sexta-feira, 29 de abril de 2016

Conselho de Segurança de Rio Bonito debate aumento da insegurança no munícipio

Flávio Azevedo 
Um encontro pouco produtivo. É como pode ser classificada a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Rio Bonito, ocorrido na noite dessa segunda-feira (25/04), na Câmara de Vereadores. Pouco produtivo porque as soluções são conhecidas, as iniciativas que precisam ser tomadas são de ordem municipal e aguardam apenas a realização. Presidida pelo contador, José Balbino, a reunião contou com a presença do delegado titular da 119ª DP, Carlos Eduardo Almeida; e o comandante da 3ª CIA da PM, Marcelo Salles. Os vereadores, Marquinhos Luanda, Cláudinho do Bumbum Lanches e Marlene Carvalho, também estiveram presentes. O público pequeno que prestigiou a reunião, cerca de 20 pessoas, destoa do volume de reclamantes que reclamam da insegurança nas mídias sociais.

O delegado Carlos Eduardo Almeida iniciou a sua fala dizendo que diante da insatisfação popular com o tema Segurança, ele esperava encontrar um público muito maior. “Pensei que eu sairia daqui por volta de 1h da madruga, que isso aqui estaria lotado de pessoas em busca de explicações”, disse o delegado, explicando que o Estado encontra-se com déficit de pessoal, equipamento e estrutura. Outro ponto comentado a exaustão pelo comandante da 119ª DP foi o efeito das notícias divulgadas pelas mídias sociais, sobretudo o Facebook.
– É muito mais cômodo para sujeito ficar atrás do computador escrevendo o que bem entende nas mídias sociais. Eu peço que venham a Delegacia conhecer o nosso trabalho. As pessoas estão inquietas, com razão, por conta insegurança, mas precisam saber que esse é o quadro de todo Estado do Rio de Janeiro. Quando numa rede social é lançado determinado movimento, as pessoas precisam entender o que está por trás disso, o que está sendo colocado, quem está colocando e porque está sendo colocado – alertou o delegado, destacando que apesar do baixo efetivo e da estrutura precária de trabalho, prisões tem sido feitas, quatro quadrilhas especializadas em assaltos a propriedades rurais foram presas recentemente e os marginais seguem presos e cumprindo pena.

Se mostrando insatisfeito com as colocações sobre Segurança no Facebook, o delegado voltou a pedir que as pessoas prestem atenção nos propósitos das postagens. Ainda segundo ele, essas colocações feitas em mídias sociais mais atrapalham que ajudam e geram um estado de medo na sociedade. “Nós trabalhamos constantemente sobre pressão e não precisamos ser pressionados ou cobrados para produzir, porque se existe uma marca da delegacia de Rio Bonito, uma análise que seja muito honesta, é que nós sempre fomos proativos”. O delegado destaca que um crime de latrocínio ocorrido recentemente na Mangueira, onde um cidadão foi assassinado e queimado, o autor já está preso.
– Nós prendemos em uma semana, no último mês de outubro, 10 kg de cocaína. Em recente operação da polícia, nós prendemos 20 kg de cocaína. Quem é servidor público precisa constantemente prestar contas e eu estou aqui prestando contas. Nós já identificamos também os autores dos roubos, à Pimentta Rosa e a farmácia Santana. O inquérito está bem avançado. Nós estamos trabalhando apesar das dificuldades e independente de reunião – pondera o delegado.

A vereadora Marlene Carvalho destacou que o riobonitense está com medo de sair de casa, reitera que noticias diárias de roubos, numa cidade conhecida pela tranquilidade, está assustando a população; e comenta que o uso das mídias sociais precisa ser analisado. O delegado esclarece que qualquer comentário leviano é um desserviço à sociedade e determinadas postagens e colocações são desarrazoáveis, desproporcionais, inverídicas e trazem uma construção maldosa que visa atender objetivos que precisam ser questionados.

Ex-presidente do Conselho de Segurança, o empresário Bruno Soares, também fez algumas ponderações e iniciou a sua fala se dizendo triste com o baixo volume de pessoas na reunião. “A Polícia está querendo fazer o melhor, a população deveria vir aqui para dialogar, porque trabalhar em conjunto é o melhor caminho”. Ainda segundo o empresário, “apesar do número baixo presentes no Conseg, existe uma insatisfação, por exemplo, com a demora em se registrar uma ocorrência, o que faz as pessoas, infelizmente, não irem a Delegacia”.
– Entre os números que são apresentados nas estatísticas e os números que eu vejo no meu Facebook, eu apostaria no Facebook, porque eu conheço todas as pessoas que estão fazendo as postagens. Elas usam as mídias para externar a insatisfação. É alguém que levou arma na cara durante um assalto, alguém que perdeu o carro e estava sem seguro... Esse sentimento que estamos vendo na sociedade de Rio Bonito não é ficção. Toda hora se encontra alguém com uma notícia de fatos que estão acontecendo, que houve um roubo, houve um assalto e essas coisas são reais – disparou Soares.

Também foi assunto na reunião a falta de iluminação pública, que segundo publicação no jornal oficial, Gazeta Rio Bonito, a licitação da compra de lâmpadas foi concluída. O secretário municipal de Gestão e Ordem Pública, Max Belmont, disse que, agora, é esperar a entrega do material para começar a troca das lâmpadas. O vereador Claudinho do Bumbum Lanches destacou que diante de maior presença da Polícia Militar nas ruas, algumas pessoas começam a reclamar que estão sendo revistadas pelos policiais, “mas a população tem que entender que a Polícia não tem bola de cristal, logo a abordagem é necessária”, concluiu o parlamentar, lembrando a importância do monitoramento de Câmeras.

Já o vereador Marquinhos Luanda comentou que apesar das dificuldades já existe uma melhora em relação a criminalidade recente. Ele frisa, porém, que o município precisa fazer a sua parte. “A iluminação pública é precária, esse tema tem sido abordado constantemente na Câmara de Vereadores; a Guarda Municipal precisa também ser reforçada; e o monitoramento de Câmeras é um investimento que precisa ser considerado”. O vereador destacou ainda, o retorno do patrulhamento feito pelas motos da Polícia Militar, “um pedido meu que já tem apresentado resultados”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário