terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Proprietários rurais recebem orientação sobre como melhorar a piscicultura

Com prancheta nas mãos o proprietário rural Roberto mostra seus cálculos de alimentação e trabalho com os peixes que cultiva.
Depois de ministrar palestra para piscicultores de Rio Bonito na noite dessa segunda-feira (01/02), o médico veterinário, Sérgio Malavasi; visitou propriedades onde existe a cultura do peixe. As visitas ocorreram na manhã dessa terça-feira (02). Guiou a visitação o secretário municipal de Agricultura, Teilor Cerqueira Gomes; que iniciou a atividade apresentando os três tanques da pasta que foram construídos em espaço anexo ao Parque de Exposições, na localidade da Prainha, no 2º Distrito do município.

De acordo com o secretário, os lagos serão preparados e a piscicultura voltará a ser praticada pela Secretaria Municipal de Agricultura, uma vez que a atividade oferece ganhos importantes, “sendo possível usar os peixes, inclusive, na merenda escolar”. Junto da equipe de servidores da pasta, o secretário ouviu informações técnicas a respeito de melhorias que podem ser implementadas nos tanques, na produção e na qualidade da água (proveniente de uma nascente próxima) que irriga o espaço 

Em Lavras, outra localidade visitada, Seu Roberto, um dos proprietários rurais da localidade e importante piscicultor do município, apresentou dúvidas, comentou a perda de alguns alevinos recentemente e recebeu orientações.

– Certamente o calor dos últimos dias diminuiu o oxigênio da água e essa alta temperatura ofereceu sofrimento aos alevinos. A alternativa do criador é diminuir a alimentação, porque quando o peixe se alimenta o processo de digestão aumenta sua necessidade de oxigênio, o que ele não consegue e por isso ele morre. A morte de alguns peixes diminui a demanda por oxigênio. Com menos indivíduos buscando oxigênio o restante do cardume sobrevive – esclarece Malavasi.

Ao Centro, entre as lagoas de piscicultura da Secretaria Municipal de Agricultura, o médica veterinário, Sérgio Malavisi; orienta o secretário, Teilor Gomes; e o servidor Dudu.

O voo de um bem-te-vi sobre a lagoa onde os alevinos são criados também chamou atenção do médico veterinário. Segundo ele, esses pássaros alimentam seus filhotes com insetos. Todavia, no período de estação quente os insetos ficam escassos e a alternativa das aves é pescar alevinos para matar a fome da ninhada. “Por essa razão a tela de proteção sobre o lago é fundamental para o criador não perder alevinos”.

A coloração da água – nem tão cristalina e nem tão verde –; os instrumentos naturais e mecânicos que melhoram a oxigenação da água; possíveis doenças que atingem os peixes; também foram orientações oferecidas por Sérgio Malavasi ao proprietário rural, que trouxe o colaborador, Renalto Batista; para ouvir as dicas do médico veterinário.

A visita do médico veterinário é uma parceria da Secretaria Municipal de Agricultura com a Rações Supra, que conta com Sérgio Malavasi como consultor técnico. Médico veterinário de formação, ele percorre o Brasil palestrando sobre piscicultura, apontando as vantagens dessa atividade e promovendo a empresa, uma das gigantes do Brasil no ramo da nutrição animal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário