segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Agenda 21 Rio Bonito recebe secretário de Ordem Pública que apresenta projetos da pasta

Flávio Azevedo
De camisa branca, o secretário municipal de Ordem Pública, Márcio Aurélio Soares; foi sabatinado pelos integrantes da Agenda 21 Rio Bonito.
A Segurança e a Ordem Pública estiveram na pauta principal reunião da Agenda 21 de Rio Bonito, nessa segunda-feira (25/09). Os integrantes do fórum deliberaram também Saúde, Meio Ambiente, Educação e Desenvolvimento Urbano. O encontro mais uma vez aconteceu no Espaço Inter-Ação Psicomotricidade e Interdisciplinar, no Centro de Rio Bonito; e contou com a presença do secretário Municipal de Ordem Pública, Márcio Aurélio Soares.
– Estamos planejando ações que promovam a Ordem Pública, diminuam a violência, mas também estamos trabalhando em temas que levem conscientização. Contamos com parceiros e agradecemos o interesse da Agenda 21 em estar conosco nessa empreitada – destacou o secretário, que discorreu sobre o Sistema de Monitoramento, segundo ele, prestes a ser implantado nas principais ruas de Rio Bonito.

Cerca de 150 câmeras de boa qualidade e resolução serão instaladas em duas etapas. Na primeira faze serão contemplados o Centro e bairros como Bela Vista, Jacuba, Rio do Ouro, Basílio, Praça Cruzeiro e Mangueirinha. “Na primeira etapa 60 câmeras serão instaladas. As demais serão colocadas em numa segunda fase do projeto”, explicou o secretário, destacando que o 2º Distrito não será contemplado, agora, “porque o município precisa resolver a questão da fibra ótica, que não chega a Boa Esperança e Parque Andréa”. De acordo com Soares, “os guardas que irão atuar na Central de Monitoramento já estão sendo treinados, porque é preciso ter um olhar treinado para entender as imagens”, explicou.

É preciso registrar as ocorrências

A importância do Registro de Ocorrência foi outro tema comentado na reunião. Segundo fontes na Polícia, cerca de 90% dos roubos e assaltos, inclusive, os fatos recentes ocorridos nas localidades da Viçosa e do Sambê, não foram registrados pelas vítimas, o que mascara a situação. “Se formos olhar os números de Rio Bonito, a cidade está aparentemente tranquila, porque as pessoas, por uma série de razões, não estão registrando os roubos”. A distância da Delegacia, o medo de represálias, o acolhimento da vítima na Delegacia e a cultura do “larga isso pra lá”; são os principais fatores que levam as pessoas que sofrem algum tipo de violência não registrar.

Trazer igrejas, associação de moradores, escolas, Conselhos Municipais e entidades de classe, para atuar em conjunto com a Agenda 21 e a Ordem Pública em ações de conscientização foi um dos planos traçados no encontro. Entre os projetos que estão tramitando na Ordem Pública está o uso de armamento não letal pelos guardas municipais; a criação de uma Patrulha Ambiental, que combata incêndios e outras intercorrências; a pintura das faixas de pedestres, quebras molas e das vagas de estacionamento para carga e descarga, pessoas com deficiência e idosos.
– A pintura das faixas deve começar a acontecer nos próximos dias, dependendo apenas de questões burocráticas para iniciar. Aproveito para agradecer a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na figura do seu presidente André Goettert, que fez a doação das tintas e tem sido um grande parceiro nessa empreitada – revelou Soares.

Impasse
Cerca de 15 pessoas, representantes do 1º, 2º, 3º e 4º Setor; estiveram presentes na reunião dessa segunda-feira (25/09).
Ainda segundo o secretário, a pasta está enfrentando problemas por conta das multas aplicadas pelo município até 31/12/2016. Por força de um convênio, a Prefeitura é obrigada a repassar, ao governo federal, um percentual do recurso arrecadado com as multas. “Quando assumimos descobrimos que esse repasse nunca tinha feito, o que pode acarretar em punições, como a perda de recursos e até o cancelamento do convênio que autoriza o município multar”, explicou Soares, que fez outra revelação: “o destino do dinheiro arrecadado com as multas na gestão passada é ignorado”.

A indústria das multas, o comportamento do riobonitense no Trânsito, o caminho que deve ser percorrido por quem deseja recorrer de uma multa aplicada, também foi tema de esclarecimentos do secretário, que garantiu haver um planejamento na pasta para trocar o semáforo da saída da rodoviária e instalar outros em cruzamentos críticos do município. Outra questão que está tramitando na pasta da Ordem Pública é a criação de um Depósito Público Municipal e a utilização de um reboque para retirar das ruas veículos que estejam em desconformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

O ordenamento das entradas e saídas do estacionamento da ferrovia, no Centro; a instalação de faixa de pedestres elevadas e a escalação de agentes de trânsito para cruzamentos importantes da cidade, sobretudo na hora de pico; também foram questionamentos feitos ao secretário, que acatou inúmeras sugestões dos integrantes da Agenda 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário