quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Bananada Rio Bonito e as lembranças da infância

Na manhã dessa segunda-feira (28/11), na Bananada Rio Bonito, indústria que fabrica as tradicionais mariolas em nosso município (a única em funcionamento), eu registrei a chegada de um burrinho cesteiro carregado de banana, guiado por um lavrador. A cena me emocionou e por alguns segundos eu viajei 40 anos no passado. Eu me lembrei do papai e do vovô Quincas descendo a Serra do Sambê com a tropa de animais carregada de banana para vender na saudosa Fábrica Peixe, localizada onde, hoje, funciona o Supermercado Armazém Rio, no Centro da cidade.

Eu me recordo que eram duas viagens por dia, de segunda a sexta-feira. Papai dizia que cada animal da tropa carregava 120 kg de banana. À época, além da tropa que era conduzida pelo meu pai, outros sitiantes também tinham grandes tropas que faziam igual trajeto para o mesmo destino. O trânsito de tropas de burros era grande naquele tempo.

O melhor de tudo era quando papai retornava com a esperada “massa de mariola”, quentinha, docinha, que ele conseguia na fábrica. O tempo passa, mas os acontecimentos da infância não somem da memória. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário