo num local de fácil acesso – orientou.

Ao perceber que a água vai atingir a sua residência, a orientação do major Garcia é que a pessoa, antes de sair de casa, desligue a energia elétrica (o relógio); amarre o botijão de gás, para que não flutue e seja levado pela correnteza; esvazie a geladeira, colocando os produtos no alto e deixe-a aberta para não boiar. “Depois que sair de casa, a pessoa deve evitar caminhar pela água da enchente para evitar doenças ou acidentes”, disse.

De acordo com o coordenador Márcio Garcia, mais informações sobre esses e outros temas estão disponíveis no site da defesa civil de Rio Bonito, no endereço www.defesacivilriobonito.org. “Nós desenvolvemos essa ferramenta exatamente para dar esse suporte de orientação a população riobonitense”, contou o coordenador.

Blocos Carnavalescos de Rio Bonito esquentam tamborins para o Carnaval 2011

Por Flávio Azevedo

Sete blocos carnavalescos de Rio Bonito começam hoje (sábado, 15), a partir das 20h, no Mercado Municipal, na Praça da Bandeira, no Centro, a esquentar os tamborins para o carnaval 2011. A festa de Momo será organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que terá, pela primeira vez, a colaboração da recém fundada Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Rio Bonito (Abacarb). A entidade vai funcionar nos moldes da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e tem entre os seus objetivos, fomentar e resgatar o carnaval da cidade, que já foi uma das festas mais concorridas da região.

Confirmaram presença no carnaval de 2011, os blocos Pelerman, Unidos do Com Dor, Acadêmicos de Cidade Nova, Acadêmicos da Fazendinha, Unidos da Galera, Unidos do Boqueirão e Saideira do Bosque Clube. Todos receberão cerca de R$ 12,5 mil de subvenção para investir em seus desfiles. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Ronen Antunes, “R$ 90 mil serão divididos entre os sete blocos, mas eles terão que cumprir os requisitos do regulamento, que foi preparado junto com os representantes de cada agremiação”.

Questionado sobre o que pode acontecer se alguma agremiação carnavalesca não comparecer ao desfile, como já ocorreu num passado recente, o secretário afirmou que esse foi um dos temas das reuniões com os representantes dos blocos. “Todos garantiram que isso não acontecerá. Porém, se ocorrer, o que eu não acredito, os responsáveis receberão as sanções necessárias, porque isso é crime”, alertou.

O regulamento que deve ser observado pelos blocos define que aos blocos deverão desfilar com todos os integrantes fantasiados e regulamenta que a camiseta do bloco não é fantasia. As agremiações percorrerão as ruas Getúlio Vargas e XV de Novembro, com o mínimo de 150 componentes, deverão apresentar ao menos um carro alegórico – que não pode ser o abre alas – e a bateria deve ter no mínimo 30 integrantes.
– Nós decidimos trazer nove jurados, todos de fora da cidade. São profissionais que estão habituados a atuar no meio carnavalesco e entendem de carnaval. Além disso, nós também resolvemos que eles não ficarão hospedados em Rio Bonito, para evitar qualquer tipo de contato com alguém que possa influenciar a decisão final – disse Ronen, que espera o processo licitatório que tramita na Prefeitura para poder falar mais sobre valores. O secretário, porém, revelou que a expectativa do município é investir cerca de R$ 250 mil no carnaval 2011.

Pré-carnavalesco

Esse ano, o carnaval acontece na segunda semana de março, mas até o dia do desfile oficial, os blocos farão ensaios, às quartas-feiras e sábados, no Mercado Municipal, onde também acontecerá o pré-carnavalesco, marcado para o dia 25 de fevereiro (sexta-feira), quando o Rei Momo, a Rainha e a primeira e segunda princesa serão escolhidos. “Estamos trabalhando para recuperar o carnaval de Rio Bonito. Sabemos que não é uma tarefa fácil, porque o riobonitense adquiriu, nos últimos anos, o hábito de viajar para outros centros, mas a nossa intenção é resgatar essa tradição”, frisou Ronen.

De acordo com o secretário, o Rei Momo e a Rainha receberão um prêmio de R$ 800,00 cada. Já a primeira e segunda princesa receberão R$ 400,00 e R$ 200,00, respectivamente. A novidade desse ano é que segundo e terceiro colocados na disputa do posto de Rei Momo, também serão premiados. Eles receberão R$ 400,00 e R$ 200,00 cada. “Essa foi uma maneira que encontramos para deixar a festa mais animada e estimular a participação dos foliões”, comentou.

Abacarb

Um projeto defendido há alguns anos pelo poder público municipal, mas que ainda não havia encontrado o apoio das agremiações carnavalescas do município, a Abacarb teve atenção especial do secretário Ronen Antunes, assim que ele assumiu a Semel em fevereiro de 2010. De acordo com ele, “os dirigentes dos blocos precisavam apenas acreditar que a Abacarb era um sonho possível. A partir do momento que eles acreditaram foi mais fácil. O estatuto já está definido, a composição da diretoria também e o melhor: a entidade foi formada por quem entende de carnaval.

A diretoria da Abacarb é composta por presidente, Helio Carvalho Costa; vice-presidente, Gustavo Adolfo Rocha; 1º secretário, Jorge Raimundo Rocha; 2º secretário, Antolin Martinez; tesoureiro, José Alberto; presidente do Conselho Fiscal, Alan Macharet e conselheiro, Ivan de Jesus. O presidente de honra da entidade é o juiz de direito Mauro Prevot, que também lidera o Grupo de Serenata Lua Branca.

Desfiles

De acordo com o secretário, a programação prevê para a sexta-feira (4 de março), a abertura do carnaval com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo e o desfile dos blocos de embalo. No sábado (5 de março), já valendo pontos, três blocos desfilam a partir das 21h: Pelerman, Unidos do Com Dor e Acadêmicos de Cidade Nova. No dia seguinte, (domingo, 6 de março), entram na avenida, no mesmo horário, Acadêmicos da Fazendinha, Unidos da Galera, Unidos do Boqueirão e Saideira do Bosque Clube.

O vencedor do carnaval 2011 será conhecido na quarta-feira de cinzas (9 de março), quando os três melhores colocados serão premiados.

Beneficiários da Tarifa Social de energia devem se recadastrar

Por Flávio Azevedo

Os mais de 300 mil consumidores que pagam tarifa social de luz devem ficar atentos ao recadastramento do benefício para não perderem os descontos. Na Ampla, que atende 240 mil clientes nessa situação, o prazo para renovação começará em março e vai se estender até novembro, dependendo do consumo. A tarifa social representa descontos de 10% a 65% na conta de luz para famílias de pequeno poder aquisitivo e consumo de energia inferior a 80kw/h.

Quem consome entre 68 e 80 kw/h, por mês, deve se recadastrar até o dia 1º de março. Aqueles que consomem mensalmente entre 55 e 67 kw/h, o prazo de recadastramento é até o dia 1º de junho de 2011. Já os consumidores que gastam de 30 a 54 kw/h, por mês, deverá se recadastrar até o dia 1º de setembro. Por último, quem tem consumo inferior a 30 kw/h terá até o dia 1 de novembro de 2011 para fazer o seu cadastramento.

Para obter ou recadastrar o benefício, o consumidor precisa ter o Número de Inscrição Social (NIS), emitido para quem faz parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para conseguir esse número, basta procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os endereços desses centros são informados pelo telefone 0800-707-2003.

Em Rio Bonito, a Prefeitura Municipal mantém dois desses centros, sendo um no Parque Andréa (2º Distrito) e outro no Basílio (3º Distrito). O usuário também pode buscar orientações na Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Bem-Estar Social (foto), na coordenação do Programa Bolsa Família. O coordenador do programa, Claudinei Monteiro, afirmou que “os cadastros estão sendo preenchidos e os interessados devem procurar a secretaria”.

O cliente da Ampla, que queira requerer o benefício, depois que tiver o seu NIS, deve se dirigir a uma loja da Ampla, portando originais e cópias do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade.

Os beneficiados

Mãe de três filhos ainda pequenos, a dona de casa Silvanete Fonseca, de 28 anos, mora em Rio do Ouro e diz que sobrevive fazendo faxinas, trabalhando como manicure “e qualquer outro trabalho que me dê condições de sustentar os meus filhos”. Ela revela que não tem noção de quanto ganha por mês, “porque algumas vezes aparecem vários trabalhos, mas em outras ocasiões não aparece nada”.

De acordo com a dona de casa, que se reveza na função de mãe e pai dos três filhos, o desconto da tarifa de energia elétrica é muito interessante, “porque já é alguma coisinha que sobra para os meus filhos. Às vezes, nem sobra, porque sempre uma das crianças fica doente e o que eu penso que ia sobrar para o outro mês acaba ficando na farmácia”, lamenta.

Já o aposentado Jorge Quirino, de 68 anos, morador de Tanguá, comenta que o benefício é importante, “porque na minha casa, o único que tem salário fixo sou eu, a minha aposentadoria”. Hipertenso, o aposentado além de ter que gastar com remédios, também ajuda duas filhas que moram em sua casa, na Ampliação.
– Elas tomaram decisões erradas quando eram novas, mas eu não posso deixá-las por aí. As duas voltaram para casa, cada uma com dois filhos, ou seja, aumentaram seis bocas para comer, mas nós vamos lutando com a sorte. Ainda bem que existem esses benefícios – concluiu.

Quem tem direito

A Tarifa Social é destinada às famílias que tenham renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 270,00) por morador e famílias em que a renda seja de até três salários mínimos (R$1.620,00), mas que tenham parentes com doenças cujos tratamentos exigem uso contínuo de aparelhos elétricos.

De quanto é o desconto?

*65%: consumo mensal menor ou igual a 30 kw/h;
*40%: consumo mensal entre 31 kWh e 100 kw/h;
*10%: consumo mensal entre 101 kWh e 220 kw/h.

Concurso para Petrobras oferece 838 vagas

Por Flávio Azevedo

Quem começou o ano procurando emprego ou embora esteja empregado, busca novas oportunidades no mercado de trabalho pode fazer o concurso da Petrobras que foi aberto na última terça-feira (11 de janeiro). A estatal está investindo pesado para alcançar o posto de quinta maior empresa energética do mundo e oferece, somente nesta seleção, 838 vagas de trabalho. As remunerações iniciais variam de R$ 1.801,37 a R$ 6.217,19.

As inscrições estarão abertas até o dia 27 de janeiro. Os interessados podem se inscrever pelo site www.cesgranrio.org.br e as taxas de participação variam de R$ 30 a R$ 45.

Das chances disponíveis, 618 são para cargos de Nível Médio e Técnico, com especializações relacionadas diretas e indiretamente com a exploração de petróleo e gás. Há ainda 220 vagas para graduados nas áreas de Humanas, Saúde e Tecnologia.
Quem tem interesse em disputar uma das chances deve focar na organização. Até a prova há pouco mais de um mês – os exames estão previstos para acontecer no dia 27 de fevereiro. Com o tempo curto e a vasta bibliografia, a dica é mergulhar nos exercícios e exames anteriores da petrolífera. As provas podem ser baixadas no portal da Fundação Cesgranrio.

Especialistas em seleções destacam que neste concurso o candidato terá o desafio de garantir bons índices em todas as disciplinas: Há um mínimo de acerto de 50% nos conhecimentos básicos e de 60% nos específicos, não podendo zerar no básico. É uma prova de equilíbrio.

Para o Nível Técnico, serão cobradas 20 questões de Conhecimentos básicos (Português e Matemática), e 40 de Específicos, divididas em blocos de 20, 10 e 10 perguntas. Aos graduados, a situação não é muito diferente. Haverá 20 questões de Português e Inglês e 50 de Conhecimentos Específicos, divididas em blocos de 20, 15 e 15 itens.

Axé, samba e sertanejo são as atrações do Cabofolia 2011


A mistura sol, praia, gente bonita e diversão – que consagrou a maior micareta do interior do Estado do Rio – promete muita alegria no Verão 2011. Em sua 13ª edição, o Cabofolia traz uma mistura fina com o melhor do axé, samba, sertanejo e batuques de todos os estilos. Uma festa que vai ficar marcada na memória de cada folião que tiver o privilégio de aproveitar a linda cidade de Cabo Frio entre os dias 20 e 23 de janeiro.

Mais uma vez, moradores e visitantes da Região dos Lagos poderão acompanhar shows memoráveis de bandas como Jammil e Chiclete com Banana, além de estrelas como Cláudia Leitte e Daniela Mercuri, entre muitas outras atrações que se apresentarão no Centro de Eventos de Cabo Frio. A abertura, no dia 19 fica por conta do Exaltasamba, em alta nas paradas de sucesso em todo o Brasil.

Na quinta, dia 20, chicleteiros de todo o Brasil chegam para curtir Bell e companhia. Mais uma vez, o Chiclete com Banana toca no primeiro dia oficial do evento. Na sexta, outra novidade. Antes da diva Cláudia Leitte, a dupla Jorge e Mateus traz para a micareta o sertanejo que virou febre em todo o país. Cláudia, uma das atrações mais esperadas, sobre ao trio logo depois para fazer a festa em Cabo Frio.

O sábado vai pegar fogo. Nada mais, nada menos que uma reunião de dois gigantes da música baiana. Daniela Mercury, uma das artistas brasileiras mais conhecidas no exterior, vem primeiro. Depois, a banda que a cada ano bate o recorde do número de voltas no circuito do Cabofolia: Jammil e Uma Noites. No domingo, o encerramento em alto nível fica por conta do Monobloco.

100% sustentável

Em 13 anos, o Cabofolia cresceu e amadureceu. Desta vez, além das atrações de ponta e estrutura sem igual, o evento irá se tornar 100% sustentável utilizando material reciclado, reaproveitando o lixo gerado no evento e fazendo uma contrapartida ambiental em relação ao ruído gerado.

Sindicato Rural promove Curso de Operação de Restroescavadeira

Por Flávio Azevedo

Com o objetivo de capacitar e qualificar profissionais que possam contribuir com o desenvolvimento da área Rural de Rio Bonito, o Sindicato Rural do município, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (Senar-Rio), realizou o curso de Manutenção e Operação de Retroescavadeira, que aconteceu na última semana (3 a 8 de janeiro), com a participação de 13 alunos.

Também deram suporte às aulas, as Secretarias Municipais, de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo e Obras e Serviços Públicos (Semosp). Os titulares das pastas, respectivamente, Deyse Said de Barros e Eleilton Figueiredo, enfatizaram a importância da parceria com o Sindicato Rural de Rio Bonito (SRRB) e a preocupação da entidade com a qualificação e valorização da mão-de-obra local.

O presidente do Sindicato Rural, Josélio Salgado, destacou a importância dos trabalhos da entidade e as parcerias com o Senar-Rio e com a Prefeitura Municipal. Ele informou que o curso de Manutenção e Operação de Retroescavadeira abre uma série de outros cursos que serão ministrados pelo sindicato ao longo do ano. Já o professor, Pedro Cattete, destacou a parceria entre as entidades envolvidas que, segundo ele, “favoreceu a qualidade dos trabalhos e atividades realizadas pelos alunos”.

Senar-Rio

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro, o Senar-Rio é uma instituição que organiza, administra e executa a Formação Profissional e a Promoção Social de quem – homem ou mulher – exerça atividades rurais. Os cursos são realizados através de parceiras com os sindicatos patronais, de trabalhadores e outras instituições públicas e privadas.

Criada desde 1994, o Senar-Rio é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, paraestatal, mantida pela Classe Patronal Rural, vinculada à Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro e dirigida por um Conselho Administrativo.

Deputado Marcos Abrahão concede entrevista ao jornal da Alerj

Por Thaís Mello

Aos 48 anos, Marcos Abrahão foi reeleito com 52.525 votos e irá exercer seu terceiro mandado de deputado na Assembleia Legislativa do Rio. Casado há 30 anos, tem dois filhos, é avô de dois netos e garante que consegue separar a vida pessoal da atividade parlamentar. “Quando chego em casa, os assuntos de trabalho ficam do portão para fora. Em casa não sou deputado, apenas pai e marido”, garante ele, admitindo que gosta de ouvir elogios sobre sua atuação como deputado. Seus projetos são baseados nas necessidades da população, a exemplo das unidades móveis para doação de sangue, proposta aprovada pela maioria dos parlamentares. Para a próxima legislatura ele afirma que irá batalhar para continuar aproximando a Casa da população: “Quero continuar sendo o porta-voz do povo na Alerj, sempre ouvindo as reivindicações e buscando soluções”.

Como o senhor ingressou na Política?

Eu era policial militar e tinha uma microempresa. Certo dia fui acompanhar uma sessão na Câmara Municipal de Rio Bonito, onde aconteceria a votação para a retomada de um terreno da prefeitura, ocupado por dezenas de famílias. Naquele momento percebi que os vereadores não estavam preocupados com a situação dos moradores. Cheguei a discutir com um dos vereadores e, dali em diante, decidi me candidatar para ser um legítimo representante do povo. Fui o vereador mais votado de Rio Bonito e, dois anos depois, me elegi deputado.

Em que se baseia na hora de elaborar seus projetos de lei?

A própria população traz as demandas, em sua maioria, decorrentes dos problemas encontrados no dia-a-dia. Cerca de 80% dos projetos de lei que apresento se referem às propostas encaminhadas ao meu gabinete. Algumas, às vezes, esbarram na questão constitucional, por serem de responsabilidade do Executivo.

Qual a sua expectativa como deputado reeleito? Quais os planos para o próximo mandato?

Conhecendo as dificuldades e a burocracia que envolvem o trabalho de um deputado fica mais fácil. No início, a gente acha que vai conseguir resolver todos os problemas, mas as coisas são bem diferentes. Sabemos das necessidades do povo, mas, infelizmente, não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos. O pior é que a população não entende, acha que temos condições de resolver tudo. Eu já sei a realidade e as dificuldades que o deputado encontra ao assumir o mandato. Tenho meus pés no chão e vou continuar meu trabalho da melhor forma possível.

O senhor acredita que a população tem sido participativa na Política?

Apenas uma pequena parte da população participa da Política no nosso estado. Isto é muito ruim porque, infelizmente, enquanto as pessoas não se envolverem, a solução para os problemas fica ainda mais distante. Essa eleição foi atípica, diferentemente das outras, o que fez diferença foi a mídia. Os deputados com programas de rádio e TV tiveram desempenho melhor nas urnas. E apenas dez deputados reeleitos aumentaram a votação. Melhorou a votação apenas quem teve mais visibilidade. Essa falta de exposição na mídia precisa ser compensada pelo trabalho de andar nas ruas, de conhecer as pessoas, de se fazer presente para o povo.

Como o senhor vê a disputa pela Presidência da Casa?

Temos dois candidatos do mesmo partido – o PMDB – que foi o que mais fez deputados para a próxima legislatura. Portanto, são bons parlamentares, com experiência. Tenho certeza de que vão trabalhar bem e farão o melhor pelo bom andamento da Casa. Não tenho preferência. Seja qual for o resultado, estaremos bem representados. Que vença o melhor.

Entre os seus projetos aprovados na Casa, qual o de maior destaque?

O que me deu mais orgulho foi a Lei 5.040/07, que obriga o Estado a disponibilizar unidades móveis de doação de sangue. Muita gente tem vontade de doar, mas não têm condições de ir aos postos de doação, ou muitas vezes, não tem tempo. As unidades ganharam apelido de “Vampirões”. Infelizmente não foram criadas de acordo com a demanda. Para isso, seria necessário um investimento muito maior do Governo estadual.

Extraído do Jornal da Alerj

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

“Por um último instante” volta ao cartaz em Rio Bonito

Texto: Lívia Louzada/Foto: Ivan Porto


Nos próximos dois finais de semana os riobonitenses já têm um programa cultural garantido na cidade. Atendendo a pedidos, a peça “Por um último instante”, escrita e dirigida pelo ator Juka Goulart, será encenada novamente na Sociedade Musical e Dramática Riobonitense, localizada na Avenida Manuel Duarte, no Centro. O espetáculo, que já foi apresentado em dezembro, será exibido em curta temporada, durante quatro dias, começando neste sábado (8), e domingo (9). O encerramento acontecerá no fim de semana seguinte, sábado (15) e domingo (16), sempre ás 20h.

O espetáculo marca a formatura dos alunos do curso de teatro, da Sociedade, que tem como professor, o próprio Juka, que também é um dos atores da peça. Além de atuarem na encenação, os alunos também participam da produção do espetáculo. São eles Betty Prado, Felipe Toledo, Guilherme Lazanha, Jean Klein, Joane Arievilo, Mayk Sinmor e Vitor Emerich.

De acordo com Juka, o espetáculo é um drama, e conta a história de um homem que fica viúvo, e a partir disso negocia sua própria felicidade. “A peça tem uma linguagem inovadora porque mexe com as sensações das pessoas. Rio Bonito nunca teve algo assim antes. As pessoas que puderam assistir a peça, choraram”, conta Juka.

Apesar da colaboração de algumas pessoas, como a estilista Arielen Lefay, que ajudou no figurino do espetáculo, de acordo com o professor de teatro, todo o cenário, e figurino, foram confeccionados pelos próprios alunos. “Penso que em um grupo de teatro, a gente tem que saber fazer tudo, desde varrer o chão, a fazer a maquiagem. Acho isso fundamental”.

A peça, que segundo o ator deve virar um filme, em breve, tem o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Rio Bonito, e do projeto “Ponto de Cultura”, do Colégio Estadual Professor Dyrceu Rodrigues da Costa, que entre outras ações, promove a apresentação de filmes em comunidades da cidade, através do projeto “Cine Itinerante”.

Aulas na Sociedade

A Sociedade Musical e Dramática Riobonitense oferece outros cursos, como cinema, teatro para adultos e adolescentes, e de desenho de moda, ministrado por Arielen Lefay. Todos os cursos estão com as inscrições abertas

Washington vai pendurar as chuteiras


O Coração Valente vai descansar. Depois de 17 anos como jogador de futebol, seis dele com um problema cardíaco, Washington desistiu de renovar por mais uma temporada o contrato com o Fluminense e anunciará na tarde desta quinta-feira, em Mangaratiba, o fim da carreira. Depois de se apresentar normalmente para pré-temporada e praticamente deixar acertada as bases financeiras para a ampliação do vínculo com o Tricolor, o atacante discutiu nas últimas 24 horas com médicos, familiares e dirigentes até que ponto valia a pena continuar no esporte diante de sua ficha médica e optou por encerrar sua história futebolística como campeão brasileiro de futebol. A informação foi confirmada pelo doutor Constantino Constantini, cardiologista e amigo pessoal do jogador.

O fato é que nos últimos dias Washington apresentou quadro de hiperglicemia, aumento do nível de glicose no sangue. Como é diabético, a disfunção fez com que o novo clínico-cardiologista tricolor, Celso Barros, o filho, entrasse em contato com o Doutor Constantini para saber até que ponto é arriscado o prosseguimento no esporte, conforme relatado pelo próprio médico.

Ficha da carreira de Washington:

Nome: Washington Stecanela Cerqueira
Data de nascimento: 1º de abril de 1975 (35 anos), em Brasília
Clubes onde jogou: Caxias, Internacional, Ponte Preta, Paraná, Fenerbahçe, Atlético-PR, Verdy Tokyo, Urawa Reds (JAP), São Paulo e Fluminense
Seleção brasileira: 10 jogos e 3 gols
Títulos: Campeão Brasileiro de 2010 (Fluminense) Supercopa do Japão de 2005 (Verdy Tokyo) Campeão Japonês, 2006, Copa do Imperador, 2006, Supercopa do Japão, 2006, e Liga dos Campeões da Ásia, 2007 (Urawa Reds).
Artilharia: Paulista de 2001; Copa do Brasil de 2001; Brasileirão de 2004 e 2008; Mundial de Clubes de 2007; Campeonato Japonês de 2006.


Fonte: G1