sábado, 11 de junho de 2011

Prefeito José Luiz vai a Brasília em busca de recursos federais

Flávio Azevedo

Com o objetivo de buscar emendas parlamentares e acompanhar o andamento das que já foram liberadas para beneficiar Rio Bonito, o prefeito José Luiz Antunes (DEM) esteve na Capital Federal, no início dessa semana (segunda e terça-feira). Acompanhado do vice-prefeito Matheus Neto e da secretária de Educação e Cultura, Ana Maria Figueiredo, ele visitou os gabinetes dos deputados federais Lilian Sá (PR), Chico D’Ângelo (PT), Neilton Molim (PR), Adrian Mussi (PMDB), entre outros parlamentares. O chefe do Executivo também esteve com o senador Francisco Dornelles (PP), classificado pelo prefeito como “um grande parceiro de Rio Bonito” (foto).

O prefeito também visitou o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, onde tratou do Instituto Federal, entidade que vai oferecer cursos técnicos para qualificar o riobonitense. Segundo José Luiz, essa unidade vai substituir o Ensino Médio que era oferecido pelo município, que atendendo a legislação, está gradativamente sendo desativado.
– Nos preocupa muito essa questão do Ensino Médio, mas a legislação determina que as prefeituras sejam responsáveis pelo custeio do Ensino Fundamental, o estado pelo Ensino Médio e o governo federal pelo Ensino Superior. Atendendo essa determinação, todas as escolas estaduais que ofereciam Ensino Fundamental foram municipalizadas nos últimos anos – ponderou o prefeito.

Já o vice-prefeito Matheus Neto afirmou que o Ensino Médio absolve recursos que poderiam incrementar o Ensino Fundamental, inclusive, com a criação de novas creches, “que, hoje, são atribuição do município, mas dependem do recurso que estava direcionado a outras áreas”. Ainda segundo Matheus, a administração municipal está empenhada para oferecer alternativas para esses alunos.
– Todos nós estamos vendo a região expandindo, crescendo e os riobonitenses precisando de cursos técnicos e qualificação profissional, para absolver os empregos que já estão sendo gerados por conta do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) – analisou.

Emendas

O município está viabilizando no Distrito Federal, recursos para a construção de uma Praça da Juventude, que vai ocupar uma área de 7 mil m²; e duas novas escolas para atender localidades do Interior. Através de recursos federais, nos próximos dias serão iniciadas as obras do Posto de Saúde da Bela Vista, que será construído ao lado da Clínica de Reabilitação, da localidade. O novo posto também será referência para os moradores do Bosque Clube. Também serão iniciadas ainda este ano, as obras do Posto de Saúde da Serra do Sambê e Jacuba.

O município também está aguardando a liberação de recursos para a aquisição de uma Patrulha Mecanizada. Os valores, da ordem de R$ 400 mil, serão liberados pelo Ministério da Agricultura. Para a Educação, a Prefeitura aguarda a liberação de outros R$ 400 mil que deverão ser investidos no Transporte Escolar. “Tudo isso sempre com o apoio dos parlamentares que são parceiros de Rio Bonito, como a deputada Lilian Sá, por exemplo, que a exemplo de Neiton Molim e Chico D’Ângelo, muito tem ajudado o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário