terça-feira, 13 de março de 2012

Nome da nova escola de Rio Bonito expõe queda de braço infantil entre Executivo e Legislativo

Flávio Azevedo

Na próxima quinta-feira (15/03), a Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB) inaugura de forma oficial, a Escola Maurício Kopke, na entrada da Caixa D’Água. Parabéns ao prefeito José Luiz e sua equipe pela realização. Entretanto, eu gostaria muito de noticiar uma inauguração dessa magnitude em Nova Cidade, onde a coisa anda feia na Escola Municipal Sete de Maio. Parafraseando o pensador Victor Hugo: "quem abre escolas, fecha cadeias".

Em Nova cidade, a Prefeitura está construindo um ginásio poliesportivo, um antigo sonho dos moradores da localidade. Concordo que é muito boa essa iniciativa, mas esse investimento poderia ser direcionado a reconstrução da escola do bairro.

Quanto ao nome Maurício Kopke, dado a escola que está sendo inaugurada, eu recebo um release da PMRB que nomeia a unidade simplesmente de Centro Municipal de Educação. Bom, para quem não sabe, o nome Maurício Kopke foi dado pelo vereador Carlos André Barreto de Pina, o Maninho (PPS), que fez aquilo que preceitua o Regimento Interno da Casa e Lei Orgânica do Município (a nomeação de prédios e logradouros públicos é prerrogativa do Legislativo). Porém, o nome não foi bem recebido pela PMRB, que tinha outra pessoa em mente para homenagear.

Diante disso, nem o nome sonhado pelo prefeito e pela secretária (seria Clara Luiza Moraes); e nem o nome indicado pelo vereador está sendo oficializado como nome da escola.

Entretanto, como eu sou dono do meu jornal, das mídias que eu controlo, e detesto injustiças, só chamarei essa escola de Maurício Kopke, todas as vezes que eu fizer qualquer tipo de menção ou matéria em que ela for citada.

Vale lembrar que essa queda de braço infantil já aconteceu em outras oportunidades e expõe o despreparo dos nossos governantes. Creio que o prefeito precisa aprender a respeitar o Legislativo. É fato que a maior parte dos integrantes desse poder (Legislativo) não se dá o respeito, mas isso não quer dizer que as prerrogativas desses senhores não devam ser respeitadas. Que a ineficiência e o espírito frouxo dos vereadores sejam explanadas, mas não dessa maneira.

Concluindo, eu não posso deixar de mencionar que eu não tenho procuração para defender o vereador Maninho; devo lembrar que eu não sou seu assessor de imprensa ou da Câmara; e acho ser ele (Maninho) um dos parlamentares mais improdutivos do atual quadro de vereadores. Todavia, razão se dá a quem tem e nessa questão o Legislador está correto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário