terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Conheça o Banho de Floresta

O Grupo Caminhada Urbana Rio Bonito está sempre em conexão com a natureza
Você procura a benfazeja sensação de paz? O conforto de se sentir em casa? Alguma vez isso aconteceu ao você andar e/ou contempla a natureza? Já percebeu inexplicáveis e agradáveis sensações quando você está entre as árvores? Você sabia que estar no meio da mata, respirar o ar puro da floresta, comprovadamente é uma forma de relaxar, melhorar a saúde e excelente terapia?

Nesse texto eu gostaria de apresentar o conceito desenvolvido por japoneses que eles denominaram “banho de floresta”. Observe que o banho de cachoeira, de mar ou de chuva sempre nos transmite uma sensação agradável e diferente... O banho de chuva, inclusive, é tema de inúmeras canções. A água lava, purifica, dá conforto, relaxa, renova, mas segundo os japoneses é possível tomar um belo banho de saúde dentro de uma floresta ou “no meio do mato” como diria a maior parte das pessoas. 
Braçanã, localidade de Rio Bonito/RJ, é uma das excelentes possibilidades de banho de floresta. 
Prática comum ao ser humano, que nos primórdios vivia no interior das florestas (antes de existir as cidades), a cultura japonesa resgatou esse hábito chamado originalmente de Shinrin-Yoku ou simplesmente banho de floresta. 

Desenvolvido no Japão, em 1982, a técnica terapêutica consiste em ingressar numa área de floresta ou parque por no mínimo meia hora. A proposta é conectar o ser humano a uma verdadeira experiência com os seus cinco sentidos, resgatando o que há de mais profundo na natureza humana. 

Distante da rotina diária, compromissos, aborrecimentos do dia-a-dia, trânsito, afazeres domésticos e dos malfazejos ruídos urbanos, no interior da floresta o indivíduo é cercado por aromas naturais (árvores e flores), sons (pássaros e insetos), contempla os tons de verdes variados, toca os pés no chão e as mãos nas plantas. Os japoneses descobriram que embora tudo isso seja tão simples é também essencial. Tudo isso somado ao ar puro do ambiente resulta na sensação de plena paz, estímulo vital para o equilíbrio do nosso organismo. 
A Trilha do Sabonete, em Rio Bonito/RJ, oferece excelente banho de floresta.
Essa experiência de comunhão com a natureza torna sem importância os problemas cotidianos ou esses problemas deixam de ser a razão principal da existência daquela pessoa. Os japoneses dizem que “o ego dá lugar ao eco”. Os orientais também dizem que outra consequência do banho de floresta é que a pessoa deixa de lado a crença de dominador a natureza para se tornar parte dela. 

Estudos desenvolvidos pelas universidades japonesas apontam que a exposição aos aromas naturais das plantas, os fitonócitos, melhora o sistema imunológico consideravelmente. O banho de floresta aumenta a produção de linfócitos NK, as chamadas células killer, responsáveis por combater microrganismos invasores. Constatou-se que a permanência, por algumas horas, em ambiente natural aumenta o número de células killers, fenômeno que se dá por conta das substâncias exaladas pelas folhas das árvores que ficam suspensas no ar. 
Na cordilheira de montanhas da Serra do Sambê, a localidade de Cachoeira dos Bagres é excelente opção para o banho de floresta.
Vale acrescentar que o aumento das células de defesa, do sistema imunológico, também ajuda a combater doenças crônicas, diabetes, hipertensão, câncer, depressão, síndrome de burnout, entre outras. Além de aumentar as células brancas de defesa, a imersão na floresta reduz a concentração de cortisol, hormônio relacionado ao estresse. Ou seja, os benefícios do banho de floresta atingem diretamente corpo e mente, por isso fortalece a saúde, relaxa e gera bem-estar. 

Mas onde podemos tomar um banho de floresta? Não precisa se embrenhar na Floresta Amazônica. A imersão na mata pode acontecer, inclusive, em áreas arborizadas dos parques urbanos. O importante é se entregar aos ritmos, cores e aromas da natureza. Esquecer os problemas e desfrutar por no mínimo meia hora do que o ambiente verde tem para nos oferecer. Logicamente há ambientes de maior conexão com a natureza por conta da distancia das cidades e seus ruídos. 

Agora que você já conhece os benefícios do banho de floresta programe uma caminhada na natureza na sua próxima folga. Aproveite o dia para estar em contato consigo mesmo, reserve algum tempo para ficar sozinho e meditar ao som dos pássaros, de um rio, cachoeira ou mesmo dos galhos se mexendo ao sabor do vento. Observe que os sons remotos passam a se tornar audíveis, as cores brilham mais e, ao final e o melhor: a sensação de tranquilidade dura vários dias, o que ajuda enfrentar a correria e a poluição sonora diária. 

Vamos em frente! #flavioazevedo #lovetreking #esporteésaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário