No alto de Braçanã de Cima, localidade interiorana de Rio Bonito, o majestoso Jequitibá Rosa é um marco importante e um remanescente da Mata Atlântica que foi defenestrada pelo homem nas últimas décadas. Próximo dos limites de Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu, a árvore impressiona quem passa por lá!
O Jequitibá Rosa tem efeitos medicinais. A casca da árvore é um poderoso adstringente e tem grande poder desinfetante, sendo por isso usada na medicina popular, contra as afecções da boca, inflamação da garganta e das mucosas, amigdalites, anginas e faringites, fazendo-se gargarejos com o chá quente.
Sua longevidade também merece destaque: pode ultrapassar os 500 anos de idade. Em Santa Rita do Passa Quatro/SP, um Jequitibá Rosa tem idade estimada de 600 anos, sendo considerada a árvore mais antiga do brasil.
A nossa Região teria exemplares tão antigos quanto esse não fosse a sanha destruidora dos nossos antepassados. Uma pena que o “espírito motoserra” ainda persiste na mente de muita gente moderna.
Sigamos apreciando esses sobreviventes e vida longa para eles! Vamos em frente! #flavioazevedo #turismodenatureza #visiteriobonito #caminhosderiobonito
Nenhum comentário:
Postar um comentário