terça-feira, 30 de agosto de 2011

Transporte Universitário – Suicídio Coletivo?

Por Flávio Azevedo - Reflexões

Tomo conhecimento via Facebook, que ontem (29/08/2011), por volta das 23h30min, parte dos universitários riobonitenses escapou de um trágico acidente porque o pneu dianteiro de um dos ônibus estourou (foto capturada também no Facebook)! Segundo os internautas, o pior não aconteceu porque Papai do Céu e o motorista, identificado apenas como Ricardo, conseguiram controlar o veículo. Esse tema, transporte universitário, há mais de 10 anos clama por atenção! A superlotação é flagrante! Geralmente o ônibus viaja com mais de 100 alunos! O que fazer?

Quero lembrar aos amigos que o meu grande objetivo como jornalista – que muito viajou no ônibus –, não é "caçar bruxas", mas trazer o assunto ao debate. Aliás, como é difícil discutir alguma coisa em Rio Bonito fora do viés político!

Devo destacar que em 2006 – se não me engano – a Prefeitura Municipal adquiriu quatro novos ônibus para o transporte universitário. Entretanto, seguindo a ordem natural das coisas, o número de jovens que buscam o ensino superior vem crescendo a cada dia. Além disso, as mensalidades mais acessíveis e os programas do governo federal estimulam e oportunizam a entrada dos mais humildes no ensino superior. Se o número de universitários aumenta, os ônibus não aumentaram.

Diante desse cenário, o que fazer? Comprar mais ônibus? Pode ser, mas o município corre o risco de em pouco tempo estar rivalizando com a Rio Ita e a São Geraldo, porque a tendência é o número de universitários crescer cada vez mais. As pessoas vão continuar buscando o transporte universitário e os ônibus sempre serão insuficientes e as passagens sempre muito caras (a foto a seguir é emblemática! Manifestação de 2009).

Fica então a pergunta: porque não podemos ter os cursos de nível superior em Rio Bonito? É claro que nem todas as graduações poderão ser oferecidas, mas Fisioterapia, Enfermagem, Informática, Pedagogia, Direito, Administração (já temos na Faculdade Cenecista – FACERB), Educação Física, entre outros cursos que estão entre os mais procurados, poderiam ser oferecidos na cidade. O poder público poderia fazer um esforço para tê-los aqui. Quem sabe chamar Silva Jardim e Tanguá para se consociarem para atender essa demanda que é deles também!

Alguém já perguntou a FACERB se ela pode disponibilizar algum desses cursos – hoje só tem administração? Os gastos mensais com combustível, motoristas e manutenção dos ônibus, não poderiam ser direcionados aos cursos em Rio Bonito?

Também sabemos que nem todos os viajantes do ônibus são universitários. Muita gente faz curso técnico em São Gonçalo e Niterói. Então eu pergunto: onde estão os cursos técnicos de Rio Bonito? Não estão prometendo isso desde 2007 quando começaram a falar de Comperj? Caso exista os cursos técnicos na cidade, o volume de gente nos ônibus já diminui.

É claro que um ou dois ônibus continuariam transportando universitários de graduações menos comuns e cursos mais difíceis de serem montados, mas um grande volume de universitários e alunos de curso, diante desse cenário que eu apresento, certamente continuaria estudando por aqui.

Falta ação ao poder público? Concordo, mas também percebo que falta mobilização e estímulo para os jovens. Não vemos a sociedade civil organizada e os seus órgãos representativos se movimentando nessa direção. Reclamar no balcão do botequim ou no banco da praça não vai adiantar. E, por último, os pais dos universitários, que deveriam estar junto com os seus filhos nessa questão, estão andando para o tema. Não querem se indispor com o poder público, por uma série de desculpas absurdas, mas principalmente pelo famoso rabo preso!

Lembro que nas manifestações de 2006, que motivou a compra de novos ônibus, apenas 10% dos estudantes participou do movimento. Nas manifestações de 2009 (fotos),duas ou três mães acompanharam os filhos. Essa ausência de preocupação me incomoda e, talvez seja ela o motivo de não termos mais ônibus universitários, e, talvez, a nossa tão sonhada faculdade em Rio Bonito.


Em 2009, os universitários lotaram a Câmara Municipal em busca de apoio dos vereadores, mas os resultados não foram satisfatórios. Tudo continuou como dantes! Concluindo, mais uma vez, o Transporte Universitário está na mídia! O que será feito? Vão continuar oferecendo alternativas paliativas aos nossos jovens? Há mais de 10 anos o tema pede um debate sério e responsável. Fico com a impressão que vão esperar acontecer uma tragédia para resolver o assunto!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Vanderlei Luxemburgo diz que zagueiro Welinton está sendo perseguido


Um dos jogadores mais criticados pela torcida do Flamengo, o zagueiro riobonitense Welinton tem como um dos seus principais defensores um nome de peso: o técnico Vanderlei Luxemburgo. Admirador do futebol do jovem zagueiro, o treinador comparou a história do jogador com a trajetória de Júnior Baiano, atleta que também começou sua carreira no Rubro-Negro, mas o reconhecimento só veio quando deixou o clube.

– Cismaram com o Welinton assim como fizeram com o Júnior Baiano, que precisou sair do Flamengo para disputar uma Copa do Mundo. O nosso zagueiro não pode errar. Eu não sou burro. Eu conheço futebol e sei que ele tem as qualidades de um bom zagueiro. Sabe cabecear, tem boa técnica e é veloz. O problema é muito mais emocional. Ele vai brilhar mesmo que seja em outra equipe - disse Luxemburgo em entrevista ao programa “Bem Amigos”, do canal EsporTV.

Para Luxemburgo, todo o jogador que está em formação precisa sabe sair dos momentos difíceis para crescer. Porém, no caso do Welinton, o treinador garante que as críticas estão atrapalhando o time por inteiro. Luxemburgo admitiu que o zagueiro pode ser barrado por conta da pressão fora das quatro linhas. “Se você tira um jogador no primeiro momento de crise, não se dá espaço para ele mostrar seu valor. Mas isso já está atrapalhando o time, virou uma resistência. Vai chegar um momento que vou ter que falar com ele e tirá-lo do time”.

Segundo Luxemburgo, após receber o cartão vermelho na partida contra o Vasco, o zagueiro se dirigiu a ele e pediu desculpas. O técnico pediu para o jogador ir para o vestiário e revelou parte do papo que teve com atleta. “Nesse momento não posso brigar com ele, pois conto com o seu futebol. Disse apenas que foi mais uma lição que o futebol deu”, frisou o treinador, destacando que não se monta uma equipe apenas com vitórias. “O time campeão mundial do Flamengo, por exemplo, perdeu jogos para times pequenos e diante de um no Maracanã lotado. Deixou de ser campeão por causa disso? As Críticas ajudam a formar uma equipe”, concluiu.

Fonte: G1

OBS: na partida seguinte, contra o Avaí/SC, na Ressacada (31/08/2011), sem a presença do zagueiro Welinton, mas com Ronaldinho Gaúcho em campo, o Flamengo foi derrotado pelo placar de 3x2.

Prefeitura garante presença de Alexandre Pires na Expo Rio Bonito, na sexta-feira


O Secretário municipal de Esporte e Lazer, Ronen Antunes, principal responsável pela organização da XII Exposição Agropecuária de Rio Bonito, desmentiu o cancelamento do show de Alexandre Pires, atração do evento na próxima sexta-feira (02/09)!

