O secretário Janderson Muniz (de blusa clara) reunido com representantes do DNIT. |
O secretário municipal de Cultura e Turismo de Rio Bonito, Janderson Muniz; esteve nessa quarta-feira (24/02), na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na cidade do Rio de Janeiro, onde apresentou projetos que a Prefeitura de Rio Bonito desenvolveu para implantar no degradado prédio da estação ferroviária no Centro da cidade. O município está requerendo a cessão do local, que atualmente está sob responsabilidade do governo federal, para revitalizar o espaço.
– Apresentamos um conjunto de projetos que temos para desenvolver naquele local, que precisa ser revitalizado, uma vez que, hoje, a antiga estação ferroviária se tornou um cartão postal negativo da nossa cidade. O relatório que levamos ao DNIT contem fotografias e registros das condições da estação ferroviária, prédio erguido num ponto nobre do Centro – esclareceu Janderson.
Ainda segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, o levantamento dos problemas que estão abrigados naquele espaço foi feito em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública. “Junto com a equipe do secretário, Rafael Sodré; nós registramos situações preocupantes naquele prédio. É urgente a revitalização da antiga estação ferroviária, nós temos planos ambiciosos ali, mas para isso acontecer precisamos da cessão do prédio”, acrescentou.
Também foi objetivo da visita do secretário à sede do DNIT, o início das tratativas para que Rio Bonito tenha um trem turístico. No entendimento de Janderson o município será colocado noutro patamar se conseguir instalar um equipamento desse porte em seus domínios. No entendimento do secretário, os projetos que estão sendo preparados para desenvolver o Turismo no município serão alavancados se o trem turístico for instalado em Rio Bonito.
– O Turismo tem a capacidade de aumentar a arrecadação das Prefeituras e impacta positivamente os proprietários rurais, através do Turismo Rural; a área gastronômica, a rede hoteleira; o setor de eventos etc.; porque o trem turístico atrai milhares de visitantes que trazem dinheiro novo para alavancar a Economia em todo os seus aspetos, seja na área pública ou privada – afirma.
Para destacar o quanto o trem turístico impacta a Economia e potencializa o Turismo, o secretário lembra que esse é o caminho que o governo federal e o governo estadual de Minas Gerais entendem como forma de recuperar a cidade de Brumadinho, arrasada com o rompimento de uma barragem de rejeitos de minério de ferro em janeiro de 2019. “Sou operador de Turismo há anos, o estado de Minas Gerais é um dos principais roteiros turísticos do país, eu conheço bem as cidades turísticas mineiras e sei o quanto os passeios de trem são atraentes para os turistas”, finalizou.
Excelente iniciativa. Rio Bonito tem muito a oferecer. Natureza privilegiada, arte,culinária...
ResponderExcluirExcelente iniciativa. Rio Bonito tem muito a oferecer. Natureza privilegiada, arte,culinária...
ResponderExcluir