quarta-feira, 21 de março de 2012

Itaboraí terá Instituto Federal até 2014

Flávio Azevedo

A tarde da última segunda-feira (19/03) foi de alegria para Itaboraí e cidades que estão no entorno do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). É que o prefeito Sérgio Soares assinou convênio para a construção de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) no município. O instituto vai oferecer qualificação profissional desde cursos técnicos até mestrados. O Esporte Clube Comercial, no Centro foi local sediado para realizar o evento.

O centro de ensino será construído numa área de 35 mil m², próximo ao Colégio Cenecista Alberto Torres e está orçado em cerca de R$ 100 milhões. A expectativa é que a obra esteja finalizada até 2014. “Itaboraí está dando um salto para o futuro. Esta escola técnica vai garantir o acesso a uma formação de qualidade para que possamos atender as demandas do Comperj e de outras empresas que estão se instalando na nossa cidade. É também uma oportunidade de geração de emprego e renda para os trabalhadores da região”, disse Sérgio Soares.

Acesso

Todo o projeto foi planejado para dar acesso às pessoas que tem necessidades especiais. De acordo com o diretor da Expansão da Educação Superior, Profissional e Tecnológica, César Luiz, “os IFRJs obedecem rigorosamente aos padrões de acessibilidade, pois a ideia é resgatar o compromisso de socialização do conhecimento”. Ele disse também, que os cursos vão do profissionalizante ao mestrado e são totalmente voltados para o mercado de trabalho da região.

O Instituto

O IFRJ foi criado de acordo com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (Cefet Química de Nilópolis-RJ), seguida da integração do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, até então vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF). O instituto possui campi em Arraial do Cabo, Engenheiro Paulo de Frontin, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Pinheiral, Realengo, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Volta Redonda e Campos, com 14 mil alunos matriculados em diversos cursos.

Além de Itaboraí, Belford Roxo e São João de Meriti também ganharão centros de educação tecnológica, integrando uma rede que se aproxima das 500 unidades pelo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário