sábado, 30 de abril de 2011

O trabalhador tem o que comemorar?

Por Flávio Azevedo - Reflexões

Hoje, dia 1º de maio, o brasileiro comemora o Dia do Trabalhador. Mas será que essa classe tem o que comemorar? Embora, ainda hoje, o trabalhador perca cerca de 10% do salário com impostos, ocorreram sim, algumas conquistas. É interessante, que não somos informados na escola (pelo menos eu não fui), sobre o que representa esse feriado, que na verdade, é o símbolo da busca por melhorias trabalhistas a partir do século XVIII.

As primeiras manifestações operárias ocorreram na Inglaterra, em 1819. Além da luta pela redução da jornada de trabalho, que chegava a 18 horas, existia o movimento pela extinção das crianças-operárias. O que era feito com esses pequenos é revoltante. As crianças que tinham idade, entre três ou quatro anos, eram lambuzadas de graxa e introduzidas nas ferragens das máquinas, para engraxar as engrenagens.

Na França, a luta para se alcançar onze horas de trabalho foi tratada como desordem pelas autoridades. Em 1831, num 1º de maio, na cidade de Bordeaux, os serradores destruíram as novas serras mecânicas, dando início a luta contra a não utilização de mãe-de-obra humana nas linhas de produção.

Entretanto, esse movimento não ocorre apenas na Europa. Ele chega com força às indústrias americanas, onde ocorreram movimentos importantes. A jornada de trabalho nos Estados Unidos da América (EUA) era de 15 horas. Para que esse número fosse reduzido para as atuais 8 horas, surgiram muitas revoltas e protestos. Em 1827, os carpinteiros da Filadélfia realizaram a primeira greve com este objetivo. Entretanto, somente em 1840, o governo aprovou o primeiro projeto de redução da jornada de trabalho. Contudo, inicialmente apenas os funcionários públicos tiveram esse direito.

Essa vitória parcial motivou a busca do benefício para todos os setores. Para isso, foi convocada uma greve nacional, que tinha como objetivo, pressionar o governo a reduzir a jornada de trabalho para todos os assalariados, sem distinção de sexo, ofício ou idade. A data escolhida para a greve foi 1º de Maio de 1886, porque nesse mês ocorriam as renovações dos contratos de trabalho nos EUA. A greve superou as expectativas, pois mais de cinco mil fábricas foram paralisadas e cerca de 350 mil operários saíram às ruas. Muitas empresas cederam, e antes do fim do ano, cerca de 1 milhão de trabalhadores já trabalhavam somente oito horas por dia.

O ponto alto do movimento foi em Chicago, onde no dia 4 de maio, durante um protesto, uma bomba explodiu e matou um policial. O resultado foi uma guerra, que resultou em 38 operários mortos e 115 feridos. Foi decretado estado de sítio, e mais de 300 líderes grevistas foram presos, interrogados e torturados.

Entre esses, estavam os líderes do movimento: o jornalista Auguste Spies e os sindicalistas Adolf Fisher (tipógrafo), George Engel (tipógrafo), Albert Parsons (líder da Associação Internacional dos Trabalhadores), Louis Lingg (carpinteiro), Samuel Fielden (orador), Michael Schwab (encadernador) e Oscar Neebe (funileiro). Esses homens entraram para a história como “Os Mártires de Chicago”.

Embora os oito tenham sido considerados culpados pela explosão da bomba, apenas quatro deles foram enforcados: Spies, Fisher, Engel e Parsons. Enquanto Lingg cometeu um suposto suicídio na cela, Fielden e Schwab receberam prisão perpétua. Já Neebe, foi condenado a 15 anos de prisão. Em 1891, reunidos em Bruxelas, na Bélgica, a organização Segunda Internacional dos Trabalhadores, decidiu que, em homenagem a esses homens que deram a vida por melhores condições trabalhistas, em todo mundo, o 1º de maio seria estipulado como o Dia do Trabalhador.

No Brasil, eu prefiro não mencionar nenhum avanço, por achar que em terras tupiniquins muitos direitos trabalhistas ainda são ignorados. Na verdade, quando eu vejo mega shows para comemorar o Dia do Trabalhador, concordo com o que disse, em 2008, o Coordenador da Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo, Waldemar Rossi. Ele afirmou que “os patrões procuram fazer com que o Dia do Trabalhador se transforme em mais um dia de alienação”.

Empresas do porte da Caixa Econômica Federal, Brahma, Embraer, Tam, Nestlé, entre outras, gastam milhões com sorteio de apartamentos, automóveis e apresentação de artistas de fama nacional. Mas, e os direitos que ainda não foram alcançados? A Central Única dos Trabalhadores (CUT), informou, que irá aproveitar a oportunidade para discutir o projeto de flexibilização da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Mas, me parece ser um movimento muito tímido!

Ficam aqui algumas perguntas para a nossa reflexão:

Como festejar, se o desemprego aumenta a cada dia?
Comemorar o quê, se os direitos trabalhistas conquistados com tantas lutas, ainda são ignorados por inúmeros patrões?
Para que feriado, se o fruto do nosso trabalho é tão ínfimo, que as nossas dívidas são sempre prorrogadas para ‘o mês que vem’?
Como ficar feliz, quando se percebe com nitidez, que trabalhar na informalidade é mais lucrativo do que com Carteira assinada?
Como demonstrar alegria, quando vemos crianças precisando trabalhar para ajudar no sustento da família?
Existe bem-estar, quando assistimos notícias falando sobre trabalho escravo, ainda hoje?


É bom saber, que ao contrário do que pensam alguns, os feriados não foram instituídos para que nesse dia fôssemos à praia ou nos reuníssemos com amigos para um churrasco. São datas memoriais, que em muitas oportunidades representam o sacrifício de vidas na busca por um ideal, que, às vezes, não sabemos valorizar. Vamos manter a nossa fama de ‘não desistir nunca’, e lutemos para alcançar os benefícios que ainda estão distantes de nós.

Rio Bonito perde o professor e advogado Washington Drumond

Por Evaldo Nascimento

Foi sepultado no último dia 20 de abril, no cemitério Central de Rio Bonito, o corpo do professor e advogado Washington João Drumond, de 86 anos (nasceu em 11/12/1924). Ele faleceu no dia 19/04, vítima de infarto quando estava hospedado num hotel no município de Ponte Nova (MG), depois de participar da solenidade de aniversário de 115 anos da Loja Maçônica local, a “União Cosmopolita”.

O velório ocorreu na Loja Maçônica Guanabara 4 e, entre os muitos presentes, esteve o prefeito José Luiz Alves Antunes. O desembargador Carlos José Martins Gomes, membro da Guanabara 4, fez a preleção de despedida de corpo presente de Drumond, em nome do presidente da Loja, Neri Alonso.

Ele enalteceu seu jeito jovem e otimista de ser, apesar da idade já avançada, e agradeceu notadamente aos membros da loja de Ponte Nova, representados pelo componente Reinaldo Alves de Souza, que, juntamente com os participantes da caravana do Rio de Janeiro a qual foi à Minas, providenciaram o translado do corpo para Rio Bonito.

Além de professor e advogado, Drumond também é ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial e pilotou helicópteros, assim como ocupou outras funções na vida pública e privada. Deixa os filhos Carlos Augusto e Márcio Aurélio. Seu corpo foi coberto com a bandeira da Ordem dos Advogados do Brasil, do qual era membro. Estiveram presentes, ainda, Wellington Estelita Drumond (seu irmão mais velho), e suas irmãs Luiza Maria Drumond de Oliveira e Heloísa Custódia Drumond, assim como representantes de várias lojas da Região, que ofertaram-lhe coroas de flores.

