domingo, 20 de março de 2016

“Domingo de Ramos” é memorial à entrada de Jesus em Jerusalém

Flávio Azevedo 
O Domingo de Ramos abre a Semana Santa, quando os cristãos católicos celebram a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumentinho. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”. É essa entrada em Jerusalém, acompanhada de longe pelos sacerdotes e mestres da lei, que dá início ao plano da crucifixão.

Cheio de esperança, o povo aclama Jesus por verem nele o Libertador do jugo romano. Como acontece em dias atuais, o povo não prestava atenção quando o nazareno dia “o meu reino não é desse mundo”. Os judeus estavam concentrados no sofrimento que os romanos lhes impunham e acreditavam que a libertação era material. Realmente não era fácil a escravidão política e econômica imposta pelos romanos.

Assim como o torcedor de um clube de futebol ovaciona os seus ídolos num dia e achincalha no outro, os judeus, por manipulação das autoridades religiosas, acusariam Jesus de impostor, falso messias e incitados pelos líderes locais pediriam a soltura de Barrabás e para Jesus: “crucifica”. Ele recebeu um julgamento injusto, as testemunhas de acusação foram compradas, porque o objetivo era condená-lo. O restante da história nós conhecemos.

A celebração do Domingo de Ramos remete a esses acontecimentos e pode ser chamado de "Domingo de Ramos da Paixão do Senhor". Nesse dia os cristãos são convidados a celebrar os acontecimentos da vida de Jesus que se entregou pela humanidade. O discípulo João, no seu evangelho, escreve: “porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. #flavioazevedo

Aos cristãos, o padre Eduardo Braga, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito deixa uma reflexão intitulada “Como viver bem a Semana Santa?”.

Somos um país de raiz profundamente cristã. Nossa cultura e, nestes próximos dias, também o nosso calendário, nos dão prova disso. Não é possível construir uma sociedade verdadeira sem a referência e a vivência dos valores humanos e cristãos. Construir, pensar e legislar prescindindo de Deus é uma tolice que a história nos comprova. Deus é nosso melhor e maior Recurso!

Pois bem, aproximando-se da Semana Santa, partilho algumas intuições que podem nos ajudar a vivê-la como cristãos autênticos, ou, ainda, como homens e mulheres de boa vontade que possuem bases cristãs e respeito a Deus.

1- Ainda que você retire esses dias para o justo descanso viajando, não se esqueça de Deus! Sendo você cristão católico veja com antecedência os horários da programação local. Ao menos a Missa do Sábado de Aleluia deve ser vivida com intenso fervor e devoção. Se você for evangélico-protestante, não deixe de celebrar o Domingo de Páscoa. Medite também o mistério da Cruz do Senhor. Se você é um irmão ou irmã que está afastado ou não pratica nenhuma religião, que tal ler um dos relatos do Evangelho sobre a Paixão e Morte de Jesus ou assistir um Filme?

2- Gostaria de pedir algo aos jovens: Não façam nem participem de festas na Sexta Feira Santa! Seria um ato de desrespeito e ultraje ao Cristo Jesus. Neste dia, somos chamados ao recolhimento e a sobriedade. Ok?

3- Se você é educador ou pai, estes dias são oportunos para falar do Amor de Deus aos seus filhos! Precisamos tanto do Amor nestes tempos! Não permita que o coelho roube o lugar do Salvador! Se você é cristão, recorde-se dos nossos irmãos mais velhos, os judeus. A Páscoa judaica era o momento propício deles recordarem as maravilhas do Senhor, ensinando às novas gerações;

4- Em muitas famílias, ainda há o salutar costume do almoço dominical. Poder-se-ia aproveitar o Domingo de Páscoa para se realizar um grande almoço festivo, onde houvesse um momento de reconciliação coletiva e uma oração de ação de graças pela salvação que Jesus nos trouxe na Páscoa. Um Pai Nosso bem rezado pode alcançar tantos corações!

5- Nosso País, que possivelmente atravessa um dos momentos mais difíceis de sua história, foi descoberto no tempo da Páscoa. Os cristãos que frequentam a Casa de Deus, os homens e mulheres tementes a Deus que oram e rezam em suas casas, poderiam elevar um grande clamor a Deus pela restauração e avivamento da nossa nação. Há uma palavra bíblica que diz: “Se então o povo sobre o qual for invocado meu nome se humilhar, orar, me procurar e se converter de sua má conduta, eu escutarei do céu, lhe perdoarei o pecado e restituirei a saúde da terra” (II Crônicas 7,14).

Nenhum brasileiro pode se omitir nesta hora! Jesus Ressuscitado abençoe a nossa Pátria e povo brasileiro livrando-nos das serpentes, cobras, jararacas e escorpiões. Maria pise a cabeça de todos eles e interceda pelo bem de nosso povo para que haja ordem e progresso, Páscoa verdadeira, e não apenas no calendário civil e religioso. Deus, salve o nosso povo! Deus, salve o Brasil! Queremos uma Semana Santa, um Ano Santo, uma Nação Santa! Lave a jato todo mal! Amém!

Padre Dudu

Nenhum comentário:

Postar um comentário