Segundo ele, “a produção do artista confirmou o problema de Saúde do cantor, mas apenas os shows do Chile foram cancelados! A presença de Pires em Rio Bonito está confirmadíssima”, disse Ronen.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A água de Rio Bonito é nossa?

Por Flávio Azevedo - Reflexões

Na semana passada (18/08/2011), uma mensagem do poder Executivo, pedindo que os vereadores riobonitenses aprovassem a concessão da água produzida em nosso município para a Companhia Estadual de Água e Esgotos (Cedae), gerou polêmica, indignação e mal-estar. O assunto promete ser tema de uma longa e árdua briga. Segundo a Mesa Diretora da Casa, a mensagem subiu com pedido de urgência, ou seja, deveria ser votada no mesmo dia.

Com a experiência de cinco madatos, o vereador Aliézio Mendonça (PP) – não sabemos se sentiu cheiro de podre no negócio – pediu vista na matéria. Os vereadores Humberto Belgues (PSDB) e Saulo Borges (PTB) criticaram a pressa do Executivo para aprovar a matéria e denunciaram uma série de abusos que estão sendo cometidos pela Cedae.

Bom, no calor da eleição municipal que se aproxima, o assunto se arrasta e os bastidores políticos e a rádio corredor narram histórias perversas, medonhas, mas não surpreendentes. Se a situação deixa os vereadores pouco a vontade, o prefeito José Luiz também está desconfortável. Nunca é demais lembrar que no seu primeiro mandato (93/96), diante de fato semelhante, Mandiocão se dirigiu para o salto de Braçanã e desafiou: “quero ver quem vai pegar a nossa água de qualquer maneira!”. Nessa o povo saiu vitorioso!

Se os vereadores temem rejeitar a mensagem e dar discurso para o Executivo repetir a ladainha da última eleição (deixa o homem trabalhar!), o prefeito, que tem artifícios de conduzir essa questão sem consulta a Câmara, quer dividir a responsabilidade com o parlamento, para não ser rotulado como responsável pela decisão, contrária ou favorável a concessão.

Em minha modesta opinião, esse assunto transcende o viés político/partidário! A título de reflexão, vale lembrar que quando quiseram dividir, com outros estados, o petróleo produzido em território Fluminense, o governador Sérgio Cabral (PMDB) foi o primeiro a mobilizar o seu estado contra a ideia. Entretanto, para explorar a água que é produzida em solo riobonitense, ele demonstra outra postura. Talvez, ele esqueça que a água, assim como o petróleo, é um mineral nobre e também condenado a extinção.

Por tanto, senhor governador, assim como o petróleo Fluminense é nosso, a água riobonitense também é nossa! Vamos, porém, fazer um trato: caso o senhor aceite dividir, graciosamente, o petróleo produzido no estado do Rio de Janeiro com os outros estados da Federação, como preceitua a “Emenda Ibsem”, nós aceitaremos dividir a água riobonitense com as outras cidades do estado.

Além disso, a empresa que se chama de Companhia Estadual de Água e Esgotos, em Rio Bonito só cuida da água, e, principalmente do recebimento da tarifa. Mas e o esgoto? Por mais que façamos força, não conseguimos nos lembrar da Cedae cuidando do saneamento de um bairro, do manilhamento de uma vala negra, por que será? A companhia não cuida da água e do esgoto?

A impressão que nos dá é que os políticos acham que nós somos crianças! Por exemplo, na famosa concessão da RJ – 124 (ViaLagos), ocorreu algo parecido. O então governador Marcelo Alencar, junto com a sua guarda pretoriana, aprovou a concessão da rodovia. O resultado é conhecido! Até hoje, quando decidimos visitar a Região dos Lagos, nós pagamos o pedágio mais caro do Brasil.

Algum tempo depois, não sabemos para beneficiar a quem, a Justiça ordenou o fechamento de uma estrada centenária que ligava as localidades de Jacundá e Mineiros. O trecho era utilizado por motoristas que queriam fugir da tarifa exorbitante. Segundo o folclore político riobonitense, supostamente caros presentes teriam sido distribuídos entre algumas pessoas para quem não vissem nada. Um dos mimos teria sido uma mansão em Búzios. Nessa o povo saiu derrotado!

E nessa atual batalha? Quem será vitorioso? Depois de ganhar uma e perder outra, essa seria a “negra”! Será que nós vamos rever aquele líder que encarou a sacanagem e expulsou os usurpadores, ou vamos amargar a história da estrada que foi arbitrariamente lacrada sem que ninguém falasse alguma coisa? Penso que devemos aguardar os próximos capítulos dessa novela! E como disse Ernesto: “é preciso ser duro, mas sem jamais perder a ternura!”.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Acidente em Rio Bonito deixa motociclista ferido

Flávio Azevedo

Na tarde de hoje (24/08), um acidente envolvendo três carros e uma moto deixou confuso o já problemático Trânsito de Rio Bonito. A colisão aconteceu por volta das 17h, próximo ao Rio Bonito Atlético Clube. Segundo testemunhas, um Fiat Uno desceu da Rua Wilson Kleber Moreira (Rua da casa da deputada Solange Almeida), supostamente desgovernado, atropelou um motociclista e colidiu em outros dois veículos: um Gol e um Fiat Uno. As vítimas foram socorridas por viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros.

O motociclista foi o que mais se machucou, mas segundo fontes não corre risco de morte. Ele foi socorrido por uma das viaturas e encaminhado ao Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), supostamente com a perna quebrada. Os ocupantes do Uno desgovernado tiveram escoriações. Os integrantes dos outros veículos sofreram apenas o susto do impacto!

A Guarda Municipal e a Polícia Militar também estiveram no local para organizar o fluxo de veículos e registrar o acidente, respectivamente. Centenas de curiosos acompanharam o ocorrido!


O trânsito ficou confuso e foi orientado por guardas municipais e policiais militares.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

As famosas festas de 15 anos

Por Eduardo Braga

A origem de celebrar as festas de 15 anos está no fato bíblico da anunciação do anjo a Maria, uma jovem virgem da pequena aldeia de Nazaré da Galiléia (cf. Lc. 1.26-38).

A Igreja Católica no Brasil começa a celebração dos 15 anos de jovens católicas desta idade, inspirando-se (segundo a tradição) no momento em que Maria disse “sim” ao projeto de Deus.

O profano mais uma vez engoliu o sagrado. A ingênua festa no início da maturidade de uma menina de quinze anos se tornou um lugar de perdição, degradação e toda e toda sorte de maldade. As festas de 15 anos estão se tornando verdadeiros “inferninhos”...

Em Rio Bonito, elas acontecem em lugares de eventos e clubes. Por ocasião, existe já um bar montado. Adolescentes e pré-adolescentes, na presença dos pais (quando estes podem entrar, porque há festas que os pais não podem) bebem vodka e absolut...

No Rio de Janeiro, quando avisado, o Samu já está de plantão no portão, esperando os adolescentes em coma alcoólico. O que, infelizmente, também acontece no nosso município. Conferir as últimas festas...

O pior tem me parecido o que sabemos de várias fontes seguras (além de sexo livre e uso de drogas) é a perversidade que se faz entre eles mesmos. Os que ficam bêbados são fotografados e tais imagens são colocadas nas redes sociais (Orkut, Facebook...). Fotos são passadas de celular para celular. Recados são colocados na pessoa caída. Por exemplo: “não fume! Perigo de explosão!”...

O que mais deve “rolar” nestas festinhas de 15 anos? Pergunte ao teu filho e ao teu neto. Não seja ingênuo. Acorde!

Aos católicos eu peço a partir de hoje: não deixe seus filhos irem a estas festas de 15 anos em Rio Bonito, salvo se você puder estar e se for certificado que não há bebidas.

É festa? É alegria? Isto é vida para quem ainda nem começou a viver?
Pais, onde vocês estão?
Pais organizadores destas diabólicas festas, vocês pagarão conta disso à Deus!

Com a minha benção...

Padre Eduardo é pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Programa “O TEMPO EM RIO BONITO” recebe diretor do Centro de Oncologia de Rio Bonito (CORB)

Flávio Azevedo

No último domingo (21/08/2011), o programa “O TEMPO EM RIO BONITO” recebeu o diretor do Centro de Oncologia de Rio Bonito (CORB), Marcelo Pereló, que concedeu uma entrevista esclarecedora, explicativa e, sobretudo, informativa. O novo espaço, que é uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), vai cuidar de pacientes acometidos de Câncer. A unidade já foi inaugurada, recebeu a visita do governador Sérgio Cabral (PMDB), no último dia 25 de julho, foi apresentada a sociedade civil organizada de Rio Bonito, dois dias depois (27/07) e vai funcionar em prédio anexo ao Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), no antigo ambulatório Romário Muniz.

Segundo Marcelo Pereló, que também é médico oncologista, inicialmente o planejamento era implantar a unidade em São Gonçalo, na localidade de Lagoinha. “Mas nós não obtivemos o apoio necessário da Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade”, comentou o médico, que diante dessa dificuldade decidiu mudar de rumo.
– Numa visita que fizemos a Rio Bonito, a secretária de Saúde Maria Juraci Dutra demonstrou interesse no nosso projeto, conhecemos o HRDV, conversamos com o presidente Luis Gustavo Martins, logo fomos recebidos pelo prefeito José Luiz Antunes, pelo vice-prefeito Matheus Neto, e todos demonstraram total interesse em nos receber na cidade – disse Pereló, revelando que em São Gonçalo, num período de um ano, ele nunca foi recebido pelo secretário de Saúde ou pela prefeita Aparecida Panisset. “Só quem nos recebia era o subsecretário. Já em Rio Bonito, nós sentíamos que o nosso projeto era desejado por todos os envolvidos”.

Faltando poucos detalhes para entrar em funcionamento, a expectativa do diretor do CORB é que em cerca de 30 dias a unidade esteja funcionando e atendendo pacientes da região Metropolitana II, que compreende os municípios de Rio Bonito, Tanguá, Silva Jardim, Itaboraí, Maricá, São Gonçalo e Niterói. “A nossa expectativa é que em breve nós tenhamos cerca de 1,5 mil pacientes em tratamento de quimioterapia e realizando 250 cirurgias por mês. É lógico que teremos alguns desafios, que inclui a relação com os municípios, a qualidade do serviço que nós iremos prestar, a constante comparação com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mas nós estamos acostumados”, considerou.

Equipe qualificada

A qualificação da equipe do CORB é excelente. No quadro de médicos da unidade, por exemplo, profissionais de ponta da área de oncologia, como Cláudio Calazans e Luiz Eduardo Prata, que desempenharam cargos importantes no Instituto Nacional do Câncer (Inca), estarão atendendo a toda comunidade. “O cidadão mais humilde de Rio Bonito e região será tratado por médicos que ele não teria acesso se estivesse fazendo o seu tratamento no Inca. Aqui, porém, esses especialistas estarão na linha de frente do CORB”, frisou Pereló.

Por ser uma Unacon, o CORB não vai tratar de pacientes com Cânceres raros. Já os tumores mais comuns (Mama, Próstata, Intestino, Estômago, Pulmão, Pele, região ginecológica e urológica), que são cerca de 85% dos casos que se manifestam serão tratados no CORB. O especialista explica que para o tratamento dos casos mais raros (cânceres na região da cabeça, do pescoço, a leucemia, as doenças infantis), o governo prioriza o Inca como referência, “para que o tratamento dessas doenças alcance a expertise desejada”.

Humanização do tratamento

Além da terapia desgastante e o impacto da doença, o transporte até o local de tratamento é outro problema que atinge o portador do Câncer. Algumas pessoas precisam acordar muito cedo – 4h ou 5h – para embarcar na condução oferecida pelo município. “Chegando lá, passam por um procedimento de 15 ou 30min, mas se veem obrigadas a ficar por lá até o período da tarde para regressar no ônibus que volta trás de volta todos os pacientes. E como essa pessoa se alimentou?”, analisa Pereló.
O impacto financeiro na renda familiar é outra realidade apontada pelo médico como um problema comum que atinge a pessoa afetada por um Câncer.
– Quando a pessoa descobre a doença, por conta do tratamento é comum que ela deixe o trabalho. Geralmente, esse doente tem um acompanhante, que dependendo da situação, também se vê forçado a abandonar o emprego. Ou seja, o impacto econômico para aquela família é considerável – analisa Pereló, que acredita ser a proximidade do local de tratamento, um atenuante significativo para o paciente que passa ter mais dignidade e maiores chances de cura.

Prevenção é importante

Durante a entrevista, o médico também ressaltou que os exames preventivos são importantes, “porque quanto mais cedo se descobre o Câncer, maiores são as chances de cura”. O “preventivo” para a mulher, o exame de “próstata” para homens, segundo o especialista, não devem ser adiados e precisam ser realizados rotineiramente.
Pessoas que tenham na sua história familiar, parentes que tenham tido câncer devem ficar ainda mais atentas. A Colonoscopia, exame que descobre o Câncer de intestino, segundo Pereló, é um procedimento que deveria ser realizado a cada cinco anos, por todas as pessoas com idade acima dos 50 anos.
– Mas quem tem familiar próximo que tenha tido Câncer de intestino deve fazer a colonoscopia a cada três anos, porque os exames são determinantes. Eles podem mudar a expectativa de vida das pessoas em quem o Câncer se manifesta – concluiu.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Vereadores fogem a regra e realizam reunião onde prevalece o interesse do município

Flávio Azevedo

Apesar da expectativa de animosidade e novas trocas de ofensas entre os vereadores da Câmara Municipal de Rio Bonito – alguns, inclusive, torcendo para que isso acontecesse –, a sessão de ontem (18/08) transcorreu num clima tranquilo, ameno, e ao contrário do que têm acontecido nos últimos meses, alguns parlamentares se portaram como verdadeiros representantes do povo. Assuntos relevantes para o município foram debatidos. Embora as diferenças pessoais e partidárias não tenham sido deixadas de lado, prevaleceu o bom senso e a reunião transcorreu sem sobressaltos, baixarias e atos arbitrários. Dois policiais militares acompanharam os trabalhos desde o início.

Munido de sua máquina filmadora, que estava firmada num mini-tripé na sua frente, o vereador Humberto Belgues (PSDB), que contava com a presença de muitos familiares (foto 2) e correligionários na plateia, não foi incomodado pelo presidente da Casa, vereador Marcus Botelho (PR). Próximo ao término da sessão, o presidente informou que estava analisando, junto aos seus procuradores, se as sessões podem ser filmadas ou não. Já o vereador Humberto Belgues pediu que o presidente explicasse o que ele quis dizer quando mencionou na sessão anterior, que “o vereador Humberto pode me ameaçar de morte”.


Polêmica

Depois de aprovarem a concessão de um espaço para a construção do novo prédio da 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, os vereadores estavam indignados, mas dessa vez com o poder Executivo, que mais uma vez, enviou ao Legislativo, uma mensagem relevante, mas com pedido de urgência. A mensagem em questão pedia que os edis aprovassem uma concessão para a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) explorar a água do município nos próximos 30 anos.

Segundo os vereadores, um dos objetivos da Cedae é abastecer os municípios de Tanguá e Itaboraí, mais precisamente o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), e regularizar o abastecimento para o 2º Distrito (Boa Esperança e adjacências), que sempre enfrentou dificuldades para conseguir água, sobretudo as localidades Parque Andrea e São Judas Tadeu.

Pedido de vista

O vereador Aliézio Mendonça (PP) pediu vista da matéria e argumentou com os pares que um assunto dessa importância não pode ser votado as pressas. “Eu fico muito à vontade para pedir vista, estudar o assunto, tenho prazo regimental para isso e não estou nem um pouco preocupado com o que vão dizer a nosso respeito. A minha preocupação é com essa concessão de 30 anos”, ponderou o parlamentar.

Acompanhou Aliézio, o vereador Saulo Borges (PTB), que defendeu a realização de uma audiência pública “para que a população tivesse a oportunidade de opinar se concorda ou não com essa concessão”. O vereador Carlos André Barreto de Pina, o Maninho (PPS), parlamentar da base governista, tentou convencer os colegas da importância do projeto, argumentou que a mensagem já seria analisada pelas comissões internas da Câmara, mas os seus argumentos não convenceram Aliézio.

– Eu também acho que a mensagem veio em cima da hora, eu já reclamei isso com o prefeito, eu já comentei com ele que nós precisamos de tempo para analisar as mensagens. Para quem não sabe, o prefeito vem conversando há vários meses com a Cedae. Por isso, eu vou acompanhar o pedido de vista do colega Aliézio Mendonça e também vou pedir vista nessa matéria – disse o parlamentar.

Estratégia

O pedido de vista de Maninho foi uma estratégia que já havia funcionado na polêmica mensagem da criação do Agente de Trânsito. À época, ao perceber que a mensagem seria rejeitada pelos seus pares – quando uma mensagem é rejeitada, só pode entrar em pauta novamente no próximo ano –, Maninho pediu vista para ganhar tempo e tentar convencer alguns colegas a votarem a favor da matéria.

Tudo caminhava nessa direção, mas o vereador foi traído pela falta de experiência do presidente Marcus Botelho, que ao levar o pedido de vista de Aliézio à votação, se esqueceu de mencionar o pedido de vista de Maninho.

Segundo o Regimento Interno da Casa, os parlamentares só podem votar o pedido de vista para qualquer mensagem, uma única vez. A alternativa seria colocar na mesma votação, o pedido de vista de ambos os vereadores, mas como o presidente esqueceu, apenas o vereador Aliézio teve o seu pedido de vista votado, derrubando a estratégia de Maninho.
– Mas vossa excelência fique tranquilo que eu vou lhe mandar uma cópia da mensagem, para que o senhor também possa analisar – garantiu Aliézio.

Debates

Talvez, prevendo algum comentário mais ácido dos vereadores que fazem oposição a presidência, ou por não dar importância aos debates sobre os assuntos de interesse do município, os vereadores Carlos Cordeiro Neto, o Caneco (PR), Abner Alvernaz Júnior, o Neném de Boa Esperança (PTN) e Aliézio Mendonça deixaram a reunião momentos antes das explicações pessoais, ocasião em que os vereadores discursam livremente sobre vários assuntos, inclusive, os que foram apresentados na ordem do dia.

O vereador Saulo Borges voltou a falar da concessão de 30 anos para a Cedae, mencionou que poderia haver uma concorrência pública entre empresas que trabalham com esse setor, ventilou a possibilidade da água ser municipalizada (o que é defendido por várias correntes na cidade) e acrescentou que “Rio Bonito deveria receber royalties pelo uso da água, que é um bem tão importante quanto o petróleo”.

Mas o ponto alto da discussão de Saulo Borges, que contou com a participação dos vereadores Humberto Belgues e Maninho, foram os custos da 12ª Exposição Agropecuária de Rio Bonito, que acontece entre os dias 1º e 4 do próximo mês (setembro).
– A festa vai custar cerca de R$ 700 mil aos cofres do município, enquanto isso, muitas famílias que perderam as suas casas nas chuvas de 2008 e 2009 estão sem ter onde morar ou voltaram para as residências que estão interditadas pela Defesa Civil. Na Segurança Pública, policiais militares de folga poderiam ser contratados pelo município para aumentar a nossa Segurança, mas não tem dinheiro. Eu não sou contra a festa, tem que haver, mas com R$ 200 mil dá para fazer um evento muito bom – disparou Saulo Borges.

Já o vereador Humberto Belgues fez referência a outros gastos, citando, inclusive, o contrato da Prefeitura com a empresa que cuida do lixo da cidade, que é muito superior ao que era contratado no mandato anterior do prefeito José Luiz (2005/2008). Segundo o parlamentar, todas as obras que estão acontecendo em Rio Bonito, são investimentos do governo do estado, “mas os recursos do governo federal não chegam porque o município está inadimplente com o governo federal”, alfinetou o parlamentar que também criticou a demora para inaugurar a escola da entrada da Caixa D’Água e a carência de investimentos para setores como Esporte, Cultura e Educação.

O vereador Carlos André Barreto de Pina defendeu o governo, dizendo que os nossos representantes nos governos, federal e estadual, Solange Almeida e Marcos Abrahão, respectivamente, nada fazem por Rio Bonito. “Nós estamos precisando de curso de qualificação, investimento em esporte e eles não fazem nada”. Sobre Segurança Pública, Maninho ressaltou que a administração municipal não está parada e tem estabelecido várias conversas nessa direção.
– Essa festa de R$ 700 mil não é culpa do prefeito, mas dessa Casa, porque os vereadores Humberto, Fernando Soares (PMN) e Saulo Borges, fizeram uma manobra no fim do ano passado e deram 50% de remanejamento do orçamento para o prefeito. Vocês deram um cheque em branco para ele – rebateu Maninho que novamente aproveitou a ocasião para alfinetar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ao criticar o estado de abandono em que se encontra o Parque da Caixa D’Água.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A mística Rubro-Negra

Por Flávio Azevedo - Reflexões

O ano era 2007. O Flamengo, do técnico Joel Santana, numa reação incrível, saiu da zona do rebaixamento para as principais colocações do Campeonato Brasileiro. Faltando seis meses para as eleições municipais (dezembro de 2007), eu escrevi esse artigo. Como nós estamos na mesma época – falta um ano para as eleições municipais de 2012 – e o Flamengo novamente vai bem na competição, eu retorno com o mesmo texto por dois motivos: o Flamengo e a sua torcida, não mudaram; e Rio Bonito, os seus políticos e os eleitores, nada mudaram. Boa leitura!


Depois de protagonizar seguidos espetáculos no Campeonato Brasileiro de Futebol da 1ª Divisão, a apaixonada torcida do Clube de Regatas do Flamengo foi declarada pelo prefeito César Maia – que é Botafoguense –, patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro. Os números apresentados pelo rubro-negro realmente impressionam. Se não alcançou o título de campeão dentro de campo, fora dele o clube da Gávea foi vencedor no quesito público presente. Para se ter uma idéia, é como se em cada rodada do brasileirão – dentro ou fora de casa – o FLA estivesse sempre acompanhado por 39.221 torcedores. Isso sem relacionar os espertinhos que entram sem pagar, sobretudo no Maracanã – estádio que melhor retrata a desorganização que aniquila o nosso tão afamado futebol brasileiro.

Outro destaque interessante, é que o clube carioca, apontado pelos institutos de pesquisa como o time de maior torcida no país (cerca de 33 milhões), obteve oito dos dez maiores públicos da competição, a se destacar o maior deles: praticamente 82.044 rubro-negros vibraram com a vitória de 2x0 sobre o Atlético do Paraná. Em uma belíssima arrancada, o FLA saiu da zona de rebaixamento na tabela do Brasileirão para terminar na terceira colocação. Segundo os rubro-negros, “o FLA não chegou ao vice-campeonato em respeito ao Clube de Regatas Vasco da Gama, que é especialista nessa conquista”.

Provocações à parte, nunca é demais lembrar que assim como César Maia, eu também não sou Flamenguista – nem Botafoguense ou Vascaíno. Apesar disso, eu seria leviano se não admitisse que a torcida rubro-negra fez nas arquibancadas um espetáculo maravilhoso. Um torcedor mais apaixonado colocou no site You Tube um vídeo que ele chama de “A festa mais linda da face da Terra”, onde ele reproduz uma matéria do Globo Esporte que mostrou para o Brasil o canto de muitíssimo bom gosto inspirado no “Tema da vitória” do nosso saudoso Ayrton Senna: “Eu sempre te amarei, onde estiver estarei, oh meu Mengo. Tu és time de tradição, raça, amor e paixão, oh meu Mengo”.

No entanto, a relação que conduziu um time quase rebaixado às primeiras posições do campeonato sugere algumas reflexões para nossa vida cotidiana. Eu não sei quantos já observaram, mas aquela homogênea massa rubro-negra é composta de uma incrível heterogeneidade que eu acredito não deve ser encontrada em nenhum outro lugar. A torcida reúne em um mesmo ideal, pessoas das mais variadas classes sociais. Encontramos ricos e pobres, negros e brancos, feios e bonitos, homens e mulheres, crianças e adultos, solteiros e casados, altos e baixos, magros e gordos etc. Entretanto, todos com uma mesma paixão: o Flamengo. O mais interessante é que no momento do gol, desconhecidos se abraçam como se fossem velhos amigos.

Olhando esse fenômeno eu me lembrei do livro “O que faz do brasil, Brasil”?, do antropólogo Roberto da Matta. De acordo com ele, “a Cultura Brasileira é uma colcha de retalhos, devido a extensa diversidade cultural do nosso Brasil”. Fiquei pensando... Todos nós, independentemente da nossa classe social, econômica, credo religioso etc., torcemos pelo Brasil. Não estou me referindo ao futebol da seleção canarinho, mas a esse país de dimensões continentais que está a perigo e na zona de rebaixamento.

Retomando o exemplo do Flamengo, é bom saber que não foram os senhores Márcio Braga e Kléber Leite, que recuperaram o time. Além disso, embora as contratações do técnico Joel Santana e de alguns atletas – Fábio Luciano (zaga), Cristian (volante) e Ibson (meia de ligação) – tenham dado ao grupo uma consistência maior do que havia nos tempos do técnico Nei Franco, não podemos esquecer que o calor da arquibancada despertou os atletas, que até então estavam modorrentos e sem vontade de jogar.

Voltando ao caso do país, penso que nós somos um grupo de torcedores calados e medrosos. Temos medo de vaiar o adversário e aplaudir os jogadores que defendem as nossas cores. E digo mais, ficamos aguardando a entrada de alguém que está no banco de reservas (outro governante), mas quando esse alguém entra, não é recebido com calor pelos torcedores (o povo). Com isso, os resultados não acontecem. Reconheço que nossos líderes não são craques (Lula, Guido Mantega, Dilma Rousseff, Henrique Meireles, entre outros). Mas quem disse que Fábio Luciano, Cristian e Ibson são? Alguém já tinha visto o Toró jogar? Mas com esse Flamengo ele jogou. A explicação para a mudança é simples: o elevado astral do torcedor fez com que os jogadores acreditassem neles mesmos. Essa autoconfiança espantou as derrotas, o medo de errar e trouxe a confiança e os acertos.

Acredito ser imperioso deixarmos de lado a idéia anacrônica de que um Messias virá nos salvar. Vamos arregaçar as mangas, abandonar o pessimismo e a indolência e, participar efetivamente da vida política e econômica da nação. Para quem não acredita nisso, basta lembrar que o grito da torcida, ou do povo, resultou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo, em 1992. Concordo que ele foi substituído por iguais. Entretanto, aquela ação serve para provar que quando a torcida se inflama e, se faz presente no jogo, os resultados acontecem. Fecho com um pensamento clichê: “o povo desconhece a força que tem”.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

“Dia de Fúria” na Câmara de Vereadores de Rio Bonito

Flávio Azevedo

A sessão da Câmara Municipal dos Vereadores de Rio Bonito desta terça-feira (16/08) caminhava para ser uma reunião normal até que o presidente da Casa, o vereador Marcus Botelho (PR), influenciado pelo vice-presidente Carlos André Barreto de Pina, o Maninho (PPS), encerrou as atividades porque o cidadão Rogério Helayel Tavares Filho, o popular Rogerinho, filmava a sessão com uma câmera portátil.

A máquina era do vereador Humberto Belgues (PSDB), que antes de começar a reunião, pediu que Rogerinho filmasse a sessão. As imagens, segundo o vereador ‘tucano’ serão disponibilizadas no seu site (www.humbertobelgues.com.br).

Encerrada a leitura da Ata, o vereador Maninho, utilizando o parágrafo único, do artigo 228 do Regimento Interno da Casa (cada jornal e emissora poderá solicitar a presidência o credenciamento de representantes em número, não superior a dois de cada órgão, para os trabalhos correspondentes e cobertura das atividades da Casa), perguntou ao presidente se os representantes da imprensa haviam se cadastrado para filmar a sessão.

Diante da resposta negativa, o parlamentar sugeriu que Rogerinho fosse impedido de fazer a filmagem. O presidente tentou contornar a situação ressaltando que caso sofresse algum tipo de problema – por conta da imagem dele estar sendo filmado – Rogerinho deveria ser culpado.
– Contando que essa filmagem não vá servir para poder me matar ou que possa também fazer uma montagem contra a minha pessoa, quero que isso conste em Ata, na verdade, não é permitido... A Câmara não permitiu. Podemos entender que é uma ilegalidade, mas infelizmente a Casa ainda não tem segurança e não podemos, por enquanto, ter um policial que possa estar a nossa mercê, para que ele possa fazer o cidadão que está filmando se retirar daqui – disse Botelho.

Sem entender a situação, o vereador Humberto Belgues tentou argumentar com os colegas dizendo ser o dono da máquina e que ele precisava das imagens para colocar no seu site.
– Gente, a câmera é minha. Como eu não tinha ninguém para fazer a filmagem, eu pedi que Rogerinho filmasse a sessão. As imagens serão disponibilizadas no meu site, para que a população acompanhe as minhas atividades parlamentares. O Regimento não diz nada sobre isso – disse Humberto.

O presidente rebateu as colocações do colega dizendo que se “eu morrer ou alguma montagem for feita com a minha imagem, como aconteceu com o vereador Maninho, a culpa será sua”. O chefe da Casa Legislativa declarou também, que, no dia seguinte iria à delegacia (119ª DP) fazer uma ocorrência para resguardar a sua vida.
– Quero que conste em Ata e quero uma garantia de vida. Eu entendo que o vereador Humberto pode me ameaçar de morte. Não vou andar com segurança, vou chegar a minha casa a hora que eu quiser, não tenho medo de morrer, mas qualquer coisa que me acontecer, que o vereador Humberto seja responsabilizado – declarou Botelho que interrompeu a sessão por cinco minutos.

Antes de deixar o comando da Mesa Diretora, o presidente afirmou que a sessão só seria reiniciada depois que Rogerinho fosse retirado do plenário com a filmadora. “Caso ele não saia, peço que algum funcionário vá a delegacia dar ciência ao delegado e que ele traga um policial para retirar essa pessoa. Não vou dar seguimento à reunião, enquanto essa pouca vergonha, essa molecagem, estiver acontecendo”, esbravejou.

Enquanto a discussão prosseguia, Rogerinho continuava filmando (foto 3 - Rogerinho está a esquerda da imagem). Segundo ele as imagens também serão postadas no seu Blog (www.rogerinhorb. blogspot.com) e também no site Youtube. “O meu objetivo é deixar os riobonitenses a par do que realmente acontece. Mas eu não posso filmar, por quê? Será que tem alguma coisa errada? Será que existe irregularidade nos atos da Câmara?”, questionou Rogerinho.

Intervalo

Diante do bate boca, a vereadora Rita de Cássia (PP), sem querer expor os seus pares (são do mesmo grupo político, na Casa), sinalizava para os colegas a situação ridícula em que estavam se metendo. “Gente vocês estão fazendo o jogo dele. Agora, ele conseguiu o que queria! Larga isso pra lá e vamos dar continuidade à sessão”, ponderou discretamente com alguns parlamentares que estavam próximos a ela.

Nesse ínterim, três guardas municipais, que deveriam naquele horário (hora do rush) estar atuando no sempre confuso Trânsito da cidade, chegaram ao plenário da Câmara para atender o presidente. A sessão continuou interrompida.

Reinício com mais confusão

Passados 12 minutos, o presidente reabriu a sessão e logo no início foi questionado por Humberto: “o que foi resolvido, vai poder filmar ou não?”. Botelho respondeu que não e afirmou que era uma decisão da presidência. “Se continuar, eu posso pedir para prender a pessoa que esta filmando, porque eu tenho poder de polícia”, garantiu Botelho.

O vereador Humberto, que nesse momento já estava com a filmadora nas mãos, perguntou a Botelho se ele (Humberto) poderia filmar a sessão. Diante da resposta negativa (“vossa excelência está trabalhando, como vai filmar, não... Não pode”, disse Botelho), Humberto se levantou com a filmadora ligada e disse que “vossa excelência, então, vai mandar me prender, porque eu vou continuar filmando. Eu vou sair algemado, hoje, daqui, porque isso não está no Regimento!”.

Diante do impasse, o presidente decidiu encerrar a sessão, alegando que Humberto estava tumultuando o ambiente. Em meio ao bate boca, Botelho encerou os trabalhos e marcou outra reunião para a próxima quinta-feira, quando poderemos ter mais um capítulo dessa interminável novela onde os ‘insensatos corações’ são os personagens principais.

Outro caso

Não é a primeira vez que Rogerinho vê o seu nome arrolado em polêmica. Em 2008, durante as eleições municipais, um DVD contendo a imagem do vereador Maninho, com a mão cheia de dinheiro, dizendo “manda mais Mandiocão”, foi espalhado na cidade uma semana antes das eleições.

Milhares de DVDs foram distribuídos de casa em casa com o objetivo de prejudicar a reeleição do prefeito José Luiz Mandiocão (DEM), que tentava a reeleição ao lado de Matheus Neto.

A autoria do DVD foi atribuída a Rogerinho, que fazia parte da coordenação de campanha do então vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis (PR), que tentava chegar a Prefeitura tendo a deputada federal Solange Almeida (PMDB) como vice.

Se nunca ninguém conseguiu provar que Rogerinho teria sido o autor da façanha, Rogerinho também nunca assumiu a autoria da ideia do DVD, que entrou para o folclore político riobonitense como “manda mais Mandiocão”.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pimentta Rosa lança coleção primavera verão 2012

Flávio Azevedo

Com uma grande festa, muita gente bonita e o já tradicional preço imbatível, a Pimentta Rosa lançou no último dia 12 de agosto, a sua coleção Primavera Verão 2012. Junto com a sua equipe, a empresária Caroline Belgues promoveu um evento social muito concorrido, onde mostrou que a coleção está de arrasar. A grande a tração da noite foi o ex-BBB, Mau Mau Joah, que marcou presença com sua irreverência e muita simpatia. Também chamou atenção, a nova decoração da loja, assinada pelo arquiteto Gustavo Quintanilha. A animação ficou por conta do DJ Class.

Comercializando peças que transitaram nas principais passarelas internacionais, a Pimentta Rosa aposta nas marcas de maior aceitação entre os públicos, masculino e feminino. Segundo a proprietária da loja, o objetivo é vestir os seus clientes com estilo, elegância e bom gosto. “Por isso, sempre oferecemos os melhores produtos, o melhor preço e o melhor atendimento”.

Estilo e conforto

A Ogochi, uma das marcas mais badaladas do mundo da moda, está apresentando detalhes exclusivos em sua coleção Primavera/Verão 2012. Para o dia-a-dia, a marca idealizou peças com detalhes diferenciados. Destaque para a praticidade, a funcionalidade e a valorização do estilo casual. Com design refinado e detalhado, a marca investiu no homem que está atento ao mundo moderno. Para as férias, a Ogochi já pensou em todos os detalhes e está oferecendo uma vestimenta confortável e elegante.

Quem também está trazendo uma coleção Primavera Verão 2012 arrasadora é a norte-americana Tommy Hilfiger, que está apostando no estilo esporte-elegante, com destaque para as cores vermelho e azul, características da marca. As novidades ficaram por conta das peças com recortes mais modernos que foram aliados a cores e tendências da moda. Na ala masculina, calças mais curtas, bermudas na altura do joelho e camisetas listradas são as atrações. A grife aposta no público masculino que gosta de sair de casa bem arrumadinho, mas sem perder o estilo.

A Triton trás evidências de um verão 2012 leve, colorido e com muitas estampas, tudo pautado na brasilidade. A marca trouxe uma explosão de penas e plumas em azul, verde, amarelo e laranja como adorno de vestidos, barras de saia e blusas. Tucanos, flamingos e araras, acompanhados de florais e folhagens, também estamparam inúmeras peças conferindo um clima divertido e perfeito para o verão. Para valorizar a estação ainda mais, a Triton também apresentou as peças ‘color block’, formadas por blocos de bege queimado. Tudo isso trazendo transparência e leveza aos looks da grife.

As novidades não param por aí. A Ágata, por exemplo, está apostando nos tons neutros como branco e pele, nas barras dos shorts; nas laterais das calças; podendo estar sobrepostas nos vestidos em “gazar”. Nas estampas, elementos como espinhos e cerâmica.
A não menos famosa Dress To combinou tecidos leves e lindas estampas florais, misturando leveza e cores fortes, o que promete ser sucesso nas próximas estações. Já a Addict, especializada em moda masculina está oferecendo peças de visual jovem e urbano, em que predominam a estética casual e despojada. Entre as principais peças destaque para as regatas, camisas e bermudas.

Mais novidades

A coleção Primavera Verão da Forum, está inspirada nas belezas do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Para isso, a estilista Marta Ciribelli desenhou peças onde predominam as estampas de flores e animais, com predomínio de cores fortes que formam o conceito Minimal Sexy da temporada. Já a grife Zinco, trás a moda feminina variada entre os estilos, básico, romântico e moderno, que também conta com peças leves que podem ser usadas de dia ou de noite.

Outra marca que já domina a preferência do público é a Coca-Cola Clothing, que está apostando nos tecidos desgastados, tons desbotados e aviamentos enferrujados. A grife desfilou pelas passarelas, ponchos e batas de renda com ares retro, camisões de seda e saias longas macramê. Ela também trouxe como tendência para a próxima estação, modelos curtos, longos, leves e amplos. Para enfrentar as altas temperaturas do verão, tops de renda, túnicas com manga do tipo medieval, shorts jeans e camisetas largas.

A Ellus 2nd Floor, escolhida como a coleção mais cool do último Fashion Rio e a de mais belo show room, se inspirou na Grécia, na mitologia grega e no Rock ’n’ Roll para causar furor. Ela também trouxe estampas com efeito de aquarela e o eterno plissado que sempre empresta charme e sensualidade a qualquer estilo.

Já a Maria Filó, uma marca genuinamente carioca, estabeleceu a consumidora informada, jovem e feminina como o seu público. Para a coleção 2012, ela passeia ao tom de flores e frutas, moderna suavidade, de tecidos variados (couro, chamois, seda, malha, algodão e modelos variados); e forte influência dos anos 70 (pantalonas e Jeans Flare) e 80 (camisetinhas básicas estampadas com “cartoon”).

Para arrasar nas próximas estações, a marca “Carmen Steffens” apostou em muita cor, estampas, pedrarias, cordas, além da cortiça, que rouba a cena como o material rústico da vez. Anabelas, saltos vertiginosos, sapatilhas e os tamancos em saltos médios serão as novidades da grife para a coleção 2012.
Vale à pena conferir!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Feijoada Solidária: participe


Com o objetivo de ajudar uma família a conseguir uma moradia, um grupo de amigos vai realizar, no próximo sábado (20/08), a partir das 12h, uma “Feijoada Solidária”. O evento acontece na AABB/RB. A animação ficará por conta de André Santos e Banda; Sheila Sá e Ricardinho; e Grilinho (Bloco da Raposa). Também haverá Roda de Capoeira (Grupo Gigante) e show de mágica. O convite custa R$ 15,00. Informações com Laura Almeida (21) 7853 - 9512 e Felippe Paixao Bortone (21) 9549 - 1065.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Acidente com capotamento, incêndio e morte na BR - 101, em Tanguá

Flávio Azevedo

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas num acidente que aconteceu hoje (12/08), por volta das 19h, no Km 276, da BR – 101, em Tanguá/RJ. De acordo com os funcionários da Autopista Fluminense, concessionária que administra a rodovia, a vítima fatal é uma mulher e teria cerca de 45 anos. As outras duas pessoas era um casal que foi atendidos, e encaminhados, segundo funcionários da Autopista Fluminense, para o Hospital do Andaraí, no Rio, com queimaduras.

Segundo testemunhas, o gol onde estavam às três vítimas trafegava em direção a Tanguá, quando sofreu uma colisão na traseira. Com o impacto, o Gol rodou e capotou várias vezes, pegou fogo e caiu fora da pista, cerca de 10 metros depois da batida.
– O carro que bateu neles é parecido com um Monza, mas eu não tenho certeza. O motorista até parou, mas quando viu as chamas e a gravidade do acidente fugiu com o carro todo amassado – disse uma das testemunhas que presenciaram o acidente.

Ainda segundo populares, a mulher que sobreviveu foi a primeira a sair do veículo, e embora estivesse machucada, ela entrou no fogo e tirou o motorista de dentro do Gol. “Ela foi muito corajosa. O rapaz que sobreviveu deve a vida a essa mulher. Ela encarou o fogo, as chamas já estavam altas, mas ela não teve medo”, disse uma das testemunhas.

A mulher que morreu estava no bando de trás e teria ficado presa nas ferragens. “Embora as pessoas tenham tentado tirá-la, não foi possível porque as chamas estavam muito altas e o risco do carro explodir era grande”, contou outra testemunha que também disse serem as vítimas de Tanguá.

Conheça o famoso projeto da Prefeitura de Rio Bonito para a Rua dos Bancos. Quando isso sai do papel?

Flávio Azevedo

Somos sempre perguntados pelo famoso projeto de revitalização da Av. Presidente Castelo Branco (Rua dos Bancos). Muita gente, e com razão, acha que esse projeto é uma espécie de “cabeça de bacalhau”, ou seja, ninguém nunca viu. Nós fomos a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e conseguimos as imagens do projeto original.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaías Class, o projeto sofreu algumas alterações. Por exemplo, uma cachoeira artificial que está nas imagens desse primeiro projeto não existirá, caso ele saia do papel. "A manutenção seria muito dispendiosa, então achamos melhor manter o desenho do projeto, mas sem a cachoeira", explicou o secretário.

Opine!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sheila Sá é a atração desta sexta, no Mercado Municipal


O projeto “Amigos”, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Rio Bonito (Semel/RB), apresenta nesta sexta-feira (12), a cantora Sheila Sá, que vai cantar acompanhada pelo músico Ricardo Leite (Ricardinho). O show será realizado no Mercado Municipal, no Centro, a partir das 21h. Todos estão convidados!

Viúva da Mega-Sena vai a juri popular em outubro


Quatro anos e meio após o assassinato do milionário Renné Sena, em Rio Bonito, a ex-cabeleireira Adriana Ferreira Almeida – viúva de Renné e acusada de ser a mandante do crime – vai sentar no banco dos réus. A juíza Roberta dos Santos Braga Costa, da 2ª Vara Criminal de Rio Bonito, marcou para o dia 4 de outubro, às 10h, o júri popular de Adriana e outros três réus. São eles: a personal trainer Janaína Silva de Oliveira, e os PMs Marco Antônio Vicente e Ronaldo Amaral de Oliveira, o China. Todos aguardam o julgamento em liberdade.

Advogado de Adriana, Jackson Rodrigues disse que não descarta a possibilidade de recorrer para adiar o júri.
– Ainda não tomei ciência da decisão da juíza. Mas havia várias questões que prejudicam a lisura do processo que precisam ser analisadas antes da marcação do julgamento. Por exemplo, as testemunhas do Ministério Público foram arroladas pela assistência da acusação, e não pelo MP. Isso é ilegal, porque assistente não é parte no processo. Se meus recursos não foram acolhidos pela juíza, vou recorrer para adiar o júri – disse Jackson.

Segundo a denúncia do MP, Adriana teria mandado matar Renné para ficar com sua herança, já que o milionário pretendia excluí-la de seu testamento ao descobrir que estava sendo traído. O crime teria sido cometido pelo ex-PM Anderson Sousa, e pelo motorista Ednei Gonçalves. Ambos foram condenados a 18 anos de prisão em julho de 2009 e estão na cadeia.

Janaína, então mulher de Sousa, fez a ponte entre ele e Adriana, a mandante. Marco Antônio teria planejado o assassinato. Já Ronaldo teria emprestado a moto utilizada pelos assassinos no crime.

Ganhador de R$ 52 milhões na Mega-Sena em 2005, Renné foi executado a tiros em 7 de janeiro de 2007, num bar na localidade de Lavras, em Rio Bonito.

Fonte: G1

Crise na Educação riobonitense?

Por Flávio Azevedo - Reflexões

Fico sabendo através de postagem da minha amiga Garrolici Alvarenga (via Facebook), que a Educação riobonitense passa por um momento delicado. Além do já costumeiro salário defasado, nós estamos sofrendo uma forte evasão de profissionais. Ou seja, professores estão deixando o município em busca de melhores oportunidades em outros centros.

Sobre esse tema, penso que os salários ainda são ruins, por falta de mobilização e coragem a categoria. Entretanto, penso ser importante fazermos algumas reflexões sobre alguns aspectos relacionados a essa situação. Vamos lá:

1 – Os governantes são patrões, e patrão, amigo, nunca faz a parte dele, se não for pressionado. Isso é fato!

2 – Penso que em cidades interioranas, os profissionais preferem ser explorados em outro lugar a lutar pelas melhorias necessárias. Esquecem que mudar de endereço não resolve o problema. Por exemplo: o sujeito vai trabalhar em Silva Jardim, sob o argumento de que lá pagam melhor. Entretanto, quando você conversa com os profissionais que já estavam por lá, eles estão insatisfeitos e querendo mudar para outro lugar.

3 – Concordo falta de coragem e mobilização não são os únicos motivadores desse problema apresentado por Garrolice. O descrédito também é comum. E isso ocorre, porque não são poucas as ocasiões que os líderes desses movimentos de resistência se vendem por horas extras, diárias e vantagens individuais. Benefícios que resolvem o problema individual, não o coletivo. E isso é antigo!

4 – Por outro lado, é comum vermos esses líderes lutando praticamente sozinhos – cadê os companheiros? O restante da categoria (em Rio Bonito eles são mais de mil) fica na sombra do boi aguardando os benefícios. Aliás, quando esses tais benefícios não são concedidos, os “dormentes e imóveis” se limitam a criticar o “representante solitário”, esquecendo que em nenhum momento estiveram juntos na luta pelas benfeitorias pleiteadas. Alguns, cínica e covardemente, chegam a dizer para o patrão que estão satisfeitos e ressaltam que não fazem parte dos insatisfeitos.

Há quem defenda os concursos como ferramenta de combate a esses problemas. Sinceramente, eu não acho que eles sejam a única solução para os problemas da Educação. Os salários continuarão risíveis e os novos profissionais, com medo de se posicionar e não passarem no período probatório.

O SEPE, através de uma das suas representantes (Lucy Teixeira), tem feito alguns movimentos, mas continua sem ser atendido pelo poder público; e priorizado por grande parte da categoria.

Dias atrás, o pedido de Audiência Pública, encaminhado a Câmara Municipal ao ser lido no expediente do dia recebeu o seguinte comentário da vereadora Rita de Cássia (ex-secretária de Educação de Rio Bonito): “não vejo necessidade dessa audiência pública, porque o assunto tem sido amplamente debatido, inclusive, com a participação de representantes do SEPE”.

Existe interesse?

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sacanagem e roubalheira na reconstrução da Região Serrana


Sete meses após a tragédia das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, surgem mais dúvidas sobre o uso do dinheiro público destinado à recuperação das cidades afetadas. Um relatório aprovado nesta terça-feira (09/08) por unanimidade no Tribunal de Contas do Estado (TCE) quer saber como foram gastos pelo menos R$ 175 milhões. Segundo o TCE, até agora foram destinados R$ 444 milhões à recuperação das sete cidades atingidas. O dinheiro vem da União, do estado, das próprias prefeituras e de doações.

Para o relator do processo, há fortes indícios de que, se aproveitando da calamidade, os administradores e responsáveis usaram mecanismos para enriquecer com a desgraça alheia. Todos os sete municípios e cinco órgãos estaduais vão ter que dar explicações ao TCE.

Um dos principais problemas é a falta de contratos para gastos no valor de R$ 98 milhões. De acordo com o relatório, Teresópolis, Petrópolis, Areal, Bom Jardim e Sumidouro não apresentaram notas fiscais, não informaram se as obras estão em andamento ou já foram feitas, nem comprovaram o material usado ou a mão de obra contratada.

O Estado também vai ter que esclarecer as mesmas questões. Só a Secretaria de Obras gastou R$ 25 milhões com ações emergenciais de assistência às vítimas, sem detalhar que serviços são esses e onde teriam sido feitos.

De acordo com o TCE, mesmo com a dispensa das licitações, as obras deveriam ter contrato e empenho das verbas, para só depois o pagamento ser feito. Mas as empresas receberam sem estes procedimentos, o que afronta o princípio constitucional da legalidade e moralidade. E quem ganhou dinheiro com as obras também serão cobrado. Ao todo o TCE vai notificar 45 empresas que teriam recebido por obras na Serra. Outro mistério para o TCE é onde foram parar R$ 77 milhões, que é a diferença entre o que foi destinado para a reconstrução da Região Serrana e o que foi apontado como investido. "As contas não fecham porque nós encontramos diferenças significativas. As despesas foram realizadas num instrumento que são absolutamente ilegais", disse o conselheiro do TCE, José Gomes Graciosa (esse sujeito é muito "sério").

A situação de Nova Friburgo é particularmente complicada. O município até agora não prestou contas do dinheiro que recebeu. As prefeitura vão ter 15 dias para explicar onde e como o dinheiro foi gasto. No caso de Nova Friburgo, se o município continuar a não oferecer as informações pedidas pelo Tribunal de Contas, o TCE pode até pedir ao governo do estado uma intervenção no município.

"O Tribunal de Contas junto com nossa Escola de Contas de Gestão deu cursos em toda a Região Serrana, onde 243 gestores foram treinados por esta corte. Então, aquele não cumpriu a lei como deveria cumprir, o fez sabendo que não estava cumprindo", explicou o presidente do TCE, Jonas Lopes de Carvalho Junior.

A prefeitura de Nova Fribugo informou que prestou contas de todos os gastos ao TCE. O prefeito afastado de Teresópolis, Jorge Mário, afirmou que só vai comentar as irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado em sua gestão depois que tiver acesso ao relatório.

As prefeituras de Petrópolis, de Areal e de Bom Jardim disseram que todos os gastos foram feitos de forma legal e que todos os documentos solicitados pelo TCE foram enviados. Já as prefeituras de São José do Vale do Rio Preto e de Sumidouro não retornaram às ligações.

A Secretaria estadual de Obras informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre o relatório do TCE e que apresentou todos os esclarecimentos pedidos pelo tribunal.

CPIs (enganação)

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou no dia 24 de fevereiro desse ano, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar responsabilidades e possíveis negligências do poder público e de agentes políticos na tragédia que atingiu a Região Serrana (será?).

Segundo a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a CPI irá realizar um estudo para apurar se houve excessiva tolerância na liberação de terrenos em áreas consideradas de risco e a não realização de uma política de prevenção ostensiva (e o desvio do dinheiro para recuperação do local?).

A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo abriu, no último dia 13 de julho, uma CPI para investigar as denúncias de desvio de dinheiro público liberado para a recuperação da cidade. Durante a sessão de abertura da sessão, o vereador Cláudio Damião afirmou a necessidade de ser instaurada a CPI. "Para que a gente possa, com essa CPI, fazer um trabalho de apuração em relação às verbas e tudo mais que se disser a respeito das contratações realizadas neste período", explicou. (espero que essa CPI não seja uma retaliação ter ficado de fora do esquema)

No início da noite anterior (12), moradores fizeram uma manifestação pelas ruas e em seguida, se concentraram em frente ao prédio administrativo de Nova Friburgo. A passeata era para pedir transparência nos gastos públicos de recuperação da cidade. A rua, que chegou a ser parcialmente interditada, foi liberada por volta das 19h. Eles também questionaram a lentidão nas obras.

Fonte: G1