A última viagem

Drumond era natural do município de Piraúba, em Minas Gerais, e, embora já se encontrasse bastante debilitado pelo peso dos anos e a recente perda da mulher, Dirce, fez questão de participar da caravana de representantes de Lojas Maçônicas fluminenses que foi prestigiar o aniversário da co-irmã mineira. Desejava muito voltar à terra natal e os organizadores da viagem se comprometeram a passar com ele por lá no retorno para o Estado do Rio de Janeiro. Mas não houve tempo para isto, pois ele passou mal e faleceu por volta das 3h40min daquela madrugada.

Ultimamente Drumond andava triste e deprimido com a falta da companheira e falava constantemente em morrer. Na véspera mesmo do falecimento dissera aos companheiros que “vou morrer amanhã”, mas iria feliz pois já se encontrava no seu Estado de origem e em breve passaria pela sua cidade, que fica no caminho para Ponte Nova. Ele participou normalmente da reunião solene de confraternização e posou para fotos junto aos companheiros de viagem. Esteve num restaurante próximo à loja com os mesmos e ainda os advertiu sobre o perigo de jantar àquela hora da noite para ir dormir em seguida. Tomou um suco de laranja.

Principalmente para os seus irmãos membros da Loja Guanabara 4, como, por exemplo, Eliezer, Antônio Carlos e Vicente Hippólito, também fica a lembrança de um Drumond sempre brincalhão, gozador e sagaz, que não perdia a oportunidade de contar uma boa piada. Foi instalado recentemente como venerável-mestre “add-vita”, tendo realizado um dos seus maiores sonhos como maçom e adquirido o direito a ver a sua foto, com o malhete da Ordem cruzado ao peito, compondo a galeria de mestres da Loja Guanabara 4. Como professor, atuou no Colégio Municipal Márcio Duílio Pinto, com quem o autor desta reportagem teve o prazer de trabalhar e com o qual Drumond sempre esteve disposto a colaborar.

Muito abalado com a perda, Márcio, um dos seus filhos, conta que quando ponderou com o pai sobre o sacrifício que a viagem representaria, ele dissera simplesmente que “vou sim, pois esta pode ser a minha última viagem; e, se por acaso eu morrer por lá, meus irmãos da Maçonaria me trazem de volta”. E realmente trouxemos.

Concurso da Transpetro oferece 206 vagas

Por Flávio Azevedo

A Transpetro, subsidiária de logística da Petrobras, abre mais um Processo Seletivo Público para complementar o seu quadro de profissionais e acompanhar o crescimento da Companhia. Desta vez, o concurso é destinado ao preenchimento de 206 vagas, sendo 136 para nível médio e 70 para superior.

As vagas de nível médio são para técnico ambiental, técnico de administração, técnico de contabilidade, técnico de enfermagem do trabalho, técnico de faixa de dutos, técnico de inspeção de equipamentos e instalações, técnico de manutenção para as áreas de automação, elétrica, instrumentação e mecânica, técnico de operação, técnico de segurança, e técnico químico.

Já para nível superior, os cargos disponíveis são de administrador, analista de sistemas, contador, economista, médico do trabalho, profissional de meio ambiente, químico de petróleo, e engenheiros para as áreas de análise e projetos de investimento, automação, civil, elétrica, geotécnica, mecânica, naval, processamento, produção e segurança.

Inscrições abertas a partir da próxima terça-feira. Ficaram abertas até 22 de maio de 2011, no site da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).

No Rio de Janeiro as provas serão realizadas em Angra dos Reis/RJ, Campos dos Goytacazes/RJ, Macaé/RJ, Rio de Janeiro/RJ e Volta Redonda/RJ, provavelmente no dia 10 de julho de 2011.

Polícia prende ladrões de residências em Rio Bonito

Por Flávio Azevedo

Policiais militares prenderam, em flagrante, três marginais que estavam roubando residências. Um quarto elemento está foragido, mas já foi identificado. A prisão aconteceu no dia 16 de abril, por volta das 6 horas. Eles estavam roubando residências durante a madrugada. Foram presos: Jeferson de Souza (24 anos), Marco Antônio Resende (18 anos) e um menor. De acordo com o delegado titular da 119ª DP, Paulo Henrique da Silva Pinto, um quarto elemento, Adriano da Conceição Meira (19 anos), que também participou da ação, está foragido.

A história

De acordo com o registro, o cabo Luciano Macedo e o soldado Vitor Valeriote receberam uma denúncia (190), de que duas casas haviam sido furtadas na Bela Vista. Ao confirmarem a denúncia, eles saíram em busca dos jovens. Quase meia hora depois, os policiais encontraram os quatro elementos escondidos em uma casa no Bosque Clube. Eles tentaram fugir pelos, mas foram capturados.

Segundo o cabo Luciano, os rapazes já são conhecidos na cidade por praticarem delitos. “Foi instinto policial, termos encontrado os quatro. Fomos no sentido que eles poderiam ter fugido depois do furto. E depois que os capturamos, um ficou jogando a culpa para o outro, e dizendo que não cometeram o crime pois estavam em um pagode. Esses garotos são reincidentes, já estão espertos no crime”, disse.

No local da prisão, foram encontrados os objetos furtados e material usado para arrombamento, quatro molhos de chaves, dois celulares, um documento de veículo, uma máquina de cortar cabelo, três pranchas de cabelo, dois aparelhos de DVD, um painel de rádio de carro, 28 relógios de pulso, uma mochila com um alicate para cortar ferro, 15 cartelas de chicletes, e R$12,45 em moedas.

Delegado aguarda Delegacia Legal

O delegado conversou com a nossa reportagem sobre "saidinha de banco" e a respeito das suas prioridades para a 119ª DP (Rio Bonito), que vai se tornar Delegacia Legal. A inauguração está marcada para o dia 4 de maio, às 11h. O evento vai contar com a presença do governador Sérgio Cabral (PMDB), do secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame e da Chefe da Polícia Civil, Marta Rocha.

Colaborou: Lívia Louzada/jornal Folha da Terra

sexta-feira, 29 de abril de 2011

XVIII Encontro Nacional de Capoeira

A prefeitura de Rio Bonito está preparando uma grande festa para comemorar os 165 anos de emancipação do município. A festa começa no próximo dia 1º de maio e só termina no dia 31. Uma das atrações é o XVIII Encontro nacional de Capoeira, que acontece no Esporte Clube Fluminense, às 13h, do dia 7 de maio.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promove evento pelo "Dia do Trabalhador"


Uma das novidades do aniversário dos 165 anos de Rio Bonito este ano é a realização de atividades voltadas ao "Dia do Trabalhador", que acontecerá na Praça do Grenn Valley. Na ocasião vários eventos como o 1º torneio de Pesca Esportiva Familiar, das 9h às 12h, que reunirá equipes compostas por 4 integrantes da mesma família. Todo material usado para a pescaria, como caniços e iscas, será doado pela secretaria de Esporte e Lazer, que está organizando o evento. Haverá premiações individuais e em equipe. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na própria secretaria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2734-9973.

Segundo o secretário Ronen Antunes, esse evento deve fazer parte do calendário turístico do município e outras edições desse evento devem ocorrer no decorrer deste ano. “Estamos buscando uma identidade turística para Rio Bonito, realizando eventos que promovam nossas belezas naturais e que também atraiam visitantes da região para a cidade. Esse torneio de pesca esportiva é um atrativo que tenho certeza vai agradar a todos que participarem, principalmente quem comparecer com a sua família”, garante o secretário de esporte e lazer.

Entre um peixe e outro, quem participar das comemorações do Dia do Trabalhador também poderá curtir os “casos” e piadas no cantinho do pescador, espaço reservado para ouvir histórias divertidas sobre pescaria. Além disso, durante o dia haverá apresentação dos alunos do Escola Aberta, que montarão oficinas de bolas decorativas, pintura humana, pintura em sabonete e decoração em unhas. Haverá ainda Sorteio de prêmios, brinquedos infláveis para crianças e o primeiro Torneio de Futebol de Areia do Trabalhador. Quem ainda tiver fôlego, ás 19 horas tem filme no Cine SESC, e logo em seguida show com a cantora Sheila. Vale lembrar que o evento é gratuito.

Fonte: Ascom/RB

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bruno & Marrone, Jota Quest e Sorriso Maroto nos 170 anos de Silva Jardim


A dupla Bruno & Marrone (foto 2) e os grupos musicais Jota Quest (foto 1) e Sorriso Maroto serão as grandes atrações musicais da festa de aniversário de 170 anos de emancipação político-administrativa de Silva Jardim, que contará com uma série de atividades, que acontecerão entre os dias 05 e 08 de maio.

A programação contará ainda com 10º Consagra Silva Jardim, que acontece na quinta-feira (5). Na mesma noite haverá, às 21h, apresentação de Nani Azevedo e às 23h o cantor PG. No dia 06 (sexta-feira), às 13h, haverá uma partida de futebol comemorativa com a participação do grupo de atletas “Zico e Amigos”. À noite, às 23h, se apresentam Bruno e Marrone.

O dia 8, aniversário da cidade, a programação começa bem cedo, às 6h com alvorada festiva apresentada pela banda da Associação Musical e Dramática Honório Coelho. Em seguida, às 7h, hasteamento da bandeira. No mesmo horário será celebrada uma missa, na Matriz Auxiliar, no bairro Fazenda Brasil. Às 8h, haverá um desfile cívico, na rua Luiz Gomes, no centro da cidade. A Câmara Municipal realizará uma sessão solene às 18h para a entrega do título de cidadão silvajardinense. Às 23h, será a vez do grupo Jota Quest subir ao palco. À meia noite está programada uma queima de fogos saudando os 170 anos de Silva Jardim.

Festa de Silva Jardim contará com programação esportiva

Como parte da programação dos festejos de 170 anos de Silva Jardim, será organizada uma partida de futebol em homenagem ao jogador Zico. O convite ao Ídolo foi feito pelo ex-atleta do Fluminense e morador da cidade Edinho e pelo prefeito Marcello Zelão . O jogo acontece no dia 06 (sexta-feira), às 13h, no campo do União, no centro da cidade.

A partida chamada “Zico e Amigos” contará ainda com a participação de outros atletas como Edu Coimbra (ex-Vasco e irmão de Zico), Athirson (ex-Flamengo), Bruno Carvalho (ex-Vasco e Flamengo), Júnior Baiano (ex-Flamengo), Bebeto (ex-Flamengo e Vasco), Donizete Pantera (ex-Vasco e Botafogo), Ronald (ex- Fluminense), André Silva (ex-Grêmio) e outros.

Programação da Festa

Dia 5 de maio – quinta-feira

20h – Abertura – 10 Consagra Silva Jardim
21h – Show Nani Azevedo
23h – PG

Dia 6 de maio – sexta-feira

13h – partida de futebol comemorativa com a participação do grupo de atletas “Zico e Amigos”
23h – Bruno & Marrone

Dia 7 de maio– sábado

23h – Show Sorriso Maroto

Dia 8 de maio- domingo

6h – Alvorada
7h – hasteamento da bandeira
7h – missa na Matriz Auxiliar
8h – Desfile Cívico
18h – Sessão solene na Câmara Municipal
23h – Show de Jota Quest
24h – Queima de fogos

Fonte: Ascom/SJ

Série C do Carioca/2011 chega a sua segunda fase

Por Flávio Azevedo


A última rodada da primeira fase da série C do Campeonato Carioca aconteceu no último domingo (24/04). Até aqui, a melhor equipe da competição é o Goytacaz (foto 1), tradicional equipe de Campos, que conquistou 28 pontos. O segundo melhor desempenho é da Associação Desportiva de Itaboraí (ADI) - foto 2 -, que terminou com 26. Já o Arraial do Cabo, com 22 pontos, é a terceira melhor equipe da primeira fase.
Os classificados são os campeões dos seus grupos ou aqueles que alcançaram melhor índice técnico entre os segundos, terceiros lugares, e assim sucessivamente até que se formasse o número de 16 clubes para continuar a próxima fase.

Resultados da última rodada da 1ª fase:
Nilópolis 0x2 Duquecaxiense (Joaquim Flores);
Campo Grande 0x3 União de Marechal (Municipal Itacuruça);
Futuro 0x1 Queimados (José de Alvarenga);
Rio São Paulo 1x1 Mangaratibense (Eustáquio Marques);
Condor 0x1 Villa Rio (Joaquim Flores);
América-TR 1x1 Serrano (Arthur Sebastião Ribas);
Rubro Social 2x3 Santa Cruz (Figueira de Melo);
Carapebus 4x0 Barcelona (Antônio Gomes Viana);
Goytacaz 6x0 São José (Ari de Oliveira e Souza);
ADI 4x0 Juventus (Alziro de Almeida);
Bela Vista 0x3 Búzios (CT Bela Vista).

Classificação:

Grupo A

1º Arraial do Cabo: 22 pontos;
2º União de Marechal: 07 pontos (03 vitórias);
3º Campo Grande, 07 pontos (02 vitórias);
4º Tomazinho: 04 pontos;
5º Canto do Rio: -15 pontos.

Grupo B

1º Queimados: 18 pontos (saldo: 16);
2º) Duquecaxiense: 18 pontos (saldo: 12);
3º Mangaratibense: 14 pontos;
4º Rio São Paulo: 06 pontos;
5º Futuro: 02 pontos;
6º Nilópolis: 02 pontos.

Grupo C

1º América-TR: 14 pontos;
2º Serrano: 13 pontos;
3º Yasmin: 10;
4º Villa Rio: 08 pontos;
5º Condor: 1.

Grupo D

1º Goytacaz: 28 pontos;
2º Barcelona: 16 pontos;
3º Santa Cruz: 15 pontos;
4º Carapebus: 13 pontos;
5º Rubro Social: 04 pontos;
6º São José: 00 ponto.

Grupo E

1º ADI: 26 pontos;
2º Juventus: 17 pontos;
3º Búzios: 11 pontos;
4º Apollo: 06 pontos;
5º Bela Vista: 05 pontos;
6º Nova Cidade: 06 pontos.

Para composição dos grupos da segunda fase, os clubes serão classificados do 1º ao 16º lugar, mediante índice técnico, assim considerado a soma da média dos pontos ganhos com a média de saldo de gols da primeira fase.
Na segunda fase as associações serão distribuídas em quatro grupos (F, G, H e I). Essas chaves serão formadas por quatro clubes que jogarão entre si, dentro do grupo, em turno e returno.

Disposição da segunda fase:

Grupo F: Goytacaz, Carapebus, Yasmin e União de Marechal;
Grupo G: ADI, Santa Cruz, Serrano e Búzios;
Grupo H: Arraial, América TR, Juventus e Campo Grande;
Grupo I: Queimados, Duquecaxiense, Mangaratibense e Barcelona.

Importante saber:

Perderam pontos no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), da Ferj:
Grupo A: Canto do Rio: 15 pontos, Tomazinho: 12 e União Marechal: 03;
Grupo B: Queimados e Nilópolis 6 pontos, Mangaratibense, Duquecaxiense, Rio São Paulo e Futuro 03 cada equipe;
Grupo C: Condor: 04 pontos e Villa Rio: 03;
Grupo D: São José: 06 pontos e Santa Cruz e Carapebus, 03;
Grupo E: Búzios 07 pontos, Apollo e Nova Cidade 06, e Bela Vista, 03 pontos.

sábado, 23 de abril de 2011

RB sedia encontro para formação do Subcomitê da Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara

Por Flávio Azevedo

“Estudos comprovam que os nossos mananciais e as nossas extensas e diversificadas áreas verdes, são os principais atributos da nossa região, sobretudo nos municípios de Rio Bonito, Silva Jardim e Casimiro de Abreu. Essas características são excelentes opções de investimento, tanto para o poder público como para a iniciativa privada, o que pode gerar emprego, renda e o tão sonhado desenvolvimento sustentável”, disse o vice-prefeito, Matheus Neto, durante a segunda reunião para a formação do Subcomitê da Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara.

A reunião, que aconteceu na tarde da última quarta-feira (13), no Salão Nobre do Esporte Clube Fluminense, no Centro, onde representantes de vários municípios e integrantes de instituições da sociedade civil organizada da região marcaram presença para discutir a formação do estatuto do grupo e assistiram uma palestra com a analista ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Gláucia Freitas Sampaio.

Durante a sua fala, o vice-prefeito, que na ocasião, representava o prefeito José Luiz Antunes, destacou a importância do assunto debatido na reunião e destacou que “os conselhos que estão sendo criados para debater esse e outros temas de interesse da sociedade são fundamentais para o desenvolvimento da região e do país”. Ele também frisou que a participação da sociedade é fundamental, “porque quando ela está presente, a discussão é mais democrática e produz resultados mais satisfatórios”.
– Com a implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, alguns municípios, por possuírem importantes bacias hidrográficas, passaram a ser tema de inúmeras discussões quando a demanda por água – disse Matheus, alertando que as prefeituras devem ficar atentas quanto a proteção e preservação dos seus mananciais e de suas riquezas naturais.
A participação da sociedade, das instituições e do poder público foi enfocada por Matheus. De acordo com ele, “sem essa maciça e significativa colaboração, o planejamento destinado a preservação do Meio Ambiente, ou qualquer outro setor da sociedade, não alcançará o resultado desejado”, concluiu.

Após as declarações do vice-prefeito, a analista ambiental do INEA, Gláucia Freitas Sampaio explicou o que é uma bacia hidrográfica, falou sobre os fundamentos de um comitê, e a importância da discussão para a preservação. Após a palestra, representantes dos 1º, 2º e 3º setores dos oito municípios que integram o subcomitê, discutiram as principais questões de cada município, quais os problemas, na área, e em seguida o que podem fazer para que essas questões sejam solucionadas.

Colaborou: Lívia Louzada/Folha da Terra

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Professor de escolinha de futebol é preso por estupro de menor em Casimiro de Abreu


O tema deve chamar a atenção dos pais e das famílias

O que faz um homem de 41 anos, instrutor de escolinha de futebol, estuprar uma criança de 10 anos? Esta é a pergunta que pais de um menino de Casimiro de Abreu gostariam de fazer para Ricardo de Souza, 41 anos (foto). Ele foi preso no último dia 4 de novembro de 2010 e confessou o crime, que teria ocorrido num clube de futebol do município, no dia 26 de outubro de 2010. Segundo a versão de Ricardo, ele atraiu o menino para o vestiário, onde convidado o garoto para fazer sexo.

A polícia, porém, tem outra versão. O treinador teria atraído o menor para o local com a desculpa de fazer “exames médicos” e, ali, violentou o menino. O fato só foi percebido pelos pais na manhã no dia 3 de novembro, enquanto o menino tomava banho. A mãe do garoto notou que o filho sangrava pelo anus. Ao perguntar o que aconteceu, o menino contou o que aconteceu.

A polícia foi avisada e imediatamente prendeu o suspeito. Como a prisão não foi em flagrante, ele foi liberado com promessa de se reapresentar no dia seguinte. Na delegacia de Casimiro, Ricardo disse que é solteiro e que sempre trabalhou com núcleos de futebol infantil. Ele negou que tivesse forçado o garoto a praticar sexo e afirmou que não molestara outras crianças. O exame de corpo de delito feito no menor constatou o estupro. Ricardo foi encaminhado para exame de sangue a fim de saber se possui doenças infectocontagiosas.

Ele foi indiciado na lei 12.015 de agosto de 2009 por estupro de vulnerável e pode pegar uma pena entre seis e 10 anos de prisão. Ricardo de Souza encontra-se preso na 123ª DP (Macaé).

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os significados da Páscoa

Por Flávio Azevedo - Reflexões

Chocolates, ovos de Páscoa, canjica, queijos, vinhos, peixes (bacalhau), são alimentos típicos da Semana Santa. Mas o que é a Semana Santa? São os últimos sete dias da Quaresma. E o que é Quaresma? Trata-se de um período religioso cristão, que começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Domingo de Páscoa. Mas, e o que é tudo isso? Bem, primeiro vamos salientar que os símbolos sem importância, o comércio fez questão de massificá-los. Já os símbolos realmente significativos, por passar mensagens de fé e esperança, são abordados superficialmente.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Quaresma surgiu entre os católicos por volta do ano 350 D.C. e compreende os quarenta dias que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo, que se comemora no Domingo de Páscoa. Nesse período, o católico deve comparar a sua vida com a de Cristo, inclusive se está praticando os exemplos deixados por Ele.

A celebração da Semana Santa começa no Domingo de Ramos. A história conta que os judeus pensavam que a missão de Jesus era libertá-los do domínio romano. Por isso, na sua chegada a Jerusalém, as pessoas jogaram ramos aos seus pés, honraria destinada aos reis. Domingo de Ramos pretende rememorar esse acontecimento.

Na quinta-feira seguinte, Jesus participou de uma ceia com os discípulos, e os católicos celebram, também nesse dia, a Ceia do Senhor, também conhecida como Lava Pés. Nessa noite, Jesus foi preso e no dia seguinte, sexta-feira, depois de muito suplício foi crucificado e morto, às 15 horas. Isso explica porque na Sexta-Feira comemora-se a Sexta-Feira da Paixão.

No dia seguinte é o Sábado de Aleluia. Durante a noite, o costume é celebrar a Vigília Pascal, também conhecida como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal (vela) é aceso e resulta em cinzas, significando que o homem veio do pó e ao pó voltará. Esse sábado é o dia de malhar o Judas, um momento almejado por todos, por conta da diversão que envolve o simbolismo. Judas foi o discípulo que traiu o Mestre ao vendê-lo por 30 moedas de prata.

Cheio de remorso pelo ato cometido, Judas se enforcou no Campo Acéldama. Assim, como representação do discípulo traidor, um boneco de pano recheado de bombinhas é confeccionado. Depois disso, o boneco é pendurado, surrado e queimado pela população (foto). Os rituais se encerram no domingo, data da ressurreição de Cristo, com a Missa da Páscoa.

Entretanto, judeus e protestantes em geral, utilizam a data somente para aproveitar a receptividade das pessoas à religião. Para esse grupo, a origem da Páscoa está no capítulo 12, do livro de Êxodo, que narra a luta dos descendentes de Jacó (israelitas) para deixarem o Egito. A Bíblia narra essa história, dizendo que os hebreus foram escravos na terra dos faraós por 430 anos. Passado esse tempo, Deus levantou Moisés para libertar o povo, que só foi liberado depois que 10 pragas castigaram os egípcios. A Páscoa teve relação com a décima praga, que consistia na morte de todos os primogênitos, inclusive dos animais.

A forma de evitar a visita do “Anjo Destruidor” era simplesmente uma questão de fé. O chefe da casa deveria sacrificar um cordeirinho, que seria assado e comido com ervas amargas e pão sem fermento. Além disso, o sangue do cordeiro deveria ser borrifado nos umbrais da porta, porque a instrução do “Anjo Destruidor” era poupar as casas que apresentassem esse sinal. O nome Páscoa foi dado à celebração religiosa anual, que era realizada entre os hebreus, para lembrar o dia da libertação do cativeiro egípcio.

As ervas amargas simbolizavam a amargura da escravidão, e o pão sem fermento, uma vida sem pecado. Mas o principal simbolismo da festividade era o cordeiro sacrificado (foto), que significava Jesus, o Filho de Deus, que morreu para salvar a humanidade separada de Deus pelo pecado. Convém ressaltar, que essa conclusão final, não é compartilhada pelos judeus, que não reconhecem Jesus como o Salvador do mundo. Ainda convém lembrar, que sorrateiramente, o coelho substituiu o verdadeiro símbolo da ocasião: o cordeiro.

Anos mais tarde, o capitalismo percebeu o lucro que poderia alcançar e introduziu a figura do ovo, do coelho da Páscoa e do chocolate. O ovo é um significado antigo, que simboliza nascimento ou vida nova. Daí sua associação à Páscoa: a Ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida e a redenção da humanidade. Os egípcios e persas costumavam tingir ovos com as cores primaveris e os davam a seus amigos. Os persas acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante. Portanto, essa comemoração não é do cristianismo.

Por ser um dos primeiros animais que aparecem depois de um longo e tenebroso inverno, o coelhinho de Páscoa simboliza a mudança de inverno, onde a natureza está adormecida, para a primavera, onde a vida já renasce. Além disso, como os coelhos são animais que se reproduzem com facilidade e em grande quantidade, resolveram em determinada época da Idade Média, associar o animalzinho a ressurreição de Jesus – que veio restaurar a relação rompida entre a humanidade e Deus. Esse coelho também não passa de um sincretismo religioso.

O componente mais concorrido da Páscoa é o “Theobroma” (Cacau, fruta que dá origem ao chocolate), nome dado pelos gregos ao alimento que conhecemos como chocolate, que era chamado de “alimento dos deuses”. Para os Maias e Astecas, o chocolate era tão sagrado quanto o ouro. Eles acreditavam que o alimento possuía poderes afrodisíacos e aumentava o vigor de quem o utilizava. Por isso, ele geralmente era reservado aos governantes e soldados.

Com a consolidação do capitalismo, o chocolate tornou-se uma da suas grandes ferramentas de estímulo ao consumo. A superstição desses povos foi transformada em certeza nos tempos modernos, quando a ciência constatou o poder energético do alimento.

Independente da interpretação de cada um, que nessa Semana Santa nós possamos refletir sobre a importância dos valores pregados por Jesus Cristo, o “Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo”. Que o exemplo deixado por Ele, que foi sacrificado por mim e por você, no Monte Calvário, em Jerusalém, nos oriente em nossas decisões de cada dia.

Diante de uma data carregada de significados espirituais importantes, não poderíamos fechar as nossas reflexões sem antes citar dois versos bíblicos. O primeiro está escrito no libro de 1ª São Pedro (5 . 6 e 7). Diz assim: “humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”. O segundo está em São Mateus (11. 28 a 30), e são palavras do próprio Jesus: “vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o descanço para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu fardo é leve”.


Boa Páscoa!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cerâmica Marajó conquista Circuito Estadual de Futsal Feminino

Por Flávio Azevedo

Mostrando que realmente é uma equipe vencedora, a equipe da Cerâmica Marajó, atual campeã do Circuito de Indústria e Comércio de Futsal de Rio Bonito e do Verão esportivo 2011 (ambos na categoria feminino), conquistou mais um troféu. Dessa vez as meninas da Cerâmica Marajó se sagraram campeã do Circuito Estadual de Futsal Feminino, organizado pela Liga Niteroiense de Futsal (LINIFS).

A competição foi realizada no Esporte Clube Fluminense, no último dia 27 de Março e contou com a participação de 8 equipes: Cerâmica Marajó, Tamoio (São Gonçalo), Guerreiras (Cabo Frio), Vila Real (Niterói), Cabo Frio Futsal, Padre Manoel (São Gonçalo), Juventus (Macaé) e Fluminense (Niterói).

O título do campeonato veio depois de quatro partidas contra Tamoio (3x0) e Fluminense (2x1), adversárias da primeira fase; e Cabo Frio Futsal, na semifinal (3x0); e Vila Real, na finalissima (2x0). Concluída a última partida, a capitã Kerla recebeu das mãos do presidente da LINIFS, Edmar Batista, o troféu que confirma a equipe da Cerâmica Marajó como um time vencedor, muito técnico, mas que também se destaca pela raça e disposição.

As atletas Samara Salgado, artilheira da competição, com cinco gols; e Bruna Alfradique, eleita a melhor goleira, vazada apenas uma vez; foram os destaques do Circuito, segundo a organização do campeonato.

Participaram da conquista: Bruna, Mari, Estela, Samara, Kerla, Salsicha, Lais, Camila Cardoso, Camila Conceição, Marcela Melo, Verônica de Paula e Lúbia.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Senador Aécio Neves tem carteira apreendida na blitz da Lei Seca


O senador Aécio Neves (PSDB-MG), ex-governador de Minas Gerais, foi parado numa blitz da Lei Seca na esquina das ruas Bartolomeu Mitre e General San Martin, no Leblon, pouco antes das 4h da madrugada de domingo (17 de abril). Ele estava com a Carteira Nacional de Habilitação vencida e, segundo informação da Secretaria de Estado de Governo, se recusou a fazer o teste do bafômetro. Sua assessoria, no entanto, limitou-se a dizer que o teste não foi feito.

Aécio Neves, segundo testemunhas, não chegou a sair do seu veículo. Abordado pelos agentes, ele se apresentou e teria dito que não faria o teste do etilômetro. Aécio só foi liberado depois que um taxista habilitado assumiu a direção da picape Land Rover.

Após a abordagem, sua acompanhante – havia outro casal no carro – saltou pegou um táxi e voltou, cerca de 15 minutos mais tarde, com o taxista que levou o veículo.

Da blitz, Aécio saiu com duas multas e 14 pontos na carteira pelas duas infrações. A primeira multa, de R$ 191,54, foi pelo documento irregular; a outra, de R$ 957, por ter se recusado a fazer o bafômetro.

Outro político que ficou sem carteira ontem foi o ex-prefeito de Magé, Charles Cozzolino. Na blitz realizada no centro de Duque de Caxias. Ele também foi parado e não quis fazer teste do bafômetro.

"Juíz acha que é Deus"

Outro caso que nos faz acreditar que a Lei funciona para figurões aconteceu no dia 13 de fevereiro, quando um juiz deu voz de prisão a uma agente da Lei Seca, durante uma blitz na Lagoa, Zona Sul do Rio. O caso foi parar na 14ª DP (Leblon). De acordo com a assessoria da Polícia Civil, João Carlos de Souza Correa (1ª Vara de Búzios), flagrado sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), alegou que a agente Luciana Tamburini foi “debochada”. Já a funcionária disse que o magistrado abusou da sua autoridade.

Na 14ª, a delegada não quis fornecer informações, mas a assessoria da Polícia Civil informou que o magistrado dirigia um Land Rover preto sem placa. Ao checar a nota fiscal, a agente verificou que o período para o emplacamento estava vencido. O juiz explicou que estava com todos os documentos, e que poderia ter havido algum atraso com o órgão que emitia a placa.

O carro do juiz não foi rebocado, e a esposa dele levou a carteira de habilitação ao local da operação, de acordo com a Polícia Civil. Correa chegou a fazer o teste do bafômetro, mas nada foi detectado.

De acordo com a assessoria do governo do estado, a nota fiscal do veículo foi expedida há mais de 15 dias, excedendo o prazo de circulação sem emplacamento. A agente informou ao juiz que o veículo seria retido e levado para o depósito em Bonsucesso. No entanto, o magistrado queria que o carro fosse para uma delegacia para ser removido, mas a agente negou o pedido. Ainda segundo o governo, o juiz deu voz de prisão por desacato. O veículo foi retido na delegacia e levado para o depósito.

A Polícia Civil disse que consta no registro de ocorrência que, durante a briga, a agente teria dito: “Você é juiz, mas não é Deus”. O magistrado retrucou dizendo: “Cuidado que posso te prender”. Então, a agente falou: “prende”.

Os dois foram para a delegacia, mas o registro foi feito sem autor, constando como “todos envolvidos”. O caso será encaminhado para o Juizado de Pequenas Causas. Será marcada uma audiência de conciliação entre as partes.

Um pensamento curioso: "o juiz acha que é Deus, o desembargador tem certeza"!

Fonte: O Dia e G1

domingo, 17 de abril de 2011

Sacanagem!

Por Flávio Azevedo - Reflexões

Horas extras pagas a quem está de férias;
A filha do senador que gastou R$ 14 mil em ligações de telefone celular do senado enquanto passeava no México;
A sogra do assessor de imprensa de Renan Calheiros (PMDB), que ganha R$ 4,8 mil sem sair de casa;
A assessora do senador, filha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, também não vai ao Senado, por achar que a Casa é uma bagunça;
Passagens aéreas trocadas por jatinhos;
Cerca de 180 diretores e inúmeros conselhos, todos bem remunerados, mas que nada fazem;
Atos secretos, nomeando vários parentes e apaniguados, todos com salários e benefícios consideráveis;
Uma administração voltada para os “colegas” e não à sociedade brasileira.

Todos esses absurdos – para os senadores coisas normais – estão com os dias contados. É que a direção da Casa decidiu que a partir de, agora, não haverá mais transparência para os atos administrativos e também para funcionamento do Senado. “Uma vez eliminando as informações, esses repórteres enxeridos não terão mais condições de noticiar os nossos negócios”, é o que certamente estão pensando o iluminado que decidiu tomar essa atitude absolutista.
A decisão, simplesmente, vem confirmar tudo aquilo que nós estamos dizendo já há algum tempo:
*Não existe democracia no Brasil;
*A liberdade de imprensa é uma falácia;
*O parlamento está infestado de maus brasileiros;
*Nós – o povo – somos um bando de alienados, porque não achamos isso estranho.

Na verdade, o Senado continuará respondendo os jornalistas, entretanto, as perguntas deverão ser encaminhadas à assessoria da Casa, com cinco dias de antecedência e através de ofício. Será que o objetivo é dificultar o acesso a informação? Ou seria ganhar tempo suficiente para camuflar as respostas e tentar fazer um acerto para que a notícia não seja divulgada?

Quem não está acompanhando a polêmica que surgiu, a partir da instalação do relógio de ponto digital no Senado? Todos acharam uma iniciativa horrorosa! Porque, afinal de contas, o vice-assessor do terceiro porteiro da garagem não pode passar por esse constrangimento. E se essa importante pessoa não pode ser constrangida, imagine o senador!

Bom, de tudo que se tem ouvido a suma é: as pessoas deveriam ter mais respeito pela mentira e pelo engano. Antigamente, a desfaçatez era mais camuflada, as coisas aconteciam debaixo dos panos. Hoje, porém, tudo acontece às claras e continuamos achando tudo isso normal, porque nos fizeram acreditar que “política é assim mesmo!”. Concluindo, vale destacar que esse argumento foi criado por quem lucra com essa desordem!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Confira as atrações do 165º aniversário de emancipação político-administrativa de RB

Flávio Azevedo

As festividades começam no dia 04 de maio de 2011, com André Valadão (gospel). A principal atração das festividades é o cantor Daniel, que se apresenta no dia 7 de maio (sábado).

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Petrobras alerta: municípios não estão se preparando para investimentos do Comperj


Na primeira semana de abril, a Petrobras voltou a alertar para o risco na demora de execuções das obras de infraestrutura dos municípios que serão impactados com a implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Em coletiva realizada no canteiro de obras da refinaria, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa (foto); o gerente de implantação do Comperj, Heyder Carvalho; e o diretor presidente das empresas do Comperj, Nilo Vieira, afirmaram que as prefeituras não estão preparadas para captar e executar recursos para investimento em infraestrutura, o que prejudica as ações do pólo.

A morosidade nas ações municipais preocupa e já é considerada um empecilho para o andamento das obras do Comperj. No ano passado, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o diretor de Abastecimento da Petrobras afirmou que a falta de investimentos nas estradas de acesso ao Comperj prejudicava o transporte do maquinário pesado necessário para a execução da obra.

Para o cientista político e sociólogo Sandro Correa há um grande risco do aumento desenfreado da favelização nos dois principais municípios de influência do Comperj: São Gonçalo e Itaboraí. O prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, divulgou, através da sua assessoria, que a cidade estaria preparada para receber o Comperj, mas ao ser questionado sobre as declarações dos executivos da Petrobras, o chefe do Executivo de Itaboraí preferiu se calar.
– Dos 341 projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região, 101 foram suspensos pelo Ministério das Cidades ou por bancos federais por falta de documentação. Criamos um grupo técnico para colaborar na divulgação desses documentos – afirmou Nilo Vieira, diretor-presidente do Comperj.
Já Sandro Correa, disse que “essa constatação da Petrobras é um exemplo do que estamos acostumados a ver. As prefeituras não têm equipes técnicas para a execução de projetos.

Impactos

Esta semana, a divulgação de um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade de Campinas (Unicamp), com financiamento da Embaixada Britânica, mostrava que a instalação do Comperj e a construção do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro podem prejudicar severamente os manguezais e a região do entorno da Baía de Guanabara, sobretudo, por causa das ocupações do solo de forma desordenada e irregular.
“Sem a manutenção dos mangues e o desenvolvimento sustentável a vida e a competitividade das próprias empresas serão prejudicadas”, completou o pesquisador e economista Sergio Besserman, do Instituto Pereira Passos, um dos coordenadores do estudo.

Sandro Correa concorda com a afirmação e ressalta que o Comperj não preocupa já que é um problema “controlado e monitorado” por órgãos ambientais nacionais e internacionais. Para ele, a grande questão é a ocupação do solo pela população que migrará para a região em busca de oportunidades.
– Já vimos essa história no Pará e em Minas Gerais nos ciclos de mineração. Aqui mesmo no estado temos o exemplo de Macaé, que em menos de 20 anos passou a ser uma das cidades mais violentas do país, por falta de planejamento – afirmou.

Fonte: O Fluminense

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Confira os resultados da 2ª Rodada da Copa Ollé, categoria "Veteranos"

Por Flávio Azevedo

Os jogos aconteceram no último dia 10 de abril de 2011, em várias praças esportivas de Rio Bonito e região. A Copa Ollé de Futebol, categoria "Veteranos", acontece todos os domingos, sempre a partir das 9h.

UPA de Rio Bonito apontada pela segunda vez a melhor do estado

Por Flávio Azevedo

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Bonito foi apontada, pela segunda vez consecutiva, pela Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, como a melhor unidade do estado. A secretária municipal de Saúde, Maria Juraci Dutra, comemorou a conquista e ressaltou que “a nossa UPA conseguiu, inclusive, ultrapassar unidades que serviram de treinamento para a nossa equipe, que é a UPA de Três Rios, que ficou na segunda colocação nessa última avaliação, divulgada no mês de março”.

Ainda segundo a secretária, a equipe de coordenação da UPA, não conhece os critérios de avaliação que são feitos por uma equipe ligada diretamente ao gabinete do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.
– As 46 UPAs do Estado do Rio de Janeiro são visitadas regularmente pelos avaliadores, mas sempre sem o nosso conhecimento. O que sabemos é que o principal objetivo deles é saber o índice de satisfação do usuário. Além da avaliação das instalações, os pacientes também são ouvidos – disse a secretária.

O resultado da avaliação das UPAs são divulgados a cada trimestre. A unidade de Rio de Rio Bonito já havia sido apontada como a melhor do estado em dezembro de 2010. Na ocasião, a UPA de Cabo Frio apareceu na segunda colocação. A secretária disse também, que os critérios de avaliação são muitos e não se pode descuidar de nenhum detalhe. “Os avaliadores chegam a qualquer hora. Pela manhã, a tarde, a noite e até de madrugada”.

O vice-prefeito Matheus Neto também comemorou a conquista e dividiu com os 196 funcionários da UPA, o fato da unidade ter sido apontada, pela segunda vez consecutiva, a melhor unidade do estado.
– Não podemos esquecer que a nossa equipe tem uma participação importante nessa conquista. Desde a coordenação da unidade, passando pelos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, até os auxiliares de serviço gerais, todos colaboraram, de alguma maneira, para que a nossa UPA se mantivesse como a melhor do estado, de dezembro até aqui – afirmou.

Números

Inaugurada no dia 24 de setembro de 2010, a UPA de Rio Bonito atendeu até o último mês de março, 34.269 pessoas de Rio Bonito, Tanguá, Silva Jardim e outros municípios. “A nossa UPA é regional e graças a esta capacidade nós conseguimos ampliar de maneira significativa os recursos destinados a saúde em nosso município”, destacou a secretária Maria Juraci. A média de atendimento mensal da unidade, segundo números apresentados pela coordenadora da UPA, a enfermeira Tereza Cristina Abrahão, é de 5.608 pacientes. Já a média diária de atendimentos é de 186 pessoas.

Mudanças na Saúde

De acordo com a secretária Maria Juraci Dutra, um dos seus grandes desafios é levar para todos os segmentos da Saúde do município, o mesmo indice de satisfação alcançados na UPA. “Quando a nossa unidade foi apontada como a melhor do estado, nós entendemos que podemos oferecer qualidade também nos demais setores da Secretaria de Saúde. Já temos a UPA que atende de forma bem satisfatória, o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), é um parceiro que tem investido bastante no acolhimento; e precisamos estender essa realidade aos postos de Saúde, Programas de Saúde da Família, a todos setores”, disse Juraci.

Fazendo um balanço da sua participação na Secretaria de Saúde, desde que assumiu a pasta, em janeiro de 2009, a secretária comemora os avanços. Ela destaca que chegou em Rio Bonito num momento de turbulência, por conta das chuvas que haviam causado sérios prejuízos ao município; e lembrou que havia um conflito entre o Hospital Darcy Vargas e a Prefeitura Municipal, que já havia chegado ao Ministério Público (MP).
– Na verdade, nos preocupamos em fazer cada um entender o seu papel, inclusive, a Prefeitura. Conseguimos reverter aquele quadro, mas ainda temos muito que avançar, embora eu acredite que mudamos bastante – avalia a secretária.

Futuro promissor

Para mostrar que a pasta da Saúde caminha no rumo certo, a secretária utiliza números e comemora a Gestão Plena dos recursos da Saúde, que, hoje, são gerenciados pela Prefeitura Municipal. “É bem melhor trabalhar com a Gestão Plena, porque o gerenciamento do recurso é nosso e nós é que estamos no olho do furacão. Ou seja, nós sabemos as nossas carências, necessidades e prioridades”, destacou.
– Em 2009, quando assumi a Secretaria, o nosso orçamento anual era de R$ 17 milhões. Hoje, dois anos depois, esse orçamento é de R$ 46 milhões e pode ser ampliado ainda mais – poderou.

De acordo com a secretária, a partir do momento que o HRDV se tornar referência em oftalmologia, o município passa a receber mais R$ 67 mil mensais por essa especialidade, ampliando o orçamento da Saúde em R$ 807 mil por ano. Com a implantação da especialidade de traumato-ortopedia, o município receberá por mês, R$ 57 mil, que representa mais R$ 684 mil anuais. Já a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) vai permitir que o município consiga captar outros R$ 71 mil por mês, um total de R$ 852 mil no ano.

O recurso que o município irá receber por conta da intalação do serviço de Oncologia, que vai funcionar nas dependencias do HRDV, irá ampliar ainda mais esse orçamento. Segundo a secretária, os cofres municipais, a partir da implantação desse serviço, receberão por mês, R$ 200 mil, o que representa um aumento anual de R$ 2,4 milhões para o setor.
– Saimos de R$ 17 milhões, em 2009, para R$ 46 milhões, em 2010. Implantando todos esses serviços e especializações, em 2011, nós receberemos cerca de R$ 4,7 milhões. Ou seja, em dezembro desse ano, nós poderemos estar com um orçamento, só na Saúde, de R$ 50,7 milhões – calcula a secretária.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Jair Bolsonaro é INTOLERANTE igual a todos nós

Por Flávio Azevedo - Reflexões

Tem um monte de gente querendo amordaçar o deputado federal Jair Bolsonaro (PP), por conta dos seus comentários infelizes no programa CQC (http://www.youtube.com/watch?v=UrLpLXe-q08). Ele ofendeu negros, cotistas e homoafetivos em um dos quadros do programa que foi ao ar no dia 28 de março. Porém, as pessoas estão esquecendo que no Brasil – graças a Deus – prevalece a “LIBERDADE DE EXPRESSÃO”, que foi, inclusive, defendida pela presidente Dilma Rousseff, em várias ocasiões, desde que ela chegou à presidência da República.

A impressão que se tem é que algumas pessoas acham que a liberdade de expressão é direito apenas das minorias e de setores da sociedade que sofrem algum tipo de discriminação. Bem, na verdade, eu concordo que o deputado perdeu a oportunidade de ficar calado. Também acho que ele falou um monte de asneiras. Todavia, eu defenderei até a morte o direito dele vociferar as sandices que quiser, para que eu não corra o risco de ser – em algum momento – impedido por algum instrumento coercitivo (como acontecia na época do Regime Militar) de discordar das loucuras proferidas por ele.

Aliás, parte das reações indignadas contra Jair Bolsonaro – algumas até bem razoáveis – mostra que a intolerância também está presente entre as minorias. Esses grupos esqueceram que como vivemos num país democrático, nós temos – amparados pela Constituição – o direito de discordar das práticas, costumes, opiniões e, inclusive, valores de quem quer seja.

O homossexual tem que ser respeitado como ele é, mas quem discorda dessa prática tem que ter a liberdade de discordar. O negro não pode ser discriminado ou violentado por conta da cor da sua pele, mas o amarelo e o branco têm a liberdade de dizer que pessoas daquela cor que não lhe atraem. Por outro lado, o negro deve ficar muito a vontade para dizer que prefere se relacionar com pessoas da sua cor.

Acredito que a intolerância é genuinamente humana e está dentro de todos nós! E, detalhe: ela não se manifesta apenas em relação aos negros e homossexuais, como alguns acreditam. Você conhece alguém mais intolerante do que o torcedor? Ele agride e mata pelo simples fato de o outro ter uma paixão clubística – Flamengo x Vasco, por exemplo – diferente da dele.

Também encontramos fenômeno similar entre cabos eleitorais. Em Rio Bonito, por exemplo, é comum encontrarmos simpatizantes da ex-prefeita Solange Almeida, que odeiam aqueles que têm preferência pelo prefeito José Luiz Antunes ou pelo deputado Marcos Abrahão. Também encontramos o inverso. Aliás, não é difícil encontrarmos entre os seguidores do deputado Marcos Abrahão, gente que tem verdadeiro horror por aqueles que estão engajados no grupo de Solange e Zé Luiz. O contrário disso também é comum.

Entre os assessores e apaniguados dos vereadores também evidenciamos esse fenômeno, sobretudo nesse momento onde dois grupos disputam a hegemonia da Câmara. Vários simpatizantes do vereador Humberto, tem verdadeira ojeriza pelos assessores do parlamentar Marcus Botelho. E, vice e versa.

Entretanto, como nesses dois casos específicos, sempre alguém lucra com essa loucura, mascara-se a intolerância com o nome de rivalidade, o que no fundo tem o mesmo sentido: não aceitar os diferentes e reprimir os pensamentos e valores que sejam antagônicos aos meus!

Podemos classificar como INTOLERÂNCIA, o ato de reprimir e discriminar negros, cotistas, homossexuais, orientais, judeus, católicos, espíritas e cristãos. Também é intolerância, manifestações discriminatórias contra quem têm paixão carnavalesca, partidária ou clubística diferentes as minhas preferências. Não podemos concluir, porém, sem lembrar que aquele que discrimina e/ou reprime quem têm o comportamento acima, também está sendo INTOLERANTE.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Um político diferente, José Antônio Reguffe.


Um homem que exerce o seu mandato com compromisso e respeito à população que o elegeu!

José Antônio Reguffe, de 38 anos, foi o deputado federal mais bem votado do país em termos proporcionais. Escolhido por 266.465 eleitores, o equivalente a quase 19% dos eleitores do Distrito Federal, ele superou fenômenos televisivos, como Tiririca, e integrantes de clãs políticos tradicionais.
No primeiro dia de trabalho, o parlamentar expediu seis ofícios à diretoria-geral da Câmara. Abriu mão do 14° e do 15° salários reduziu o número de assessores no gabinete, cortou gastos com salários de assessores e diminuiu sua verba de atividade parlamentar.
Como morador de Brasília, naturalmente também abriu mão do auxílio-moradia e das passagens aéreas.
As medidas resultarão em uma economia de R$ 2,4 milhões nos próximos quatro anos. Se elas fossem seguidas por todos os 513 deputados, a economia chegaria a R$ 1,2 bilhão no mesmo período.
O parlamentar tomou medidas idênticas quando exerceu o mandato de deputado distrital em Brasília. Além de ter demonstrado que é possível um parlamentar trabalhar sem mordomias em excesso, o deputado brasiliense teve uma votação que prova como isso está em sintonia com o que pensa o eleitor.

QUINZE SALÁRIOS

O primeiro ofício que José Antônio Reguffe enviou à diretoria-geral da Câmara foi para pedir que não fossem depositados em sua conta os dois salários que os depurados recebem anualmente chamados de “ajuda de custo”. Trata-se, na prática, de um 14° e um 15° salários, de R$ 26.723,13 cada. Ao longo dos quatro anos de mandato, a medida levará a uma economia de R$ 21.3785,04 para a Câmara.
Esse foi um compromisso com meu eleitor. Não acho que seja correto que um deputado tenha direito a salários extras. Todo trabalhador recebe treze salários por ano. Portanto, nada mais lógico que um representante desse trabalhador também receba apenas treze salários por ano. É o justo – disse o deputado sobre a decisão.

COTA PARLAMENTAR

A Câmara criou uma cota para custear todos os gastos dos parlamentares com seu trabalho. Com valores que vão de R$ 20 a 34 mil mensais, o dinheiro deveria ser usado para pagar despesas com passagens aéreas, selos, telefone, combustível, aluguel de carros e pagamento de consultorias. Como a fiscalização é muito frouxa, são frequentes os indícios de uso irregular. Reguffe pediu que sua cota fosse reduzida de R$ 23 mil para R$ 4,6 mil. Em quatro anos, a economia será de R$ 88.464,00.
Esse valor (R$ 23 mil) é exorbitante, excessivo. O mandato parlamentar pode ser exercido com qualidade a um custo bem menor para os contribuintes. Pela minha experiência na Câmara Legislativa, acho que R$ 4,6 mil é um valor viável. É suficiente para manter o gabinete funcionando bem – comentou.

VERBA DE GABINETE E ASSESSORES

Os deputados têm direito a R$ 6 mil para contratar até 25 assessores para seus gabinetes. Reguffe estabeleceu junto à direção da Câmara que terá no máximo nove assessores e que não gastará mais que R$ 4,8 mil com os vencimentos, uma redução de 20% na verba. Só com os salários, a economia será de R$ 62,4 mil ao longo dos quatro anos do seu mandato. Mas ainda há o enxugamento de benefícios. Apenas com vale-alimentação dos dezesseis funcionários que não serão contratados, a Câmara economizará R$ 51.456,00 até 2014.
– O número de assessores a que um parlamentar tem direito é excessivo. Nós precisamos de bons Técnicos para exercer um mandato digno. Agora, 25 assessores... Se todos vierem trabalhar, o gabinete não comporta nem a metade. É um gasto que parece servir como uma espécie de estatização de cabos eleitorais. Eu tenho um gabinete que vai me servir bem, que vai me dar amparo, sem precisar de tanta gente – frisou o deputado.

sábado, 2 de abril de 2011

Primeira Copa Ollé de Futebol de Veteranos: bola rola dia 3 de abril de 2011

Por Flávio Azevedo

A bola rola no próximo domingo, 03 de abril, para a Copa Ollé de Futebol de Veteranos, jogadores com idade superior a 35 anos. De acordo com o organizador da competição, o desportista Bruno Farias, 16 equipes de Rio Bonito, Silva Jardim, Itaboraí, Tanguá e Rio de Janeiro, participarão da Copa. Os times estarão divididos em quatro grupos (A, B, C e D) e disputarão a primeira fase em turno e returno. Os dois melhores colocados de cada grupo classificam-se para as quartas de final.

Segundo o regulamento da competição, a responsabilidade pela disciplina da torcida e da área de jogo (campo) de maneira geral é do mandante da partida, que deverá ter no mínimo duas bolas a disposição do árbitro. O regulamento também prevê suspensão do atleta que estiver assinado em dois clubes e substituição de até sete jogadores. Também ficou acordado entre os representantes de clube, que no momento de assinar a súmula, antes dos jogos, o atleta deverá estar portando a Carteira de Identidade.

O advogado Glauco Azevedo, o Mamão, representante do Rio Bonito Atlético Clube, disse durante a reunião do arbitral da competição, no dia 30 de março, que está nas mãos do clube e do dirigente mudar ou não a realidade do esporte amador de Rio Bonito.
– Precisamos recuperar o futebol da nossa cidade. Temos que acabar com esse negócio de gato, torcida invadindo campo de jogo, agressão ao árbitro, para que as pessoas voltem a curtir o esporte amador e freqüentar os estádios – comentou.

Confira a primeira Rodada